Plano de Aula
Período: 08/09 a 11/09
Projeto : Amimais a nossa volta - Conhecendo para conviver bem...
Objetivo da semana:
* Conhecer a vaca apontando para sua diversidade (locais onde
vivem sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a sua
espécie);
Data: 08/09/2015 (Terça-feira)
Acolhida em sala – Receber
as crianças com alegria, chamando-as pelo nome. Pedir para que guardem seu
material e encaminha-las aos cantinhos de brinquedos.
Cantinhos de
brinquedos afetivos: casinha, bonecas, carrinhos. Esses cantinhos visam
integrar as outras crianças, e incentiva-las a compartilhar os brinquedos e
respeitar os combinados.
Colação –
Desenvolver nas crianças o gosto pelos alimentos oferecidos pelo CMEI. Orientar
quanto a organizar na hora do lanche, a necessidade de se alimentar bem, etc.
ATIVIDADE:
*Iniciar com a conversa na rodinha sobre o que é uma fazenda
ou sítio mostrando uma gravura.
Quem mora lá?
Quais são os animais que vivem na fazenda?
Eles mordem?
O que eles comem?
*Ensinar a música seu “Lobato tinha um sítio”:
SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E NO SEU SÍTIO TINHA UM
CACHORRO, IA, IA, Ô! Era AU, AU, AU PRA CÁ ERA AU, AU, AU PRA LÁ ERA AU, AU,
AU, PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E NO SEU
SÍTIO TINHA UMA GALINHA, IA, IA, Ô! ERA COCORICÓ PRA CÁ ERA COCORICÓ PRA LÁ ERA
COCORICÓ PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E NO
SEU SÍTIO TINHA UMAVACA, IA, IA, Ô! ERA MU, MU, MU PRA CÁ ERA MU, MU, MU PRA LÁ
ERA MU, MU, MU PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E
NO SEU SÍTIO TINHA UM PATO, IA, IA, Ô! ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA CÁ ERA QUÁ, QUÁ,
QUÁ PRA LÁ ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! IA, IA, Ô IA, IA,Ô SEU
LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E NO SEU SÍTIO TINHA UM CAVALO, IA, IA, Ô! ERA
QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA CÁ ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA LÁ ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA TODO LADO,
IA, IA, Ô! IA, IA, Ô IA, IA,Ô
Fazer um cartaz com a musica e fazer animaizinhos usando o
carimbo das mãos e tinta.
Parque : Proporcionar
o desenvolvimento físico e motor como pular, correr, escalar , subir, descer
etc.
Colação e banho:
Serviremos a colação e iniciaremos o banho, colocaremos músicas do o DVD
“galinha pintadinha” para as crianças ouçam e assistam aguardando o banho.
Almoço e descanso:
Alimentação organizada de acordo com a faixa , organizaremos o descanso das
crianças, colocando músicas suaves (Clássicos para bebês).
Data: 09/09/15 (Quarta-feira)
Acolhida em sala –
Receber as crianças com alegria, chamando-as pelo nome. Assistir o dvd com a
historia da sementinha.
Massinha de modelar
– Modelagem com massinha. As crianças receberão as massinhas nas cores
escolhidas pelas mesmas, e com a massinha e a ajuda das professoras farão
modelagem de sementinhas conforme desejarem.
Chamada – Cantar
a música: A canoa virou e ir dizendo o nome da criança conforme a ficha que
será apresentada pela professora entregar cada criança.
Músicas – Cantar
músicas infantis, cantigas populares, etc. Nesse momento é possível trabalhar a
linguagem oral, a expressão corporal e o repertório musical das crianças com
apresentações feitas pelas mesmas. Músicas principais: Fui morar numa casinha,
o sítio do Sr. Lobato, o sapo.
ATIVIDADE: (EMOÇÃO,
SENSIBILIZAÇÃO, INTERAÇÃO SOCIAL E A SIMBOLIZAÇÃO)
*Levar a surpresa do dia “VACA” (vaca de pelúcia de
preferência); Discutir todo o conhecimento da turma sobre o tema.
*Mostrar vídeo que tenha vacas, bois e outros bichos da
fazenda.
*Fazer vacas usando a mão e tinha e colar no cartaz com a
escrita de algumas falas dos pequenos sobre a
vaca.
Hora da
brincadeira: Incentivar o faz de contar distribuindo brinquedos variados
deixando a criança brincar livremente.
Colação e banho:
Serviremos a colação e iniciaremos o banho, colocaremos músicas do o DVD
“Diante do trono infantil” para as crianças ouçam e assistam aguardando o
banho.
Almoço e descanso:
Alimentação organizada de acordo com a faixa , organizaremos o descanso das
crianças, colocando músicas suaves (Clássicos para bebês).
Data: 10/09/15 (Quinta-feira)
Acolhida em sala – Receber
as crianças com alegria, chamando-as pelo nome. Pedir para que guardem seu
material e encaminha-las ao tapete para brincarem com os jogos de montar (lego)
Blocos de montar. Os
blocos serão colocados sobre as mesas e as crianças poderão escolher onde
sentar. As crianças poderão montar o que quiserem com o auxilio das
professoras.
Parquinho -
Propiciar momento de brincadeiras livres, desenvolvimento da coordenação
motora, compartilhamento de brinquedos, criação de regras, etc.
ATIVIDADE (TRABALHAR A EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS- TATO,
VISÃO E AUDIÇÃO)
*Ler com eles o livro sons dos animais. Mostrar os sons,
pedir que repitam em especial o som da vaca; Com a surpresa deixá-los tocar,
comparar com outros objetos, tapar os olhos dos alunos e pedir que descubram em
que estão tocando, fazer também com os sons dos animais. *Passar o DVD Animais
da fazenda -, OS PEQUERRUCHOS NA FAZENDA. *Cantar a canção O sítio do seu
lobato.
Brincadeiras no pátio.
As crianças poderão escolher os brinquedos (carrinhos, motocas, bolas). O
objetivo das brincadeiras além de socializar com os colegas, as crianças
poderão aprender a compartilhar os brinquedos e criar regras de convivência.
Colação e banho:
Serviremos a colação e iniciaremos o banho, colocaremos músicas do o DVD “galinha
pintadinha” para as crianças ouçam e assistam aguardando o banho.
Almoço e descanso:
Alimentação organizada de acordo com a faixa , organizaremos o descanso das
crianças, colocando músicas suaves (Clássicos para bebês).
Data: 11/09/15 (Sexta-feira)
Acolhida em sala
– Receber as crianças com alegria, chamando-as pelo nome. Pedir para que
guardem seu material e encaminha-las aos cantinhos de brinquedos.
Chamada – Colocar
as fichas das crianças sobre a mesa. Pedir para que cada criança pegue uma
ficha a qual eles deverão identificar pela foto. (as fichas contêm o nome da
criança e sua foto).
Músicas – Cantar
músicas infantis, cantigas populares, etc. Nesse momento é possível trabalhar a
linguagem oral, a expressão corporal e o repertório musical das crianças com
apresentações feitas pelas mesmas. Músicas principais: O sapo não lava o pé,
fui morar numa casinha, cabeça, ombro, joelho e pé.
Atividade:
*Montar um a fazenda em um canto da sala. Colocar os animais conforme for
trabalhando os bichos. Vamos hoje colocar as vaquinhas . Em seguida vamos
imitar a vaquinha andando com o joelho e as mãos no chão imitindo o som que ela
faz .
Colação e banho:
Serviremos a colação e iniciaremos o banho, colocaremos músicas do o DVD
“Pequenuchos” para as crianças ouçam e assistam aguardando o banho.
Almoço e descanso:
Alimentação organizada de acordo com a faixa , organizaremos o descanso das
crianças, colocando músicas suaves (Clássicos para bebês).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...