XXXXX obteve avanços no
seu processo de aprendizagem por intermédio do Projeto Quem canta seus males
espantam. Vem desenvolvendo sua sociabilidade e exercitando sua capacidade de
acatar as regras de convivência em grupo, apresentou
desenvolvimento psicomotor compatível com sua idade e adquiriu
conceitos de conteúdos lógico-matemático contado os
objetos em sala de aula no momento das brincadeiras de blocos de madeiras e
jogos de encaixe.
É uma criança muito observadora e curiosa , gostou de atividades ao ar
livre, correr, pular, enfim, de estar sempre em movimento, XXXXX brincou com os amigos e suas brincadeiras
preferidas são sempre coletivas, onde pode interagir com o grupo,
compartilhando brinquedos com os seus
amigos.
Tomou a iniciativa nas atividades desenvolvidas em grupo e gostou de
estar em evidência, gostou de ajudar, é prestativo e fica muito
contente quando é escolhido o ajudante do dia.
Pedro Henrique não gostou de ter suas vontades contrariadas, e mostra-se
impaciente, quando tem que esperar sua vez de participar, nestas ocasiões
procuramos conversar com ele e explicar que todos terão sua vez, sua
oportunidade de participar.
Pedro Henrique se mostrou muito
criativo e demonstrou toda sua criatividade, não só nas construções de bonecos,
carros, dinossauros e casas com jogos de montar, como também em seus
desenhos, que são sempre muito coloridos .
Nas refeições alimenta-se bem.
Na hora do descanso dormir com tranquilidade.
Mostra-se sempre muito falante, relatando suas experiências fora da
escola. Algumas vezes usa de muita imaginação, ao relatar situações
ocorridas com os amigos durante as atividades fora de sala, e, às vezes, se faz
necessário um atendimento individualizado para redirecionar o foco de sua
atenção e um pedido incisivo para que interrompa seu "discurso" esse
comportamento, algumas vezes, prejudica seu desempenho.
Durante as atividades realizadas do projeto: Que Canta seus males
espantam, ele gostou muito de brincar com os instrumentos musicais, fez o uso
da flauta para acompanhar algumas musicas como “a barata diz que tem” e “foi na
loja do mestre André”. Conseguiu identificar alguns ruídos através do Cd “ Sons
da natureza” sons como: Pássaro, chuva, carro e buzina. Nas atividades que
foram utilizadas musica como Pintinho amarelinho, A canoa virou e a sopa da
palavra cantada, a criança as realizou muito bem, cantou e colou os objetos que
a musica pedia musica no cartaz.
Na historias contadas onde foram utilizados diferentes tipos de sons
como agudo e grave, ele se divertiu pegando os fantoches da historia Cachinhos
de Ouro e imitando as vozes dos personagens.
Na sexta cultural apresentamos o musical “A barata diz que tem” e ele
ficou com a flauta, tocou e dançou no ritmo da musica de forma espontânea do
jeito que ensaiamos.
Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento
da Criança
|
XXXX neste III trimestre se mostrou tranquila todo o tempo, estabeleceu relações de amizade
entre os colegas, emprestou brinquedos e partilhou materiais.
Se ofendida, apenas chora, sem comunicar seu sofrimento, foi necessário que a
professora a orientasse, se quando algo
ocorresse dessa forma era necessário que ela a comunicasse. A comunicação da XXXX foi incentivada pela
professora, que sempre a convocou a falar, a participar através de incentivos e
perguntas. A criança demonstrou quietude, demonstrando predileção por alguns
amigos como a Vitória e a Maria Eduarda. Movimentou-se por
intermédio de músicas (dança), brincadeiras em sala e no pátio demonstrou
desenvolvimento dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Demonstrou
interesse durante as atividades realizadas, pois ficou atenta às histórias e
respondeu as perguntas feitas.
XXXXX apresentou uma criança criativa e sua criatividade, é observada
no momento em que brinca com blocos, quando disse que tinha feito a sua casa
empilhando um bloco em cima do outro.
Nas refeições alimenta-se bem.
Na hora do descanso dormiu com tranquilidade.
Fizemos um passeio ao Parque Flamboyant e para a Chácara, onde as
crianças tiveram contato com a natureza, com brinquedos, com outras crianças,
jogaram futebol, brincaram na piscina, andaram e correram pela grama. XXXX participou de todas as atividades desenvolvida, foi um dia diferente para a
criança.
Durante o projeto “ Quem Canta seus Males espantam”, XXXX mostrou-se
muito interessada, principalmente na historia de “Cachinhos de Ouro”. Ela até
arriscou recontar a historia segurando os fantoches. No uso dos instrumentos
musicais ela deus preferência aos coquinho, por causa da musica do Macaquinho:
O coqueiro é muito alto
E começa a balançar
E os coquinhos, uns nos outros
Vão batendo sem parar
Macaquinho, bate, bate seu coquinho
Macacão, bate, bate seu cocão
Ela cantava a musica batendo os coquinhos um no outro. Foi percebido que
este projeto veio contribuir para a ampliação do vocabulário, na percepção auditiva
e na interação, conhecendo instrumentos, reconhecendo sons dos instrumentos
musicais e músicas variadas.
Na Avaliação institucional XXXX quase não contribuiu. Algumas
atividades da Avaliação eram através de entrevista e por mais que a incentivássemos
ela não respondiam as perguntas feitas pela professora (Que Alimento você mais
gosta na creche?) (Qual é a sua brincadeira favorita? ). Nessa atividade ela
apresentou muita dificuldade, mas a criança conseguiu se expressar a sua
maneira.
Em Nossa sexta Cultural “ A barata diz que tem” XXXXX mostrou-se
alegra nos ensaios e fez uma bonita apresentação. Cantou e tocou seu
instrumento musical conforme foi ensinado pela professora.
A criança também se familiarizou com as musicas natalinas que estamos ensaiando
para a cantata de Natal.
Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança
|
XXXXX durante
este III trimestre apresentou-se participativa em todas as atividades propostas.
Ela relacionou-se bem com todos, não fugindo as regras dos
combinados. XXXXX apresentou insatisfação com o sofrimento alheio, ao
disputar uma motoca com um colega, tivemos que intervir e entreguei-lhe o
brinquedo, pois sabia que havia pego primeiro, mas ao ficar observando o choro
do colega ela se comoveu e entregou-lhe o brinquedo numa atitude de carinho.
Nas
atividades feitas com bloco de madeira, a criança usou sua criatividade ao criar
casas, prédios e até coragem para o carro criado pelo João Pedro feito com as
peças do brinquedo, empilhou varias peça uma em cima da outra disse que estava
fazendo a sua casa e que sua mãe e sue pai iam
moram nela.
Nas refeições alimentou-se bem.
Na hora do descanso dormir com
tranquilidade.
Gostou muito de brincar com os colegas no momento da integração, uns dos
seus brinquedos favoritos é o escorregador, não separando um só minuto.
No projeto “Quem Canta seus males
espantam” trabalhamos instrumentos musicais e musicalização, a XXXXX se
identificou muito com o chocalho achou muito legal o som, também gostou muito
da flauta. Ao colocarmos a musica para que ela acompanhasse tocando seu
instrumento, ela tocou e dançou junto com seus colegas mostrando-se satisfeita.
Nas atividades que envolveram cantigas de roda, ela se envolveu bastante cantou
e realizou as atividades com capricho. Ela gostou muito de ouvir a História da
Cachinhos de Ouro” e achou divertido o tipo de som emitidos por cada
personagem.
Participou com muita alegria da Sexta
cultural tocando seu instrumento na banda da Dona Baratinha, fez direitinho
como no ensaio e não mostrou timidez em realiza-la.
Na Avaliação Institucional Isah, se expressou bastante e respondeu todas
as pergunta feitas pela educadora referente à avaliação, tais como:
Professora: - O que você gosta de comer
na creche?
XXX: - macarrão.
Professora: - Com que brinquedo você
mais gosta de brincar?
XXX: - Pula-pula e Escorregador.
No mês da criança fizemos um passeio para o Parque Flamboyant, a criança
tive contato com a natureza e com crianças de outra instituição que também
estava visitando o parque. XXXX gostou muito desse passeio.
A criança também se familiarizou com as musicas natalinas que estamos
ensaiando para a cantata de Natal, fez gestou e mostrou que esta aprendendo a
musica.
Muito legal seu blog.
ResponderExcluirSempre bom trocar experiências, e a internet nos possibilita isso nos dias atuais.
Deus te abençoe!
MUITO BOM
ResponderExcluirMUITO BOM
ResponderExcluirAmei seu blog muito informativo. Como comecei agora tenho muito que aprender e trocar idéias.Parabéns !
ResponderExcluirAmei seu blog....vc esta de parabéns.
ResponderExcluir