PRIMEIRO MOMENTO
Conhecendo
a Baleia
Fazer uma roda e pedir que as crianças que fechem os olhos. Então, vamos colocar sons
de baleias e pedirá que as crianças, ao identificarem o animal que produz
esse som, imite seus movimentos em silêncio, sem falar nada. Após, sentaremos
em roda e vamos perguntar: "qual é o animal que faz esse som? Foi fácil
ou difícil de descobrir?"
Após os questionamentos vamos fazer a
releitura da obra de Romero Britto “A Baleia”
|
quarta-feira, 27 de setembro de 2017
Conhecendo a baleia - Plano de aula
terça-feira, 26 de setembro de 2017
Roleta Silábica com Spinner
Gente faz uma visitinha no Blogger do Professor Phardal ,olha o que eu encontrei varios jogos que vão nos ajudar no aprendizado de nossas crianças ... achei mt legal ! Os videos estão no Youtube Arte de Aprender Brincando ....
BINGO DAS SÍLABAS - RECICLADO
Veja mais um interessante jogo reciclado que poderá servir como uma importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem dos alunos da alfabetização, pois, nesse bingo as peças(tampinhas) sorteadas são compostas por sílabas que completarão as palavras das cartelas. Testamos esse jogo com alguns grupos de crianças e observamos que o mesmo poderá ter várias versões. Veja dois exemplos:
Em ambas as situações percebemos que as crianças se envolveram com muito prazer e entusiasmo. Esperamos que essa atividade lúdica possa também ser útil a todos os nossos amigos educadores que a cada dia nos emocionam com suas várias mensagens de carinho e de apoio ao nosso trabalho. Tenham certeza de que nos sentimos imensamente agradecidos, fortes e motivados, para continuarmos nessa luta, pois nós professores, fazemos parte de um seleto grupo de profissionais, que independente de sermos valorizados ou não, desempenhamos o nosso trabalho com muito afinco e comprometimento.
Mapa de sílabas ajudando na formação das palavras
1ª - O mediador deverá sortear a sílaba e em seguida falar lentamente todas as palavras que esta sílaba poderá completar de acordo com o mapa de sílabas. Nessa versão só serão aceitas as palavras que estiverem no mapa.
Sem ajuda do Mapa de sílabas na formação das palavras
2ª - O mediador sorteará a sílaba e deixará que as crianças formem as palavras livremente sem ajuda do mapa de sílabas. Nesta versão, as crianças poderão criar palavras sem sentido e cabe ao mediador intervir nesses casos. Em ambas as situações percebemos que as crianças se envolveram com muito prazer e entusiasmo. Esperamos que essa atividade lúdica possa também ser útil a todos os nossos amigos educadores que a cada dia nos emocionam com suas várias mensagens de carinho e de apoio ao nosso trabalho. Tenham certeza de que nos sentimos imensamente agradecidos, fortes e motivados, para continuarmos nessa luta, pois nós professores, fazemos parte de um seleto grupo de profissionais, que independente de sermos valorizados ou não, desempenhamos o nosso trabalho com muito afinco e comprometimento.
Precisaremos de 20 tampinhas
JOGO DA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
CRUZADINHA RECICLADA - Formação de Palavras
segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Modelos de Relatórios Individuais
Relatório Individual
do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança
O segundo semestre foi marcado por
atividades diversas que buscaram promover o desenvolvimento das linguagens
verbal, artística, escrita, plástica, o conhecimento científico e matemático,
bem como o desenvolvimento integral da criança no ambiente escolar. No mês de
agosto retornamos nossas atividades com uma semana de programação especial de
acolhida em conjunto com as demais turmas da pré-escola. As crianças realizaram
algumas atividades em homenagem aos pais e apresentaram uma música na Festa da
Família promovida pela Instituição. Realizamos a avaliação institucional
buscando envolver as crianças no processo de análise dos seus direitos e a
verificação do compromisso da Escola na efetivação dos mesmos. Aconteceu o
Projeto – O que aconteceu com meu dente? Que surgiu da curiosidade das crianças
neste momento em que alguns colegas estão trocando a dentição. Para execução
desse projeto foram realizadas pesquisas, atividades artísticas, tais como:
recortes e colagens, desenhos livres, etc. contação de histórias, entre outros
para que a curiosidade das crianças fosse respondida de forma clara e com
linguagem e conhecimento científicos. Aproveitando o evento das Olimpíadas
realizamos em conjunto com a professora de Educação Física várias atividades
visando contemplar os esportes e sua importância para o desenvolvimento da
criança. Trabalhamos o conhecimento numérico por meio de tabelas e contagem de
medalhas, as crianças realizaram vários esportes que foram destaque nas
Olimpíadas. O Projeto – Você tem medo de quê? Surgiu por sugestão das mães de
duas crianças que manifestaram preocupação com o medo excessivo nessa fase da
vida. Várias atividades foram desenvolvidas com o objetivo de esclarecer as
crianças e mostrar a elas que o medo é necessário para a nossa sobrevivência,
mas não pode nos impedir de realizar algumas tarefas, como por exemplo: dormir
sozinho na cama, tomar banho sozinho etc. No mês de outubro realizamos várias
ações em comemoração ao mês da criança, entre elas: Festinha de comemoração com
a turma PE-6, balada infantil, cineminha, pipoca, lanches especiais e
lembrancinha. Aconteceu a gincana com a participação de toda a Escola. Foi
realizado um passeio à exposição de insetos gigantes. Todos puderam ver e
descobrir a diferença entre insetos e aracnídeos, sabendo a importância e o
perigo que cada um oferece. As crianças ensaiaram e apresentaram no Festival
Arte e Educação que aconteceu no dia 05 de novembro com a presença das famílias
e comunidade escolar. No dia 10 de dezembro tivemos a nossa Cantata de Natal
para encerrar as atividades do ano.
Ana Carolina participou ativamente das atividades propostas. A criançsa brincou com todo os colegas não fazendo distinção entre os gêneros. Continuou relatando suas vivências familiares demonstrando carinho por sua família. Nas atividades da festa da família ao realizar atividades para o seu pai a criança comentou: “Eu gosto muito do meu pai e quero dar um monte de presente para ele. Ele é um super-herói, mas não sabe voar”. Nas atividades sobre as Olimpíadas a criança demonstrou interesse pelos esportes propostos pela professores realizando-os
sem demonstrar dificuldade. Reconheceu e nominou as figuras de alguns esportes
como: natação, vôlei, futebol, entre outros. Ana Carolina manifestou interesse
especial pelo Projeto – O que aconteceu com o meu dente? Nas rodas de conversa
contribuiu com seu conhecimento, suposições e sugestões. Nos cuidados com os
dentes relatou: “eu escovo os meus dentes todos os dias e sei escovar sozinha”.
Falamos sobre a importância de diminuir os doces e sempre escovar os dentes
após o consumo dos mesmos. Ana Carolina
afirmou: “eu gosto muito de doce professora, balinha, bombom e chiclete
também”. Em uma discussão sobre a troca do dente de leite pelo permanente a
criança questionou: “E o dente permanente, ele cai também? ” A professora
explicou que quando perdemos o dente permanente não nasce outro, sendo necessário
usar dentadura ou fazer um implante. Ana Carolina demonstrou preocupação e
pediu: “Professora, manda um bilhete para meu pai, minha mãe, minha avó e meu
avô falando para eles escovarem os dentes todos os dias e passar fio dental
porque eu não quero ninguém com dentadura lá em casa”. Ao final do projeto Ana
Carolina demonstrou apreender o conhecimento discutido em sala. Nas atividades de tentativa de escrita Ana
Carolina continuou demonstrando interesse conseguiu escrever o nome sem o
auxílio da ficha de identificação nominando as letras que são usadas no mesmo. No
mês da criança Ana Carolina participou das atividades com alegria. Cantou no
show de talentos, dançou na balada infantil e participou da gincana competindo
e torcendo demonstrando entender as regras do jogo. Ao levantarmos as hipóteses
para o Projeto – Você tem medo de quê? Ana Carolina manifestou ter medo do
zumbi que aparece na TV mostrando aos colegas como o zumbi anda e o que ele faz
com suas vítimas. Ao fim do projeto a criança pôde entender que os zumbis não
existem que fazem parte da imaginação humana, assim como os fantasmas, monstros
etc. Durante todo o ano Ana Carolina foi uma criança que se destacou por sua
imaginação fértil, sua capacidade de criar e inventar. Manifestou curiosidade
por novos conhecimentos e assimilou as novas descobertas.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
O segundo semestre foi marcado por atividades diversas que buscaram promover o desenvolvimento das linguagens verbal, artística, escrita, plástica, o conhecimento científico e matemático, bem como o desenvolvimento integral da criança no ambiente escolar. No mês de agosto retornamos nossas atividades com uma semana de programação especial de acolhida em conjunto com as demais turmas da pré-escola. As crianças realizaram algumas atividades em homenagem aos pais e apresentaram uma música na Festa da Família promovida pela Instituição. Realizamos a avaliação institucional buscando envolver as crianças no processo de análise dos seus direitos e a verificação do compromisso da Escola na efetivação dos mesmos. Aconteceu o Projeto – O que aconteceu com meu dente? Que surgiu da curiosidade das crianças neste momento em que alguns colegas estão trocando a dentição. Para execução desse projeto foram realizadas pesquisas, atividades artísticas, tais como: recortes e colagens, desenhos livres, etc. contação de histórias, entre outros para que a curiosidade das crianças fosse respondida de forma clara e com linguagem e conhecimento científicos. Aproveitando o evento das Olimpíadas realizamos em conjunto com a professora de Educação Física várias atividades visando contemplar os esportes e sua importância para o desenvolvimento da criança. Trabalhamos o conhecimento numérico por meio de tabelas e contagem de medalhas, as crianças realizaram vários esportes que foram destaque nas Olimpíadas. O Projeto – Você tem medo de quê? Surgiu por sugestão das mães de duas crianças que manifestaram preocupação com o medo excessivo nessa fase da vida. Várias atividades foram desenvolvidas com o objetivo de esclarecer as crianças e mostrar a elas que o medo é necessário para a nossa sobrevivência, mas não pode nos impedir de realizar algumas tarefas, como por exemplo: dormir sozinho na cama, tomar banho sozinho etc. No mês de outubro realizamos várias ações em comemoração ao mês da criança, entre elas: Festinha de comemoração com a turma PE-6, balada infantil, cineminha, pipoca, lanches especiais e lembrancinha. Aconteceu a gincana com a participação de toda a Escola. Foi realizado um passeio à exposição de insetos gigantes. Todos puderam ver e descobrir a diferença entre insetos e aracnídeos, sabendo a importância e o perigo que cada um oferece. As crianças ensaiaram e apresentaram no Festival Arte e Educação que aconteceu no dia 05 de novembro com a presença das famílias e comunidade escolar. No dia 10 de dezembro tivemos a nossa Cantata de Natal para encerrar as atividades do ano.Ana Carolina participou ativamente das atividades propostas. A criançsa brincou com todo os colegas não fazendo distinção entre os gêneros. Continuou relatando suas vivências familiares demonstrando carinho por sua família. Nas atividades da festa da família ao realizar atividades para o seu pai a criança comentou: “Eu gosto muito do meu pai e quero dar um monte de presente para ele. Ele é um super-herói, mas não sabe voar”. Nas atividades sobre as Olimpíadas a criança demonstrou interesse pelos esportes propostos pela professores realizando-os sem demonstrar dificuldade. Reconheceu e nominou as figuras de alguns esportes como: natação, vôlei, futebol, entre outros. Ana Carolina manifestou interesse especial pelo Projeto – O que aconteceu com o meu dente? Nas rodas de conversa contribuiu com seu conhecimento, suposições e sugestões. Nos cuidados com os dentes relatou: “eu escovo os meus dentes todos os dias e sei escovar sozinha”. Falamos sobre a importância de diminuir os doces e sempre escovar os dentes após o consumo dos mesmos. Ana Carolina afirmou: “eu gosto muito de doce professora, balinha, bombom e chiclete também”. Em uma discussão sobre a troca do dente de leite pelo permanente a criança questionou: “E o dente permanente, ele cai também? ” A professora explicou que quando perdemos o dente permanente não nasce outro, sendo necessário usar dentadura ou fazer um implante. Ana Carolina demonstrou preocupação e pediu: “Professora, manda um bilhete para meu pai, minha mãe, minha avó e meu avô falando para eles escovarem os dentes todos os dias e passar fio dental porque eu não quero ninguém com dentadura lá em casa”. Ao final do projeto Ana Carolina demonstrou apreender o conhecimento discutido em sala. Nas atividades de tentativa de escrita Ana Carolina continuou demonstrando interesse conseguiu escrever o nome sem o auxílio da ficha de identificação nominando as letras que são usadas no mesmo. No mês da criança Ana Carolina participou das atividades com alegria. Cantou no show de talentos, dançou na balada infantil e participou da gincana competindo e torcendo demonstrando entender as regras do jogo. Ao levantarmos as hipóteses para o Projeto – Você tem medo de quê? Ana Carolina manifestou ter medo do zumbi que aparece na TV mostrando aos colegas como o zumbi anda e o que ele faz com suas vítimas. Ao fim do projeto a criança pôde entender que os zumbis não existem que fazem parte da imaginação humana, assim como os fantasmas, monstros etc. Durante todo o ano Ana Carolina foi uma criança que se destacou por sua imaginação fértil, sua capacidade de criar e inventar. Manifestou curiosidade por novos conhecimentos e assimilou as novas descobertas.
segunda-feira, 18 de setembro de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)