Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento
da Criança
O período de adaptação para XXX no novo agrupamento foi rápido e
tranquilo. A criança mostrou-se receptiva as novas professoras e às mudanças nos horários de
sua rotina.
No decorrer desse
primeiro trimestre desenvolvemos várias atividades que pudessem contribuir
para o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das crianças.
Realizamos contos e dramatizações de histórias (com fantoches e dedoches),
rodinhas diárias de conversa e músicas, atividades e brincadeiras que
contemplam o desenvolvimento psicomotor (coordenação motora ampla e fina). As
atividades e brincadeiras foram intencionalmente planejadas e são realizadas
de forma lúdica e flexível, visando atender à individualidade de cada criança
e ao coletivo. Observamos atentamente o envolvimento e o prazer que as
crianças demonstraram ao brincar e o quanto aprendem nessa socialização. É
fato que as crianças são muito pequenas e percebemos que se mostram contidas
em suas reações e formas de se expressar ao vivenciar essas situações
planejadas. A partir daí, demos início ao desenvolvimento do projeto “Os
cincos sentidos” em que visamos proporcionar o desenvolvimento das expressões
e dos sentidos por meio de atividades lúdicas e da experimentação de diversos
materiais. Para o homem a percepção de mundo se dá, por meio dos sentidos
sensoriais: audição, tato, paladar, olfato e visão. E o corpo se institui nesse
processo, como principal ferramenta de aprendizagem e forma de expressão.
XXX apresenta a oralidade
bem desenvolvida. Diariamente cresce o repertório de palavras que utiliza
para comunicar-se. Aprecia os momentos em que assistimos a clips infantis,
ouvimos histórias ou cantamos. Tem boa expressão corporal e imita os gestos
sugeridos pela professora. XXX já demonstra preferencia por algumas músicas
que são trabalhadas. Na música do “Peixinho” ele coloca a palma das mãos, uma
de encontro à outra, para fazer o peixe. Quando cantamos a música “Fui morar
numa casinha-nha-nha...”, na parte em que mencionamos “uma princesinha-nha,
olhou pra mim, olhou pra mim e fez assim”, ele começa a jogar beijocas para
todos os lados. Outra música que lhe atrai é a da “Dona Aranha”, quando
começamos a cantar ele aponta para cima e diz “Subiu”. A música “Um, dois,
três indiozinhos” o deixa eufórico. Ele faz gesto de índio, batendo a
mãozinha na boca para produzir o som de “Uuuuuu!Uuuuu!”. Assiste
atenciosamente aos clips musicais e quando a melodia da música é um pouco
mais acelerada como “Pequerruchos na fazenda” ele se levanta inesperadamente e
começa a dar pequenos pulos e a bater palmas, tamanha sua satisfação.
Consegue pedir água quando tem sede, aponta para os copos e diz “Aua”. Na
colação ou nas refeições, quando perguntamos se ele aceita mais, ele diz
“mais” confirmando ou faz gesto negativo com a cabeça. É independente para
alimentar-se e dormir. Interage com o grupo e participa atenciosamente das
atividades que são propostas. No momento do conto de histórias, mostra-se
atento, apontando nas gravuras o que lhe desperta maior atenção. Reconhece
alguns animais e imita seus sons. Ao visualizar o macaco ele o nomeia falando
“macacu”, reconhece e nomeia o cavalo, já o cachorro é o “au, au”, a galinha
o “co-có”, etc. Aprecia folhear livro e revistas, observando as imagens.
Quando propomos ouvir música e dançar (em grupo de duas crianças ou mais), XXX
é o primeiro a levantar-se e pegar na mão da professora Marta demonstrando
muita alegria nessa atividade. Está desenvolvendo habilidades motoras como
andar, correr, subir e saltar. Demonstra autonomia para brincar. É tranquilo
nas relações interpessoais. XXX é muito ativo e gosta de brincar de correr
pela sala com os amiguinhos Davi e Gabriel Henrique. Ficamos atentas nesses
momentos para evitar acidentes, pois a sala é pequena. Eles fingem que caem
jogando o corpinho devagar no chão, de brincadeira e sorrindo saem
engatinhando com muita agilidade. Conhece todos os colegas por nome e sabe
falar o nome de alguns. Em certa ocasião, estávamos sentados na rodinha e XXX***chegou.
A professora Marta disse para XXX “XXX chama a Júlia: vem Júlia!”. Ele
aproximou-se da amiga e pegando ela pela mão para conduzi-la disse “Vem
Júlia”. Ele gosta de
cooperar quando solicitamos ajuda na organização da sala, ajudando a guardar
os brinquedos.
Durante o 1º Trimestre
realizamos várias atividades no turno vespertino. Dentre elas destacamos a literatura infantil que faz parte da nossa rotina semanal, para
enriquecer, promover e incentivar o hábito pela leitura e ampliar o
vocabulário das crianças. Foi em um desses momentos de contação de
histórias que percebemos o interesse das crianças pelos bichos,
principalmente aquele que encontramos na fazenda, como: cavalo, cachorro,
vaca, boi, galinha. Outro momento em que percebemos o interesse das crianças
por animais foi quando estavam assistindo ao DVD da Galinha Pintadinha em que
elas cantavam fazendo os gestos e mostrando alguns animais que apareciam,
como a galinha, vaca e outros. Desta forma daremos início ao Projeto: ‘Galinha
Pintadinha , seus amigos e as crianças do Agrupamento B em uma divertida
aventura!’ onde vamos propor diversas ações significativas e que
possibilitarão a ampliação dos conhecimentos já apresentados pelas crianças.
Relatório Individual do
Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança
Dentro de nossas
propostas pedagógicas buscamos trabalhar com projetos voltados aos interesses
das crianças por ser significativo para elas. Essa forma de trabalhar visa
ampliar o conhecimento das crianças de forma diversificada criando nelas um
espírito investigativo que levará por toda a sua vida proporcionando
habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento em todas as áreas.
Através de nossas observações , notamos que as crianças demonstraram um certo
medo pelo coisas ou situações do dia-a-dia, medo de bichos imaginários, medo
de escuro, de caveira, de boi, jacaré entre outros. Notamos que esses medos eram constantes , pois
entre eles haviam conversas como : “Olha o bicho!”; “Corre o lobo mau vai te
pegar!”; “tem fantasma ai!”; “O bicho te pega viu!” A partir desta observação
optamos por trabalhar um projeto voltado ao Medo.
Iniciamos as atividades
sobre o projeto : Medo de quê? levantando o conhecimento prévio das crianças
através de roda de conversa. Neste
contexto, a linguagem oral tem papel preponderante no desenvolvimento
cognitivo e afetivo-social, já que leva à estruturação das ideias .Durante as
roda de conversa sobre o projeto XXXXX mostrou-se interessado no tema, falou
sobre o medo de caveira e fantasma e que não gostava de fica sozinho no
quarto. Perguntamos porque ele tinha medo de caveira, XXXXX fez um gesto com
a boca rangendo os dentes e fazendo careta e disse: “ É porque ela faz assim RIIIIIII!!”
Perguntamos sobre o fantasma e ele disse “O fantasma e mascarado e faz
BUUUUUU!!!” . Após a apresentação do projeto quando fizemos outra roda de conversa, XXXXX foi capaz de identificar os medos de
todos seus colegas e das professoras . Sua mãe nos contou que em casa ele não
parava de falar sobre o medo dos colegas e queria sabe o que estava
acontecendo, explicamos sobre o projeto e o quanto ele estava empolgado com o
projeto.
De acordo com a nossa
proposta de letramento, proporcionamos às crianças diversas atividades de
leitura com alguns livros literários e
os que o XXXXX mais gostou foram Chapeuzinho Amarelo a qual trabalhamos a
dobradura do chapéu e em seguida ele usou tinta amarela para pinta-lo;
Cabelinho Vermelho e o lobo Bobo ,
identificou-se muito com a historia e ao terminarmos ele pegou o livro e
começou a contar do jeito dele fazendo a leitura das imagens. Outro livro que
ele gostou foi “Quem tem medo de monstro?”, após a leitura XXXXX conseguiu
identificar o medo de todos os personagens da historia.
Ao falarmos sobre os
monstros através dos livros “ Como
identificar um monstros e Jeremias desenha um monstro” XXXXX gostou muito,
participou do desenho do mostro, conseguiu montar um quebra cabeça com a
figura do monstros , representou o Sullivan e o Mick do desenho Monstro S.A
com o carimbo dos pés.
Na atividade sobre
tipos de emoções XXXXX foi capaz de identificar cada carinha que mostrava
felicidade, tristeza, susto e raiva , aprendeu mais ainda ao assistir o filme
divertidamente e com as musicas ensinadas na roda de musica como Mentirinhas
e Hahaha Hihihi da Xuxa, tais musicas trabalharam sentimento de tristeza e
alegria.
Ao falarmos sobre os
monstros através dos livros “ Como
identificar um monstros e Jeremias desenha um monstro” XXXXX gostou muito,
participou do desenho do mostro, conseguiu montar um quebra cabeça com a
figura do monstros , representou o Sullivan e o Mick do desenho Monstro S.A
com o carimbo dos pés.
Sobre suas relações pessoais, percebemos
que XXXXX, a princípio, relutava em cumprir as regras, mas através do
diálogo, foi alcançando a compreensão e necessidade das mesmas. XXXXX prefere
brincar sozinho, mas gosta de colaborar na organização da sala e interage nas
brincadeiras, está aprendendo a emprestar os brinquedos, observamos como
intermedia pequenos conflitos entre os colegas. XXXXX manifesta suas
opiniões, toma iniciativas , participa das atividades e colabora com todos.
Quanto ao desenvolvimento de suas
habilidades motoras, XXXXX demonstra equilíbrio, corre, salta ,pula de acordo
com a sua faixa etária. Todos os dias, ele pede: “Vamos dançar!” “Põe a
música da caveira!” e fica todo alegre.
Relatório Individual do
Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança
Dentro de nossas
propostas pedagógicas buscamos trabalhar com projetos voltados aos interesses
das crianças por ser significativo para elas. Essa forma de trabalhar visa
ampliar o conhecimento das crianças de forma diversificada criando nelas um
espírito investigativo que levará por toda a sua vida proporcionando
habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento em todas as áreas.
Através de nossas observações , notamos que as crianças demonstraram um certo
medo pelo coisas ou situações do dia-a-dia, medo de bichos imaginários, medo
de escuro, de caveira, de boi, jacaré entre outros. Notamos que esses medos eram constantes , pois
entre eles haviam conversas como : “Olha o bicho!”; “Corre o lobo mau vai te
pegar!”; “tem fantasma ai!”; “O bicho te pega viu!” A partir desta observação
optamos por trabalhar um projeto voltado ao Medo.
Iniciamos as atividades
sobre o projeto : Medo de quê? Levantando o conhecimento prévio das crianças
através de roda de conversa. Neste
contexto, a linguagem oral tem papel preponderante no desenvolvimento
cognitivo e afetivo-social, já que leva à estruturação das ideias. Durante a
realização das atividades do projeto XXXXX precisou ser incentivado a participar,
pois, no inicio ainda não demonstrava
interesse pelas mesmas. Nesse momento ele ficava correndo ou brincando com
algo que não tinha haver com a atividade realizada. As poucos fomos colocando
ele ao nosso lado e incentivando ele a ficar na roda de conversa, foi bem
difícil no inicio , mas logo ele estava mais participativo.
De acordo com a nossa
proposta de letramento, proporcionamos às crianças diversas atividades de
leitura com alguns livros literários e
neste momento notamos que o XXXXX participava mais como ouvinte, gostou do
livro Chapeuzinho Amarelo a qual trabalhamos a dobradura do chapéu e em
seguida ele usou tinta amarela para pinta-lo; Cabelinho Vermelho e o lobo Bobo ,ouviu a historio e antes de
terminar já estava debaixo da mesa e correndo na sala. È difícil prender a
atenção do XXXXX nesses momento, são poucas as coisas que chama sua atenção e
quando conseguimos temos que ser rápidas pois a mesma se dispersa com
facilidade.
Ao falarmos sobre os
monstros através dos livros “ Como
identificar um monstros e Jeremias desenha um monstro” XXXXX participou do
desenho do monstro, conseguiu montar um quebra cabeça com a figura do monstro
, representou o Sullivan e o Mick do desenho Monstro S.A com o carimbo dos
pés.
Na atividade sobre
tipos de emoções XXXXX aprendeu sobre elas
ao assistir o filme divertidamente e com as musicas ensinadas na roda
de musica como Mentirinhas e Hahaha Hihihi da Xuxa, tais musicas trabalharam
sentimento de tristeza e alegria.
Sobre suas relações pessoais, percebemos
que XXXXX, relutava em cumprir as regras, mas através do diálogo, foi
alcançando a compreensão e necessidade das mesmas. XXXXX gosta brincar com o
colegas Inácio, e Gustavo, gosta de colaborar na organização da sala , interage
nas brincadeiras e está aprendendo a emprestar os brinquedos. XXXXX tem
dificuldade em manifesta suas opiniões
, toma iniciativas e participar das atividades, mas ,essa atitudes
consideramos que faz parte da idade e aos poucos com muita conversa ele vai
compreendendo.
Quanto ao desenvolvimento de suas
habilidades motoras, XXXXX demonstra equilíbrio, corre, salta ,pula de acordo
com a sua faixa etária.
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