RELATÓRIO I
No decorrer desse semestre,
vivenciamos o processo de adaptação das crianças que foram recebidas em seu
primeiro ano na instituição, este processo foi dolorido para as crianças, pois
trata-se da separação da família de forma ríspida. Recebemos as crianças com
muito amor e carinho, respeitando o seu tempo para a compreensão do processo
adaptativo. Diante disso é possível afirmar que ao recebermos a XXXXXX na
instituição percebemos que ela apresentou dificuldades no processo de adaptação
e chorava muito. Atualmente chora no momento da chegada o que demonstra a sua
dificuldade em se separar-se da mãe.
XXXXXX apresenta uma criança
bem esperta, já engatinha, gosta de explorar cada canto da sala de aula. Se
alimenta muito bem comendo de tudo que lhe é oferecido. Gosta de DVDs
principalmente da galinha pintadinha, assistir atenta a todos os detalhes
sacudindo a mãozinha como se estivesse fazendo gestos.
No inicio do mês de março durante
o trabalho realizado de adaptação da turma do agrupamento , percebemos o grande
interesse dos bebês têm por sons e músicas. Em todos os momentos que estão
brincando sempre estão batendo palmas, batendo um objeto no outro ou emitindo
sons com a boca como se estivesse cantando. Ao assistirem o DVd da Galinha
Pintadinha, batem palmas e sacodem os pés quando aparecem as imagens das
musicas. Partindo dessas observações nasceu o projeto: “Cantando a Gente
Brinca, Brincando a Gente Aprende”. XXXXXX foi uma das que mais gostou, por
apresentar preferencia por musica e sons, a criança apresentou interesse e
alegria em participar. Nas atividades que envolveram instrumentos musicais ,
construímos alguns com sucatas e outros fazem parte da bandinha da instituição.
Seu primeiro contado foi com os chocalhos da bandinha, ao ver as professoras
sacudindo ela sorriu e fez o mesmo demostrando alegria e satisfação e repetir o
mesmo sons das professoras. Todas as vezes que tinha atividades com musica e instrumentos
(chocalho) XXXXXX era a primeira a pega
e sacudir e em alguns momento ela o levava na boca, embora a alegria e a curiosidade de ouvi o som do
instrumento era maior, Quando foi apresentado o tambor, XXXXXX também gostou
muito ao ver as professoras batendo no mesmo veio engatinhando ate o
instrumento sentou-se perto e bateu nas mãozinha imitando a professora, ela
esta na fase em que somos para ela espelho e tudo que fazemos ela repete.
Abrindo um parêntese fora um pouco do nosso projeto , quando ela ver um
coleguinha dela chorando ela vai ate o bebe conforto e balança, nos imitando,
pega a escova de cabelo e tenta pentear o cabelo dos colegas, pega a banana ou
a mamadeira e coloca na boca dos colegas , repete gestos com as mãos e e os pés
, os mesmo feitos pelas as professoras durante as musicas, isso acontece porque existe um mecanismo
ligado à nossa capacidade de aprendizado cultural. Ao observar o que os outros
indivíduos fazem, nosso corpo está preparado para reproduzir os mesmos
movimentos. Na questão do desenvolvimento da linguagem, por exemplo, os bebês
imitam os adultos para aprender a falar e se movimentar. É como se eles
olhassem para os outros e vissem a si mesmos. Fofo, não?. E isso que ocorre com a XXXXXX. Muito esperta por sinal.
Nas atividades que
envolveram musicas, trabalhamos a musica no todo o carimbo da mão com tinta,
varias vezes quando trabalhamos essa atividade XXXXXX vinha ate a mesa
engatinhando e ficava batendo a mãozinha na mesa como se estivesse já
carimbando sua mão. Seu primeiro cantado com a tinta não foi muito feliz , pois
ao colocar tinta em sua mão ela achou estranho e chorou muito com medo da
sensação , lavamos rápido sua mão e ao pouco fomos colocando para que sentisse
a textura da tinta e não sentisse mais medo. Na atividade conhecendo o sons dos
objetos, XXXXXX ficou parada e atenda o som que saia do DVD, ficava olhando
para os lados tentando descobrir de onde vinha os sons, ao perceber que o sons
vinham do aparelho de DVD engatinhou ate o aparelho e ficou observando. Quando
ouviu som de cachorro acreditamos que ela reconheceu, pois sorriu e bateu
palminhas. No sons musicais XXXXXX dançou ao som das musicas agitadas e parava
quando a musica era mias lenta, percebemos que esse tipo de sons musicais fazem
parte de seu cotidiano e ao conhece-lo, dançou e bateu palminhas.. Apresentamos
outro instrumento musical o tambor , colocamos ele no centro da sala ao vê-lo XXXXXX veio engatinhando ate o instrumento colocou a
mãos e começaram a fazer sons com as mãozinha enquanto a musica tocava. Apesar
de sua participação ter sido pouco , pois faltou muito por esta doente, XXXXXX
em todas as atividade apresentadas pelo Projeto demostrou interesse em
participar e foi notório seu crescimento e sua independência em realizar as
atividades.
Na atividade Do projeto :
Fazendo Artes , foi mostrado para os bebês uma obra do pintor Romero Britto “ O
Peixe” , Fixamos na parede a imagem do quadro e esperamos para ver o que iria
acontece, XXXXXX foi uma das que foram ate lá e ficou passando a mãozinha
tentando arrancar o cartaz. Quando começamos a pinta a imagem ela pegou no
pincel, olhou e foi direto para boca, então pegamos e mostramos para ela como
passar o pincel com tinta na atividade, novamente ela pegou e colocou na boca,
pegamos na sua mão com o pincel e a levamos ate a imagens pintamos um pouco com
ela e depois soltamos sua mão, ela continuou por um tempo e colocou na boca
novamente. “A boca é o centro das maiores e melhores experiências nos primeiros
meses de vida” É muito importante que a criança tenha essa fase de usar a boca
para “conhecer” as coisas e XXXXXX faz isso corretamente , pois quando
oferecemos um brinquedo ou algo que ela ainda não viu , vai primeiramente
direto a boca.
Nas atividades realizadas
com Blocos de encaixe, XXXXXX sempre leva a boca antes de começa, essa
experiência e engraçada pois enquanto não vai a boca ela não inicia nada. Um
dia desses ao brincar com bloco de encaixe , ela foi ate a piscina de bolinha
pegou alguns blocos trouxe ate o centro onde estávamos brincando com eles e não
colocou na boca ficou tentando encaixa-los. Notamos que objetos que ela já
conhece ela não leva a boca.
O desenvolvimento de XXXXXX
a cada dia nos surpreende esperando que possamos descobrir mais de sua
capacidade aplicando mais atividade para o seu crescimento.
RELATÓRIO II
No decorrer desse semestre,
vivenciamos o processo de adaptação das crianças que foram recebidas em seu
primeiro ano na instituição, este processo foi dolorido para as crianças, pois
trata-se da separação da família de forma ríspida. Recebemos as crianças com
muito amor e carinho, respeitando o seu tempo para a compreensão do processo
adaptativo. Diante disso é possível afirmar que Ana Julia
apresenta-se como uma criança
muito tranquila, meiga e esperta. Não apresentou dificuldade em permanecer na
instituição, se alimenta muito bem , porem dorme muito pouco, pois assusta com
qualquer barulho. Ao rebemos a Ana Julia na instituição, ela não sentava e nem
arrastava , ao ficar sentada as professoras do agrupamento tinham que segurar
para ela não cair. Hoje Ana Julia já senta sem apoio e fica em pé com o auxilio
das professoras. Apresenta ser bem expressiva, pois demostra suas necessidades
através do choro e sorriso e também já esboça alguns balbucios
No inicio do mês de março durante
o trabalho realizado de adaptação da turma do agrupamento , percebemos o grande
interesse dos bebês têm por sons e músicas. Em todos os momentos que estão brincando
sempre estão batendo palmas, batendo um objeto no outro ou emitindo sons com a
boca como se estivesse cantando. Ao assistirem o DVd da Galinha Pintadinha,
batem palmas e sacodem os pés quando aparecem as imagens das musicas. Partindo
dessas observações nasceu o projeto: “Cantando a Gente Brinca, Brincando a
Gente Aprende”. Durante o projeto XXXXXX participou muito pouco, ela ainda era
muito bebê quando começamos, mal sentava ficava a maior parte do tempo no bebê
conforto observando os colegas realizarem as atividade, no colo de alguma de
nós ou sentada com o apoio das mesmas . Sentia muito sono e sempre dormia
durante as atividades , pois no momento ainda não era interessante para ela. O
que mais a chamou atenção foram as musica cantadas principalmente quando
pegávamos os chocalhos, ela ria e sacudia a mãozinha como forma de
participação. Quando entregávamos algum instrumento no intuito dela sacudir e
observar o seu som de perto, ela não tinha força para segura e deixava sempre
cair no chão, o que notamos também e que ela não fixava os olhos no objeto como
o outro bebes, algumas vezes ela olhava rápido e nos olhava e ria . No inicio
nos preocupamos em como atingir a XXXXXX nesse projeto , por ela ser tão bebê
tinha algumas exceções. Mas ela nos surpreendeu dando um grande avanço no seu
crescimento no projeto , de repente XXXXXX começou a aparecer e deixar sua
marquinha no projeto. De tanto que insistíamos como ela na execução das
atividades , mesmo que ao nosso ver parecia que ela não estava aprendendo , XXXXXX
nos surpreender quando pegou o chocalho mesmo pesado para ela começou a sacudi
e a balbuciar como se estivesse cantado, “lindo”. Ela ficou uns dias sem vim a
instituição por motivo de doença, quando retornou era outra XXXXXX já estava
sentando sozinha , pegando brinquedos sem precisa colocar em sua mão. Damos
andamento ao projeto , mas no caso de XXXXXX apenas as musicas e os sons dos
instrumentos chamaram sua atenção , ela
gosta de tudo que estar direcionado a musica
e barulho (sonoro). Ao nosso vê ela apresenta uma habilidade natural para interagir e entender
os sons e musicais isso ficou mais claro no momento que trabalhamos o sons do
ambiente mostrando sons de animais e barulho de objeto, pois ela olhou para
porta quando ouviu o som da porta se fechando e o som da buzina do carro, ficou
espantada e olhava para os lados .
Seu primeiro contado com a
tinta foi interessante , quando passamos a tinta em sua mão ela ficou
observando e mexendo a mãozinha sentindo a textura da mesma.
Na pascoa XXXXXX ouviu
atenta as encenações , observando tudo ao seu redor , participou da partilha do
pão , achou o pão com gosto não muito agradável ao seu paladar , pois fez uma
careta ao coloca-lo na boca.
Nas atividades que
antecederam o dia das mães XXXXXX participou de todas carimbando o pezinho no
cartão da mamãe e a mãozinha na
florzinha tudo para homenagear sua mamãe.
O Desenvolvimento da XXXXXX
tem sido notório a cada dia. Ela já esta sentando , já arrasta um bumbum ate
conseguir pegar um objeto fora do seu alcance,
já levanta sozinha ficando em pé no berço ainda com um pouco de medo, ousa
a cada dia conquista seus desafios crescendo em esperteza e intelecto.
gostei muito me ajudou a pensar como fazer o meu relatório
ResponderExcluirAjudou muito a refletir para fazer meu relatório. Adenir Lourdes,27 de novembro de 2017 _ 21:00
ResponderExcluirGostei muito, comecei agora e muito me ajudou...obr obrigada.
ResponderExcluirAmei, ajudou muito
ResponderExcluirNossa, eu amei! Me orientou bastante a escrever sobre minhas crianças e me fez refletir em pontos que eu não tinha observado! Muitíssimo obrigada <3
ResponderExcluirEu amei me deu uma grande ajuda
ResponderExcluirMe ajudou muito a fazer meus relatórios. Obrigada!
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar conosco. Me ajudou muito!!!
ResponderExcluirGostei muitopois vai me ajudar muito para min fazer meus pareceres.
ResponderExcluirObrigada por partilhar tantas informações boas, vai me ajudar bastante.
ResponderExcluirExcelente,muito obrigada pelas dicas.
ResponderExcluirObrigada,me ajudou muito.
ResponderExcluirMe ajudou bastante abriu o caminho 🛣️ pois é meu primeiro ano de professora.
ResponderExcluirObrigada ajudou muito
ResponderExcluirMuito bom ajudou muito
ResponderExcluirYalova
ResponderExcluirHatay
Muş
Bursa
Mersin
WHCL
Gostei muito dos exemplos, me orientou em como fazer um relatório para crianças bem pequenas :)
ResponderExcluirAğrı Lojistik
ResponderExcluirÇorlu Lojistik
Kars Lojistik
Antalya Lojistik
Rize Lojistik
R1B
A8E85
ResponderExcluirYozgat Evden Eve Nakliyat
Çerkezköy Oto Elektrik
Denizli Şehirler Arası Nakliyat
Afyon Parça Eşya Taşıma
Area Coin Hangi Borsada
Çerkezköy Evden Eve Nakliyat
Konya Parça Eşya Taşıma
Mardin Evden Eve Nakliyat
Referans Kimliği Nedir
B3DB5
ResponderExcluirreferanskodunedir.com.tr
0D031
ResponderExcluirkonya kızlarla rastgele sohbet
Antep Rastgele Görüntülü Sohbet Uygulamaları
gümüşhane telefonda rastgele sohbet
chat sohbet
karaman telefonda rastgele sohbet
istanbul telefonda sohbet
sivas canlı görüntülü sohbet
Samsun Yabancı Görüntülü Sohbet Siteleri
kars en iyi görüntülü sohbet uygulaması
1D365
ResponderExcluirFacebook Beğeni Satın Al
Binance Referans Kodu
Bitcoin Kazanma Siteleri
Twitch Takipçi Satın Al
Alyattes Coin Hangi Borsada
Star Atlas Coin Hangi Borsada
Snapchat Takipçi Hilesi
Pitbull Coin Hangi Borsada
Soundcloud Takipçi Hilesi