Projeto “Cantando a Gente Brinca, Brincando a Gente
Aprende”
Agrupamento: Berçário 06 meses a 1 anos
JUSTIFICATIVA:
Durante o trabalho realizado na turma do agrupamento A Berçário ,
percebemos o grande interesse que os bebês têm por sons e músicas. Em todos os
momentos que estão brincando sempre estão batendo palmas, batendo um objeto no
outro ou emitindo sons com a boca como se estivesse cantando. Ao assistirem o
DVd da Galinha Pintadinha, batem palmas e sacodem os pés quando aparecem as
imagens das musicas. Partindo dessas observações nasceu o projeto: “Cantando a
Gente Brinca, Brincando a Gente Aprende”. Por meio desse projeto, queremos
ampliar o repertório musical dos bebês, oportunizando diferentes atividades de expressão e comunicação oral, facilitando o
processo de socialização.
Através do projeto ““Cantando a Gente Brinca, Brincando a Gente Aprende”.” ofereceremos
às crianças do Agrupamento A, a oportunidade de descobrir através da música,
sua agilidade, força física e a possibilidade de novas experiências,
permitindo-lhes conhecer funções de seu corpo, explorando as diversas formas
sonoras de expressar e comunicar sensações.
OBJETIVO GERAL:
Atividades
que estimulem e permitam um contato direto e indireto dos bebês com sons em
geral.
OBJETIVOS:
*
Ouvir, perceber e discriminar materiais sonoros
diversos, fontes sonoras e produções musicais;
*
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir
criações musicais;
*
Expressar sensações e sentimentos por meio das
brincadeiras com a música
*
Construir instrumentos musicais a partir de sucatas
*
Conhecer os sons de diferentes tipos de
instrumentos musicais
*
Estimular a percepção visual, tátil e auditiva.
*
Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais
INTRODUÇÃO:
A música possui um papel importante
na educação das crianças. Ela pode contribuir para o desenvolvimento
psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, é facilitadora do processo
de construção e ampliação do conhecimento e favorece o desenvolvimento da
sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da
imaginação, da memória, da concentração e da atenção. O ritmo das canções
incentiva as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de
despertar o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu
desenvolvimento educacional.
Nos primeiros anos, a prática musical poderá ocorrer por
meio de atividades lúdicas. O professor estará contribuindo para o
desenvolvimento da percepção e atenção dos bebês quando canta para eles, produz
sons vocais diversos por meio da imitação de vozes de animais, ruídos, sons
corporais, embalos e dança com as crianças.
A música
está sempre presente no nosso dia a dia. Ela faz parte da rotina, referenciando
as atividades e embalando as atividades corporais, permitindo uma maior
plenitude de movimentos.
CONTEÚDOS:
IDENTIDADE E AUTONOMIA.
*
Eu e o outro
*
Comunicação e expressão: corporal e oral
*
Repouso
ARTES VISUAIS.
*
Exploração de materiais
MÚSICA.
*
Canto
*
Linguagem musical
*
Ritmos e gêneros musicais
CORPO E MOVIMENTO
*
Expressividade
MÚLTIPLAS LINGUAGENS
*
Oral
*
Musical
*
Artística
*
corporal
METODOLOGIA (ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS):
*
Selecionar músicas infantis e gravar um cd para
cada criança.
*
Escolher músicas para confeccionar para trabalhar com
diferentes tipos de materiais como tinta
guache e dobraduras .
*
Confeccionar um móbile para a sala com os
instrumentos.
*
Músicas com gestos: Parabéns pra você, jacaré,
borboletinha, seu Noé.
*
Música para hora do banho..
*
Convidar alguém para cantar e tocar violão para as
crianças.
*
Dvds de músicas para receber os bebês (Xuxa
Só Para Baixinhos, Bebê Mais Musicas, Cocoricó e Galinha Pintadinha).
*
Produzir sons com diferentes partes do corpo.(
palmas, estalos de língua e dedos).
*
Utilizar a bandinha do CMEI para mostrar diferentes
tipos de instrumentos musicais;
Relato das atividades realizadas durante o projeto:
Iniciamos
nosso projeto: “Cantando a Gente Brinca, Brincando a Gente Aprende” trabalhando instrumentos musicais . Todos os
dias antes de iniciarmos as atividades propostas cantávamos musicas como pintinho amarelinho,
loja do mestre André, Não atire o pão no gato para os bebês, os quais gostam muito,
sacudindo as mãozinhas o pés e até a cabecinha fazendo uso explicito da
linguagem corporal, diante disso passamos a usar instrumentos musicais tais
como chocalhos e reco-reco e tambor ,
eles amavam participar desse forma e ficaram felizes quando as professoras
sacudiram os chocalho, nesse momentos eles demostraram sua felicidade
fazendo sons com a boca como se estivessem cantando. Notamos nesse
momento a interação de todos e o interesse de estar em rodinha cantado com os
coleguinhas.
Para a
educadora musical Teca Alencar de Brito, a criança está sempre interagindo com
o ambiente sonoro que a cerca e consequentemente, com a música. A autora
considera que desde o berço a criança começa seu processo de musicalização,
através do contato com sons do cotidiano, incluindo a música.
“Neste sentido, as cantigas de
ninar, as canções de roda, as parlendas e todo tipo de jogo musical tem grande
importância, pois é através dessas interações que os bebês desenvolvem um
repertório que lhes permitirá comunicar-se pelos sons (Brito, 2003, p.35)”.
Teca Alencar de Brito (2003) também
explica que esse envolvimento da criança
pequena com a música, proporcionando momentos de comunicação e troca, favorece
o desenvolvimento afetivo, cognitivo, bem como a criação de vínculos fortes
tanto com os adultos quanto com a música. Observamos muito isso nos momento de
roda de musica , quando sentávamos e começávamos a cantar os bebês vinha até
nos e no observam cantando e fazendo gestos os que mais gostavam desses
momentos era a Beatriz, o Heitor, o Enzo, a Marilia , o Samuel, Noah e o Davi,
interagiam sempre principalmente na musica Pintinho Amarelinho e tra-la-la.
Notamos também
que cada bebê deu preferencia a um instrumento musical Arthur
e Heitor tiveram preferência pelo tambor e por chocalhos , ao
confeccionarmos chocalhos com garrafas pet e fizemos um mobile, eles se
encantaram com tanta cor e barulho, e ficavam quase o tempo todo brincando com
os chocalhos que colocamos em um móbile na sala, se divertindo com os sons e
movimentos contemplando o nosso projeto. Anna Julia e Davi Augusto demoram para
entender os sons que os objetos emitiam , mas quando entenderam passavam um bom
tento sacudindo o mobile . Enquanto a Noah , Miguel e Marilia não podiam ver um
musica tocando que pegavam o chocalho do mobílie e balançavam entendendo que o
som que saia do chocalho era compatível a musica do DVD.
Trabalhamos
atividades musicais como Pintinho amarelinho , Galinha pintadinha, A canoa
Virou , indiozinho, Borboletinha, a minhoquinha e o leão, e o Avião com o carimbo das mão , pés e dobraduras, notamos
que os bebê além de sentirem a textura da tinta nas mãos e nos pé acharam engraçado e diferente. O detalhe importante
que devemos ressaltar foi ao mostramos a musica O Avião, o movimento que essa
musica proporciona de subir, descer, voar e aterrissar, utiliza-se muitos
movimentos, a qual levamos em consideração
a linguagem corporal, notamos que o Heitor, Marilia, Noah, Samuel e João
Pedro fizeram corretamente os movimentos dessas musica fazendo ligação da
musica a esse tipo de linguagem. Ao utilizarmos essas musicas, ampliamos novas
descobertas também com o uso da tinta,
observando que ela era fria , molhada,
notamos isso, pois os bebês abriam e
fecham as mãos sentindo a textura da mesma. Todas
essas atividades foram feita de forma tão prazerosa que todas as vezes que
pegávamos a tinta , o pincel ou o papel eles vinham correndo ate nos e
começavam a bate a mãozinha na mesa como se entendessem que era hora da
atividade. Ao finalizarmos, alguns como
Heitor , Beatriz, Davi Enzo, Samuel e Arthur iam ate atividade pregada na
parede e batiam a mãozinha, balbuciando
a musica cantada naquela atividade
Finalizamos
o projeto convidando o Flavio Henrique o pai do Samuel , o qual trouxe o violão
para a salinha e tocou lindas canções de roda juntamente com as professoras do
agrupamento e os bebês, Samuel gostou muito da presença do pai , não saiu um
segundo do lado dele , o Noah, o João Pedro, o Heitor e a Marilia ficaram
fascinados com o violão e queria pegar , passar a mão e colocar na boca,
fazendo uso da linguagem oral também. Durante as canções os bebês ficaram
ligados na cena observando , batendo palminhas e balançando a cabeça mostrando
que aquele momento estava sendo prazeroso para eles
Em fim
, projeto contribuiu para a integração e
ampliação do vocabulário e possibilitou o desenvolvimento da percepção
auditiva. Reconhecendo alguns sons dos instrumentos musicais, utilizando
musicas e brincadeiras. Notamos também que ao cantarmos uma musica ou quando
eles ouvem um musica no Dvd, param , observam, dançam e sorriem , pois a musica
para ele agora tem significado. Heitor, Beatriz , Enzo e Davi mal ouvem a musica pintinho amarelinho que
fazem os gestos com as mãos , Samuel, João Paulo e João Pedro adoram o
tra-la-la por causa dos movimentos com as mãos , Anna Julia , Noah e Marilia
gosta da musica da aranha por ter um ritmo fank. Estamos satisfeita com o
trabalho, pois tem contribuído muito para o desenvolvimento do nosso
agrupamento.
AVALIAÇÃO:
O que mais se destacou na turma do agrupamento A em
relação ao trabalho de Musicalização através da brincadeira foi a exploração
dos instrumentos: as crianças demonstraram muita curiosidade notamos isso ao
vê-los colocando na boca, tentando abrir para ver o que tinha dentro ,
sacudindo o instrumento e ouvido o som. Em fim , o projeto contribuiu para a integração e
ampliação de novas descobertas e possibilitou o desenvolvimento da percepção
auditiva. Às crianças foram proporcionados o acesso a alguns instrumentos musicais, utilizamos musicas,
historias e brincadeiras em que todos participaram atentamente . Eles demostraram interesse e prazer em ouvir musica, perceberam
variações de sons como rápido e lento , sons de animais (galinha, cachorro
e gato) e de instrumentos . Fizeram
movimentos com o corpo demostrando ritmo e equilíbrio. Estamos satisfeitas com os resultados , hoje nossos
bebês ao ouvi uma música já sacodem as mãozinha, vão até a Tv e ficam dançando ao
som dos dvds , pegam alguns instrumentos musicais e já identificam como objetos
de som e isso graças a projeto e o empenho de todos .
Satisfeitas com o desenvolvimento das crianças , em relação as
atividades propostas com o nosso projeto, avaliamos que a musicalização na educação infantil ,
mas especificamente no berçário possibilitou aos bebês refletir e entender a
musica como fonte de prazer e conhecimento.
Nossos objetivos elencados foram realizados, estimulando a percepção , o
movimento, a coordenação e o convívio social
da criança de forma prazerosa que a musica oferece.
REFERÊNCIA
BIOGRAFICAS
Música na Educação Infantil - Teca Alencar de Brito
Música na educação infantil: propostas
para a formação
Integral da criança; SP: Peirópolis, 2003
BRITO, Teca Alencar de. “Música”. In: BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto.
Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil. Vol.3. Brasília, MEC/ SEF, 1998. p.45-79.
lindo trabalho!!! Parabéns!!!!
ResponderExcluir