terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Projeto Conhecendo os Animais Marinhos


Projeto : Projeto Conhecendo os Animais Marinhos

JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu através da curiosidade das crianças em saber sobre os tubarões e as baleias, dando inicio no parquinho após um grupo de crianças brincarem de pescaria imaginaria usando galhos de arvores como vara de pesca e folhas como se fossem peixes , nesse momento Arthur falou que tinha pescado tubarão e que ele era muito grande e que iria comer as pessoas , nesse mesmo momento Inácio replicou dizendo que ele tinha pescado uma baleia e que ela iria comer o tubarão do Arthur. Nesse momento Laura perguntou onde os tubarões moravam e se eles tinham pés , Valentina logo se manifestou dizendo que o tubarão tem a calda igual da sereia e não tem pé , o pé dele aparecia quando ele saia da agua.   
A partir desses comentários surgiu o projeto o qual ira possibilitar o conhecimento sobre vida marinha através de atividades que promoverão a curiosidade e a autonomia da criança ao investigar e descobrir os diferentes animais que vivem no mar, suas características e importância para o meio ambiente. Além da ampliação do conhecimento social e natural, as atividades do projeto propiciarão conhecimento sobre a importância da preservação ambiental, assim como o desenvolvimento da expressão por diferentes linguagens, tais como fala, pintura e desenho.

OBJETIVO GERAL:
Ampliar o conhecimento das crianças  despertando a curiosidade e a reflexão em busca do conhecimento científico através da vivência.

 Objetivos:
· Identificar diferentes espécies de animais marinhos;
· Desenvolver o respeito ao meio ambiente;
· Despertar o carinho que devemos ter com os animais;
· Conscientizar-se da importância da preservação ambiental;

PROBLEMATIZAÇÃO:
·         Que animal é esse? (baleia, pinguim, tubarão, cavalo marinho, estrela do mar, peixes diversos (água doce e salgada), polvo, foca, leão marinho, tartaruga, arraia, urso polar, crustáceos: caranguejo, lagosta, ostra, camarão);
·         Onde eles vivem?
·         Quais animais marinhos também vivem na terra? (pinguim, foca, caranguejo, tartaruga).
·         O que eles comem?
·         Qual o seu tamanho?
·         Qual a sua cor?
·         Como se locomovem?
·         Quem conhece músicas que fala de peixe, tartaruga e caranguejo?
·         Os animais da água salgada vivem também na água doce?
·         Os animais da água doce vivem também na água salgada?

RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Livros paradidáticos que retratam o tema
·          
·         Material reciclável
·         Animais de pelúcia, plástico e etc.
·         Internet
·         Revistas
·         Som
·         Cd
·         DVD

MÚSICAS:
·         Peixe vivo
·         Se eu fosse um peixinho
·         Caranguejo não é peixe
·         Fundo do mar
·         Peixinhos do mar
·         Música do som das baleias – Expressão corporal
·         Festa no céu (A tartaruguinha)


CONTEÚDOS:
–Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito ao tema trabalhado.
-Contato com pequenos animais do fundo do mar.
-Grau de significado para a criança.
-Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural.

·         EIXOS A SEREM PESQUISADOS  :

·         Nomear diferentes tipos de Animais Marinhos;
·         Exploração Oral sobre o mar: o que eles conhecem sobre o mar, quem já foi à praia, quais os animais existem no fundo do mar, etc.
·         Listar os animais do fundo do Mar;
·         Conversas informais sobre cada animal;
·         Pesquisas em revistas.
·         Cantar músicas do tema;
·         Jogo da memória dos Animais Marinhos.
·         Pescaria.
·         Polvo (Quantos tentáculos têm o polvo?);
·         Tubarão (Meu nome na boca do Tubarão)
·         Observar e comparar os tamanhos;
·         Assistir filmes educativos que contam sobre os Animais Marinhos (Nemo, explorando quais os animais e outras vidas marinhas que eles reconhecem);
·         Assistir a algumas partes de um documentário onde mostrem as Baleias e os tubarões .
·         Criar um peixe de aquário;
·         Dobradura de peixe.
·         Colar figuras dos animais do fundo do mar;
·         Reprodução de uma obra de Romero Brito:
·         Peixe Vivo / Se eu fosse um peixinho.
·         -Caranguejo não é peixe.
·         Ted o polvo.
·         Música do som da Baleia - Expressão Corporal.



CONHECENDO OS ANIMAIS MARINHOS
                Após este  levantamento de ideias e do desejo de aprender das crianças o demos continuidade a aula, apresentado alguns materiais visuais (imagens, filmes ,  livros  e  brinquedos que representam alguns amimais marinhos ) para que as crianças pudessem conhecer esses animais  por fora, nomeando suas partes e características externas.Com estes instrumentos o exploramos toda a parte externa dos animais marinhos  e registramos  as informações deste momento listando as características de cada um deles expondo no mural da pesquisa.
Fizemos uma listagem também das informações sobre o que as crianças queriam aprender sobre esses animais. E o animal marinho que eles escolheram estudar primeiro foi o tubarão.
De início fizemos uma roda de conversa na qual, questionamos as crianças a respeito do que sabiam sobre os tubarões. Fizemos os primeiros  registros e  as primeiras informações que as crianças trouxeram,  e as questionamos a respeito do que gostariam de aprender sobre os tubarões. Fizemos um quadro expondo as ideias e informações das crianças para que nós pudéssemos  consultar durante todo o estudo.
O QUE JÁ SABEMOS SOBRE TUBARÕES
O QUE QUEREMOS SABER SOBRE TUBARÕES
  • Os tubarões vivem na água. Eles não comem plantas. Eles comem peixe. (Laura)
  • Os tubarões nadam, mordem, ...
  • Mordem os humanos! Ele é feroz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ( Arthur)
  • Tubarão é o maior. Maior, maior de todos. (Inacio)
  • Os tubarões nadam, mordem tudo e não podem respirar sem estar dentro d’água. (Arthur Davi)
  • Os tubarões ficam lá no mar. Ele vem pro raso morder as pessoas. (Isabela)
  • O que ele come;
  •  As partes do tubarão por fora e por dentro; 
  • Os tipos de tubarão;
  • Se os tubarões são ferozes;
  • Como os tubarões têm filhotes;
  • Como os tubarões são utilizados pelo homem.

Após este levantamento de ideias e do desejo de aprender das crianças demos continuidade a aula, apresentado alguns materiais visuais (imagens, filmes, livros e réplicas do animal - brinquedos que representam o tubarão) para que as crianças pudessem conhecer um tubarão por fora, nomeando suas partes e características externas. Em seguida trabalhamos atividade voltadas ao tubarão afim de saber se as crianças haviam absolvidos o que foi pesquisado e estudado. Trabalhamos os tipo de tubarões através de vídeos e jogo da memoria; colagem no cartaz sobre o tipo de alimento preferido pelo tubarão; conhecimentos matemáticos através de conceitos de medida quem é o maior e quem é o menor? Fazendo a comparação entre a criança e o tubarão; conhecimentos sobre letramento , trabalhando as letrinhas do nome com o jogo “ Meu nome na boca do tubarão” e Self  com o Tubarão. Foi notório o quantos foi divertido e prazeroso trabalhar o tubarão e quanto as crianças aprenderam sobre esse animal marinho fantástico.




Jogo da memória do Tubarão





Meu nome na boca do Tubarão - as crianças encontram as letras do nome que estão escondidas nos peixinhos, ao encontrar, coloca na boca do tubarão 





selfie com o tubarão!!!




 Tubarão feito de forminhas de brigadeiros 

As baleias também foram muito faladas pelos meninos.  Iniciamos nossa pesquisa em roda de conversa falando sobre as baleias, as crianças foram induzidas a deitarem no chão, fecharem os olhos e ouvirem um som. Ao terminarem de ouvi perguntamos a todos: “Que som é esse?”
Arthur – Uma Baleia!
Nicholas – Um boi!
Valentina – Um Gato?
Laura – Um porco!
Foram várias as tentativas para acertar, mais o Arthur foi o campeão ! Ele disse que tinha visto um filme na casa dele e que as baleias falavam assim. Passamos então para segunda parte “Tipos de Baleias” . Inserimos um vídeo sobre os tipos de baleia, as crianças se encantavam com tantas formas e tamanho, a maioria deu preferência pela baleia Orca por ter um poder de ataque muito grande e por matar ate tubarões: “ Eu sou a orca! ” Dizia alguns! trabalhamos os tipos de baleias e cada um tinha a sua preferida.
Valentina , Isabela e Laura – Cachalote
Nicholas, Arthur, Inácio e Gustavo – Orca
Maria Rita, Miguel, Alice e Davi – Jubart
E assim foram trabalhando as baleias. Pesquisamos sobre tamanhos, tipos, como nascem, onde vivem o que comem, foram muitas atividades trabalhadas sendo notório o aprendizado das crianças.  As atividades que mais se destacaram foram:



Pesquisa e roda de conversa sobre as baleias 






A baleia de Romero Britto












releitura da musica " A Baleia"



BALEIA AZUL - feita de forminhas de brigadeiro




Comparando os tamanhos 

                Estudamos sobre o polvo e o caranguejo, conhecemos o seu habitat, sua alimentação e como se locomovem. As crianças curtiram muito e brincaram várias vezes de andar como caranguejo. Realizamos atividades como colagem, alinhavos com movimentos de pinça, engates de miçangas, macarrão e canudos e pintura com tinta e pincel. Além de divertido, notamos a concentração e calma das crianças em executar essas atividade.








                       

2 comentários:

  1. Gostei muito do teu projeto. Obrigado por compartilhar ideia.

    ResponderExcluir
  2. boa noite por favor envia no meu e-mail patyapx@hotmail.com.br

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails