Instituição:
xxxxx
|
Nome
da Criança: xxxx
|
Data de
Nascimento: Idade: 2
anos
|
Agrupamento /
Turma: C- 2 Semestre : I Ano: 2018
|
Responsáveis
pelo Agrupamento / Turma:
|
Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento
da Criança
|
Recebemos o Xxxx no mês de
fevereiro observando que ele necessitava de nosso carinho, dedicação. Sua
adaptação foi bem difícil no inicio, pois como foi sua primeira vez em uma
instituição de tempo integral tudo era
muito novo para ele. Aos poucos ele
foi se familiarizando com o ambiente e fazendo daquele ambiente sua segunda
casa, embora em alguns momento ele ainda tenta fugir da sala mostrando uma
extrema agitação através do choro. Nesse momento usamos brinquedos com sons
ou algo que desperte sua atenção para que ele se acalme, e vem dando muito
certo . Ao longo do semestre juntamente com a coordenadora fomos construindo
saberes, pesquisando e conquistando o Xxxx para que pudesse avançar, dentro
de suas potencialidades. Nossa prioridade era que ele aprendesse a brincar, a
interagir com os colegas e também que compreendesse as regras sociais e a
rotina da sala e da instituição. Xxxx usa fralda e se alimenta com a ajuda
dos profissionais da intuição, dorme muito pouco pois no momento do sono
encontra-se ainda muito agitado. No momento do sono optamos por um vídeo de
peixinhos bem coloridos seguindo de uma musica instrumental bem suave, mesmo
assim ele resisti e sãoraros os momento ele pega no sono .
Durante este tempo fomos
dialogando com a mãe sobre a importância da integração da família com a
instituição e ela pôde nos dar importantes dicas de como melhor trabalhar com o Xxxx.
O banho era um momento
muito difícil para o Xxxx, pois ele não aceitava , depois de um tempo notamos
que quando a água caia sobre sua cabeça o deixava muito nervoso, foram várias
tentativas e não sabíamos mais o que fazer , havíamos conversado com mãe
e pedido algumas sugestões para
melhorar esse momento , ela nos dizia que em casa era da mesma forma
principalmente quando caia água na cabeça. Mais como tornar esse banho
prazeroso? Tivemos então a ideia de fazer um banho divertido no parquinho da
instituição, colocamos uma piscina e vários brinquedos para chamar sua
atenção. Foi um sucesso além de tomar banho Xxxxinteragiu com os colegas
brincando na piscina. Mais ai veio a pergunta: “ Como fazer esse banho de
piscina no banheiro todos os dias?”; sendo
assim repensamos o banho para melhor atender as necessidades do Xxxx, fizemos
um teste na Cuba onde os bebês tomam
banho, deu muito certo, pois na cuba ele fica mais tranquilo sem se preocupar
com a água caindo em sua cabeça, notamos ele mais feliz e disposto nesse
momento.
Xxxx gosta de brincar na
maioria das vezes sozinho. Observamos que ele gosta de fazer seriação de
objetos em ordem por cores e tamanhos , conversamos com a mãe e ela nos disse
que isso é característica do autismo e que de acordo com o parecer da
psicóloga que o acompanha é uma forma de ver e organizar o mundo em sua volta
para melhor entende-lo, por isso seria necessário não deixar que ele brinque
dessa forma. Xxxx coloca em série objetos, fazendo longas fileiras de
carrinhos , bolas e blocos num incansável trabalho de classificação e
seriação. Num olhar pedagógico acreditamos que há um aprendizado nesse
aspecto pois no mundo em que vivemos na maioria das vezes temos a necessidade
de organização e diante disso ficamos felizes em ver o Xxxx apesar de tão
pequenos e com algumas limitações fazer algo que para algumas crianças da sua
idade ainda e bem difícil.
Nas atividades realizadas
em sala sobre o projeto: CONTO, RECONTO E FAZ DE CONTA, a participação do Xxxx
foi pouca e ao mesmo tempo observada e refletida por todos. De Forma tímida ele ia se
aproximando nos momentos das historias,participando do jeito dele deitado ao
nosso lado apenas observando. Em alguns momentos nós intervíamos o chamando
para estar mais perto, era então o momento que ele se afastava e buscava
outra coisa para brincar. Foi então que desenvolvemos a estratégia de
deixá-lo a vontade de buscar formar de chamar sua atenção sem forçá-lo a
participar, usando fantoches , objetos com barulho e bem colorido, nem sempre
dar certo , mais o pouco já é necessário para ele observar e aprender.
Já entendemos também que
atividades com massinha e tinta não são suas preferidas , pois em algumas
tentativas frustradas ele chorou e gritou muito. Optamos por algo que não
envolva toques como livros ,brinquedos e dvds e vem dando muito certo. Uma
das atividades que ele mais participou e nos deixou felizes , foi a corrida
das cores, as crianças tinham que correr em cima da linha correspondente a
cor da bola e colocar a mesma no pote , ele não fez da maneira que tinha que
ser feita , mas procurou outra forma de ser feita , ele pegava a bola e
colocava dentro dos potes associados as cores de cada um deles, nesse dia
houve atenção e aprendizagem da parte do Xxxx
Notamos que na maioria das
vezes Xxxx interage com os colegas de maneira espontânea e gradativa. Ele se aproxima,
dá um brinquedo para o colega ou toma e sai correndo dando risadas, nos chama
quando quer muito alguma coisa, pega em nossa mão e nos leva até o objeto que
ele deseja naquele momento. Isso é um avanço muito grande, ele é uma criança que nos desafiou, mas
que também nos trouxe a chance de perceber o quanto é possível oferecer a
estas crianças, que por tantas vezes são discriminados . O Xxxx não só nos
ofereceu a condição de acreditar na inclusão como também nos fez
sentir educadores inclusivos, pois, como educadores somos tão capazes que
muitas vezes desconhecemos nosso potencial inclusivo. Enfatizo que não temos
especialização em educação especial, apenas acreditamos que é possível dar a
todos a mesma oportunidade! Assim como fizemos com o nosso Xxxx.
|
Goiânia, ____ de Junho de 2018
__________________________________________________
Assinatura do (a) Professor (a) Matutino
__________________________________________________
Assinatura do (a) Professor (a) Vespertino
__________________________________________________
Assinatura do (a) Coordenador (a) Pedagógico (a)
Matutino
__________________________________________________
Assinatura do (a) Coordenador (a) Pedagógico (a) Vespertino
__________________________________________________
Assinatura do Responsável pela Criança
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...