Pontifícia Universidade Católica de
Goiás
Agrupamento. D1 (crianças de 03 a
04 anos)
Turno Matutino
Estagiárias Regentes: Isabela
Duarte e Ketlen Santos
Estágio Supervisionado II
Contação
De História
Tema:
Contação de história: Chapeuzinho Vermelho
1- Objetivos:
- Proporcionar situações que permitam que as crianças
desenvolvam a imaginação.
- Propor atividades que estimulem o uso dos sentidos
(visual, auditivo, paladar, olfato e o tato).
- Proporcionar dinâmicas que estimulem o trabalho em
equipe das crianças.
2- Conteúdos:
- Imaginação;
- Sentido;
- Socialização;
3- Procedimentos:
3.1- Retirar as mesas e cadeiras da sala.
3.2- Fazer uma roda para dialogar com as crianças. É
em seguida contar a história da Chapeuzinho Vermelho. Utilizando o livro, para
contar a história, mostrando as gravuras.
3.3- Ao final da história haverá uma carta deixada
pela personagem Chapeuzinho Vermelho, que conterá pistas de um tesouro que as
crianças terão que procurar, com o auxílio das estagiarias regentes, pelo
espaço da instituição. (Sala é parquinho).
3.4- Serão distribuídos capas vermelhas e mascaras de
lobo para as crianças.
3.4.1- Dizer para as crianças imaginar que estão em
uma floresta encantada.
3.4.2- Durante cada pista trabalhar o sentido que está
sendo usado pelas crianças.
3.5- A primeira pista estará na carta da Chapeuzinho
Vermelho que irá orientar as crianças para iniciar a caça ao tesouro. Nesta
pista estará escrito; ´´ Com seus grandes olhos, olhem ao seu redor, para a
próxima pista encontrar. Quando as crianças olharem ao redor encontrarão a
próxima pista.
3.6- Na segunda pista estará escrito; ´´Agora em
silêncio todos devem ficar porque a próxima pista com suas grandes orelhas irão
encontrar. Ao ouvir o som do ambiente as crianças escutarão sons de sinos que
os levarão a próxima pista.
3.7- Na terceira pista estará escrito; ´´ Respire
fundo! Você está sentindo esse cheiro? Siga o perfume, porque o tesouro vocês
já estão perto de encontrar.
3.8- Ao sentir o aroma ás crianças irão ao encontro da
cesta do tesouro. A cesta estará repleta de guloseimas para ás crianças que
estarão dentro de saquinhos escuros. As crianças deverão tentar descobrir o que
está dentro do saquinho. Após este momento todos poderão se deliciar com os
doces.
3.9- Ao final será feito uma roda para as crianças
contarem o que acharam da atividade. Durante a roda conversar com as crianças o
que é, os cinco sentido.
4- Duração da regência:
50 minutos
5- Recursos:
- Livro literário (Chapeuzinho Vermelho);
- x mascaras de lobo;
- x capas vermelhas;
- Máquinas fotográfica (celular);
- Cesta e doces;
- Um sino;
- Incenso;
- E.V.A e TNT;
6- Avaliação:
- Observar o envolvimento e participação das crianças:
O que gostaram mais? O que mais desafiou as crianças? Houve trabalho em equipe
Houve conflito?
- Observar e registrar em que medida os objetivos
foram alcançados.
- Registro fotográfico.
Plano 2
Contação
De História
Tema:
Contação de história: Teatro ‘’ Menina bonita do laço
de fita.’’
1- Objetivos:
- Despertar o prazer em ouvir história.
- Desenvolver a imaginação e a fantasia.
- Perceber o outro como deferente.
2- Conteúdo:
- Imaginação
- Fantasia
- Trabalhar as diferenças
3- Procedimentos:
3.1- Retirar as mesas da sala. Colocar as cadeiras de
forma que pareça um teatro, colocar um T.N.T na parede para servi de plano e
fundo.
3.2- As estagiárias regentes se fantasiarão da ‘’
Menina bonita do laço de fita e coelho’’, (a estagiaria regente que se
fantasiara de coelho narrara a história e farão um teatro).
3.3- Após o teatro será feito uma roda, para conversar
com as crianças sobre a história. Levantar algumas questões com as crianças.
Releia o trecho da história, ‘’ O coelho achava a menina a pessoa mais linda
que ele já tinha visto!’’. Converse com as crianças: O que e ser bonito, para
vocês?
3.5- De acordo com que a crianças forem falando,
enfatizar ó importância da diferença de cada um. Falar da importância de ser
diferente, questionar: Já pensou se todo mundo fosse igual?
3.6- Aproveitar a descoberta do coelho de que’’ a
gente se parece sempre e com os pais, os tios, os avos e até com os parentes
mais tortos’’ perguntar as crianças com quem elas acham que se parecem. Assim
com certeza aparecerão muitas respostas interessantes.
3.6- Propor uma atividade a qual as crianças faça um
desenho, com lápis de cor, delas com a pessoa (pai, mãe, tios, avós e outros)
que achem que se pareçam mais.
3.7- Logo em seguida, propor uma atividade de colagem,
em que as crianças colarão diferentes tipos de pessoas em um cartaz.
3.8- Trabalhar com as crianças o coelho: Onde ele
mora? O que ele come? Como ele e? Lembrar do dia que as professoras levarão um
coelho para o CMEI.
3.9- Propor que as crianças façam um desenho do
coelho.
4- Duração da regência:
50 minutos
5- Recursos:
- T.N.T
- Fantasia
- Folha A4
- Lápis de cor
- Cartolina
- Revistas
- Cola e tesoura
- Livro
6- Avaliação:
- Observar se as crianças passou a perceber as
diferenças.
- Observar se participarão de forma criativa na
realização da atividade e durante o teatro.
- Observar se as crianças tratam os colegas com
respeito e valoriza as diferenças de cada um.
Plano 3
Contação
De História
Tema:
Contação de história com avental do ‘’ Patinho feio’’.
1- Objetivos:
- Aprender reconhecer e a respeitar as diferenças
entre as pessoas.
- Despertar o prazer em ouvir história.
- Realizar trabalhos artísticos (desenhos e pinturas),
utilizando os personagens da história.
2- Conteúdos:
- Criatividade
- Trabalhar as diferenças
- Imaginação
3- Procedimentos:
3.1- Retirar as mesas e cadeiras da sala. Sentar as
crianças uma ao lado da outra.
3.2- Uma das estagiarias regentes irá colocar o
avental e contará a história, enquanto isso a outra estagiaria regente irá
organizar as crianças e o local que será usado para o próximo momento.
3.3- Após o termino da história dialogar com as
crianças: O que mais gostara? Lembra-los do que foi trabalhado na aula passada
‘’ Menina bonita do laço de fita’’, a respeito das diferenças.
3.4- Conversar com as crianças: Já que o patinho
morava na fazenda, quais os outros animais também viviam lá.
3.5- Cantar a música’’ Seu Lobato, tinha um sítio´´,
com as crianças, mostrando imagens em EVA, dos animais de acordo com que fomos
cantando os nomes dos animais.
3.6- Cantar a música dos cinco patinhos, com o auxílio
de palitoches da dona pata e seus cinco patinhos.
3.7- Propor uma atividade, em que será confeccionar a
imagem de um pato. Utilizando folhas A4, pegue a palma da mão da criança e
pinte com tinta guache amarela e preta, peça a criança para pressionar a mão na
folha. Depois desenhe as patas e o rosto do patinho.
4- Duração da regência:
50 minutos
5- Recursos:
- Livro literário (Patinho feio)
- Tinta guache
- Folhas A4
- Avental de história
- Palitoches
- Figuras em E.V.A
6- Avaliação
- Realizar registros fotográficos durante as
atividades.
- Observar a participação das criança durante a
contação da história e as canções.
- Observa as reações das crianças e participação
durante a pintura.
Plano 4
Contação
de História
Tema:
Contação de história com palitoches “Pinóquio”
1- Objetivos:
- Trabalhar as
formas geométricas: quadrado, circulo, retângulo e o triangulo.
- Identificar e
reconhecer a importância, dos valores na educação recebida pelos familiares,
bem como sua aplicação nos diversos segmentos sociais.
- Proporcionar
situações que permitam que as crianças elaborem as situações de conflito.
2- Conteúdos:
- Criatividade
- Trabalhar
valores familiares
- socialização
3- Procedimentos:
3.1- Retirar as
mesas e cadeiras da sala. Sentar as crianças uma ao lado da outra.
3.2- Contar a
história do Pinóquio utilizando palitoches. Interagir com as crianças durante a
contação.
3.3- Reunir os
alunos em roda e direcionar um diálogo sobre a história contada. Questionar a
respeito dos valores como: falar sempre a verdade, respeitar os mais velhos:
3.4- Passar um
pequeno vídeo da história “Pinóquio”, que mostra a consequência de quando não
respeitamos e ouvimos nossos pais direcionando o diálogo para os valores e
seguindo para o próximo momento.
3.5- Explicar para
as crianças as formas geométricas básicas como: quadrado, retângulo, círculo e
o triângulo, mostrando ás formas geométricas, que usaremos para a próxima
atividade.
3.6- Propor para
as crianças uma atividade de colagem e confecção do Pinóquio personagens da
história, com as formas geométricas que levaremos para a regência.
4- Duração:
50 minutos
5- Recursos:
-
Palitos
-
E.V.A
-
Livro
-
Cola
-
Vídeo
tv
6- Avaliação
- Observar se as
crianças participou de forma criativa nas atividades.
- Observar se as
crianças entenderão a importância dos valores.
- Observar se ouve
cooperação em todos os momentos e socialização.
Plano 5
Contação
de História
Tema:
Contação de história: Os três porquinhos.
1- Objetivos:
- Estimular a criatividade é imaginação.
- Trabalhar a importância do trabalho em equipe.
- Trabalhar os valores.
2- Conteúdos:
- Criatividade
- Importância do trabalho
3- Procedimentos:
3.1- Retirar as mesas e as cadeiras da sala.
3.2- Fazer uma roda e com o auxílio do livro dos três
porquinhos, ler a história, explorando o máximo a imaginação da criança.
3.3- Após a contação da história conversar com as
crianças, como imaginam a floresta? Os porquinhos? E as casas dos porquinhos?
3.4- Dividir a turma em três grupos levar folhas de
papel pardo, cortadas no formato de uma casinha, palitos de picolé, palha,
retângulos de papel cartão marrom, cola e giz de cera. Cada grupo vai se
responsabilizar por construir uma das casas.
3.5- Será entregue uma folha de papel A4 para cada
criança e propor que elas desenhem a sua casa.
4- Duração:
50 minutos
5- Recursos:
- Livro dos três porquinhos
- papel pardo
- palitos de picolé
- palha
- cola
- giz de cera
6- Avaliação:
- Observar o envolvimento das crianças em cada
atividade.
- realizar registros fotográficos durante as
atividades.
-Observar se houve trabalho em equipe e envolvimento
entre o agrupamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...