domingo, 26 de fevereiro de 2012

PLANEJAMENTO

MODELO 
PLANEJAMENTO SEMANAL



Objetivos da Semana: 

Favorecer a aquisição da base alfabética;
Ampliar o volume da escrita; 
Reconhecer o uso funcional das listas e estrutura desse tipo de texto.


Prepare:
 

* Cartaz com o nome de todos os alunos da classe em ordem alfabética,destacando a inicial dos nomes;
 

*Diário de classe.
 

SEGUNDA-FEIRA
Acolhimento: Receber  os alunos , guardar os matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está , quantos coleguinhas vieram etc)

Lanche da manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Roda de Conversa
* Apresente o cartaz e pergunte para os alunos se eles sabem o que está escrito no mesmo. Prossiga questionando como descobriram,porque a lista com o nome deles está em ordem alfabética;

* Solicite aos alunos que façam a leitura da lista;
* Convide alguns alunos para mostrar no cartaz onde está escrito os nomes de determinados colegas, acompanhando com o dedo a leitura. Depois peça para que nomeiem as letras dos nomes destacados,circulando as vogais;

* Distribua papel com estrutura de lista e solicite aos alunos que façam uma lista com três nomes de colegas que começam com as letras A, L,M;

* Circule, ajudando as criança que estão com dificuldade, leia para elas,trace as letras ( você pode ser seu escriba ),estimule,questione,dê dicas;

* Socialize o trabalho dos alunos e faça uma exposição das listas feita por eles.
*Peça aos alunos que perguntem aos pais se eles fazem listas e para quê.

 BrincadeiraBrincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Banho: Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço: Antes de sair conversar sobre a importância de se comer  o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão / molho de legumes /Salada de  tomate) .Durante o almoço estar  sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Hora do Sono: Colocar uma musica instrumental bem suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando sobre a importância de descansar.


TERÇA-FEIRA

Acolhimento: Receber  os alunos , guardar os matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está , quantos coleguinhas vieram etc)

Lanche da manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Roda de Conversa

* Faça fichas com o nome de materiais que o professor costuma levar para dar aula: lápis, caneta, livro, caderno, etc;

* Deixe algumas fichas em branco, caso surjam outras palavras ditadas pelos alunos durante o momento da construção da lista;

* Após construção da lista, faça a leitura coletiva e peça aos alunos para:
- ler as palavras que têm o mesmo som inicial ou o som final; 
- falar outras palavras que começam com o mesmo som.

* Proponha a cópia de cinco palavras da lista, seguindo os critérios:
 

- a maior e menor palavra;
 
- duas palavras que começam com a mesma letra;
 
- uma palavra que tenha o maior número de vogais.
 

BrincadeiraBrincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Banho: Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço: Antes de sair conversar sobre a importância de se comer  o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão / molho de legumes /Salada de  tomate) .Durante o almoço estar  sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Hora do Sono: Colocar uma musica instrumental bem suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando sobre a importância de descansar.

QUARTA-FEIRA
 Acolhimento: Receber  os alunos , guardar os matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está , quantos coleguinhas vieram etc)

Lanche da manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Roda de Conversa
* Selecione de cinco a dez nomes de frutas são mais usadas em um salada;
* Confeccione fichas com o nome das frutas selecionadas e um envelope de cartolina aberto dos dois lados. Este envelope deverá ser maior que as fichas.

Desenvolvendo:
 

* Proponha a brincadeira: Lá vai minha barquinha carregadinha de...
 

BARQUINHA CARREGADINHA




Os participantes dispõem-se à vontade e um deles inicia a brincadeira citando uma palavra que comece pela letra A, que constitui o primeiro arremesso.

— Lá vai a barquinha carregadinha de... anéis!

Assim dizendo, joga para outro a barquinha, que pode ser qualquer objeto: uma almofada, um papel amassado, uma bola, etc. Quem a recebe responde imediatamente, atirando-a na direção de outra pessoa, citando agora uma palavra que comece por B:

— Lá vai a barquinha carregadinha de... batatas!

Assim, sucessivamente, a barquinha vai sendo arremessada, sempre "carregadinha" de uma palavra que comece pela letra imediata, na ordem alfabética.

Quem erra paga prenda, e a cada erro o brinquedo recomeça.
Vamos usar lista de Frutas

* Após a brincadeira, estimule a conversa sobre o tema..
* Proponha a escrita de uma lista e pergunte: Quando é necessário fazemos uma lista de frutas? * Faça com que imaginem que irão comprar frutas para fazer uma salada, e para isso terão que fazer uma lista;

* Explicar para os alunos como será feita esta lista: O professor com o envelope nas mãos introduz a ficha, que vai sendo retirada, pouco a pouco, o nome da fruta;
* À medida que a ficha vai sendo retirada e os alunos tentam descobrir qual a palavra escrita. Faça as intervenções; “Adivinhem o nome que estou escrevendo!” “E, até, aqui o que escrevi?” “O que falta?” “Quantas letras faltam?” “Alguém sabe me dizer as letras que estão faltando?”; * Completa a lista, faça a leitura compartilhada;

* Sugira aos alunos a cópia no caderno do nome das frutas listada que comecem com a letra...(falar a letra) e acrescentar mais duas que não estão na lista;
 BrincadeiraBrincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Banho: Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço: Antes de sair conversar sobre a importância de se comer  o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão / molho de legumes /Salada de  tomate) .Durante o almoço estar  sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Hora do Sono: Colocar uma musica instrumental bem suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando sobre a importância de descansar.



QUINTA-FEIRA

Acolhimento: Receber  os alunos , guardar os matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está , quantos coleguinhas vieram etc)

Lanche da manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Roda de Conversa

* Selecione uma história que tenha vários personagens de animais, por exemplo: D. Baratinha.
* Elabore o exercício: em uma folha desenhe a silhueta de uma lista, numerando as linhas de acordo com o número de animais da história. Em cima de cada linha, ao lado dos numerais, desenhe quadradinhos de acordo com a quantidade de letras dos nomes dos animais. Depois reproduza o modelo.

Desenvolvendo:
* Conte ou faça os alunos recordarem a história selecionada; 

* Proponha aos alunos que listem o nome dos animais que aparecem na história;
 

* Distribua a folha reproduzia e o alfabeto móvel para cada aluno;
 

* Dite, um a um, os nomes dos animais. Os alunos compõem o nome com o alfabeto móvel. Em seguida, escrevem o nome ditado na folha de atividade, observando a ordem numérica e colocando cada letra em um quadrinho. Circule acompanhando o desenvolvimento dos alunos, fazendo as intervenções necessárias para que avancem;
 

* Ao concluírem a atividade, escreva as palavras no quadro para que os alunos confrontem seus escritos. Escreva pouco a pouco, dando-lhes oportunidade de refazer suas hipóteses;

* Faça a leitura compartilhada da lista.
 

BrincadeiraBrincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Banho: Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço: Antes de sair conversar sobre a importância de se comer  o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão / molho de legumes /Salada de  tomate) .Durante o almoço estar  sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Hora do Sono: Colocar uma musica instrumental bem suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando sobre a importância de descansar.

SEXTA-FEIRA

Acolhimento: Receber  os alunos , guardar os matérias e iniciar as atividade rotina ( Data de Hoje, como o tempo está , quantos coleguinhas vieram etc)

Lanche da manha: Durante o Lanche esta sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Roda de Conversa

* Elabore uma folha de atividade contendo uma lista de compras.
 
Organize: colocando o titulo: LISTA DE COMPRAS, os nomes dos produtos (quatorze nomes) arrumados em duas colunas e abaixo deles ,trace cinco linhas;

* Reproduza as folha de atividade. 
* Inicie uma conversa com a turma perguntando: Vocês gostam de fazer compras? Quando a mãe de vocês vai às compras ela faz a lista dos produtos que faltam?

* Distribua a folha de atividade com o nome dos produtos e pergunte aos alunos se já conhecem alguma palavra da lista. Depois leia com os alunos a lista;

* Peça aos alunos que desenhem um círculo nas palavras que começam com a letra D, um quadradinho nas palavras com a letra T;

* Peça para os alunos que copiem da lista de compras as palavras com P e b.

BrincadeiraBrincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Banho: Tomar um banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho e a guardar os seus pertences.
Almoço: Antes de sair conversar sobre a importância de se comer  o que estar no cardápio do dia (Arroz com linguiça/ feijão / molho de legumes /Salada de  tomate) .Durante o almoço estar  sempre incentivando os alunos a comer tudo e não desperdiçar.

Hora do Sono: Colocar uma musica instrumental bem suave e colocar as crianças para dormir , afagando-as com carinho e falando sobre a importância de descansar.

Jogos para Alfabetização


Oi gente!
Use a sua criatividade e promova jogos e atividades que ampliarão as possibilidades de LEITURA e ESCRITA das crianças. Aí vão algumas dicas:

  • Jogodos 07 erros
  • 01 - A prof.ª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra. A criança deve localizar essas 7 substituições.
  • 02 - A prof.ª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, inverte a ordem de 2 letras (ex: cachorro – cachorro). A criança deve achar esses 7 erros.
  • 03 - A prof.ª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, omite uma letra. O aluno deve localizar os 7 erros.
  • 04 - A prof.ª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, acrescenta 1 letra que não existe. A criança deve localizar quais são elas.
  • 05 - A prof.ª escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e substitui 7 palavras por outras, que não façam parte do texto. O aluno deve achar quais são elas.
  • 06 - A prof.ª escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são elas.
  • 07 - A prof.ª escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e inverte a ordem de 7 palavras. O aluno deve localizar essas inversões.
  • 08 - A profª escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e acrescenta 7 palavras que não façam parte dele. A criança deve localizar quais são elas.
  • Caça palavras
  • 01 - A prof.ª monta o quadro e dá só uma pista: “Ache 5 nomes de animais” por exemplo.
  • 02 - A prof.ª monta o quadro e escreve, ao lado, as palavras que o aluno deve achar.
  • 03 - A prof.ª dá um texto ao aluno e destaca palavras a serem encontradas por ele, dentro do texto.
  • Jogo da Memória
  • 01- O par deve ser composto pela escrita da mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a outra, cursiva.
  • 02 - O par deve ser idêntico e, em ambas as peças, deve haver a figura acompanhada do nome.
  • 03 - O par deve ser composto por uma peça contendo a figura, e a outra, o seu nome.
  • Cruzadinha
  • 01- A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando osdesenhospara a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz uma tabela com todas as palavras da cruzadinha em ordem aleatória. Assim, a criançaconsultaa tabela e “descobre” quais são os nomes pelo número de letras, letra inicial, final, etc.
  • 02 - A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz um quadro com todos os desenhos e seus respectivos nomes, para que a criança só precise copiá-los, letra a letra.
  • 03 - A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para a criança escreva seus nomes.
  • Bindo das Letras -As cartelas devem conter letras variadas. Algumas podem conter só letras do tipo bastão; as outras, somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos, misturadas.
  • Bingo de palavras -as cartelas devem conter palavras variadas. Algumas podem conter só palavras do tipo bastão; as outras, somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos.
  • Bingo de iniciais -a profª deve eleger uma palavra iniciada por cada letra do alfabeto e distribuí-las, aleatoriamente, entre as cartelas. (+/- 6 palavras por cartela). A profª sorteia a letra e o aluno assinala a palavra sorteada por ela.
  • Bingo de letras variadas -as cartelas devem conter letras variadas. A profª dita palavras e a criança deve procurar, em sua cartela, a inicial da palavra ditada.
  • Quebra Cabeça de rótulos -A profª monta quebra cabeças de rótulos e logomarcas conhecidas e, na hora de montar, estimula a criança a pensar sobre a “ordem das letras”
  • Dominó de palavras -em cada parte da peça deve estar uma palavra, com a respectiva ilustração.
  • Ache o estranho -a prof.ª recorta, de revistas, rótulos, logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um “estranho” (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza; 4 coisas geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por “A” e uma por “J”; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em uma folha, e pede ao aluno para achar o estranho.
  • Procure seu irmão 1 -os pares devem ser um rótulo ou logomarca conhecidos e, seu respectivo nome, em letra bastão.
  • Procure seu irmão 2 -os pares devem ser uma figura e sua respectiva inicial.
  • Jogo do alfabeto -Utilize um alfabeto móvel (1 consoante para cada 3 vogais). Divida a classe em grupo e entregue um jogo de alfabeto para cada um.Vá dando as tarefas, uma a uma: - levantar a letra;- organizar em ordem alfabética;- o professor fala uma letra e os alunos falam uma palavra que inicie com ela;- formar frases com a palavra escolhida;- formar palavras com o alfabeto móvel;- contar as letras de cada palavra; - separar as palavras em sílabas; - montar histórias com as palavras formadas;- montar o nome dos colegas da sala;- montar os nomes dos componentes do grupo.
  • Pares de Palavras -Objetivo: utilizar palavras do dicionário. Destreza predominante: expressão oral Desenvolvimento: O professor escolhe algumas palavras e as escreve na lousa dentro de círculos (1 para cada palavra). Dividir a classe em duplas. Cada dupla, uma por vez, dirigir-se-á até a lousa e escolherá um par de palavras formando uma frase com elas. A classe analisará a frase e se acharem que é coerente a dupla ganha 1 ponto e as palavras são apagadas da lousa. O jogo termina quando todas as palavras forem apagadas.
  • Formando palavras -Número de jogadores: 4 por grupo.Material: 50 cartões diferentes (frente e verso).Um kit de alfabeto móvel por grupo (com pelo menos oito cópias de cada letra do alfabeto)Desenvolvimento: Embaralhe os cartões e entregue dez deles para cada grupo;Marque o tempo – 20 minutos – para formarem a palavra com o alfabeto móvel no verso de cada desenho. Ganha o jogo o grupo que primeiro preencher todos os cartões.Variações: Classificar (formar conjuntos) de acordo:- com o desenho da frente dos cartões; - com o número de letras das palavras constantes dos cartões; - com o número de sílabas das palavras dos cartões; - com a letra inicial;
  • Treino de rimas -Várias cartas com figuras de objetos que rimam de três formas diferentes são colocadas diante das crianças. Por exemplo, pode haver três terminações: /ão/, /ta/, /ço/. Cada criança deve então retirar uma carta, dizer o nome da figura e colocá-la numa pilha com outras figuras que tenham a mesma rima. O teste serve para mostrar as palavras que terminam com o mesmo som. Ao separá-las de acordo com o seu final, juntam-se as figuras em três pilhas com palavras de terminações diferentes.
  • Treino de aliterações -Em uma folha com figuras, a criança deve colorir as que comecem com a mesma sílaba de um desenho-modelo (por exemplo, desenho-modelo: casa; desenhos com a mesma sílaba inicial: caminhão, cama, caracol; desenhos com sílabas iniciais diferentes: xícara, galinha, tartaruga). A mesma atividade pode ser depois repetida enfatizando-se a sílaba final das palavras (por exemplo, desenho-modelo: coração; desenhos com o mesmo final: televisão, leão, balão, mão; desenhos com finais diferentes: dado, uva, fogo).
  • Treino de consciência de palavras- Frases com palavras esquisitas, que não existem de verdade, são ditadas para a criança, que deve corrigir a frase. Substitui-se a pseudopalavra por uma palavra correta. Por exemplo, troca-se "Eu tenho cinco fitos em cada mão" por "Eu tenho cinco dedos em cada mão". Nesse jogo, palavras irreais são trocadas por palavras que existem de verdade, deixando a frase com sentido. Mostra-se que, ao criar frases com palavras que não existem, essas não têm significado.
  • Quantas sílabas tem?A professora fala uma palavra e o aluno “bate palma(s)” de acordo com o número de sílabas.
  • Qual é a palavra?A professora fala uma palavra (BATATA) e os alunos repetem omitindo a sílaba inicial (TATA) ou a final (BATA)
  • Lá vai a barquinha carregadinha de...A professora fala uma LETRA (ou sílaba) e as crianças escolhem as palavras. Ex.: frutas iniciadas com M - maçã, morango, melão, etc...
  • Adivinhando a palavra -O professor fala uma palavra omitindo a sílaba final e os alunos devem adivinhar a palavra. (ou a inicial)
  • Quantas sílabas tem a palavra?A professora fala uma palavra e a criança risca no papel de acordo com o número de sílabas (ou faz bolinhas)
  • Descoberta de palavras com o mesmo sentido- Ajude o aluno a perceber que o mesmo significado pode ser representado por mais de uma palavra. Isso é fácil de constatar pela comparação de frases como as que se seguem: • O médico trata dos doentes • O doutor trata dos doentes. Forneça, em frases, exemplos do emprego de sinônimos de uso comum como: • Bonita, bela; • Malvado, mau; • Rapaz; moço • Bebê; neném; • Saboroso; gostoso...
  • Descoberta de palavras com mais de um significado -Com essa atividade, os alunos perceberão que palavras iguais podem ter significados diferentes. Ajude-os a formar frases com as palavras: manga, botão, canela, chato; corredor; pena, peça; etc
  • Respondendo a perguntas engraçadas -Faça-as pensar sobre a existência de homônimos através de brincadeiras ou adivinhações:• a asa do bule tem penas? • O pé da mesa usa meia? • A casa do botão tem telhado?
  • Escrita com música -1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos; 2) distribuir, entre as equipes, uma folha de papel; 3) apresentar às equipes uma música previamente selecionada pelo professor; 4) pedir que o aluno 1 de cada uma das equipes registre, na folha, ao sinal dado pelo professor, suas idéias, sentimentos, emoções apreendidas ao ouvir a música; 5) solicitar-lhe que, findo o seu tempo, passe a folha ao aluno 2, que deverá continuar a tarefa. E assim sucessivamente, até retornar ao aluno 1, que deverá ler o produto final de todo o trabalho para toda a classe.Observação: a folha de papel deverá circular no sentido horário.
  • Conversa por escrito -1) dividir a classe em duplas; 2) entregar a cada uma das duplas uma folha de papel; 3) pedir às duplas que iniciem uma conversa entre seus elementos (ou pares), mas por escrito.Observações: 1) a dupla poderá conversar sobre o que quiser, mas deverá registrar a conversa na folha recebida; 2) a dupla não precisará ler sua conversa à classe; apenas o fará, se estiver disposta a tanto.Objetivo específico dessa atividade: ensejar a reflexão sobre as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.
  • Interpretando por escrito -1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos cada uma; 2) numerá-los de 1 a 4; 3) distribuir, entre as mesmas, pequenas gravuras (se possível de pinturas abstratas); 4) solicitar que cada uma das equipes registre, por escrito, o que entendeu sobre os quadros propostos; 5) ler as interpretações obtidas.
  • Brincando com as cores -1) dividir a classe em equipes de 4 elementos; 2) numerar os participantes de cada uma; 3) distribuir, entre elas, as cores: atribuir uma cor (vermelho, verde, amarelo, azul, etc.) a cada uma das equipes ou grupos; 4) pedir que cada um dos elementos de cada uma das equipes registre, numa folha de papel que circulará entre os participantes, suas impressões a respeito da cor recebida; 5) solicitar das equipes a leitura das impressões registradas.Observações: a mesma atividade poderá ser realizada, mas sem a entrega de cores às equipes. Neste caso, cada um dos grupos deverá produzir um pequeno texto sobre uma cor, sem nomeá-la, mas procurando “dar pistas” a respeito da mesma, a fim de que os colegas possam descobri-la. Algumas equipes poderão ler seus textos e, se a cor não for descoberta, o professor poderá organizar uma discussão sobre esse fato, apontando, alguns fatores que talvez tenham dificultado a não identificação. Outra atividade com cores poderá ser a dramatização por meio de gestos, ou mímica, de uma cor escolhida pela(s) equipe(s).
  • Compondo um belo texto-poema -1) dividir os alunos em equipes ou grupos; 2) indicar a cada uma três substantivos - chave do poema: mar, onda, coqueiro; 3) marcar, no relógio, 10 (dez) minutos para a composição dos poemas; 5) expor, no mural de classe, os textos produzidos pelas equipes.
  • Cinema imaginário -1) dividir a sala em equipes ou grupos; 2) apresentar às equipes três ou quatro trechos (curtos) de trilhas sonoras de filmes; 3) solicitar que os alunos imaginem cenas cinematográficas referente às trilhas ouvidas; 4) interrogar os alunos sobre o que há de semelhante e o que há de diferente nas cenas imaginadas por eles.“A partir das respostas a essas perguntas, o professor discutirá, com os alunos, o papel do conhecimento prévio e o das experiências pessoais e culturais que compartilhamos, para que possamos compreender textos (verbais, não-verbais, musicados, ...)
  • Criação de um país imaginário -1) dividir os alunos em equipes ou grupos; 2) pedir-lhes que produzam um texto, com ou sem ilustração, descrevendo um país imaginário, de criação da equipe; 3) solicitar que cada uma dessas leia para as demais o texto produzido por ela; 4) afixar, no mural da sala, os textos produzidos pelas equipes.
  • “ Se eu fosse ...” -1) dividir a classe em equipes ou grupos; 2) pedir que cada uma complete as lacunas ou pontilhado com o nome de um objeto, animal, planta, personagem ou personalidade humana que gostaria de ser; 3) solicitar que escrevam e/ou desenhem a respeito do que gostariam de ser; 4) pedir que exponham suas produções aos colegas; 5) sugerir que as coloquem no mural ou varal de classe.
  • Jogo do segredo (telefone sem fio) -Dizer uma pequena frase a uma criança e ela diz essa frase ao ouvido da criança que está ao seu lado e assim sucessivamente até percorrer as crianças todas. A ultima diz a frase em voz alta para vermos se coincidiu com a frase inicial.
  • Jogo de formação de frases -Montagem: faça várias cartelas em cores diferenciadas, contendo: os substantivos, ações, conectivos e pontuação, separadamente. (ex: substantivos em rosa, conectivos em azul, etc.). Como jogar: a professora entrega a uma dupla de alunos cartelas contendo palavras, vogais e pontuação embaralhadas. Em seguida, pede a ela que forme as frases corretamente. Em outro momento, pergunta-lhe se é possível trocar elementos frasais com as demais duplas. Assim, os alunos treinam, de maneira lúdica, a comparação entre frases e entre elementos que estruturam uma frase, sem preocupar-se com nomenclatura. Em momento algum, a professora comenta a divisão de cores dos elementos. Ela deixa o aluno descobrir as diferenciações, instigando-o a reparar as diferenças. Outra forma de brincar é fazer com que uma criança monte a frase e a outra a leia em voz alta.



ATIVIDADE DE LETRAMENTO



Atividades do Dia Internacional da Mulher - 8 de março






Lembrancinha feita com lixa de unha, forminhas de brigadeiro e botões.

  • NADA MAIS CONTRADITÓRIO DO QUE SER MULHER...
  • MULHER QUE PENSA COM O CORAÇÃO, AGE PELA EMOÇÃO E... ... VENCE PELO AMOR.
  • ... TRANSMITE CADA UMA DELAS, NUM ÚNICO OLHAR. QUE VIVE MILHÕES DE EMOÇÕES NUM SÓ DIA E... 
  •  QUE COBRA DE SI A PERFEIÇÃO E VIVE ARRUMANDO DESCULPAS PARA OS ERROS, DAQUELES A QUEM AMA.
  •  QUE HOSPEDA NO VENTRE OUTRAS ALMAS, DÁ A LUZ E DEPOIS FICA CEGA, DIANTE DA BELEZA DOS FILHOS QUE GEROU.
  •  QUE DÁ AS ASAS, ENSINA A VOAR MAS NÃO QUER VER PARTIR OS PÁSSAROS, MESMO SABENDO QUE ELES NÃO LHE PERTENCEM.
  •  AINDA QUE SEU AMOR NEM PERCEBA MAIS TAIS DETALHES ... QUE SE ENFEITA TODA E PERFUMA O LEITO,
  •  QUE COMO UMA FEITICEIRA TRANSFORMA EM LUZ E SORRISO... ... AS DORES QUE SENTE NA ALMA, SÓ PARA NINGUÉM NOTAR.
  •  E AINDA TEM QUE SER FORTE, DAR O OMBRO PARA QUEM NELE PRECISE CHORAR.
  •  FELIZ DO HOMEM QUE POR UM DIA SOUBER, ENTENDER... ...A ALMA DA MULHER!
  •  Talmud Hebraico é um livro onde se encontram condensados todos os depoimentos, ditados e frases pronunciadas pelos Rabinos através dos tempos. Tem um que termina dizendo o seguinte: cuida-te muito em fazer chorar uma mulher, pois Deus conta as suas lágrimas. A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisoteada, nem da cabeça para ser superior, senão do lado para ser igual.... debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada!


 Mulher (Erasmo Carlos)


Dizem que a mulher
É o sexo frágil
Mas que mentira
Absurda!
Eu que faço parte
Da rotina de uma delas
Sei que a força
Está com elas...
Vejam como é forte
A que eu conheço
Sua sapiência
Não tem preço
Satisfaz meu ego
Se fingindo submissa
Mas no fundo
Me enfeitiça...
Quando eu chego em casa
À noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas prá quem deu luz
Não tem mais jeito
Porque um filho
Quer seu peito...
O outro já reclama
A sua mão
E o outro quer o amor
Que ela tiver
Quatro homens
Dependentes e carentes
Da força da mulher...
Mulher! Mulher!
Do barro
De que você foi gerada
Me veio inspiração
Prá decantar você
Nessa canção...
Mulher! Mulher!
Na escola
Em que você foi
Ensinada
Jamais tirei um 10
Sou forte
Mas não chego
Aos seus pés...
(Repetir a letra)









quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Planejamento para Maternal


Recebi pedidos de modelos de planejamento para Maternal 





Objetivos:
- Valorizar os conhecimentos prévios de cores que os alunos já diferenciam;
- Incentivar a observação e a expressão verbal (Que cor é esta?);
- Capacitar o aluno a identificar diferentes cores em diferentes formas.


SEGUNDA-FEIRA
Comunicação e Expressão

- Hora da História: Leitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.


- Observação: Qual das maçãs da história é a vermelha?


- Atividade: Na folha A3, pintar com pintura a dedo, a maçã vermelha.


- Cortar maçãs vermelhas e servir para os alunos degustarem.


TERÇA-FEIRA
Matemática


- Hora da História: Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.


- Observação: Quantas maçãs temos na história? Vamos procurar "coisas" vermelha em nossa classe? Vamos contar?


- Atividade: Contar os dedinhos de uma mão – de 1 a 5 (cantar juntos música com os nomes dos dedos)


- Carimbar a mãozinha com tinta vermelha na folha A3.


- Fazer juntos uma gelatina vermelha, deixar os alunos misturarem o pó na água, observando a cor vermelha firmar-se.



QUARTA-FEIRA
Natureza e Sociedade



- Hora da História: Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.
Contar a história de trás para frente, do fim para o começo, observar a reação dos alunos, incentivar suas manifestações.

- Observação: Qual cor de maçã você mais gosta? Qual bichinho da maçã você achou mais legal?


- Atividade: Recolher folhas de plantas de diferentes formas e tamanhos, observar suas cores, texturas. Colar as folhas na macieira impressa na folha A3.



QUINTA-FEIRA
Educação Física


- Hora da História: Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.
Contar a história imitando os movimentos dos bichinhos de cada maçã.
 
- Observação: Quem consegue imitar os bichinhos da maçã?

- Atividade: Traçar no chão, amplamente com giz, diferentes “cobrinhas”: retas, curvas, circulares, vai e vem... Desafiar os alunos a andar sobre os traçados.


SEXTA-FEIRA
Música e Arte 

- Hora da História: Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos.
-Contar a história ritmada, para cada página (cada bichinho de maçã), inventar uma voz diferente, com entonação bem variada (voz fina, voz grossa, voz alta, voz sussurrada, voz rouca, voz bem pausada, voz bem acelerada).


- Observação: Cantar com os alunos a música da cobra:


“A cobra não tem pé,
A cobra não tem mão,
Como é que ela sobe no pezinho de “maçã”?
Ela sobe, ela vira, ela desce,
ela dá uma requebrado!”


- A cada semana, pode ser mudada a fruta da árvore, conforme a cor que está sendo trabalhada.

- Atividade: Juntar folhas de jornal fazer com os alunos, uma bola de papel de jornal amassado. Incentivá-los a rasgar e amassar os jornais. Depois de feitas, as bolas mergulharão na tinta guache vermelha. Secas, enrole e amarre um fio de barbante comprido em cada bola, Os alunos poderão brincar com as bolas, jogando e puxando.

- Fazer com os alunos, um suco de morango (vermelho).

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