quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Dia da criança

Projeto Semana da Criança 2014




Projeto Semana da Criança 2014
Tema  Para encantar, brincar e divertirIndicação Alunos de Educação Infantil

 Justificativa:

Toda criança tem direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. É preciso que elas saibam disso!


Objetivo Geral
Valorizar a criança como um ser integral, como alguém muito especial para o presente e o futuro da nação.
Objetivo Específico
• Estimular a participação de todas as crianças na comemoração do “Dia da Criança”;
• Grarntir às crianças o direito ao lazer e atividades saudáveis através da dança, música e expressão corporal;
• Incentivar o combate à discriminação;
• Orientar para a adoção de bons hábitos.
 
Desenvolvimento

 Segunda-feira 
Brincadeiras dirigidas: cantigas de roda do repertório regional com a utilização de balões.
Cantigas de Roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte da cultura brasileira. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e, geralmente, com coreografias.
A letra precisa ser simples e de fácil memorização, recheada de rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma brincadeira.

Sugestões: Músicas sobre animais, episódios fictícios, comparando a realidade humana com a realidade da espécie, fazendo com que a atenção da criança fique presa à história contada pela música, o que estimule sua imaginação e memória. São os casos das músicas “A barata diz que tem”, “Peixe vivo” e “Sapo Jururu”.

Filmes Educativos: Temas relacionados às cantigas de roda.

Terça- feira
Pinturas: Utilização de técnicas variadas.
• Técnica do desenho soprado, utilizando canudinhos, tinta guache.
• Técnica com palitos de sorvete, utilizados como espátulas com várias cores, até que se preencha toda a folha.
• Técnica de pintura em papel crepom e cola colorida
• Técnica pintura com gotejamento, conta gotas e várias cores de tinta
• Técnica da pintura espelhada ou dobrada (dobrar a folha ao meio; pintar como desejar um dos lados da folha; dobrar e desdobrar, apresentando assim o efeito espelhado ao abrir)
• Técnica pintura com bolhas: misturar detergente e água, corante para comida e caixa de papelão.  O ideal é fazer bolhas dentro da caixa para ir preenchendo toda a folha conforme as bolhas vão caindo.
• O professor poderá escolher três destas técnicas, ao finalizar, basta montar um mural com os alunos.

Quarta-feira
Dia dos contos: Músicas e danças.
Contar histórias seguindo uma sequência lógica, reforçando a entonação de voz; caracterizar as crianças como os personagens.
Danças
• Trazer para a sala alguns ritmos dançantes para que as crianças expressem suas emoções através de movimentos espontâneos;
• Dublagem e interpretação musical, à escolha dos alunos;
• Cantar músicas observando entonação e voz;
• Dublar músicas observando diferentes estilos e coreografias;
• Caracterizar todas as crianças. Cuidado com a escolha do repertório musical a ser utilizado.
  
Quinta-feira
Dia das brincadeiras antigas
• Confecção de bolas de meia para organização de jogo de boliche
• Confecção de peteca, com material reciclável
• Brincar com as crianças (camaleão, estátua, cobra-cega, amarelinha, dança da cadeira, pique- esconde, ou outras brincadeiras regionais)

• Confecção de pé de lata
• Confecção de pipa, cata vento.
   
Sexta-feira
 Meu querido Mestre Cuca professor
O Mestre Cuca irá ensinar, com muita diversão, a fazer um delicioso e nutritivo lanche natural. A criança irá elaborar e decorar seu próprio lanche, incentivando-a a degustar legumes verduras, frios e pães.
Obs: Trazer um avental culinário ou confeccioná-lo na escola, ficando como presente de Dia das Crianças.



Autora: Clélia Menezes - consultora educacional Sistema de Ensino Dom Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails