ESTADO DE GOIÁS
PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Instituição:
|
Nome
da Criança:
|
Data de Nascimento: Idade:
|
Agrupamento / Turma: E Trimestre: 1° Ano: 2013
|
Responsáveis
pelo Agrupamento / Turma:
|
|
Relatório
Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança
|
A adaptação de XXXXXXX a
instituição foi bem tranquila, pois a criança esta conosco desde o ano passado.
A criança aceita bem as regras, estabelecidas por eles e por nós feitas em roda
de conversa quando falamos sobre convivência. Ela se dá muito bem com os
colegas, porém tem preferencia pelas colegas Gloria Vitoria e Isabela, tem um
ótimo conviveu com a professora sabendo respeitar e atender quando é
solicitada.
A criança se alimenta muito bem
comendo de tudo tanto no lanche oferecido pela instituição, quanto no
piquenique de frutas, gostando de repetir sempre.
Observamos durante as suas idas no
parquinho que, referente ao seu aspecto
motor, ela corre, dança, gosta de pular corda, tem uma ótima desenvoltura nos
movimentos com o seu corpo.
Quanto ao seu desenvolvimento oral
e escrito, vemos que cada dia ela vem vencendo cada obstáculo proposto, já
conhece as letra do seu nome e já consegue escrevê-lo olhando na ficha. Não é
muito de participar no momento das rodas de conversas, dando sua contribuição,
são raros os momento em que ela fala, mas presta atenção em tudo atentamente.
Durante o Projeto: Aracnídeos,
desvendando os segredos e os mistérios das aranhas, ela mostrou muito
interessada, mas pouco opinou sobre o assunto, sua participação foi mais
visível nas atividades realizadas pelo projeto. Nas atividades com desenho e
pinturas sobre o inseto estudado, a criança se expressou muito bem, fez tudo com
capricho obedecendo o enunciado. Nas atividades que envolveram escrita e
identificação de letras, também não apresentou dificuldade, demostrou prazer e
criatividade em desenvolvê-las.
XXXXXXX tem um potencial muito
grande, mas apresenta insegurança ao realizar algo novo que ela ainda não
conhece, sempre diz: “Titia eu não sei fazer”, nesse momento buscamos
incentiva-la explicando que ela é capaz
e que não precisa se preocupar, pois tudo o tempo certo para aprender.
ESTADO DE GOIÁS
PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Instituição:
|
Nome
da Criança:
|
Data de Nascimento: Idade: 4 anos
|
Agrupamento / Turma: E Trimestre: 1° Ano: 2013
|
Responsáveis
pelo Agrupamento / Turma:
|
|
Relatório
Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança
|
O inicio do ano letivo foi
tranquilo para XXXXX, pois a criança já frequentava a instituição desde o ano
passado. Nesse processo de chegada, Amanda mostrou-se bem adaptada a
instituição, e até já conhecia algumas professoras e colegas.
XXXXX socializou-se bem com os
colegas, necessitando por raras vezes da intervenção das professoras em
conflitos.
Mostrou preferencia por atividades
envolvendo a oralidade, como historia , rodinha de conversa e principalmente
musica. Sempre reproduz musica do seu convívio social e as vezes ensina aos
colegas.
Alimenta razoavelmente bem, porem
ainda rejeita quaisquer outro tipo de suco e comida como macarrão e sopa. Tem
preferencia por pão, rosca e bolacha.
Cuida dos seus pertences como
zelo. Sempre guarda e pega a agenda pega
o copo e a toalha quando solicitada.
Em relação a coordenação motora,
XXXXX desenvolveu-se principalmente na
coordenação motora fina, chegou a instituição com alguns conhecimentos prévios
relacionados a escrita e aos numerais.
Bastou ser um pouco estimulada, e XXXX começou a escrever seus nome sem auxilio
de ficha e também alguns números. Conhece as letra dos seu nome e de alguns
colegas e também demostrou conhecer alguns conceitos matemáticos tais como:
grande, pequeno; longe e perto; maior e menor. Também liga conceitos ligados a
natureza e sociedade, pois em sua fala sempre mostra-se consciente de que
pertence a um lugar especifico, que estamos em Goiânia, que mora na Vila Nova e
que existem outros paises.
A curiosidade de XXXXX foi notória
desde o seu primeiro contato com as professoras e colegas. Nas mais
diversas situações , sempre questiona o “porque” de tudo, sempre esta buscando
respostas que satisfaçam essas curiosidades. A Curiosidade de Amanda acabou por
gerar um projeto: “ ARACNÍDEOS, DESVENDANDO OS SEGREDOS E MISTERIOS DAS
ARANHAS”. Em momento de brincadeiras no parquinho, xxxxxx e alguns colegas
viram pequenas aranhas e ovos nas teias e as perguntas foram tantas que
acabamos por construir um projeto que somado a muita pesquisa nos auxiliou na
tarefa de desenvolver o modo de vida
peculiar das aranhas.
Durante o projeto xxxxxx participou
ativamente, dando sua opinião, questionando e
trazendo novidades, e isso só enriqueceu seu aprendizado e o nosso
projeto. Durante algumas explicação em roda de conversa, falamos sobre a arara
Viuva negra, como era seu modo de vida, comentamos que a ela tinha esse nome
porque matava o macho depois do acasalamento, Ela logo questionou: “ Tia minha
mãe é viúva e não matou meu pai!!”, então explicamos que isso só ocorria entre
os animais. Outro dia quando estávamos revisando a pesquisa sobre a aranha marrom,
ela disse “Tia deixa eu falar da aranha marrom!”; “ quando a aranha marrom
pica, temos que ir pro medico correndo se não nois morre.”; “Ah ! A aranha
armadeira levanta as patinha para pica a gente”. Foram varias as participações
da xxxxx durante o projeto. Nas
atividade desenvolveu muito bem fazendo com capricho e criatividades os
desenhos as artes manuais e as pinturas
a dedo e a mão. Escreveu corretamente a palavra aranha, identificou as letras e
quantidades de letras e ajudou durante as pesquisas sempre trazendo alguma
informação de casa, como: “ Tia eu viu uma aranha de parede!”; “Tia eu esqueci
de sacudi minha roupa para vê se tinha aranha marrom”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...