Observações
É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
• Deve-se proceder relação com o registro anterior;
• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.
Sugestões para iniciar relatórios
• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Desenvolvimento cognitivo
• O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.
• O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.
• O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.
• Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.
• Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.
• Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.
• Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.
• Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
• Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.
• O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.
• Realiza cálculos simples de adição e subtração.
• Realiza cálculos com auxilio de material concreto.
• É curioso, questiona e busca informações.
• Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.
• Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.
• Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.
• Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
• Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
• Ocasionalmente troca letras
• Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
• Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
• Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos
• Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
• Identifica e escreve seu nome completo;
• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
• Apresenta dificuldades ortográficas
• Identifica e escreve seu nome completo
• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
Participação- convívio social
• Participa com interesse e produtividade.
• Boa participação nas atividades realizadas em sala.
• Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.
• Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.
• É criativo e comunicativo.
• Coopera com colegas e professora.
• O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
• Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
• Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
• É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
• Aceita sugestões da professora e dos colegas.
• Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
• Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
• Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
• Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
• Colabora na construção de regras;
• Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
• Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
“Todas as maravilhas que você precisa estão dentro de você.”
(Sir Thomas Browne)
• Reconhece as relações entre fala e escrita;
• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
• Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
• Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
• Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
• Distingue a língua escrita da língua oral;
• Demonstra compreensão do sistema alfabético;
• Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;
• Produz frases com lógica;
• Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
• Distingue letras na linguagem oral e escrita;
• Encontra-se na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
• Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processa;
ACHEI NA NET...................
SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS | |
Você pensa | Você escreve |
O aluno não sabe | O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. |
Não tem limites | Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois… |
É nervoso | Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois… |
Tem o costume de roubar | Apresenta dificuldade de autocontrole, pois… |
É agressivo | Demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja |
É bagunceiro, relaxado, porco | Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences. |
Não sabe nada | Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver… |
É largado da família | Aparenta ser desassistido pela família, pois… |
É desobediente | Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras. |
É apático, distraído | Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos. |
É mentiroso | Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas |
É fofoqueiro | Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas. |
É chiclete | É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho… |
É sonso e dissimulado | Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação. |
É preguiçoso | Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades. |
É mimado | Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades. |
É deprimido, isolado, anti-social | Evita o contato e o diágolo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social. |
É tagarela | Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio. |
Tem a boca suja | Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar. |
Possui distúrbio de comportamento | Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como… |
É egoísta | Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva. |
Parabéns pelo excelente trabalho. Obrigada pelas sugestões , são maravilhosas.
ResponderExcluirparabéns vc me ajudou muito. bjosss
ResponderExcluirUm escelente material, vou salvar no meu PC, com certeza vai me auxiliar todas as vezes que eu for escrever os relatórios dos alunos. obrigada. sucessos!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPrimeira vez que agradeço em um blog pois esse não só me ajudou como também salvou minha vida e meu emprego parabéns vou passar para minhas colegas de trabalho
ResponderExcluirQue material rico Parabéns me ajudou muito. muito obrigada!!
ResponderExcluirGostei muito das dicas e sugestões. Obrigada
ResponderExcluirl
Muito obrigada!
ResponderExcluirEssas dicas me ajudaram muito.Adorei.
Um abraço!
Excelente!!! O problema é termos NÓS que justificarmos nota baixa de alunos descompromissados que, sabemos, serão favorecidos, sobretudo, se estiverem cursando os ciclos finais. Não existem justificativas para descaso. O que existe é um ensino que vai empurrando empurrando o aluno até o desastre no ENEM, no PISA e nas graduações.
ResponderExcluirExcelente! Me ajudou bastante.
ResponderExcluirErzurum
ResponderExcluiristanbul
Ağrı
Malatya
Trabzon
BW0
kars
ResponderExcluirsinop
sakarya
ankara
çorum
6TBVİN
1E875
ResponderExcluirAntalya Evden Eve Nakliyat
Adana Parça Eşya Taşıma
Sivas Şehirler Arası Nakliyat
Aksaray Evden Eve Nakliyat
Burdur Lojistik
Kocaeli Şehir İçi Nakliyat
Referans Kimliği Nedir
Samsun Evden Eve Nakliyat
Coinex Güvenilir mi
CC5E3
ResponderExcluirElazığ Şehirler Arası Nakliyat
Yozgat Lojistik
Burdur Şehirler Arası Nakliyat
Antep Evden Eve Nakliyat
Zonguldak Şehir İçi Nakliyat
Edirne Parça Eşya Taşıma
Erzurum Lojistik
Şırnak Şehirler Arası Nakliyat
Ceek Coin Hangi Borsada
B6163
ResponderExcluirÇerkezköy Ekspertiz
Tekirdağ Cam Balkon
Siirt Şehirler Arası Nakliyat
Edirne Lojistik
Çerkezköy Bulaşık Makinesi Tamircisi
Floki Coin Hangi Borsada
Konya Evden Eve Nakliyat
Ordu Şehir İçi Nakliyat
Çerkezköy Petek Temizleme
1D4E2
ResponderExcluirrize kadınlarla rastgele sohbet
karabük canli sohbet chat
antep seslı sohbet sıtelerı
karaman canlı görüntülü sohbet odaları
kızlarla canlı sohbet
istanbul ücretsiz görüntülü sohbet uygulamaları
kastamonu kızlarla canlı sohbet
aydın chat sohbet
aksaray canli goruntulu sohbet siteleri
F2815
ResponderExcluirmersin telefonda kadınlarla sohbet
ordu canlı sohbet sitesi
canlı görüntülü sohbet
görüntülü sohbet sitesi
canlı sohbet odası
tunceli sesli sohbet siteleri
izmir ücretsiz görüntülü sohbet
tokat telefonda kadınlarla sohbet
parasız sohbet
4C59B
ResponderExcluirRize Telefonda Görüntülü Sohbet
rastgele canlı sohbet
adıyaman parasız sohbet siteleri
Adana Sohbet
kilis ücretsiz sohbet siteleri
görüntülü sohbet kızlarla
konya mobil sohbet
kırklareli random görüntülü sohbet
kırklareli canli sohbet
C6D86
ResponderExcluirKripto Para Nasıl Üretilir
Soundcloud Beğeni Satın Al
Onlyfans Takipçi Hilesi
Sweat Coin Hangi Borsada
Binance Hesap Açma
Facebook Beğeni Satın Al
Binance Hangi Ülkenin
Bulut Madenciliği Nedir
Spotify Takipçi Hilesi
16E08
ResponderExcluirBinance Komisyon Ne Kadar
Threads İzlenme Hilesi
Keep Coin Hangi Borsada
Görüntülü Sohbet Parasız
Dxy Coin Hangi Borsada
Binance Hesap Açma
Threads Takipçi Hilesi
Casper Coin Hangi Borsada
Xcn Coin Hangi Borsada
3AEB00EB4F
ResponderExcluirinstagram takipçi alma