Interação
com a linguagem escrita
A turma em contato com a escrita
Cristiane Marangon
As crianças pequenas
não vão mais
à escola apenas
para receber cuidados
e brincar. Hoje
se sabe que na Educação Infantil é possível pesquisar, fazer contas
e trabalhar com livros. Os especialistas afirmam
que quanto antes
elas conhecerem a linguagem escrita mais possibilidades de inclusão terão
numa sociedade letrada. O objetivo nesta
fase não é, necessariamente, ensinar
a ler e escrever, mas proporcionar a interação com a língua
escrita. Para isso,
é fundamental selecionar bons livros e evitar os textos simplificados e
infantilizados. Não há necessidade de escolher um livro para
ensinar algo além da linguagem, como
uma moral, ou associá-lo a um questionário ou a um desenho.
A leitura tem valor em si.
Os nomes
estão em jogo
IDADE: 5 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Pedaços
de papel cartão
com 20 por 12 centímetros, caneta hidrocor, régua,
tesoura, saco plástico
e botões.
OBJETIVO: Ler e escrever usando
os nomes próprios
por meio de jogos.
Quadricule os
pedaços de papel cartão. Os espaços devem ter 5 por 2 centímetros. Escreva os nomes das crianças aleatoriamente nas cartelas e distribua. Lembre-se de que elas devem
ser diferentes umas
das outras para que todas as crianças não
ganhem juntas. Escreva
o nome de cada uma
em pedacinhos de papel e coloque-os dentro
do saco. Sempre
utilize letra bastão maiúscula. Sobre as mesas,
coloque punhados de botões que serão usados como marcadores. Comece
o jogo sorteando um nome. Dê um tempo
para que todos
procurem nas cartelas. Se você tiver
crianças não-leitoras, escreva
o nome sorteado no quadro para
que elas possam
procurar. Ganha quem conseguir preencher
a cartela primeiro.
Este é o
meu material
IDADE: A partir de 4 anos. TEMPO: De 20 a 30 minutos. ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Pedaços
de papel cartão
com 20 por 7 centímetros, lápis ou canetas
hidrocor, etiquetas ou tiras de papel e fita adesiva.
OBJETIVO: Ler e escrever os
nomes próprios para identificar o
material pessoal.
PREPARAÇÃO: No começo do ano letivo, quando a turma tem novos materiais, como cadernos e pastas, escreva
nos pedaços de papel cartão
o primeiro nome de cada
criança com letra
bastão maiúscula.
Entregue a cada criança o cartão com o nome dela, etiquetas e lápis ou canetas hidrocor. Cada
uma escreve o próprio nome
com base no modelo
fornecido por você e, depois, etiqueta
o material. Ensine
à turma onde
e como colar.
Caso utilize tiras
de papel, oriente
a turma a fixá-las com a fita adesiva.
A turma
dita, você escreve
IDADE: 5 anos.
TEMPO: De 15 a 30
minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Retroprojetor, folhas de transparência, canetas
de duas cores para retroprojetor, lápis e papel.
OBJETIVOS: Criar
uma nova versão
para
um enredo conhecido; produzir
textos orais
com destino escrito; revisar; e apropriar-se da linguagem escrita.
Peça às
crianças que elejam uma história de que gostem e que seja conhecida de todas. Quando
chegarem a um consenso, elas
a recontam e depois ditam o texto para
você escrevê-lo no quadro-negro. Após
essa etapa, você passa
essa história para
a folha de transparência exatamente com os termos que elas usaram.
No dia seguinte, coloque o texto
no retroprojetor e leia. As crianças apontam quais revisões devem ser
feitas. Marque as alterações com caneta de outra cor.
A pontuação ainda
não é corrigida por elas,
pois é um conteúdo de que ainda
não têm domínio.
É possível que a
turma não perceba alguns erros.
Nesse caso, chame
a atenção do grupo
perguntando se há algo para ser modificado. No último dia, coloque de novo
o texto
já corrigido no retroprojetor. É importante voltar
ao trabalho inicial
(o texto que
elas ditaram para
você) para que
a turma compare
com o produto final e perceba
a importância da revisão e que aspectos do texto foram modificados. Repita
esse procedimento com mais três
ou quatro contos.
Depois, você pode
montar um livro
para ser doado
à biblioteca ou ser dado de presente
para os pais.
Letras
móveis
IDADE: 5 anos.
TEMPO: De 40 a 50
minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Figuras
do mesmo campo semântico (não misture objetos
com animais, por exemplo) e letras bastão
maiúsculas móveis. Providencie uma quantidade maior de alfabetos do que os grupos da sala.
OBJETIVO: Escrever com a ajuda de letras móveis.
Divida a turma
em grupos de quatro. Se não for possível, trabalhe
em duplas. Cuide para
que as crianças do mesmo
grupo tenham níveis
de aprendizagem parecidos (assim, evita-se que
uma faça toda
a tarefa). Entregue
algumas ilustrações para cada
grupo e peça
às crianças que escrevam o nome da figura. Seu papel, enquanto elas escrevem, é fazer
pequenas intervenções quando necessário e anotar como
elas estão escrevendo para saber o quanto
cada uma ainda pode
avançar. A lista
de nomes, os cartazes e os textos
que ficam na sala
de aula servem
de apoio nessa
hora. Se puder,
mantenha as letras
organizadas em uma caixa para
as crianças as visualizarem melhor.
Bons livros são exemplos
IDADE: A partir de 4 anos. TEMPO: De 20 a 30 minutos. ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Acervo de livros, tapete e
almofadas.
OBJETIVO: Familiarizar-se com
a linguagem escrita
por meio de livros
Um requisito importante é ter
um bom acervo
de livros, com
histórias interessantes do ponto de vista da linguagem. Veja a diferença entre duas versões
de Branca de Neve. A primeira: "Certo dia, em um reino distante, nasceu uma linda
princesinha, com os cabelos negros
como ébano, a pele
branca como
a neve e os lábios
vermelhos como sangue". A segunda: "Nasceu Branca de Neve,
uma menininha muito
bonita..." Na primeira, você encontra uma história cheia
de detalhes. Na outra, a linguagem é pobre.
Escolha uma história e leia. É importante conhecer
o texto previamente para saber que
ritmo será empregado na hora da leitura. Prepare
o melhor clima para o momento
da atividade. Isso
inclui uma sala
com boa acústica e uma apresentação envolvente. Você deve mostrar
às crianças o que está
lendo.
Eventualmente, faça
esta atividade fora
da sala, mas lembre-se de que, se houver muita poluição sonora
a atenção das crianças tende
a se dispersar.
Quem está
presente?
IDADE: A partir de 4 anos. TEMPO: Cerca de 15 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Folhas de cartolina, fita crepe e giz de cera ou canetas hidrocor. OBJETIVOS: Aprender a ler
e escrever
usando os nomes
próprios e identificar o nome dos colegas.
PREPARAÇÃO: Confeccione uma lista de chamada grande utilizando
as cartolinas. Escreva nelas
os nomes de todas as crianças em uma coluna,
à esquerda. Risque
outras linhas verticais, à direita. Cada coluna será
destinada a um dia do mês. Cole os cartazes
na parede numa altura ideal
para a turma.
Logo no início
do dia, reúna
a turma sentada
em um semicírculo próximo aos cartazes. Proponha que um voluntário vá até a parede para
ler o nome de cada um em voz alta e verificar a presença ou a ausência
dos colegas. Os demais acompanham a leitura, pois
o escolhido pode
não saber algum
nome ou se confundir. É comum isso
acontecer quando os nomes têm a mesma inicial. É importante combinar com as crianças a forma de marcar as faltas e as
presenças. Ícones, como
estrelinhas ou bolinhas, podem ser usados.
No final, converse sobre
quem faltou e faça com
a turma a contagem de quantos
foram. Você pode variar a atividade fazendo
sozinha a chamada
ou pedindo que cada um marque o próprio nome.
Livros 5 Estrelas
IDADE: 5 anos.
TEMPO: Variável.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Um
mural, lápis, papéis e um acervo de bons livros. OBJETIVOS: Desenvolver o comportamento leitor; fazer
um intercâmbio cultural;
e criar uma comunidade de leitores.
Peça às crianças que pensem num livro de que gostem
muito e que desejem
recomendar aos colegas de outra classe.
Elas farão isso
por meio de recados
que serão colocados num mural,
que deve estar
num local comum
às turmas de toda a escola. Se a garotada
ainda não souber
escrever, todos ditam
o texto e você
escreve. Funciona assim: o
Jardim
A,
por exemplo, indica
um livro para o Pré B. Este, por sua vez, pode dizer se gostou ou não e também recomendar outro livro. A atividade deve
ser feita com grupos que já tenham certa familiaridade em ouvir histórias. Reserve um dia na semana,
durante um semestre, para este trabalho.
Agenda da
Turma
IDADE: 5 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Papel, grampeador e canetas
ou lápis.
OBJETIVOS: Ler
e escrever
usando os nomes
próprios; fazer cópia; usar uma agenda; familiarizar-se com a escrita
e obter informações sobre os colegas.
Liste em um papel
o lugar onde
vai ficar cada
informação da agenda:
nomes, números de telefone ou endereços e datas de aniversário. Risque
todos os outros
papéis da mesma
forma ou tire
cópias. É importante que os espaços
já estejam delimitados para facilitar a organização na hora que as crianças forem completar. Peça à turma
que traga anotado o próprio número de telefone e o dia do nascimento. Se
precisar, envie um bilhete aos pais pedindo
essas informações. Se houver crianças que não tenham
telefone, elabore uma agenda
com os endereços. Mostre às crianças o lugar de cada
informação escrevendo os dados de uma delas
no quadro. Cada uma deve copiar essas informações no seu papel.
No início, você
deve determinar a ordem na qual os nomes vão aparecer,
mas, à medida que o trabalho avançar, é possível convidar a turma a pensar quem
será o próximo da sequência. Para começar, será apenas um nome a cada dia, mas esse
ritmo deve aumentar conforme
a atividade se tornar familiar. Por fim, organize
as folhas de cada um em ordem
alfabética e grampeie. Agora cada um tem sua agenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...