Neste
primeiro trimestre trabalhamos a adaptação e socialização do XXXXXX.
Trabalhamos com cantigas de roda, histórias infantis, músicas diversas,
brincadeiras dirigidas e livres e com filmes com a intenção de estimular a
oralidade, coordenação motora, fantasia, imaginação. Procuramos utilizar
atividades que fortalecessem o vínculo afetivo e social dele e o respeito às
regras e combinados, estimulando o carinho e o respeito ao próximo. Iniciamos
também a investigação com relação às preferências do XXXXXX para a elaboração
do nosso projeto de trabalho. Ele demonstrou dificuldades de adaptação à rotina
do CMEI como muito choro no inicio, mas relacionando-se bem com colegas,
professoras e demais funcionárias do CMEI. Com relação a seus esfíncteres, já
consegue controlá-los, pedindo para ir ao banheiro quando necessita. Consegue
se expressar e se comunicar de maneira satisfatória mas apesentando algumas
trocas de fonemas com tudo demonstra que sua oralidade vem se desenvolvendo a
cada dia.
Observamos
que a criança conquistou sua independência de forma rápida durante esses três
meses, pois ao chegar a sua sala, já pega sua agenda e seu copo e já põem no
lugar, consegue andar corretamente fila; vai para rodinha quando é solicitado;
sabe iniciar e terminar uma atividade; escova
os dente sem o auxilio de um adulto. E essa independência ele foi adquirindo
aos poucos conforme íamos ensina na roda de conversa.
Durante
esse trimestre trabalhamos atividade no intuito de descobrir um novo projeto.
Usamos várias literaturas de apoio como: Cabritos, Cabritões de Gonzalez,
Olalla; Fernandez, Federico Callis; O grande rabanete de Tatiana .
Buscamos através de musicas, atividade
de colagem, dobraduras e roda de conversa para despertar seu interesse com
assuntos sobre: O jacaré, Borboletinha, O corpo humano com a musica Cabeça,
ombro, joelho e pé, Se eu fosse um Peixinho e O sapo. Apesar de realizarmos
muitas atividades com o XXXXXX, sentimos que ainda o interesse dele pelo que
foi apresentado não era tão interessante, pois esse conhecimento ele já tinha
tinha desde que entrou no CMEI, mas a criança contribuiu satisfatoriamente com
seus comentários e desempenhos:
Na
historia dos três cabritinhos, XXXXXX recontou a historia corretamente usando o
livro fazendo a leitura das figuras, ate gravamos . XXXXXX fez cabritinhos de
massinha de vários tamanhos e brincou com eles dando cabeçadas. Na historia o
Grande Rabanete, além de recontar a historia usando as figuras do livro, a
criança foi capaz de colocar os personagens na sequencia correta de acordo com
a historia, pintou o rabanete, só que não quis experimentar a
salada de rabanete, mas dramatizou a historia com os colegas
representando o cachorrinho que puxou a saia da menina.
Um
dia desse ao irmos ao parque encontramos um caracol no muro da instituição,
isso gerou muito interesse por parte dele , pois ele ainda não conhecia esse
bichinho, “ Olha um bichinho na parede!. Levamos o tal bicnhinho para a sala no
intuito de descobrir se era caramujo ou caracol, partindo dai surgiu o Projeto
Caracol ou Caramujo? Trabalhamos observando o bichinho e sempre fazendo
perguntas e trazendo novidades “tia Dulcy ele come terra?”; ”Ele é pequenininho
e a gente e grande?”; “ O caracol faz coco e xixi?”; Ele anda no chão igual o
caracol turbo!” O caracol estava dormindo na parede”. Perguntamos o que ele
gostava de comer e ele respondeu “Rabanete” fazendo um paralelo com a historia
do
GRANDE RABANETE.. No final do projeto já conseguia diferenciar caracol
de caramujo e o que gostava de comer : “ Tia ele come folhinhas , cenoura e
rabanete!”
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