PLANEJAMENTO
SEMANAL
Objetivos da Semana:
Favorecer a aquisição da base alfabética;
Favorecer a aquisição da base alfabética;
Ampliar o volume da escrita;
Reconhecer o uso funcional das listas e estrutura desse tipo de texto.
Reconhecer o uso funcional das listas e estrutura desse tipo de texto.
Prepare:
* Cartaz com o nome de todos os alunos da classe em ordem alfabética,destacando a inicial dos nomes;
*Diário de classe.
SEGUNDA-FEIRA
Acolhimento: Receber os alunos , guardar os
matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está ,
quantos coleguinhas vieram etc)
Lanche da
manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos
a comer tudo e não desperdiçar.
Roda de
Conversa
* Apresente o cartaz e
pergunte para os alunos se eles sabem o que está escrito no mesmo. Prossiga
questionando como descobriram,porque a lista com o nome deles está em ordem
alfabética;
* Solicite aos alunos que façam a leitura da lista;
* Solicite aos alunos que façam a leitura da lista;
* Convide alguns alunos
para mostrar no cartaz onde está escrito os nomes de determinados colegas, acompanhando
com o dedo a leitura. Depois peça para que nomeiem as letras dos nomes
destacados,circulando as vogais;
* Distribua papel com
estrutura de lista e solicite aos alunos que façam uma lista com três nomes de
colegas que começam com as letras A, L,M;
* Circule, ajudando as
criança que estão com dificuldade, leia para elas,trace as letras ( você pode
ser seu escriba ),estimule,questione,dê dicas;
* Socialize o trabalho
dos alunos e faça uma exposição das listas feita por eles.
*Peça aos alunos que
perguntem aos pais se eles fazem listas e para quê.
Brincadeira: Brincar
ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a
compartilhar e a socializar.
Banho:
Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as
lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço:
Antes de sair conversar sobre a importância de se comer o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão
/ molho de legumes /Salada de tomate) .Durante o almoço estar sempre
incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.
Hora do
Sono: Colocar uma musica instrumental bem
suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando
sobre a importância de descansar.
TERÇA-FEIRA
Acolhimento: Receber os alunos , guardar os
matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está ,
quantos coleguinhas vieram etc)
Lanche da
manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos
a comer tudo e não desperdiçar.
Roda de
Conversa
* Faça fichas com o nome
de materiais que o professor costuma levar para dar aula: lápis, caneta, livro,
caderno, etc;
* Deixe algumas fichas em
branco, caso surjam outras palavras ditadas pelos alunos durante o momento da
construção da lista;
* Após construção da
lista, faça a leitura coletiva e peça aos alunos para:
- ler as palavras que têm
o mesmo som inicial ou o som final;
- falar outras palavras que começam com o mesmo som.
- falar outras palavras que começam com o mesmo som.
* Proponha a cópia de cinco palavras da lista, seguindo os critérios:
- a maior e menor palavra;
- duas palavras que começam com a mesma letra;
- uma palavra que tenha o maior número de vogais.
Brincadeira: Brincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Banho:
Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as
lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço:
Antes de sair conversar sobre a importância de se comer o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão
/ molho de legumes /Salada de tomate) .Durante o almoço estar sempre
incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.
Hora do
Sono: Colocar uma musica instrumental bem
suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando
sobre a importância de descansar.
QUARTA-FEIRA
Acolhimento: Receber os alunos , guardar os
matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está ,
quantos coleguinhas vieram etc)
Lanche da
manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos
a comer tudo e não desperdiçar.
Roda de
Conversa
* Selecione de cinco a
dez nomes de frutas são mais usadas em um salada;
* Confeccione fichas com
o nome das frutas selecionadas e um envelope de cartolina aberto dos dois
lados. Este envelope deverá ser maior que as fichas.
Desenvolvendo:
* Proponha a brincadeira: Lá vai minha barquinha carregadinha de...
Os participantes dispõem-se à
vontade e um deles inicia a brincadeira citando uma palavra que comece pela
letra A, que constitui o
primeiro arremesso.
— Lá vai a barquinha carregadinha de... anéis! Assim dizendo, joga para outro a barquinha, que pode ser qualquer objeto: uma almofada, um papel amassado, uma bola, etc. Quem a recebe responde imediatamente, atirando-a na direção de outra pessoa, citando agora uma palavra que comece por B: — Lá vai a barquinha carregadinha de... batatas! Assim, sucessivamente, a barquinha vai sendo arremessada, sempre "carregadinha" de uma palavra que comece pela letra imediata, na ordem alfabética. Quem erra paga prenda, e a cada erro o brinquedo recomeça.
Vamos usar
lista de Frutas
|
* Após a brincadeira, estimule a conversa sobre o tema..
* Proponha a escrita de
uma lista e pergunte: Quando é necessário fazemos uma lista de frutas? * Faça
com que imaginem que irão comprar frutas para fazer uma salada, e para isso
terão que fazer uma lista;
* Explicar para os alunos
como será feita esta lista: O professor com o envelope nas mãos introduz a
ficha, que vai sendo retirada, pouco a pouco, o nome da fruta;
* À medida que a ficha
vai sendo retirada e os alunos tentam descobrir qual a palavra escrita. Faça as
intervenções; “Adivinhem o nome que estou escrevendo!” “E, até, aqui o que
escrevi?” “O que falta?” “Quantas letras faltam?” “Alguém sabe me dizer as
letras que estão faltando?”; * Completa a lista, faça a leitura compartilhada;
* Sugira aos alunos a
cópia no caderno do nome das frutas listada que comecem com a letra...(falar a
letra) e acrescentar mais duas que não estão na lista;
Brincadeira: Brincar
ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a
compartilhar e a socializar.
Banho:
Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as
lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço:
Antes de sair conversar sobre a importância de se comer o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão
/ molho de legumes /Salada de tomate) .Durante o almoço estar sempre
incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.
Hora do
Sono: Colocar uma musica instrumental bem
suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando
sobre a importância de descansar.
QUINTA-FEIRA
Acolhimento: Receber os alunos , guardar os matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está , quantos coleguinhas vieram etc)
Lanche da
manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos
a comer tudo e não desperdiçar.
Roda de
Conversa
* Selecione uma história que tenha vários personagens de animais, por exemplo: D. Baratinha.
* Elabore o exercício: em
uma folha desenhe a silhueta de uma lista, numerando as linhas de acordo com o
número de animais da história. Em cima de cada linha, ao lado dos numerais,
desenhe quadradinhos de acordo com a quantidade de letras dos nomes dos animais.
Depois reproduza o modelo.
Desenvolvendo:
* Conte ou faça os alunos
recordarem a história selecionada;
* Proponha aos alunos que listem o nome dos animais que aparecem na história;
* Distribua a folha reproduzia e o alfabeto móvel para cada aluno;
* Dite, um a um, os nomes dos animais. Os alunos compõem o nome com o alfabeto móvel. Em seguida, escrevem o nome ditado na folha de atividade, observando a ordem numérica e colocando cada letra em um quadrinho. Circule acompanhando o desenvolvimento dos alunos, fazendo as intervenções necessárias para que avancem;
* Ao concluírem a atividade, escreva as palavras no quadro para que os alunos confrontem seus escritos. Escreva pouco a pouco, dando-lhes oportunidade de refazer suas hipóteses;
* Proponha aos alunos que listem o nome dos animais que aparecem na história;
* Distribua a folha reproduzia e o alfabeto móvel para cada aluno;
* Dite, um a um, os nomes dos animais. Os alunos compõem o nome com o alfabeto móvel. Em seguida, escrevem o nome ditado na folha de atividade, observando a ordem numérica e colocando cada letra em um quadrinho. Circule acompanhando o desenvolvimento dos alunos, fazendo as intervenções necessárias para que avancem;
* Ao concluírem a atividade, escreva as palavras no quadro para que os alunos confrontem seus escritos. Escreva pouco a pouco, dando-lhes oportunidade de refazer suas hipóteses;
* Faça a leitura compartilhada da lista.
Brincadeira: Brincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Banho:
Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as
lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço:
Antes de sair conversar sobre a importância de se comer o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão
/ molho de legumes /Salada de tomate) .Durante o almoço estar sempre
incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.
Hora do
Sono: Colocar uma musica instrumental bem
suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando
sobre a importância de descansar.
SEXTA-FEIRA
Acolhimento: Receber os alunos , guardar os matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está , quantos coleguinhas vieram etc)
Lanche da
manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos
a comer tudo e não desperdiçar.
Roda de
Conversa
* Elabore uma folha de atividade contendo uma lista de compras.
Organize: colocando o titulo: LISTA DE COMPRAS, os nomes dos produtos (quatorze nomes) arrumados em duas colunas e abaixo deles ,trace cinco linhas;
* Reproduza as folha de
atividade.
* Inicie uma conversa com
a turma perguntando: Vocês gostam de fazer compras? Quando a mãe de vocês vai
às compras ela faz a lista dos produtos que faltam?
* Distribua a folha de
atividade com o nome dos produtos e pergunte aos alunos se já conhecem alguma
palavra da lista. Depois leia com os alunos a lista;
* Peça aos alunos que
desenhem um círculo nas palavras que começam com a letra D, um quadradinho nas
palavras com a letra T;
* Peça para os alunos que
copiem da lista de compras as palavras com P e b.
Brincadeira: Brincar
ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a
compartilhar e a socializar.
Banho:
Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as
lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço:
Antes de sair conversar sobre a importância de se comer o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão
/ molho de legumes /Salada de tomate) .Durante o almoço estar sempre
incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.
Hora do
Sono: Colocar uma musica instrumental bem
suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando
sobre a importância de descansar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...