Ampliando
o brincar
Objetivo(s)
- Enriquecer o faz-de-conta com diversos tipos
de brinquedos.
- Desenvolver a brincadeira.
-
Promover a interação entre os colegas.
Conteúdo(s) Brincadeiras Ano(s)
Creche, Pré-escola Tempo estimado Livre.
Material necessário
Objetos do dia-a-dia e brinquedos industrializados, artesanais ou feitos
de sucata.
Desenvolvimento
1ª etapa
Organize os brinquedos na sala da maneira que achar mais
conveniente - uma sugestão é integrar os objetos do dia-a-dia (vassouras, pneus, pedaços de tecido etc.)
a todos os modelos de brinquedos disponíveis. Apresente o
ambiente aos pequenos, fazendo-os perceber
que existem outros
tipos de brinquedos além dos industrializados. Se houver produtos artesanais, conte à turma como foram feitos. Se possível, leve itens da
própria coleção de infância (bonecas, piões, carrinhos), explicando como você brincava
quando
criança. 2ª etapa
Deixe todos agirem
livremente, reorganizando o ambiente ou imaginando
outros usos para os móveis que você concebeu. Aproveite para investigar que tipo de brincadeira eles
inventam. Evite a abordagem direta:
prefira a observação, que servirá de base para
ampliar o faz-de-conta.
Avaliação
Preste atenção à interação e à socialização entre as crianças
e às formas como imitam,
reproduzem e recriam
as normas e os costumes que observam no meio
em que vivem. Use essas
observações para criar
objetos diferentes.
Créditos: Dilse Lopes
Monteiro Formação: Professora do CMEI Criança
Feliz, em Ariquemes, RO, e Adriana Klisys, consultora em Educação
Infantil da Caleidoscópio Brincadeira e Arte, em São Paulo. Créditos: Adriana
Klisys Formação: Consultora em Educação Infantil da Caleidoscópio Brincadeira e Arte, em
São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...