Meios de Comunicação
JUSTIFICATIVA:
Escolhemos este tema, para que os alunos reconheçam a importância dos meios de comunicação em vários aspectos da nossa vida cotidiana.
OBJETIVOS:
•Reconhecer os diversos tipos de meios de comunicação e sua aplicação.
•Valorizar os recursos de comunicação existentes.
•Desenvolver a socialização e a criatividades através dos meios de comunicação.
•Utilizar os meios de comunicação adequadamente.
DESENVOLVIMENTO:
•Textos informativos demonstrando a importância dos meios de comunicação.
•Manuseio de jornais e revistas.
•Visita à estação de TV local.
•Escrita de uma carta para alguém da família.
•Exposição de mural com gravuras.
•Filme:”Procurando Nemo”.
•Apreciação do filme.
•Interpretação.
•Ilustração da parte que mais gostou.
•Aplicação real da matemática em relação aos meios de comunicação.
•Conhecer o número do próprio telefone.
•Noção de tempo: ontem, hoje, horas,etc.
.Pesquisa na escola, com visitas na secretaria, para observar como funcionam alguns meios de comunicação:computador,fax,impressora,telefone.
•Simulação de um telejornal - dramatização.
•Montagem de slides registrando as atividades realizadas.
•Reconhecer os diversos tipos de meios de comunicação e sua aplicação.
•Valorizar os recursos de comunicação existentes.
•Desenvolver a socialização e a criatividades através dos meios de comunicação.
•Utilizar os meios de comunicação adequadamente.
DESENVOLVIMENTO:
•Textos informativos demonstrando a importância dos meios de comunicação.
•Manuseio de jornais e revistas.
•Visita à estação de TV local.
•Escrita de uma carta para alguém da família.
•Exposição de mural com gravuras.
•Filme:”Procurando Nemo”.
•Apreciação do filme.
•Interpretação.
•Ilustração da parte que mais gostou.
•Aplicação real da matemática em relação aos meios de comunicação.
•Conhecer o número do próprio telefone.
•Noção de tempo: ontem, hoje, horas,etc.
.Pesquisa na escola, com visitas na secretaria, para observar como funcionam alguns meios de comunicação:computador,fax,impressora,telefone.
•Simulação de um telejornal - dramatização.
•Montagem de slides registrando as atividades realizadas.
DUVIDAS DOS ALUNOS
- Como as pessoas aparecem na televisão?
- A gente pode aparecer na televisão? Como?
- Se os bichinhos dos desenhos não são de verdade, como é que eles se mexem?
- Como a voz do homem sai de dentro do rádio?
- Se a tia gravou um CD, a gente pode gravar também?
- Quem manda as notícias pro jornal?
- O jornal também é de xerox, ou passa na máquina de "miofro"(mimeógrafo)?
-como funciona os celulares ?
- Como as pessoas aparecem na televisão?
- A gente pode aparecer na televisão? Como?
- Se os bichinhos dos desenhos não são de verdade, como é que eles se mexem?
- Como a voz do homem sai de dentro do rádio?
- Se a tia gravou um CD, a gente pode gravar também?
- Quem manda as notícias pro jornal?
- O jornal também é de xerox, ou passa na máquina de "miofro"(mimeógrafo)?
-como funciona os celulares ?
O
QUE OS ALUNOS JÁ SABEM
- A TV serve pra gente ver desenhos, novelas, filmes, notícias, o Faustão, o Gugu, Pica-pau, Chaves. E dá pra cantar no Karaokê.
- Os bichinhos das histórias se mexem porque são mágicos, porque usam fantasias ou porque têm controle remoto.
- A gente aparece na TV porque existem as filmadoras.
- A voz do homem sai do rádio porque ele grava num CD.
- A gente pode gravar um CD, porque a tia já gravou um CD com as músicas do dia das mães.
- A voz do homem sai no rádio porque o rádio tem pilha e um monte de fiozinhos.
- O jornal de papel não fala. A gente tem que comprar pra ler.
- O jornal da TV tem voz, a gente não precisa ler. Só escutar.
- Pra telefonar tem que saber os números.
- Tem telefone com fio e tem o celular.
- A TV serve pra gente ver desenhos, novelas, filmes, notícias, o Faustão, o Gugu, Pica-pau, Chaves. E dá pra cantar no Karaokê.
- Os bichinhos das histórias se mexem porque são mágicos, porque usam fantasias ou porque têm controle remoto.
- A gente aparece na TV porque existem as filmadoras.
- A voz do homem sai do rádio porque ele grava num CD.
- A gente pode gravar um CD, porque a tia já gravou um CD com as músicas do dia das mães.
- A voz do homem sai no rádio porque o rádio tem pilha e um monte de fiozinhos.
- O jornal de papel não fala. A gente tem que comprar pra ler.
- O jornal da TV tem voz, a gente não precisa ler. Só escutar.
- Pra telefonar tem que saber os números.
- Tem telefone com fio e tem o celular.
SEGUNDA-FEIRA
Acolhimento/Lanche da manha/Atividade/ Hora do banho/
Hora do Sono
Roda de Conversa: Conversa sobre a
importância dos meio de comunicação e identificar alguns, fazer um cartaz com
os meios de comunicação encontrados.
TERÇA-FEIRA
Acolhimento/Lanche da manha/Atividade/ Hora do banho/
Hora do Sono
Roda de conversa: Assistir o DVD da
Kika “ De onde vem a Tv?” e A “Evolução da Televisão”. Fazer um cartaz com os
alunos sobre a Evolução da Tv “ De preto e branco à cores”. Iremos fazer
desenho que represente essa evolução.
QUARTA-FEIRA
Acolhimento/Lanche da manha/Atividade/ Hora do banho/
Hora do Sono
Roda de conversa: Apresentar aos alunos slides a História do Meios de
comunicação. Fazer uma visita pela escola e observar os meios de comunicação
existem na mesma.
QUINTA-FEIRA
Acolhimento/Lanche da manha/Atividade/ Hora do banho/
Hora do Sono
Roda de conversa: Confeccionar com os
alunos uma televisão, feita de caixa de sapato, jornal e revista, palito de
churrasco etc.
SEXTA-FEIRA
Acolhimento/Lanche da manha/Atividade/
Hora do banho/ Hora do Sono
Roda de conversa: Montar um Jornal de
Tv onde os alunos deverão apresentar a noticia, as noticias deverão ser dados
aos alunos para eles estudarem com antecedência e será filmado para eles
assistirem e discutirem.
parabéns o conteúdo é muito interessante
ResponderExcluirUm primor de planejamento!Parabéns!,me ajudou muito, voltarei sempre!Espero que suas ideias e criatividade tão pertinentes possam ajudar sempre!Beijos...
ResponderExcluir