Apresentação do sistema numérico por meio dos rótulos dos alimentos
Objetivo(s)
Ler, comparar e ordenar números.
Conteúdo(s)
-
Investigação de algumas regularidades do sistema de numeração
-
Leitura e comparação de números
-
Análise das informações nos rótulos dos
alimentos
Ano(s)
Pré-escola
Tempo
estimado
5 a 6 aulas
Material necessário
Diferentes
embalagens de alimentos.
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
Algumas pesquisas mostram
que as crianças
relacionam os números
que falam e ouvem
no cotidiano com a escrita
e, assim, identificam algumas regularidades que vão ajudá-las a avançar no aprendizado sobre o
sistema numérico. Uma alternativa para impulsionar esse conhecimento pode
estar em um recurso
simples: uma coleção de diferentes embalagens de bebidas
e alimentos, por exemplo.
A sugestão desta
sequência didática é que, a partir do manuseio desse
material, você proponha desafios
aos pequenos, como procurar informações numéricas ou interpretar os números dos rótulos dos
alimentos (leia reportagem do projeto
"Emagrece, Brasil!" sobre como ler os dados das
embalagens). Comece com a análise da data de validade, do peso e das informações nutricionais e, em seguida,
proponha problemas pontuais de interpretação, produção e comparação.
Peça que as crianças tragam
de casa embalagens de alimentos como
cereal matinal, amido
de milho, café,
chocolate em pó, gelatina etc.
Quando já tiver
uma quantidade razoável (uma
média de 5 embalagens para
cada 4 crianças), divida a turma em grupos
e convide os pequenos a encontrar números
nos pacotes e a
pensar para que eles servem.
As crianças devem explorar as embalagens e discutir
nos grupos o que interpretaram. Organize uma socialização para
que dividam suas
descobertas, ideias e opiniões. É interessante gerar
condições para que contem as hipóteses
que encontraram e discutam as dos colegas.
Neste momento, levante
questões, como o exemplo a seguir: "Este grupo acredita que o número
que aparece na frente da embalagem indica
até quando o alimento pode ser ingerido. O que vocês pensam? Será
que este número
pode servir para
duas coisas diferentes?"
Para registrar as conclusões da turma, cole
uma embalagem desmontada em um cartaz e
destaque os diferentes números encontrados junto das hipóteses da turma para as funções de cada um. É
importante ter em mente que, nesta primeira etapa, o esperado é que as crianças descubram novas informações por meio da exploração dos materiais, por isso se
preocupe em provocar questionamentos e não em dar respostas.
2ª etapa
Encontrar o alimento mais pesado e o mais leve
Recupere o que foi aprendido na etapa anterior. Para isso, você
pode usar o cartaz já elaborado. Se considerar necessário, acrescente outras
informações ou questionamentos para
que as crianças avancem nas hipóteses.
Em seguida, entregue
quatro embalagens para
cada grupo e peça que descubram
os números que indicam
o peso dos produtos e mostrem quais
são os mais pesados. Uma dica para o sucesso
da atividade é procurar embalagens que tenham a mesma
unidade de medida
(como "gramas", por exemplo) e números
de dois ou três dígitos. Não há problema
em oferecer embalagens de alimentos iguais para
os diferentes grupos.
Exemplo: todos podem
ter uma caixa
de cereais, uma de amido
de milho, uma de gelatina
e outra de chocolate em pó.
Durante aproximadamente dez
minutos as crianças devem discutir nos grupos
como solucionar o problema. Ao longo da atividade, faça
uma observação minuciosa do
que os pequenos estão fazendo para reconhecer quais as estratégias utilizadas
por eles.
Logo após, selecione dois grupos que tenham respostas diferentes sobre o peso
dos pacotes. Essa seleção atende
a, pelo menos,
dois objetivos: o primeiro é ver
se todos consideraram o número
que representa o peso do alimento na embalagem. O outro
é evidenciar a maneira como
as crianças compararam os números e escolheram o mais pesado.
Atenção: o fundamental não é apontar erros e acertos, mas proporcionar o intercâmbio de diferentes ideias
e permitir que os pequenos
contem quais os critérios que utilizaram.
Considere que é possível que
os grupos considerem outros valores em vez da quantia de gramas para definir qual é
o mais pesado. Nessas situações, o professor
pode trazer algumas
embalagens para a roda e dizer coisas
como: "Percebi que o grupo
tal olhou para
o seguinte número
para saber quanto
pesava esta gelatina (apontando para a data de validade). Vocês acham que esse número mostra o peso deste
alimento? Para onde
temos que olhar
para descobrir o peso?
Existem outras maneiras de descobrirmos qual é o mais pesado sem olharmos para este
número?"
Esse momento serve
para compartilhar uma informação que pode não ser
evidente para todos
e que vai ajudá-los, no futuro, a resolver novos
desafios.
3ª etapa
Ordenar os alimentos pelo peso
Novamente, relembre o que já foi feito
e, em seguida, peça que as crianças organizem três ou quatro embalagens pelo peso. Para
dar conta dessa
tarefa, eles precisarão analisar
as escritas dos números considerando o que já sabem sobre
o sistema de numeração.
Esteja atento à complexidade do exercício! Se para alguns
for muito difícil
ordenar quatro embalagens, reduza para três
ou até mesmo
duas. Mais uma vez, as conclusões da turma devem
ser compartilhadas. Para que os pequenos
compreendam a regularidade do sistema numérico, levante pontos importantes na
organização, como:
- Os números que tem menos algarismos vêm primeiro;
- O número que começa com o algarismo
menor vêm na frente (no caso de números com a mesma quantidade de algarismos);
- Quando têm dois números
que começam com
o mesmo algarismo, temos que olhar para o segundo
para saber quem vem antes
É bem provável que as crianças
não utilizem a palavra algarismo, mas você pode informá-los dos nomes convencionais para que aprendam
a se expressar com maior precisão.
Avaliação
Analise se as crianças avançaram no uso social
dos números encontrados nos rótulos, na leitura, na comparação e na utilização das informações, como tabela nutricional e peso, como fonte de pesquisa. É importante também observar os critérios utilizados para fazer
as comparações. Pensando que o aprendizado do sistema numérico é sequencial, você
pode analisar aspectos como: os tópicos das discussões, os equívocos das crianças, as questões que
ainda poderiam ser
explorados e quais
outras informações podem
ser incluídas nas próximas aulas.
Créditos: Fernanda Glaessel
Ramalho Formação: Formadora de Professores da Rede Municipal de São Caetano
do Sul (SP)
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