terça-feira, 16 de junho de 2015

Relatório Individual ( criança de 3 anos )

Neste primeiro trimestre trabalhamos a adaptação e socialização do XXXXXX. Trabalhamos com cantigas de roda, histórias infantis, músicas diversas, brincadeiras dirigidas e livres e com filmes com a intenção de estimular a oralidade, coordenação motora, fantasia, imaginação. Procuramos utilizar atividades que fortalecessem o vínculo afetivo e social dele e o respeito às regras e combinados, estimulando o carinho e o respeito ao próximo. Iniciamos também a investigação com relação às preferências do XXXXXX para a elaboração do nosso projeto de trabalho. Ele  demonstrou dificuldades de adaptação à rotina do CMEI como muito choro no inicio, mas relacionando-se bem com colegas, professoras e demais funcionárias do CMEI. Com relação a seus esfíncteres, já consegue controlá-los, pedindo para ir ao banheiro quando necessita. Consegue se expressar e se comunicar de maneira satisfatória mas apesentando algumas trocas de fonemas com tudo demonstra que sua oralidade vem se desenvolvendo a cada dia.
Observamos que a criança conquistou sua independência de forma rápida durante esses três meses, pois ao chegar a sua sala, já pega sua agenda e seu copo e já põem no lugar, consegue andar corretamente fila; vai para rodinha quando é solicitado; sabe iniciar e terminar uma atividade;  escova os dente sem o auxilio de um adulto. E essa independência ele foi adquirindo aos poucos conforme íamos ensina na roda de conversa.
Durante esse trimestre trabalhamos atividade no intuito de descobrir um novo projeto. Usamos várias literaturas de apoio como: Cabritos, Cabritões de Gonzalez, Olalla; Fernandez, Federico Callis; O grande rabanete de Tatiana . Buscamos  através de musicas, atividade de colagem, dobraduras e roda de conversa para despertar seu interesse com assuntos sobre: O jacaré, Borboletinha, O corpo humano com a musica Cabeça, ombro, joelho e pé, Se eu fosse um Peixinho e O sapo. Apesar de realizarmos muitas atividades com o XXXXXX, sentimos que ainda o interesse dele pelo que foi apresentado não era tão interessante, pois esse conhecimento ele já tinha tinha desde que entrou no CMEI, mas a criança contribuiu satisfatoriamente com seus comentários e desempenhos:
Na historia dos três cabritinhos, XXXXXX recontou a historia corretamente usando o livro fazendo a leitura das figuras, ate gravamos . XXXXXX fez cabritinhos de massinha de vários tamanhos e brincou com eles dando cabeçadas. Na historia o Grande Rabanete, além de recontar a historia usando as figuras do livro, a criança foi capaz de colocar os personagens na sequencia correta de acordo com a historia, pintou o rabanete, só que não quis experimentar  a  salada de rabanete, mas dramatizou a historia com os colegas representando o cachorrinho que puxou a saia da menina.
Um dia desse ao irmos ao parque encontramos um caracol no muro da instituição, isso gerou muito interesse por parte dele , pois ele ainda não conhecia esse bichinho, “ Olha um bichinho na parede!. Levamos o tal bicnhinho para a sala no intuito de descobrir se era caramujo ou caracol, partindo dai surgiu o Projeto Caracol ou Caramujo? Trabalhamos observando o bichinho e sempre fazendo perguntas e trazendo novidades “tia Dulcy ele come terra?”; ”Ele é pequenininho e a gente e grande?”; “ O caracol faz coco e xixi?”; Ele anda no chão igual o caracol turbo!” O caracol estava dormindo na parede”. Perguntamos o que ele gostava de comer e ele respondeu “Rabanete” fazendo um paralelo com a historia do GRANDE RABANETE.. No final do projeto já conseguia diferenciar caracol de caramujo e o que gostava de comer : “ Tia ele come folhinhas , cenoura e rabanete!”



10 BRINCADEIRAS AO AR LIVRE PARA BEBÊS MENORES DE 1 ANO – PARTE I

Quando a criança tem menos de um ano  o repertório de brincadeiras e atividades são bastante limitadas e isto fica mais evidente  em dias de passeios,onde surge por exemplo a seguinte afirmação ‘ele não vai aprovetar nada’, isto porque os pequenos ainda interagem pouco e ainda são totalmente depedentes dos adultos. mas isso não quer dizer que brincar com eles não seja importante e que você tenha que ficar em casa  ao contrário eles estão ligados em tudo que acontece a seu redor, mesmo que não pareça, Conexões estão sendo feitas no cérebro dele e informações, decodificadas e categorizadas o tempo todo. E as brincadeiras servem para encaixar tudo isso como se fosse um quebra-cabeça e serão fundamentais para o desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo da criança  à medida que ele crescer.
E é isto que pretendo mostrar nesse post ,são 10 sugestões de brincadeiras para  crianças que estão nessa primeira fase de desenvolvimento  com atividades que estimulam  os sentidos da criança seja  através do toque, da visão, do olfato e da audição e pra tornar esses momentos mais prazerosos tudo ao ar livre,no parquinho,praia ,quintal… Vamos brincar?
  1. Olha que legal!
A maior parte das brincadeiras desta fase consiste em mostrar coisas para o seu filho. Vale qualquer objeto da casa que não corte, queime ou possa ser engolido e também animais como aves e o encare-o com encantamento para mostrar. não espere que uma criança tão pequena realmente entenda do que se tratam. Mas o ritmo da sua voz e a sua companhia, além de estímulos visuais, costumam ser apreciados pelos pequenininhos. Você vai saber se ele está gostando da atividade se ficar atento e quietinho
Faixa etária: apartir  0 meses
Onde: Quintal, Praça, Dentro de casa, Parque
2. Serra-Serra, Serrador ou bebê voador
Quando a cabeça do bebê mais firme, já dá para brincar de aviãozinho ou de foguete, fazendo o bebê “voar” na horizontal, deitado e bem apoiado entre seus braços (papais costumam ser craques nessa brincadeira). Uma variação é brincar de elevador: você segura o bebê no colo e sobe e desce em direção ao chão com ele, contando os andares ao mesmo tempo (a menos que esteja em excelente forma física, você não precisa se agachar até o chão!) .
Outra brincadeira é o tradicional serra- serra Coloque a criança no colo. Segure os bracinhos dela estendidos e faça movimentos para frente e para trás cantando:
“Serra, serra, serrador
Serra o papo do vovô!
Quantas tábuas já serrou?
Uma, duas, três!”
Dica: quando chegar ao “três”, faça algum movimento engraçado: cócegas no bebê, ou levante-o bem alto.
Faixa etária: apartir  dos 4 meses
Onde: Quintal, Praça, Dentro de casa, Parque
Estimula: Coordenação motora, Equilíbrio, Movimento, Ritmo
3.Bolinha de sabão!
Parece mágica! Basta um arame em círculo, água e sabão. A brincadeira é antiga e não há quem deixe de experimentar.
Os bebês ficam encantados quando as bolinhas estouram, no meio de uma crise de choro, procure uma área externa e comece a assoprar as bolinhas só para ver o que acontece: as lágrimas param na hora. E se puder ir a um local onde crianças maiores estejam brincando, melhor ainda. Elas virão correndo para olhar as bolhas também e acabarão entretendo o bebê só com sua presença. Outra vantagem é que esse é um brinquedo fácil de transportar e barato.
Sugestão
Ingredientes:
* um pedaço de arame para entortar
* água
* detergente ou sabão em pó
* xarope de milho
Como fazer:
É bem simples. Misture 1/2 copo de detergente e 2 colheres de xarope de milho em 1/2 litro de água.O xarope de milho é para encorpar as bolhas e aumentar o tempo de duração delas. Depois,  basta molhar o arame entortado em forma de aro e assoprar.Agorase você preza pela praticidade em lojas de festa,no atacado dos presentes (nesses estabelecimento é vendido apartir de R$ 0,99)e também nos parques já vendem o copinho de bola de sabão pronta,aí é só comprar ,soprar e se divertir.
Faixa etária: apartir  dos 4 meses
Onde: Quintal, Praça, Dentro de casa, Parque
Estimula: Visão, Concentração , Movimento, Ação-consequência
4.Ler ao ar livre
O livro é o portal para imaginação e se isso acontecer ao ar livre – observando a natureza, o céu, as formas das nuvens, o vento…- pode ser ainda melhor. Ouvir histórias desenvolve a fantasia, o imaginário, a linguagem e o gosto pela leitura. E o principal: estabelece vínculos entre pais e seus filhos.
Faixa etária: apartir  do 0 meses
Onde: Quintal, Praça, Dentro de casa, Parque
Estimula: Visão, Concentração , Movimento, Ação-consequência,Ritmo

5.Brincar com cata-vento
Quando  força do vento o faz girar as crianças ficam fascinadas  principalmente quando são coloridos já quando  as crianças maiorzinhas interagem com o cata-vento, o desenvolvimento motor é favorecido.Você pode adquiri-los em loja de festas infantis(os laminados custam R$ o,99 já os de materiais mais resistentes custam apartir de R$ 2,00)parques ou fazer em casa.
Você vai precisar de :
  • 1 Canudo grosso ou espetinho de churrasquinho
  • Cartolina
  • Régua
  • Lápis
  • Tesoura
  • Cola
  • Alfinete ou tachinha
Agora vamos ao modo de fazer (a parte engenhosa da coisa):
Desenhe um quadrado na cartolina (sugiro a medida de 25 cm, para cada lado).Agora você pode desenhar ou pintar este quadrado, para seu cata-ventos ficar muito estiloso.
Trace as linhas diagonais do quadrado, formando um “X”
Corte com a tesoura estas linhas até uma distância de 1,5 cm do centro.
Depois dobre as pontas (uma sim uma não) em direção do centro. Como na figura abaixo
Prenda as pontas no centro do quadrado com o alfinente ou com a tachinha.
Prenda no canudo ou no espetinho e pronto.
Agora é só sair por aí “catando o vento”.
Faixa etária: apartir  dos 6 meses
Onde: Quintal, Praça, Dentro de casa, Parque
Estimula: Visão, Concentração , Movimento, Ação-consequência,Ritmo,Percepção de cor
ATENÇÃO: O nível de atenção varia bastante, dependendo da idade da criança, do temperamento e até do humor do momento. Às vezes ele vai ficar envolvido em uma atividade por até 20 minutos, mas o mais comum é que a brincadeira precise mudar a cada cinco minutos, mais ou menos.

domingo, 7 de junho de 2015

Alfabetização e Letramento





Atividade: Monte a Palavra (alfabetização e letramento)

Objetivo: Perceber que as palavras são feitas por som (sílabas), e que estes sons podem ser formados por uma ou mais letras.
Ordenar sílabas para formar palavras.
Diferenciar desenhos de letras.
Interdiciplinarizar utilizando tema animais.

História do Tema:

Embaralhar as caixas e pedir que o aluno escolha um desenho.
Perguntar  se ele sabe o nome do animal e porque ele o escolheu.
Pedir para que o aluno abra a caixa e monte a palavra correspondente com o desenho da caixinha, se ele não conseguir pode pedir ajuda de um amigo.
Ganha o grupo ou o aluno que terminar primeiro.









Fonte : Trabalhos Escolares Criativos

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails