terça-feira, 28 de dezembro de 2010
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Modelos teatro para Formatura
SALVANDO A NATUREZA
Boas Vindas e oração : Diretora
Narrador: Era uma bela fazenda no meio da mata, antes cercada pelo arvoredo que servia de abrigo para pássaros, viajantes cansados e diferentes animais, que alegravam o cenário natural. Mas, agora, observa-se um cenário restrito, com apenas uma árvore ao lado da casa. O que aconteceu?
(Entra em cena um fazendeiro com a enxada no ombro, observa a árvore e o que está ao redor , entra na casinha e posiciona-se olhando pela janela)
O dono da fazenda mandou que cortassem as árvores, preferindo aumentar suas rendas com a matéria prima delas extraídas e vendidas.
Acreditando ter feito um bom negócio, o fazendeiro pôs-se a pensar... e enquanto pensava, alguns fatos interessantes chamaram-lhe à atenção. Vejamos:
(Entram os passarinhos / pica-pau,beija-flor,tucano,canarinho,João-de-barro,rolinha,pardal,+ 2 flores/ voam ao redor da única árvore , circulam embaixo dela e ali permanecem para cantar)
Música: Voa-voa-voa passarinho, voa-voa-voa pelo céu...
Narrador: O fazendeiro passou a observar com atenção as consequências de sua decisão. E agora? Os pássaros que moravam nas árvores , será que iriam morrer? Para onde iriam? Estavam se retirando e o que aconteceria? Não poderia mais ouvir aqueles lindos trinados enchendo de música as suas manhãs?
-Voltem! Voltem! O fazendeiro pedia ,mas era tarde, os pássaros se foram.
Então observou que outros animais se aproximavam. Pensou que talvez pudesse tê-los por ali, compensando a saída das aves.
(Entram os animais / vaca, ovelha,gato,cachorro,coelhos,macaco,onça,zebra,leão + 2 flores) cantam a música : “Eu gosto do que Deus fez” e em seguida caminham ao redor da árvore, sentam-se para descansar )
Narrador: Os animais procuraram as árvores para o seu habitat natural, mas foi em vão. Só tinha uma! Apenas alguns conseguiram o descanso à sombra. Então também precisaram ir em busca de outro lugar. (saem os animais)
O fazendeiro entristeceu-se porque refletiu no que tinha feito. Perdera o cântico das aves e deixara as mesmas sem lugar para pousar. Perdera os animais tão especiais da natureza , deixando-os também sem lugar para repouso.
Imaginou o que faria para reparar tamanho erro. Ele estivera tão preocupado com lucros que esquecera de quão importante era manter o equilíbrio da natureza e o cuidado com os seres criados por Deus. Oh, quão arrependido estava! Pediu perdão ao Criador pela sua atitude tão cruel para com a natureza. E enquanto orava, veio à sua mente um pensamento especial: -Vou semear novas sementes de árvores e restaurar a mata em toda a fazenda. A partir de hoje vou cuidar para salvar a natureza em todo lugar onde estiver.
(O fazendeiro sai da casinha com o rosto feliz, e começa a lançar sementes no chão. Logo começam a entrar as joaninhas, borboletas,abelhas, alegres voando pelos lugares onde ele semeia e ao seu redor. O fazendeiro continua a semear enquanto elas cantam)
Narrador: O fazendeiro compreendeu o quanto é importante preservar e salvar a natureza. E para sua surpresa, algo maravilhoso começou a acontecer. Ele avistou o bando das aves retornando. E que alegria bem maior, com o retorno dos animais!!! Agora sim, o cenário natural estava novamente completo.
Música : Frutos da criação ( sou tão feliz por isso vivo a cantar...)
Haidi : Deus, o Criador se comunica com cada um de nós através da natureza, através da nossa mente e através da Sua palavra : a Bíblia.
Durante este ano, os alunos do 1º ano aprenderam a ler , observando a natureza, recebendo sabedoria do Criador e fazendo a leitura do Livro dos livros. Esta é a melhor leitura que deve ser reforçada para a restauração da nossa vida. Assim como o fazendeiro buscou restaurar a natureza, Deus se interessa em restaurar a natureza humana através da leitura da Sua palavra.
Apoteose: Música da Bíblia
Recebem a bíblia de presente e saem...
Relatório Educação Infantil
Relatório Educação Infantil
Esse texto ajudou-me na escrita do perfil geral de minha turma. Também pode ser utilizado para relatar o desenvolvimento individual das crianças. Acesse o slide original no site:
A INTRODUÇÃO: serve para apresentar as características da criança e ela no grupo – e o grupo em relação a ela! Falem de seu trabalho enquanto professor – que se preocupa com o bem estar de todos, com a aprendizagem significativa, que recebe as crianças e tudo que elas trazem em suas vivências e experiências.
• O grupo – quem é, como são, qual é a rotina deles, atividades preferidas, característica(s) do grupo;
• A criança no grupo – como ela se situa no coletivo – como se destaca e/ou como se coloca nele; como reage frente as atividades coletivas;
• As características da criança – como ela é;
• A criança e as atividades – suas preferências, suas reações, suas contribuições,
• A dinâmica da criança em sala – ela e a rotina – ela reclama, adere, participa do que? Seu temperamento e escolhas;
• Suas relações com os outros - ênfase na parte afetiva – seus relacionamentos fazendo uma ligação com suas características pessoais;
• Desempenho no dia-a-dia – nas atividades – como ela se envolve nas atividades, seu progresso, seu envolvimento com as atividades e pessoas;
• Curiosidades dos comportamentos das crianças que ilustram seu desenvolvimento – suas falas, gracinhas, surpresas, insights, contribuições, perguntas, observações, etc.
• Planos para futuro próximo – o que você pensa que a criança precisa para continuar se desenvolvendo de maneira progressiva e positiva, o que em particular você planejaria para ela. Revele o seu olhar particular para ela e suas projeções.
• As OBSERVAÇÕES FINAIS: servem para indicar como o professor irá continuar o trabalho com a criança em questão, RESSALTANDO A PREOCUPAÇÃO INDIVIDUAL, MAS INTEGRANDO-A NO GRUPO!
• O grupo – quem é, como são, qual é a rotina deles, atividades preferidas, característica(s) do grupo;
• A criança no grupo – como ela se situa no coletivo – como se destaca e/ou como se coloca nele; como reage frente as atividades coletivas;
• As características da criança – como ela é;
• A criança e as atividades – suas preferências, suas reações, suas contribuições,
• A dinâmica da criança em sala – ela e a rotina – ela reclama, adere, participa do que? Seu temperamento e escolhas;
• Suas relações com os outros - ênfase na parte afetiva – seus relacionamentos fazendo uma ligação com suas características pessoais;
• Desempenho no dia-a-dia – nas atividades – como ela se envolve nas atividades, seu progresso, seu envolvimento com as atividades e pessoas;
• Curiosidades dos comportamentos das crianças que ilustram seu desenvolvimento – suas falas, gracinhas, surpresas, insights, contribuições, perguntas, observações, etc.
• Planos para futuro próximo – o que você pensa que a criança precisa para continuar se desenvolvendo de maneira progressiva e positiva, o que em particular você planejaria para ela. Revele o seu olhar particular para ela e suas projeções.
• As OBSERVAÇÕES FINAIS: servem para indicar como o professor irá continuar o trabalho com a criança em questão, RESSALTANDO A PREOCUPAÇÃO INDIVIDUAL, MAS INTEGRANDO-A NO GRUPO!
Lembre-seAbordando todos estes itens, o professor estará falando tanto das áreas do desenvolvimento infantil, como das áreas do currículo, trazendo a tona os quatro focos principais da Educação Infantil – criança, professor, currículo/planejamento e as relações.
Importante
O professor deve escrever como se estivesse escrevendo para alguém que não conhece as crianças e, portanto vão revelar as dificuldades com moderação. Neste documento é o lugar do professor falar na sua própria voz revelando suas observações, planejamentos, reflexões e planos futuros. A voz da criança será para exemplificar aquilo que vocês estão falando sobre elas!
O professor deve escrever como se estivesse escrevendo para alguém que não conhece as crianças e, portanto vão revelar as dificuldades com moderação. Neste documento é o lugar do professor falar na sua própria voz revelando suas observações, planejamentos, reflexões e planos futuros. A voz da criança será para exemplificar aquilo que vocês estão falando sobre elas!
Assinar:
Postagens (Atom)