SOCIALIZAÇÃO
XXXX é uma criança encantadora, amorosa, criativa, interessada e boa amiga! Brinca
com os colegas com respeito, sempre sugerindo alguma brincadeira diferente.
Gosta muito de brincar com XXX, XXX, e
até com os colegas de outras turmas. Tanto os meninos quanto as meninas adoram
sua companhia nas brincadeiras, afinal é cooperativa e gosta de ajudar. Joga
bola, pique-pega e até fantasia que está no mundo de Nárnia, “lá ela pode ser”
uma das rainhas do filme, Susana ou Lúcia. Com as professoras é muito carinhosa
e prestativa, chega sempre com um abraço, um beijo e uma novidade.
No
começo do ano era um pouco tímida e reservada em sala, mas não teve dificuldade
na adaptação, assumiu uma postura consciente e responsável quanto aos
compromissos do Primeiro Ano. Gosta de nos mostrar algo diferente que fez em
casa, como: um desenho, uma experiência com feijões e um cartaz de crianças, em
que usou gravuras de revista.
Contamos
com esse carinho e dedicação sempre, porque tesouros como a Alice são
verdadeiros presentes!
APRENDIZAGEM
E DESENVOLVIMENTO
Abrir a caixa
encantada lhe enche de expectativa e aguça sua curiosidade. XXX tem no olhar
um encanto por descobrir o mundo, suas curiosidades, histórias e o porquê de
tudo. Assim ela se envolve naturalmente, de forma muito interessada, com os
conhecimentos explorados. Isso permite que com facilidade ela expresse o que
pensa a respeito do tema, como se sente e o como resolvê-lo. Seja pela lógica
matemática ou pelos valores que tem no coração ela é prática e bem objetiva.
Durante toda a
preparação para o Fórum se portou de forma ativa, consciente dos problemas
selecionados e realmente se preocupou em saber “como uma pessoa tem coragem de
fazer chorar uma criança?”e “ de onde veio os direitos e deveres das
crianças?”, o que ajudou a direcionar o tema do nosso projeto “Ser criança:
amizade, solidariedade e cooperação para um mundo melhor”. Na sua chapa, contribuiu nas discussões, na
campanha e na preparação dos materiais, com muito orgulho entregava seus
santinhos aos colegas e professoras da turma.
Suas
interferências são muito ricas, e faz com que todos aprendam também. Ela se
expressa com clareza, apresenta coerência nas suas argumentações e busca nas
suas falas concluir e enriquecer as idéias dos outros colegas. Seus ouvidos são
bem atentos também! A ponto de facilmente interpretar e pronunciar com clareza
o que ouve em inglês.
Durante a rotina Alice adora cantar as músicas e com sua
alegria contagia todos em volta, assim se envolvem com muita empolgação na
música que ela começa.
Alice está mais
confiante quanto ao seu potencial na escrita e na leitura. A cada dia ela se
supera! Percebemos que possui um repertório amplo de letras, faz relações entre
a escrita e a fala, produz uma escrita bem avançada, se esforça para escrever
ortograficamente, é atenta às letras que deverão ser usadas pois é capaz de
associar a sílaba ao seu som, até já usa a letra cursiva em algumas atividades.
Alice se empenha em aprimorar sua habilidade numa leitura mais fluente.
Saber que vamos
ter sua companhia durante o ano todo nos deixa muito felizes. Percebemos seu
esforço e sabemos que não terá dificuldades de melhorar seu capricho com as
tarefas, o traçado de suas letras e o saber esperar os momentos de poder falar
sem precisar, portanto aumentar sua voz.
LINGUAGEM
ORAL
Na
sala quando vamos falar tentamos nos organizar levantando o dedo, para que cada
um possa participar e assim todos possam ouvir os colegas também. Na hora de
ver as apresentações do livro do rodízio podemos ver as idéias de todos os
amigos, é legal porque sempre tem várias artes (formas de explorar cada
história) diferentes para o mesmo livro.
Quando os colegas brigam a gente tenta
conversar, e a professora nos ajuda a gente a resolver. Assim os dois colegas
não precisam brigar mais e não ficam machucados.
O fórum foi um dia bem especial mesmo, pela
primeira vez reunimos tantas crianças para conversar sobre o que poderia ser
melhor para o mundo, o país, a cidade e a escola. Lá nos ouvimos os colegas
desde o Primeiro Ano até o Terceiro.
Fizemos chapas, campanha eleitoral e
mostramos para a escola toda o que tínhamos de idéias para melhorar a escola.
Escolhemos portanto a chapa “Fazer acontecer para um mundo melhor”, número 15.
Hoje em dia temos as reuniões dos grupos de
responsabilidade e da assembléia. Na nossa sala tem gente participando em todos
os grupos, na assembléia e nos grupos de Economia, Parque dirigido, Eventos,
Respeito e Cuidados com o meio.
Quando
nos encontramos no grupo de responsabilidade tentamos “bolar” (levantar)
sugestões sobre o que fazer para melhorar a escola e ajudar os outros alunos a
melhorá-la também. E na assembléia ouvimos os outros grupos, pedimos sugestões
para o nosso e respondemos dúvidas de como vamos resolver as situações
(possíveis impasses) que aparecerem.
LINGUAGEM
ESCRITA E DESENHO
Decoramos nossa
sala com o alfabeto e com o números, pintamos o calendário todos os dias quando
chegamos na sala.
Como estudamos
sobre o mundo de Nárnia escolhemos fazer da nossa sala um lugar parecido com o
mundo do Aslam, por isso escrevemos e assinamos os nossos compromissos,
direitos e deveres.
Anotamos os
problemas do mundo, do país, da cidade e da escola no caderno assim na hora do
Fórum era só consultar. Escrevemos nosso diário o que aprendemos para fazermos
um mundo melhor, assim como Lúcia Pevensine (personagem do filme) faz no seu
diário de rainha de Nárnia.
Para continuar o
projeto escolhemos continuar com o filme do Mundo de Nárnia, mas agora a gente
está estudando sobre as crianças, por isso escrevemos o projeto “Ser criança:
amizade, solidariedade e cooperação para um mundo melhor”, já sabemos o que
vamos estudar e por que.
Fizemos o nosso
brasão, escolhemos uma figura que tivesse um significado interessante e então
desenhamos, pintamos e escrevemos sobre este nosso símbolo.
Todo dia também,
agente marca o plano do dia (auto-avaliação) para saber como estamos fazendo as
coisas (compromissos) que temos na escola.
A gente viu que
o H (a letra) é misterioso! Ele aparece sem fazer som, porque é tímido, você
nunca sabe quando ele vem, só quando usa o LH. Quem ta escrevendo em letra
cursiva descobriu uns segredinhos dela: que tem letra de tamanhos diferentes
(maiúscula e minúscula) e que tem umas letrinhas que vão para debaixo da linha!
Aprendemos a
contar as sílabas também. E agora a gente está aprendendo com aquelas cartinhas
(o glossário) e com o livro “Aslam e seus amigos lutando para um mundo melhor”
várias palavras e ainda a letra cursiva, já vimos o F cursivo e agora vamos
chegar no L cursivo. Assim todo mundo (todos os colegas) estão aprendendo a
letra cursiva.
LEITURA
No começo tivemos que descobrir
quem mandava cartinhas para gente e assinava com uma patinha, depois que a
gente viu que era o Aslam e assistimos ao filme do Mundo de Nárnia ganhamos um
presente especial: o livro “Aslam e seus amigos lutando para um mundo melhor”,
com ele a gente pode ter o Pedro, a Lúcia, o Edmundo e Susana (personagens do
filme “Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupas”) bem perto.
Uma vez jogamos o jogo da memória
com as cartinhas (glossário) que vieram junto com o livro, tinha uma figura e a
palavra, então tínhamos que achar e fazer um parzinho. Outra vez a professora
mostrava as figuras e a gente mostrava a palavra, num jogo bem engraçado.
Depois nós também formamos as palavras do glossário, e com as sílabas dessas
palavras achamos outras. Aprendemos que o número de sílabas de uma palavra é o
número de vezes que abrimos a boca para falar (tal palavra).
Agora a gente
conversa com os reis de Nárnia usando a caixa mágica como um correio, essa
caixa foi o Professor Digory que mandou. Lemos o que a Lúcia escreve no diário
dela e ela lê o nosso, porque toda vez escrevemos e colocamos na caixa. Agora
junto com ela e com os colegas da turma nos estamos ajudando as crianças.
Levamos os
livros do rodízio para casa (toda semana), quando tem texto nas tarefas a gente
também lê, quando corrigimos as tarefas a professora pede para um lê e outro
pra explicar o que cada coisa (cada questão) pede para fazer.
Quando fomos estudar sobre as crianças
tivemos que fazer uma entrevista com as professoras dos Tots e dos Babies para
saber se as necessidades das crianças, estavam sendo atendidas. E usamos as
respostas para fazer um cartaz (gráfico de barras).
LINGUAGEM
CORPORAL
Quando estávamos
conhecendo o mundo do Aslam e da Feiticeira (personagens do filme “Crônicas de
Nárnia. o leão, a feiticeira e o guarda-roupas”) fizemos um teatrinho para
mostrar como as crianças foram recebidas em cada mundo. Foi difícil alguém
querer fazer a feiticeira, mas por fim todo mundo achou legal esse faz de
conta.
Nas brincadeiras
que a gente faz na sala sempre tem um monitor, que ajuda na brincadeira. E para
cuidar da sala a gente tem os grupos de responsabilidade, assim cada um cuida
de um pouquinho e pede ajuda para que os colegas o ajudem também.
Nós também
gostamos de cantar (e com muita empolgação) a música “If your happy”. Quando fazemos tarefas ouvimos musicas suaves e ao
chegarmos do parque a professora pede pra gente respirar devagarzinho.
Uma vez a gente
brincou de cão-guia, porque os cães-guias são cachorros de pessoas que não
podem enxergar, eles ajudam essas pessoas a andar sem se machucar. E esse
cachorro sabe a hora de brincar e de cuidar do dono dele, e ele não deixa o
amigo dele em perigo. A
gente tem que saber que no nosso dia-a-dia existe hora para tudo também.
Quando a gente
estava estudando sobre a Feiticeira a gente fez um bingo de mímicas. Cada
palavra era uma mímica, então tínhamos que descobrir qual palavra que tinha na
cartela que tinha haver com o que o colega estava imitando. E muitas vezes o
que a professora fala também a gente entende pelos gestos, porque ela fala em
inglês.
(Com os diários
trabalhamos os dias da semana para explorar a noção de temporalidade. E
recentemente iniciamos o trabalho sobre esquerda e direita. Pintamos um tapete
com os pés e com as mãos e até fizemos um “morto - vivo” no estilo esquerda -
direita. Este trabalho com a lateralidade ajudará as crianças na orientação
espacial).
LINGUAGEM
TECNOLÓGICA
Com o projeto “Sorria, ainda existe
fantasia” observamos o quanto os personagens infantis povoam as fantasias de
nossos alunos. Como é enriquecedor ver os olhinhos deles brilharem quando vêem
a imagem do seu super-herói ou de seu personagem favorito entre as diversas
imagens do arquivo. Com certeza foi um projeto com sabor de infância, que
também proporcionou o desenvolvimento da escrita no editor de texto Word. No
decorrer do bimestre os alunos aprenderam a inserir figuras do clip-art e do
arquivo, a mudar o tamanho e a cor da letra, a colocar realce no texto. Também
foram feitas atividades lúdicas nos sites infantis. Como trabalho final a turma
fez a capa para a pasta do bimestre.
Em uma conversa informal com a Alice, ela
disse que aprendeu a mexer no Word e que gostou muito de encontrar personagens
infantis na pasta de imagens. Como sempre muito participativa e entusiasmada, a
Alice demonstrou responsabilidade com suas atividades e atenção com os colegas
com quem trabalhou no decorrer do bimestre. Internalizou o conteúdo e trabalha
com tranqüilidade no editor de texto Word. Parabéns Alice!
MATEMÁTICA
Primeiro a gente viu ordem crescente e
decrescente, colocando alguns cubos coloridos em ordem de tamanho, também
colocamos os nossos colegas numa fila e organizamos numa ordem, em que se fosse
decrescente, os maiores estavam no começo da fila, e se fosse crescente, os
menores ficavam no começo. Depois a gente passou a usar números. (Nessas
atividades buscamos construir primeiro o conceito de maior e menor, além da
noção inclusão hierárquica, em que o algo menor cabe num maior, que por sua vez
cabe num outro maior que ele, e só posteriormente retiramos essas significações
externas de tamanho para explorarmos os números como uma representação
simbólica de uma quantidade.)
Usamos o material dourado, contamos
(somando) mais um e (subtraindo) menos um. Assim a gente viu que o antecessor
do número cinco, por exemplo é 5 menos um, que é 4. E o sucessor é 5 mais um,
que é 6. Por isso que antecessor é o que vem antes e sucessor o que vem depois
do número 5 (neste caso). (E também para explorar a relação número e quantidade,
para assim podermos introduzir a noção de menor e maior nos números também).
A gente brincava de contar com o mais um,
um colega falava um número e depois outro tinha que falar o número mais um,
assim, por exemplo, se um falasse “um” o outro tinha que dizer “mais um, é
dois”. (Nestas atividades buscamos construir o conceito de número, de pelo
menos 1 à 20, e também exploramos a capacidade de conservação e conservação de
número).
Também aprendemos a ler números maiores que
vinte quando fomos jogar o jogo da memória, porque lá tinham cartinhas até o
número 36. (Essa interferência foi rica para podermos trabalhar a escrita e a
leitura dos números, diferenciando 31 de 13 por exemplo).
Contamos as letras das palavras e as
sílabas, brincamos na sala em que cada um tinha um número, então a gente tinha
que escrever o nome no quadro ou fazer uma mímica aquele número de vezes que
era, por exemplo, se eu fosse o número 9 e quisesse bater palmas então eu batia
palma nove vezes e depois todos me imitavam.
Montamos também um cartaz (gráfico de
barras) sobre as necessidades das crianças. Nele podemos ver quais das
necessidade das crianças da escola Ethos (dentre alimentação, saúde, escola,
família e lazer) estão sendo bem atendidas ou não.
Agora a gente (começou a ver) está vendo a
história do Caio e da Adelaide, duas crianças que descobriram as unidades e as
dezenas enquanto contavam suas cabras. (Com essa história introduzimos o estudo
e construção do conceito de dezena, que continua a ser trabalhado no bimestre
seguinte).
CONHECIMENTO
DE SI, DO OUTRO E DO MUNDO
Quando
assistimos ao filme do Mundo de Nárnia (Crônicas de Nárnia: o leão, a
feiticeira e o guarda roupas) vimos que a palavra humano tem dois significados:
uma de ser humano: gente, uma pessoa, que não é igual a cachorro, gato, e sim
pessoa (como espécie animal), outro é o ser humano como aquelas pessoas que não
têm o coração partido (rachado ao meio), mas que têm o coração bom (porque tem
valores, sentimentos nobres e ajudam a melhorar o mundo).
Nós também vimos
que a feiticeira é tirana, e no mundo dela ninguém era feliz. Já no mundo do
Aslam não, as pessoas eram felizes, lá elas podiam falar, pedir ajuda e o Aslam
era bom, democrático e cooperativo. Por isso que o Pedro, a Susana, a Lúcia e o
Edmundo quiseram ficar com ele, o Edmundo ate foi perdoado.
Quando fomos ver
o nosso mundo vimos que ele estava sad
(triste) quase parecido com o da feiticeira, foi triste, saber que não
respeitam os direitos e deveres das pessoas, até gente que rouba escondido
(corrupção), fazem queimadas, desperdiçam água, energia, que tem gente que não
tem moradia, que muitas pessoas adoeceram com a dengue e que na escola muitos
alunos não respeitam o colega, brigam enquanto deveriam brincar e não respeito
aquilo que é de todos, como o a areia que sempre tem gente que joga fora e
espalha no chão. Quando temos direitos e deveres e eles não são respeitados
surgem problemas. Por isso as pessoas precisam prestar mais atenção no seu
papel de cidadão.
Então nós
fizemos o Fórum, escolhemos uma chapa para ser a Assembléia, e a chapa
vencedora convidou os presidentes das outras chapas, assim a gente tem todas as
chapas juntas, e os outros alunos formaram os grupos de responsabilidade que
vão ajudar a cuidar e melhorar a escola, na nossa sala tem um pouco de gente de
cada um (no Primeiro Ano existem crianças representantes de cada grupo, pois
cada um escolheu o grupo de seu interesse), na escola então são seis grupos de
responsabilidade: a Assembléia, o de Eventos, de Preservação e cuidado com o meio,
Economia, Parque dirigido e Respeito.
Na nossa sala,
para sermos democráticos como no mundo do Aslam, a gente escreveu e assinou os
nossos compromissos, direitos e deveres. Porque afinal, existem direitos e
deveres para organizar a vida das pessoas. Depois a gente separou grupos para
poder melhorar dentro da nossa sala também, hoje temos o grupo das Tarefas, da
Fila, do Silêncio, do Quadro e da Organização da sala.
Depois do Fórum
a gente escolheu continuar com o filme “As crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira
e o guarda-roupas” e (escolhemos) estudar sobre as crianças, saber como
surgiram os direitos e deveres das crianças, porque como uma pessoa tem a
coragem de maltratar uma criança? Assim, nasceu o projeto “Ser criança:
amizade, cooperação e solidariedade para um mundo melhor”, com ele a gente vai
poder conhecer e ajudar as crianças e fazer um mundo melhor.
Por isso agora
nos estudamos sobre as necessidades da criança: saúde, moradia, escola, lazer e
família. Conhecendo o que elas têm no corpo e no coração. Fizemos um boneco de
massinha, riscamos nossas sombras no chão do parque, aprendemos a diferenças do
lado esquerdo e direito, aprendemos a cuidar da saúde física e da saúde mental.
E vai chegar um dia que a gente vai fazer muitas coisas para ajudar as crianças
que precisam. Mas isso ainda é uma surpresa!
(Essa turminha realmente entrou pelo guarda-roupas
encantado, mas diferente do que as crianças do filme vêem, eles exploram a
magia, a fantasia e aos poucos concretizam o sonho de um mundo melhor!)
INGLÊS
Nós tentamos falar inglês o máximo de tempo
possível (buscamos aprimorar a pronúncia, a acuidade auditiva e proporcionar
autonomia no uso da língua), seja para ir beber água, ir ao banheiro, fazer
fila, ir para o parque, escovar os dentes, no plano do dia (ou seja, durante
toda a nossa rotina) como também dentro na aula (durante as nossos diálogos) a
gente aprende coisas novas.
Cantamos música para receber os colegas, “Hello my dear friend...”; quando
estávamos aprendendo sobre ordem crescente e decrescente a gente cantava aquela
“One little, two little, three little
indians...” (“The ten little indians”), que é muito engraçadinha
(trabalhamos também o reconhecimento dos números em inglês, exploramos relações
de quantidade e ressalvamos os cuidados da pronúncia nos números de 0 à 10);
cantamos “If you’re happy” também, muitas vezes, porque aqui na sala ou
no parque, todos se divertem com ela! Os colegas que aprenderam a cantar essa
música primeiro ensinaram aos outros enquanto brincavam no parque. Foi cantando
que aprendemos a dizer “bata palmas, bata os pés, dê uma voltinha, sente-se,
levante-se, abrace seu amigo, mostre-me sua língua, pule, dance e sorria” tudo em inglês. E outra música
que cantamos foi a do alfabeto (os próprios alunos começaram a cantá-la durante
uma atividade que explorávamos a seqüência alfabética).
No English
Book (que é um dicionário ilustrado, no qual as imagens estão relacionadas
com alguma expressão ou vocabulário na língua inglesa) a gente cola as figuras
dessas coisas (expressões, vocabulário, músicas) que a gente já sabe em inglês.
No começo do ano nós vimos o que era um “happy world” e um “sad world”. E sabemos que neste ano todos da escola Ethos trabalham
para um mundo melhor (esta é a proposta política pedagógica).
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