Plano de aula : Compreendendo os sentimentos e as emoções (crianças de 3 a 4 anos)
OBJETIVOS:
·Identificar e interpretar como as
emoções se manifestam em seu corpo.
·Identificar e interpretar as situações,
comportamentos e eventos que provocam cada emoção e sentimento.
·Aprender a expressar seus sentimentos e
emoções de maneira assertiva e respeitosa.
·Aprender a respeitar os sentimentos e
emoções dos colegas.
Desenvolver linguagem oral e escrita
PRIMEIRO MOMENTO
Compreendendo os sentimentos e as emoções
Vamos conversar com as crianças sobre os sentimentos, fazendo perguntas
como: o que são os sentimentos? O que são as emoções? Onde os sentimos? De
onde vêm as emoções? Explicar que cada emoção e sentimento tem uma origem
(uma causa, uma razão), daremos alguns
exemplos. Explicar também que as emoções e os sentimentos se manifestam em
nosso corpo, de diferentes formas.
Após essa reflexão inicial, vamos
assistir ao vídeo: Kika – De onde vem
o choro. Duração.
Após a exibição do vídeo, vamos
abrir um espaço para as crianças falarem o que entenderam. Nesse momento, vamos
estimular a reflexão com as seguintes questões: O que Kika aprendeu sobre o
choro? De onde ele vem? Como nosso corpo reage para chorarmos? O que Kika
aprendeu que nos faz chorar? O que te faz chorar?
Solicitar as crianças que façam
um desenho sobre alguma situação em que choraram, relatando brevemente a
razão desse choro, abaixo do desenho. Organizaremos um varal com os desenhos das
crianças , e vamos estimular que as crianças vejam os desenhos dos demais
colegas, valorizando a conversa sobre as diferentes causas ou motivos para
chorar, que apareceram nos desenhos.
SEGUNDO MOMENTO
Conversar
com as crianças, retomando a atividade anterior, na qual foi trabalhado o
choro e seus sentimentos relacionados, informando que neste momento, serão
discutidos outros sentimentos e emoções. Sugestões de questões que podem
estimular a conversa: Que outras emoções e sentimentos vocês conhecem? Onde
vocês sentem cada uma dessas emoções?
Após
essa conversa, convidar as crianças para o jogo dos Sentimentos, informando que a partir
desse jogo, a turma poderá conversar sobre vários sentimentos e emoções. Os adesivos
são compostos das seguintes emoções: alegria, tristeza, braveza, vergonha,
felicidade. Estas emoções e sentimentos serão ilustrados por pedaços carinhas
que demonstram cada um desses sentimentos, e ao jogar o dado a criança ira formar
a sua carinha e identificar qual sentimento que ela formou .
TERCEIRO MOMENTO
Quais os momentos que você sente alegria,
tristeza, raiva e medo?
Iremos discutir o assunto em roda de conversa
, esperando que as crianças relatem situações do seu cotidiano e seguida elas
irão através de desenho expressar esses momentos.
Utilizei para esse dia atividades dessa apostila , você pode usa-la de acordo o nivel da sua turma , para minhas crianças eu usei a atidade 4.
QUARTO MOMENTO
(Como não encontramos o livro iremos contar a
história com palitoches )
O livro fala sobre as emoções explicadas às
crianças através das cores.
A personagem principal é um monstro que muda
de cor conforme o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a
sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre,
ter medo, estar calmo e sentir raiva.
Em seguida em potes de vidro marcado com a carinhas
e cores que indicam cada sentimento , vamos pedir as crianças (uma de casa
vez) coloquem bolinhas de papel dentro dos vidros
que acordo com a cor fazendo corresponde entre ambos.
QUINTO MOMENTO
Assistir ao filme Divertidamente
A história
gira em torno da mente de uma garota, Riley, tendo como grandes protagonistas
as cinco emoções responsáveis por conduzir sua vida: Alegria, Tristeza, Raiva,
Medo e Nojinho.
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho... E desde então, sou porque tu és E desde então és sou e somos... E por amor Serei... Serás...Seremos... Pablo Neruda OBRIGADA PELA LEITURA...
Adorei esse plano de aula. Parabéns.
ResponderExcluirMuito bom, gostei.
ResponderExcluirIrei trabalhar com meus alunos do AEE.