domingo, 26 de fevereiro de 2012

PLANEJAMENTO

MODELO 
PLANEJAMENTO SEMANAL



Objetivos da Semana: 

Favorecer a aquisição da base alfabética;
Ampliar o volume da escrita; 
Reconhecer o uso funcional das listas e estrutura desse tipo de texto.


Prepare:
 

* Cartaz com o nome de todos os alunos da classe em ordem alfabética,destacando a inicial dos nomes;
 

*Diário de classe.
 

SEGUNDA-FEIRA
Acolhimento: Receber  os alunos , guardar os matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está , quantos coleguinhas vieram etc)

Lanche da manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Roda de Conversa
* Apresente o cartaz e pergunte para os alunos se eles sabem o que está escrito no mesmo. Prossiga questionando como descobriram,porque a lista com o nome deles está em ordem alfabética;

* Solicite aos alunos que façam a leitura da lista;
* Convide alguns alunos para mostrar no cartaz onde está escrito os nomes de determinados colegas, acompanhando com o dedo a leitura. Depois peça para que nomeiem as letras dos nomes destacados,circulando as vogais;

* Distribua papel com estrutura de lista e solicite aos alunos que façam uma lista com três nomes de colegas que começam com as letras A, L,M;

* Circule, ajudando as criança que estão com dificuldade, leia para elas,trace as letras ( você pode ser seu escriba ),estimule,questione,dê dicas;

* Socialize o trabalho dos alunos e faça uma exposição das listas feita por eles.
*Peça aos alunos que perguntem aos pais se eles fazem listas e para quê.

 BrincadeiraBrincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Banho: Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço: Antes de sair conversar sobre a importância de se comer  o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão / molho de legumes /Salada de  tomate) .Durante o almoço estar  sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Hora do Sono: Colocar uma musica instrumental bem suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando sobre a importância de descansar.


TERÇA-FEIRA

Acolhimento: Receber  os alunos , guardar os matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está , quantos coleguinhas vieram etc)

Lanche da manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Roda de Conversa

* Faça fichas com o nome de materiais que o professor costuma levar para dar aula: lápis, caneta, livro, caderno, etc;

* Deixe algumas fichas em branco, caso surjam outras palavras ditadas pelos alunos durante o momento da construção da lista;

* Após construção da lista, faça a leitura coletiva e peça aos alunos para:
- ler as palavras que têm o mesmo som inicial ou o som final; 
- falar outras palavras que começam com o mesmo som.

* Proponha a cópia de cinco palavras da lista, seguindo os critérios:
 

- a maior e menor palavra;
 
- duas palavras que começam com a mesma letra;
 
- uma palavra que tenha o maior número de vogais.
 

BrincadeiraBrincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Banho: Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço: Antes de sair conversar sobre a importância de se comer  o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão / molho de legumes /Salada de  tomate) .Durante o almoço estar  sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Hora do Sono: Colocar uma musica instrumental bem suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando sobre a importância de descansar.

QUARTA-FEIRA
 Acolhimento: Receber  os alunos , guardar os matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está , quantos coleguinhas vieram etc)

Lanche da manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Roda de Conversa
* Selecione de cinco a dez nomes de frutas são mais usadas em um salada;
* Confeccione fichas com o nome das frutas selecionadas e um envelope de cartolina aberto dos dois lados. Este envelope deverá ser maior que as fichas.

Desenvolvendo:
 

* Proponha a brincadeira: Lá vai minha barquinha carregadinha de...
 

BARQUINHA CARREGADINHA




Os participantes dispõem-se à vontade e um deles inicia a brincadeira citando uma palavra que comece pela letra A, que constitui o primeiro arremesso.

— Lá vai a barquinha carregadinha de... anéis!

Assim dizendo, joga para outro a barquinha, que pode ser qualquer objeto: uma almofada, um papel amassado, uma bola, etc. Quem a recebe responde imediatamente, atirando-a na direção de outra pessoa, citando agora uma palavra que comece por B:

— Lá vai a barquinha carregadinha de... batatas!

Assim, sucessivamente, a barquinha vai sendo arremessada, sempre "carregadinha" de uma palavra que comece pela letra imediata, na ordem alfabética.

Quem erra paga prenda, e a cada erro o brinquedo recomeça.
Vamos usar lista de Frutas

* Após a brincadeira, estimule a conversa sobre o tema..
* Proponha a escrita de uma lista e pergunte: Quando é necessário fazemos uma lista de frutas? * Faça com que imaginem que irão comprar frutas para fazer uma salada, e para isso terão que fazer uma lista;

* Explicar para os alunos como será feita esta lista: O professor com o envelope nas mãos introduz a ficha, que vai sendo retirada, pouco a pouco, o nome da fruta;
* À medida que a ficha vai sendo retirada e os alunos tentam descobrir qual a palavra escrita. Faça as intervenções; “Adivinhem o nome que estou escrevendo!” “E, até, aqui o que escrevi?” “O que falta?” “Quantas letras faltam?” “Alguém sabe me dizer as letras que estão faltando?”; * Completa a lista, faça a leitura compartilhada;

* Sugira aos alunos a cópia no caderno do nome das frutas listada que comecem com a letra...(falar a letra) e acrescentar mais duas que não estão na lista;
 BrincadeiraBrincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Banho: Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço: Antes de sair conversar sobre a importância de se comer  o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão / molho de legumes /Salada de  tomate) .Durante o almoço estar  sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Hora do Sono: Colocar uma musica instrumental bem suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando sobre a importância de descansar.



QUINTA-FEIRA

Acolhimento: Receber  os alunos , guardar os matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está , quantos coleguinhas vieram etc)

Lanche da manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Roda de Conversa

* Selecione uma história que tenha vários personagens de animais, por exemplo: D. Baratinha.
* Elabore o exercício: em uma folha desenhe a silhueta de uma lista, numerando as linhas de acordo com o número de animais da história. Em cima de cada linha, ao lado dos numerais, desenhe quadradinhos de acordo com a quantidade de letras dos nomes dos animais. Depois reproduza o modelo.

Desenvolvendo:
* Conte ou faça os alunos recordarem a história selecionada; 

* Proponha aos alunos que listem o nome dos animais que aparecem na história;
 

* Distribua a folha reproduzia e o alfabeto móvel para cada aluno;
 

* Dite, um a um, os nomes dos animais. Os alunos compõem o nome com o alfabeto móvel. Em seguida, escrevem o nome ditado na folha de atividade, observando a ordem numérica e colocando cada letra em um quadrinho. Circule acompanhando o desenvolvimento dos alunos, fazendo as intervenções necessárias para que avancem;
 

* Ao concluírem a atividade, escreva as palavras no quadro para que os alunos confrontem seus escritos. Escreva pouco a pouco, dando-lhes oportunidade de refazer suas hipóteses;

* Faça a leitura compartilhada da lista.
 

BrincadeiraBrincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Banho: Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço: Antes de sair conversar sobre a importância de se comer  o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão / molho de legumes /Salada de  tomate) .Durante o almoço estar  sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Hora do Sono: Colocar uma musica instrumental bem suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando sobre a importância de descansar.

SEXTA-FEIRA

Acolhimento: Receber  os alunos , guardar os matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está , quantos coleguinhas vieram etc)

Lanche da manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Roda de Conversa

* Elabore uma folha de atividade contendo uma lista de compras.
 
Organize: colocando o titulo: LISTA DE COMPRAS, os nomes dos produtos (quatorze nomes) arrumados em duas colunas e abaixo deles ,trace cinco linhas;

* Reproduza as folha de atividade. 
* Inicie uma conversa com a turma perguntando: Vocês gostam de fazer compras? Quando a mãe de vocês vai às compras ela faz a lista dos produtos que faltam?

* Distribua a folha de atividade com o nome dos produtos e pergunte aos alunos se já conhecem alguma palavra da lista. Depois leia com os alunos a lista;

* Peça aos alunos que desenhem um círculo nas palavras que começam com a letra D, um quadradinho nas palavras com a letra T;

* Peça para os alunos que copiem da lista de compras as palavras com P e b.

BrincadeiraBrincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Banho: Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço: Antes de sair conversar sobre a importância de se comer  o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão / molho de legumes /Salada de  tomate) .Durante o almoço estar  sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Hora do Sono: Colocar uma musica instrumental bem suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando sobre a importância de descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails