“Somos todas crianças”.
Conversa sobre o tema e deixar os alunos
argumentar sobre o mesmo.
Mostrar fotos de crianças negras, brancas,
japonesas, louras e etc.;
Argumentar sobre a mistura de raças e cultura de
cada um:
Você se parece com alguma das crianças da cena?
E seus colegas de turma?
- Quais
são as semelhanças? E as diferenças?
.
História “O menino e o espelho”:
1º
contar a história;
2º
questionar sobre a mesma e deixar as crianças argumentar suas opiniões e
desejos;
3º
Momento de levar as crianças para se olhar no espelho:
- Nessa
atividade é importante destacar que cada criança é única apesar de apresentar
semelhanças com outras pessoas.
- Fazer seu auto-desenho a partir da foto do seu
rosto.
O Menino e o
Espelho
Um dia, o pai de
Woo Sing chegou em casa com um espelho trazido da cidade grande. Woo Sing nunca
vira um espelho na vida. Dependuraram-no na sala enquanto ele estava brincando
lá fora; quando voltou, não compreendeu o que era aquilo, pensando estar na
presença de outro menino.
Ficou muito
alegre, achando que o menino viera brincar com ele, falou muito amigavelmente
com o desconhecido, mas não teve resposta.
Riu e acenou para
o menino no vidro, que fazia a mesma coisa, exatamente da mesma maneira.
Então, Woo Sing
falou:
- Vou chegar mais
perto. Pode ser que ele não esteja me escutando.
Mas quando começou
a andar, o outro menino logo o imitou. Woo Sing estacou e ficou pensando nesse
estranho comportamento. E disse para si mesmo:
- Esse menino está
zombando de mim; faz tudo o que eu faço!
E quanto mais
pensava, mais zangado ficava. E logo reparou que o menino estava zangado
também. Isso acabou por irritá-lo mais ainda e deu um tapa no menino, mas só
conseguiu machucar a mão, e foi chorando até seu pai.
O seu pai então
lhe disse:
- O menino que
você viu era a sua própria imagem. Isso deve ensinar você uma importante lição,
meu filho. Tente não perder a cabeça com as outras pessoas. Você bateu no
menino no vidro e só conseguiu machucar a si mesmo.
Na vida real é assim,
quando você agride sem motivo, o mais magoado é você mesmo
DESENHO A PARTIR DO ROSTO DA CRIANÇA
INTENCIONALIDADE
Conhecer e respeitar os diferentes costumes das
famílias, grupos e povos;
Desenvolver habilidades sociais;
Questionar e argumentar através da interpretação
da historia o menininho e o espelho
Reconhecer a sua imagem no espelho e construir
seu autorretrato
|
3 DIA
FICHA DO NOME
Colocar a ficha do nome na mesa e em seguida
distribuir o alfabeto móvel para que as crianças formem o seu nome.
Uma folha será entregue as crianças com o nome
dela, vamos contornar o nome com cola colorida para que eles aprendam o
contorno do nome e depois de seco sintam sua textura.
Entregaremos a letra inicial do nome de cada
criança e com massinha de modelar elas formarão a primeira letra do nome.
INTENCIONALIDADE
-Identificar a escrita do seu nome
- Conhecer as letras que fazem parte dele
- Identificar a letra inicia do seu nome
4º DIA
“Dança da Cadeira com
os nomes “
Faremos um círculo de cadeiras com quantidade de crianças presentes e em
cima de cada cadeira colocaremos a ficha com o nome da criança. Colocar uma
música para tocar, a criança devera roda em volta e quando a música parar, ela
deverá procurar a cadeira com o nome dela e sentar.
Quebra-cabeça com o nome
|
Entregar as fichas do nome com o jogo e observar
as crianças montarem
INTENCIONALIDADE
-Identificar a escrita do seu nome
- Conhecer as letras que fazem parte dele
5º DIA
Quantas letras tem o
seu nome ?
Usar um cartaz com números para que as crianças
contem e identifiquem quantas letas tem o seu nome
|
|
INTENCIONALIDADE
- Conhecer as letras que fazem parte dele
- Identificar a quantidade de letra que forma o seu nome
|
|
|
|
VC ME AJUDOU MUITO! OBRIGADA!
ResponderExcluirQue atividades perfeitas, obrigada pela ajuda. Deus te abençõe.
ResponderExcluirTrabalho bem elaborado com crianças
ResponderExcluirParabéns pela dedicação e tbm compartilhar conosco
Maravilha viu. 👏👏👏👏
ResponderExcluirPerfeita essa atividade, me tirou do sufoco.🙏
Gratidão 🤝
Atividades perfeitas! Estou amando este blog. Parabéns!
ResponderExcluir