Atividades com giz
Objetivo(s)
-
Promover momentos de vivência
lúdica e socialização.
- Favorecer
o aprendizado de regras.
- Trabalhar
o movimento e a expressão corporal.
Conteúdo(s)
Movimento.
Ano(s)
Creche,
Pré-escola
Tempo
estimado
O ano todo, uma
vez por semana.
Material
necessário
Giz (ou carvão)
e pedrinhas.
Desenvolvimento
1ª etapa
Regras do
caracol
Para a creche
Uma por vez, as crianças saltam,
de casa em casa, em direção
ao centro do caracol, que é o céu. Chegando lá, descansam e voltam à primeira casa. Elas podem pular com os dois pés e, para isso, as casas são um pouco maiores do que as usadas com as
turmas do pré. Não vale pisar nas linhas ou
fora.
Para a pré-escola As casas
podem ser um pouco menores
e numeradas e só
vale pular num pé só. Cada criança lança uma pedrinha no 1 e começa a pular de casa em casa a partir do número 2. No céu, ela descansa
e faz o
percurso de volta, recolhendo a pedra e continuando
os pulos até terminar. Já fora do caracol, ela lança a pedrinha no 2, no 3 e
assim por diante. Quem pisar nas
linhas, saltar fora, jogar a pedra na casa errada ou se esquecer de pegá-la
perderá a vez.
Regras da toca
do coelho
Para a creche O número de círculos é igual ao de crianças. Cada uma se posiciona dentro
de uma toca. Juntas, todas cantam o versinho "coelho sai da toca, um,
dois, três!". No fim da frase, todos saem de seu círculo e procuram um novo
o mais rápido que conseguirem. Nessa faixa etária, a simples troca de toca já é um desafio.
Para a pré-escola Há um círculo a menos do que o número de crianças. Elas tiram na sorte quem será a raposa,
ou seja, o pegador. O restante da turma, depois de cantar "coelho sai da
toca, um, dois, três!", trocam de casa enquanto a raposa tenta capturar um
coelho. Quem for pego se torna o novo pegador.
Regras do
labirinto
Para a creche
Uma possibilidade é estabelecer um ponto no desenho, bem distante da criança, e pedir para que
ela chegue até lá. O desafio é seguir apenas pelas linhas riscadas no chão.
Para a pré-escola As crianças tiram na sorte quem será o pegador, que
começa o jogo no centro do círculo. Os demais participantes escolhem posições
em outros lugares do circuito. Só é permitido andar e correr sobre as linhas.
Ao encontrar um amigo, é preciso dar a volta e escolher outro caminho. Quem for
capturado também passa a seguir os amigos. Vence o último a ser pego. Se a
classe for grande, divida a turma em blocos para evitar congestionamentos.
Regras do circuito
Para a creche
As crianças percorrem trilhas riscadas no chão pisando
em linhas retas e curvas. A graça é variar os modos de completar os
circuitos: caminhando depressa, pulando
com os dois pés, andando
de lado ou com as mãos dadas com um amigo.
Para a pré-escola Além de ganhar círculos
e elipses de diferentes tamanhos, o circuito pode conter
elementos variados, incluídos pelo professor
e também pelos pequenos. Alguns exemplos: colchonetes para cambalhotas,
cordas que vão de um apoio a outro para que elas passem por baixo, túneis e
rolos como obstáculos para saltos. No início da brincadeira, mostre como
atravessar os obstáculos. Em um segundo momento, deixe
trechos em branco para que as
crianças inventem movimentos ou bifurque o caminho para que elas escolham entre um e outro
desafio. Mais tarde, também é possível dividir a turma em grupos para que construam
percursos sozinhos.
Avaliação
De acordo com a faixa etária das crianças,
observe se elas praticam os movimentos exigidos com mais qualidade, incluem
novas expressões corporais em seu repertório, aproveitam as oportunidades de socialização
para avançar em questões como colaboração e competição, conseguem seguir regras
cada vez mais elaboradas e constroem jogos.
Créditos: Ana Paula Yazbek Formação: Pedagoga e
capacitadora de professores do Centro de Estudos da Escola da Vila, Créditos:
Fernanda Ferrari Arantes Formação: Psicóloga, psicanalista e professora de
Educação Infantil da Escola Viva. Créditos: Marcelo Jabu Formação: Autor dos
PCNs de Educação Física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...