Turno vespertino
IDENTIDADE, QUEM SOU
EU
“A construção da
identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Ora as crianças
imitam o outro, ora diferenciam-se dele. Para ajudá-las nesse processo, você
pode criar situações nas quais eles se comuniquem e expressem
desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades. Brincadeiras
feitas em frente do espelho ajudam a criança a reconhecer suas características
físicas. Já o desenvolvimento da auto-estima se dá conforme a criança incorpora
a afeição que os outros têm por ela e a confiança da qual é alvo”.
Objetivo:
Favorecer a construção da identidade com o uso do espelho;
ü Reconhecer a própria imagem e a dos colegas;
ü Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima;
ü Brincar com a própria imagem.
ÁREAS DO
CONHECIMENTO
Língua Portuguesa:
Expressão oral: conversas, histórias e musicas.
Expressão gráfica: representação através do desenho.
Contato com elementos escritos: livros de histórias, revistas e cartazes.
Expressão oral: conversas, histórias e musicas.
Expressão gráfica: representação através do desenho.
Contato com elementos escritos: livros de histórias, revistas e cartazes.
Ciências
Conhecimento do próprio corpo.
Partes do corpo.
Conhecimento do próprio corpo.
Partes do corpo.
Artes:
Expressão musical: músicas
Expressão musical: músicas
Expressão plástica:
desenho e pintura.
SEGUNDA-FEIRA
Despertar: Acordar a criança com muito carinho, com música suave chamando-a pelo nome ao som de um musica
suave.
Lanche: Incentivar a criança a comer tudo observando a mastigação,
(comer com a boca fechada).
Integração: Musica
do Homenzinho torto, trabalhar esquema corporal. Todas as turmas juntas.
Brincadeiras: Brincar ao ar livre
com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a
socializar.
Roda de conversa: Leve as crianças para perto do espelho. Deixe as fantasias e os tecidos
à disposição delas. Comece a atividade avisando que vai haver um grande baile
e, por isso, elas precisam colocar uma roupa especial e se maquiar. Faça você a
pintura no rosto das crianças ou peça ajuda a outro educador (Tia Marly).
Quando a turma estiver pronta, coloque músicas animadas e comece o baile.
Depois que as crianças dançarem livremente, conduza a atividade sugerindo que
façam caretas em frente do espelho, dobrem os joelhos, levantem os braços,
expressem tristeza, balancem a cabeça e movimentem os tecidos que seguram.
Sugestão: maquie-se e fantasie-se você também para curtir junto.
Banho: Tomar com banho gostoso,
ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho.
Jantar: Incentivar a criança a comer
alimentos variados .
Saída : Brincar no
parquinho enquanto aguardam os pais.
OBS do Dia: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TERÇA-FEIRA
Despertar: Acordar a criança com muito carinho, com música suave chamando-a pelo nome ao som de um musica
suave.
Lanche: Incentivar a criança a comer tudo observando a mastigação,
(comer com a boca fechada).
Integração: Dirigida
pela professora Cida
Brincadeiras: Brincar ao ar livre
com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a
socializar.
Roda de conversa: Encape as fotos com o
plástico adesivo para que não estraguem.. Esconda-as em toda a sala .Quando as
crianças entrarem na sala, comente: “Onde estão as fotos do painel? Sumiram!
Alguém viu? Não? Vamos procurar?Devem estar em algum lugar na sala...” Indique
alguns espaços para elas procurarem as imagens. Se a foto encontrada não for a
da própria criança, peça que ela a entregue ao dono. Termina quando todos
estiverem com as próprias fotos.
Banho: Tomar com banho gostoso,
ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho.
Jantar: Incentivar a criança a comer
alimentos variados .
Saída : Assistir o DVD da Galinha
Pintadinha enquanto aguardam os pais.
OBS do Dia: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUARTA-FEIRA
Despertar: Acordar a criança com muito carinho, com música suave chamando-a pelo nome ao som de um musica
suave.
Lanche: Incentivar a criança a comer tudo observando a mastigação,
(comer com a boca fechada).
Integração: Dirigida
pela professora Graça
Brincadeiras: Brincar ao ar livre
com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a
socializar.
Roda de Conversa: Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima.Deitar uma
sobre uma folha de papel para que você
possa desenhar a silhueta dela. Recorte o contorno, escreva o nome da criança e
entregue a todas as crianças para que elas
possam completar o desenho com olhos,
mãos, joelhos etc ( uma de cada vez). Nesse momento, incentive a criança a
observar o próprio corpo. (Não espere nada figurativo). Quando todos concluírem
o trabalho, cole as silhuetas lado a lado na parede e estimule a observação:
“Olha! A Vitória é mais alta que o Pedro”. Converse bastante sobre as particularidades
de cada uma. Esse diálogo contribui para a construção da auto-imagem e da
auto-estima, pois a criança interioriza o afeto que você e os colegas têm por
ela, expresso na conversa.
Banho: Tomar com banho gostoso,
ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho.
Jantar: Incentivar a criança a comer
alimentos variados .
Saída : Entregar folhas de sufite com
giz de cera para elas desenhares ou rabiscarem o que elas aprenderam durante a
aula de hoje enquanto aguardam os pais.
OBS do Dia: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUINTA-FEIRA
Despertar: Acordar a criança com muito carinho, com música suave chamando-a pelo nome ao som de um musica
suave.
Lanche: Incentivar a criança a comer tudo observando a mastigação,
(comer com a boca fechada).
Integração: Dirigida
pela professora Viviane
Brincadeiras: Brincar ao ar livre
com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a
socializar.
Roda de Conversa: Trazer para sala de aula uma caixa de sapatos enfeitada e um
espelho. Antes de a atividade começar, cole o espelho no fundo de cada caixa. Reúna
as crianças em círculo e entregue a cada a uma criança. Primeiro, peça a ela
que apenas segurem. Comente as diferenças entre elas. Fale das cores, dos
desenhos, se têm brilho... E avise: “Sempre que vocês abrirem a caixa encontrarão
uma surpresa”. A primeira “surpresa” será a criança se ver dentro da caixa,
refletida no espelho. Mantenha o espelho na caixa e, a partir da segunda vez,
cada uma deve ter algo diferente, como maquiagem, escova de cabelo, saches ou
outros objetos que façam parte do acervo da creche.
Banho: Tomar com banho gostoso,
ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho.
Jantar: Incentivar a criança a comer
alimentos variados .
Saída : Entregar folhas de sufite com
giz de cera para elas desenhares ou rabiscarem o que elas aprenderam durante a
aula de hoje enquanto aguardam os pais.
OBS do Dia: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SEXTA-FEIRA
Despertar: Acordar a criança com muito carinho, com música suave chamando-a pelo nome ao som de um musica
suave.
Lanche: Incentivar a criança a comer tudo observando a mastigação,
(comer com a boca fechada).
Integração: Dirigida
pela professora Bianca
Brincadeiras: Brincar ao ar livre
com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a
socializar.
Roda de conversa: Trazer
um trenzinho com o número de vagões
correspondente à quantidade de crianças. Pendure o na parede da sala antes de
elas acordem. Peça aos pequenos que sentem em roda e coloquem a foto no meio do
círculo. Aconchegue os Crianças no grupo e converse com todos. Comente uma foto
por vez. Mostre a imagem e diga: “Olha a Rebeca!”, “Como ela é linda! Que
cabelinho cacheado!”, “Que cor é os olhos da Rebeca?”, “Quem gosta da Rebeca?”
Chame as crianças pelo nome, pois é muito comum na Educação Infantil o uso de
apelidos. Depois dos comentários, cole as fotos nos vagões e deixe elas
apreciarem. Inclua uma foto sua também.
Banho: Tomar com banho gostoso,
ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho.
Jantar: Incentivar a criança a comer
alimentos variados .
Saída : Assistir o
DVD do Patati Patata enquanto aguardam os pais.
OBS do Dia: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Obrigada, este blog e um maximo
ResponderExcluirÓtimo blog!
ResponderExcluirÓtimo blog!
ResponderExcluirmaravilhoso
ResponderExcluirExcelente plano . Eu gostaria de um plano de aula semanal mas envolvendo o dia dos pais.
ResponderExcluirMaravilhoso
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluir👏👏👏👏👏👏maravilhoso
ResponderExcluir