segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Modelos de Relatórios Individuais

Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança 
O segundo semestre foi marcado por atividades diversas que buscaram promover o desenvolvimento das linguagens verbal, artística, escrita, plástica, o conhecimento científico e matemático, bem como o desenvolvimento integral da criança no ambiente escolar. No mês de agosto retornamos nossas atividades com uma semana de programação especial de acolhida em conjunto com as demais turmas da pré-escola. As crianças realizaram algumas atividades em homenagem aos pais e apresentaram uma música na Festa da Família promovida pela Instituição. Realizamos a avaliação institucional buscando envolver as crianças no processo de análise dos seus direitos e a verificação do compromisso da Escola na efetivação dos mesmos. Aconteceu o Projeto – O que aconteceu com meu dente? Que surgiu da curiosidade das crianças neste momento em que alguns colegas estão trocando a dentição. Para execução desse projeto foram realizadas pesquisas, atividades artísticas, tais como: recortes e colagens, desenhos livres, etc. contação de histórias, entre outros para que a curiosidade das crianças fosse respondida de forma clara e com linguagem e conhecimento científicos. Aproveitando o evento das Olimpíadas realizamos em conjunto com a professora de Educação Física várias atividades visando contemplar os esportes e sua importância para o desenvolvimento da criança. Trabalhamos o conhecimento numérico por meio de tabelas e contagem de medalhas, as crianças realizaram vários esportes que foram destaque nas Olimpíadas. O Projeto – Você tem medo de quê? Surgiu por sugestão das mães de duas crianças que manifestaram preocupação com o medo excessivo nessa fase da vida. Várias atividades foram desenvolvidas com o objetivo de esclarecer as crianças e mostrar a elas que o medo é necessário para a nossa sobrevivência, mas não pode nos impedir de realizar algumas tarefas, como por exemplo: dormir sozinho na cama, tomar banho sozinho etc. No mês de outubro realizamos várias ações em comemoração ao mês da criança, entre elas: Festinha de comemoração com a turma PE-6, balada infantil, cineminha, pipoca, lanches especiais e lembrancinha. Aconteceu a gincana com a participação de toda a Escola. Foi realizado um passeio à exposição de insetos gigantes. Todos puderam ver e descobrir a diferença entre insetos e aracnídeos, sabendo a importância e o perigo que cada um oferece. As crianças ensaiaram e apresentaram no Festival Arte e Educação que aconteceu no dia 05 de novembro com a presença das famílias e comunidade escolar. No dia 10 de dezembro tivemos a nossa Cantata de Natal para encerrar as atividades do ano.
Ana Carolina participou ativamente das atividades propostas. A criançsa brincou com todo os colegas não fazendo distinção entre os gêneros. Continuou relatando suas vivências familiares demonstrando carinho por sua família. Nas atividades da festa da família ao realizar atividades para o seu pai a criança comentou: “Eu gosto muito do meu pai e quero dar um monte de presente para ele. Ele é um super-herói, mas não sabe voar”. Nas atividades sobre as Olimpíadas a criança demonstrou interesse pelos esportes propostos pela professores realizando-os sem demonstrar dificuldade. Reconheceu e nominou as figuras de alguns esportes como: natação, vôlei, futebol, entre outros. Ana Carolina manifestou interesse especial pelo Projeto – O que aconteceu com o meu dente? Nas rodas de conversa contribuiu com seu conhecimento, suposições e sugestões. Nos cuidados com os dentes relatou: “eu escovo os meus dentes todos os dias e sei escovar sozinha”. Falamos sobre a importância de diminuir os doces e sempre escovar os dentes após o consumo dos mesmos.   Ana Carolina afirmou: “eu gosto muito de doce professora, balinha, bombom e chiclete também”. Em uma discussão sobre a troca do dente de leite pelo permanente a criança questionou: “E o dente permanente, ele cai também? ” A professora explicou que quando perdemos o dente permanente não nasce outro, sendo necessário usar dentadura ou fazer um implante. Ana Carolina demonstrou preocupação e pediu: “Professora, manda um bilhete para meu pai, minha mãe, minha avó e meu avô falando para eles escovarem os dentes todos os dias e passar fio dental porque eu não quero ninguém com dentadura lá em casa”. Ao final do projeto Ana Carolina demonstrou apreender o conhecimento discutido em sala.  Nas atividades de tentativa de escrita Ana Carolina continuou demonstrando interesse conseguiu escrever o nome sem o auxílio da ficha de identificação nominando as letras que são usadas no mesmo. No mês da criança Ana Carolina participou das atividades com alegria. Cantou no show de talentos, dançou na balada infantil e participou da gincana competindo e torcendo demonstrando entender as regras do jogo. Ao levantarmos as hipóteses para o Projeto – Você tem medo de quê? Ana Carolina manifestou ter medo do zumbi que aparece na TV mostrando aos colegas como o zumbi anda e o que ele faz com suas vítimas. Ao fim do projeto a criança pôde entender que os zumbis não existem que fazem parte da imaginação humana, assim como os fantasmas, monstros etc. Durante todo o ano Ana Carolina foi uma criança que se destacou por sua imaginação fértil, sua capacidade de criar e inventar. Manifestou curiosidade por novos conhecimentos e assimilou as novas descobertas. 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails