Projeto
: Projeto Conhecendo os Animais Marinhos
JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu
através da curiosidade das crianças em saber sobre os tubarões e as baleias,
dando inicio no parquinho após um grupo de crianças brincarem de pescaria
imaginaria usando galhos de arvores como vara de pesca e folhas como se fossem
peixes , nesse momento Arthur falou que tinha pescado tubarão e que ele era
muito grande e que iria comer as pessoas , nesse mesmo momento Inácio replicou
dizendo que ele tinha pescado uma baleia e que ela iria comer o tubarão do
Arthur. Nesse momento Laura perguntou onde os tubarões moravam e se eles tinham
pés , Valentina logo se manifestou dizendo que o tubarão tem a calda igual da
sereia e não tem pé , o pé dele aparecia quando ele saia da agua.
A partir desses
comentários surgiu o projeto o qual ira possibilitar o conhecimento sobre vida
marinha através de atividades que promoverão a curiosidade e a autonomia da
criança ao investigar e descobrir os diferentes animais que vivem no mar, suas
características e importância para o meio ambiente. Além da ampliação do
conhecimento social e natural, as atividades do projeto propiciarão
conhecimento sobre a importância da preservação ambiental, assim como o
desenvolvimento da expressão por diferentes linguagens, tais como fala, pintura
e desenho.
OBJETIVO
GERAL:
Ampliar
o conhecimento das crianças despertando
a curiosidade e a reflexão em busca do conhecimento científico através da
vivência.
Objetivos:
· Identificar diferentes espécies de animais
marinhos;
· Desenvolver o respeito ao meio ambiente;
· Despertar o carinho que devemos ter com os
animais;
· Conscientizar-se da importância da preservação
ambiental;
PROBLEMATIZAÇÃO:
·
Que
animal é esse? (baleia, pinguim, tubarão, cavalo marinho, estrela do mar,
peixes diversos (água doce e salgada), polvo, foca, leão marinho, tartaruga,
arraia, urso polar, crustáceos: caranguejo, lagosta, ostra, camarão);
·
Onde
eles vivem?
·
Quais
animais marinhos também vivem na terra? (pinguim, foca, caranguejo, tartaruga).
·
O
que eles comem?
·
Qual
o seu tamanho?
·
Qual
a sua cor?
·
Como
se locomovem?
·
Quem
conhece músicas que fala de peixe, tartaruga e caranguejo?
·
Os
animais da água salgada vivem também na água doce?
·
Os
animais da água doce vivem também na água salgada?
RECURSOS DIDÁTICOS:
·
Livros
paradidáticos que retratam o tema
·
·
Material
reciclável
·
Animais
de pelúcia, plástico e etc.
·
Internet
·
Revistas
·
Som
·
Cd
·
DVD
MÚSICAS:
·
Peixe
vivo
·
Se
eu fosse um peixinho
·
Caranguejo
não é peixe
·
Fundo
do mar
·
Peixinhos
do mar
·
Música
do som das baleias – Expressão corporal
·
Festa
no céu (A tartaruguinha)
CONTEÚDOS:
–Participação
em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam
respeito ao tema trabalhado.
-Contato
com pequenos animais do fundo do mar.
-Grau
de significado para a criança.
-Possibilidade
de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e
natural.
·
EIXOS
A SEREM PESQUISADOS :
·
Nomear
diferentes tipos de Animais Marinhos;
·
Exploração
Oral sobre o mar: o que eles conhecem sobre o mar, quem já foi à praia, quais
os animais existem no fundo do mar, etc.
·
Listar
os animais do fundo do Mar;
·
Conversas
informais sobre cada animal;
·
Pesquisas
em revistas.
·
Cantar
músicas do tema;
·
Jogo
da memória dos Animais Marinhos.
·
Pescaria.
·
Polvo
(Quantos tentáculos têm o polvo?);
·
Tubarão
(Meu nome na boca do Tubarão)
·
Observar
e comparar os tamanhos;
·
Assistir
filmes educativos que contam sobre os Animais Marinhos (Nemo, explorando quais
os animais e outras vidas marinhas que eles reconhecem);
·
Assistir
a algumas partes de um documentário onde mostrem as Baleias e os tubarões .
·
Criar
um peixe de aquário;
·
Dobradura
de peixe.
·
Colar
figuras dos animais do fundo do mar;
·
Reprodução
de uma obra de Romero Brito:
·
Peixe
Vivo / Se eu fosse um peixinho.
·
-Caranguejo
não é peixe.
·
Ted
o polvo.
·
Música
do som da Baleia - Expressão Corporal.
CONHECENDO OS ANIMAIS
MARINHOS
Após
este levantamento de ideias e do desejo de aprender das crianças o
demos continuidade a aula, apresentado alguns materiais visuais (imagens,
filmes , livros e
brinquedos que representam alguns amimais marinhos ) para que as crianças
pudessem conhecer esses animais por
fora, nomeando suas partes e características externas.Com estes instrumentos o
exploramos toda a parte externa dos animais marinhos e registramos
as informações deste momento listando as características de cada um deles
expondo no mural da pesquisa.
Fizemos uma listagem também das
informações sobre o que as crianças queriam aprender sobre esses animais. E o
animal marinho que eles escolheram estudar primeiro foi o tubarão.
De início fizemos uma roda de
conversa na qual, questionamos as crianças a respeito do que sabiam sobre os
tubarões. Fizemos os primeiros registros
e as primeiras informações que as
crianças trouxeram, e as questionamos a
respeito do que gostariam de aprender sobre os tubarões. Fizemos um quadro
expondo as ideias e informações das crianças para que nós pudéssemos consultar durante todo o estudo.
O QUE JÁ SABEMOS SOBRE TUBARÕES
|
O QUE QUEREMOS SABER SOBRE
TUBARÕES
|
|
|
Após este levantamento de ideias
e do desejo de aprender das crianças demos continuidade a aula, apresentado
alguns materiais visuais (imagens, filmes, livros e réplicas do animal -
brinquedos que representam o tubarão) para que as crianças pudessem conhecer um
tubarão por fora, nomeando suas partes e características externas. Em seguida
trabalhamos atividade voltadas ao tubarão afim de saber se as crianças haviam
absolvidos o que foi pesquisado e estudado. Trabalhamos os tipo de tubarões
através de vídeos e jogo da memoria; colagem no cartaz sobre o tipo de alimento
preferido pelo tubarão; conhecimentos matemáticos através de conceitos de
medida quem é o maior e quem é o menor? Fazendo a comparação entre a criança e
o tubarão; conhecimentos sobre letramento , trabalhando as letrinhas do nome
com o jogo “ Meu nome na boca do tubarão” e Self com o Tubarão. Foi notório o quantos foi
divertido e prazeroso trabalhar o tubarão e quanto as crianças aprenderam sobre
esse animal marinho fantástico.
Jogo da memória do Tubarão
Meu nome na boca do Tubarão - as crianças encontram as letras do nome que estão escondidas nos peixinhos, ao encontrar, coloca na boca do tubarão
selfie com o tubarão!!!
Tubarão feito de forminhas de brigadeiros
As baleias também foram
muito faladas pelos meninos. Iniciamos
nossa pesquisa em roda de conversa falando sobre as baleias, as crianças foram
induzidas a deitarem no chão, fecharem os olhos e ouvirem um som. Ao terminarem
de ouvi perguntamos a todos: “Que som é esse?”
Arthur – Uma Baleia!
Nicholas – Um boi!
Valentina – Um Gato?
Laura – Um porco!
Foram várias as
tentativas para acertar, mais o Arthur foi o campeão ! Ele disse que tinha
visto um filme na casa dele e que as baleias falavam assim. Passamos então para
segunda parte “Tipos de Baleias” . Inserimos um vídeo sobre os tipos de baleia,
as crianças se encantavam com tantas formas e tamanho, a maioria deu
preferência pela baleia Orca por ter um poder de ataque muito grande e por
matar ate tubarões: “ Eu sou a orca! ” Dizia alguns! trabalhamos os tipos de
baleias e cada um tinha a sua preferida.
Valentina , Isabela e
Laura – Cachalote
Nicholas, Arthur, Inácio
e Gustavo – Orca
Maria Rita, Miguel,
Alice e Davi – Jubart
E assim foram trabalhando
as baleias. Pesquisamos sobre tamanhos, tipos, como nascem, onde vivem o que
comem, foram muitas atividades trabalhadas sendo notório o aprendizado das
crianças. As atividades que mais se
destacaram foram:
Pesquisa e roda de conversa sobre as baleias
A baleia de Romero Britto
releitura da musica " A Baleia"
BALEIA AZUL - feita de forminhas de brigadeiro
Comparando os tamanhos
Estudamos sobre o polvo e o caranguejo, conhecemos o seu habitat, sua
alimentação e como se locomovem. As crianças curtiram muito e brincaram várias
vezes de andar como caranguejo. Realizamos atividades como colagem, alinhavos
com movimentos de pinça, engates de miçangas, macarrão e canudos e pintura com
tinta e pincel. Além de divertido, notamos a concentração e calma das crianças
em executar essas atividade.
Gostei muito do teu projeto. Obrigado por compartilhar ideia.
ResponderExcluirboa noite por favor envia no meu e-mail patyapx@hotmail.com.br
ResponderExcluir