Recebi pedidos de modelos de planejamento para Maternal
Objetivos:
- Valorizar os
conhecimentos prévios de cores que os alunos já diferenciam;
- Incentivar a observação e a expressão verbal (Que cor é esta?);
- Capacitar o aluno a identificar diferentes cores em diferentes formas.
- Incentivar a observação e a expressão verbal (Que cor é esta?);
- Capacitar o aluno a identificar diferentes cores em diferentes formas.
SEGUNDA-FEIRA
Comunicação e Expressão
- Hora da História:
Leitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor:
Ziraldo, Editora Melhoramentos.
- Observação: Qual
das maçãs da história é a vermelha?
- Atividade: Na
folha A3, pintar com pintura a dedo, a maçã vermelha.
- Cortar maçãs
vermelhas e servir para os alunos degustarem.
TERÇA-FEIRA
Matemática
Matemática
- Hora da História: Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.
- Observação:
Quantas maçãs temos na história? Vamos procurar "coisas" vermelha em
nossa classe? Vamos contar?
- Atividade: Contar
os dedinhos de uma mão – de 1 a 5 (cantar juntos música com os nomes dos dedos)
- Carimbar a
mãozinha com tinta vermelha na folha A3.
- Fazer juntos uma
gelatina vermelha, deixar os alunos misturarem o pó na água, observando a cor
vermelha firmar-se.
QUARTA-FEIRA
Natureza e Sociedade
- Hora da História: Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.
Contar a história de trás para frente, do fim para o começo, observar a reação dos alunos, incentivar suas manifestações.
- Observação: Qual
cor de maçã você mais gosta? Qual bichinho da maçã você achou mais legal?
- Atividade:
Recolher folhas de plantas de diferentes formas e tamanhos, observar suas
cores, texturas. Colar as folhas na macieira impressa na folha A3.
QUINTA-FEIRA
Educação Física
- Hora da História: Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.
Contar a história imitando os movimentos dos bichinhos de cada maçã.
- Observação: Quem
consegue imitar os bichinhos da maçã?
- Atividade: Traçar
no chão, amplamente com giz, diferentes “cobrinhas”: retas, curvas, circulares,
vai e vem... Desafiar os alunos a andar sobre os traçados.
SEXTA-FEIRA
Música e Arte
- Hora da História: Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.
-Contar a história
ritmada, para cada página (cada bichinho de maçã), inventar uma voz diferente,
com entonação bem variada (voz fina, voz grossa, voz alta, voz sussurrada, voz
rouca, voz bem pausada, voz bem acelerada).
- Observação:
Cantar com os alunos a música da cobra:
“A cobra não tem pé,
A cobra não tem mão,
Como é que ela sobe no pezinho de “maçã”?
Ela sobe, ela vira, ela desce,
ela dá uma requebrado!”
- A cada semana, pode ser mudada a fruta da árvore, conforme a cor que está sendo trabalhada.
- Atividade: Juntar folhas de jornal fazer com os alunos, uma bola de papel de jornal amassado. Incentivá-los a rasgar e amassar os jornais. Depois de feitas, as bolas mergulharão na tinta guache vermelha. Secas, enrole e amarre um fio de barbante comprido em cada bola, Os alunos poderão brincar com as bolas, jogando e puxando.
- Fazer com os alunos, um suco de morango (vermelho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...