domingo, 1 de setembro de 2013

Plano de Aula Alimentação

OBJETIVOS
- Identificar a obra feita pelo artista Giuseppe.
- Desenvolver a consciência de bons hábitos alimentares
 - Diferenciar frutas, verduras e legumes
 - Estimular a criatividade e raciocínio do aluno
- Trabalhar noção de algumas cores

SEGUNDA-FEIRA

Acolhida:
·         Receber as crianças;
·         Pedir que cada uma delas organizem seus materiais;
·         Distribuir vários livros de leitura, para desenvolver o prazer da leitura, incentiva a leitura das figuras e o faz de conta.

Rotina:
Musica (Que Bom e Viver/ O sapo/ O Patinho) desenvolver a linguagem corporal e musical.
Calendário: Desenvolver noção de espaço e tempo. Será feito com a ajuda das crianças, inicialmente vamos expor  o calendário mostrando o dia, o mês e  ano em seguida vamos pedir que eles repitam  a data de hoje e cantem a musica do dia, eles deverão identificar o dia, mês e ano no calendário.
Ajudante do Dia: Promover autonomia da criança. Ela dará recados, pegará as agendas, organizará a fila, nos ajudará com a ficha dos nomes e com o calendário.

Roda de conversa: Falar sobre : Giuseppe Arcimboldo
Nasceu em 1593, foi um pintor italiano. Começou a trabalhar com seu tio em Milão, era protegido pelo Imperador Rudolph I. Gostava de pintar nos quadros, imagens: de frutas, verduras, legumes, flores e vegetação. Fazia figuras humanas. Mostras as imagem pelo computador. Em seguida usando gravuras de  frutas, verduras, legumes, flores e vegetação  e a imaginação da criança , vamos criar o rosto de uma pessoa  como nos quadro de Guiseppe.




Hora do Lanche: Incentivar as crianças a comerem alimentos variados oferecidos pela instituição

Hora da brincadeira: Incentivar o faz de contar distribuindo brinquedos variados deixando a criança brincar livremente.
Hora do descanso: Musica instrumental para relaxamento
Saída:

TERÇA-FEIRA
Acolhida:
·         Receber as crianças;
·         Pedir que cada uma delas organizem seus materiais;
·         Caixinha com Nomes. Reconhecer o seu nome, Identificar as letras e a sequência das letras dos nomes
Rotina:
Musica (Casinha de cipó/ Sapinho/ galinha pintadinha) desenvolver a linguagem corporal e musical.
Calendário: Desenvolver noção de espaço e tempo. Será feito com a ajuda das crianças, inicialmente vamos expor  o calendário mostrando o dia, o mês e  ano em seguida vamos pedir que eles repitam  a data de hoje e cantem a musica do dia, eles deverão identificar o dia, mês e ano no calendário.

Ajudante do Dia: Promover autonomia da criança. Ela dará recados, pegará as agendas, organizará a fila, nos ajudará com a ficha dos nomes e com o calendário.
                                           
Sala de TV: Filme : Os vegetais , esse dvd tem como objetivo incentivar uma alimentação saudável / assistir o Dvd A Cesta da Dona Maricota.


Hora do Lanche: Incentivar as crianças a comerem alimentos variados oferecidos pela instituição.
Atividade Oral coletiva: Vamos criar um Texto coletivo, onde o professor será o escriba e os alunos farão o registro no caderno (indagar questões como: o que é alimentação saudável, por que é importante ter uma alimentação saudável, diferenças entre: VERDURAS que são caules e folhas como alface, agrião, brócolis, etc.). FRUTAS que são alimentos que oferecem variedades de sabores, aromas e propriedades nutricionais, como laranja, morango, melancia e LEGUMES que são raízes (cebola, cenoura)

Atividades oral e escrita: Fazer um gráfico das frutas que as crianças mais gostam. Fazer a comparação e explicar que eles devem fazer parte da nossa ceia.
Hora do descanso: Musica instrumental para relaxamento
Saída:

QUARTA-FEIRA
Acolhida:
·         Receber as crianças;
·         Pedir que cada uma delas organizem seus materiais;
·         Distribuir vários jogos de encaixe para as crianças para desenvolver a coordenação motora. Estimular a atenção, a concentração e o interesse. desenvolvendo  a discriminação e a percepção visual.

Rotina:
Musica (Que Bom e Viver/ O Chinês/ A Foca) desenvolver a linguagem corporal e musical.
Calendário: Desenvolver noção de espaço e tempo. Será feito com a ajuda das crianças, inicialmente vamos expor  o calendário mostrando o dia, o mês e  ano em seguida vamos pedir que eles repitam  a data de hoje e cantem a musica do dia, eles deverão identificar o dia, mês e ano no calendário.
Ajudante do Dia: Promover autonomia da criança. Ela dará recados, pegará as agendas, organizará a fila, nos ajudará com a ficha dos nomes e com o calendário.
Parquinho: : Proporcionar o desenvolvimento físico e motor como pular, correr, escalar , subir, descer etc.

Piquenique de frutas: Incentivar as crianças a comerem frutas variadas e interagir com outros agrupamentos. Nesse momento iremos fazer uma salada de frutas e registrar a receita no cartaz. Vamos trabalhar matemática ao contar as frutas.



Hora do Lanche: Incentivar as crianças a comerem alimentos variados oferecidos pela instituição.
Hora de Brincar: brincadeira acerte a fruta
Material
01 dado com figuras de frutas
1 caixa grande com frutas dentro
Desenvolvimento:
Cada criança jogará o dado e de acordo com a fruta que cair ela colocará a mão na caixa e traves do tato tentara buscar a fruta que foi selecionada no dado. Vencer quem pegar mais frutas.


Hora do descanso: Musica instrumental para relaxamento
Saída:


QUINTA-FEIRA

Acolhida:
·         Receber as crianças;
·         Pedir que cada uma delas organizem seus materiais;
·         Distribuir vários quebra-cabeças para as crianças para desenvolver a coordenação motora. Estimular a atenção, a concentração e o interesse. desenvolvendo  a discriminação e a percepção visual.

Rotina:
Musica (Que Bom e Viver/ O sapo/ O elefante) desenvolver a linguagem corporal e musical.
Calendário: Desenvolver noção de espaço e tempo. Será feito com a ajuda das crianças, inicialmente vamos expor  o calendário mostrando o dia, o mês e  ano em seguida vamos pedir que eles repitam  a data de hoje e cantem a musica do dia, eles deverão identificar o dia, mês e ano no calendário.
Ajudante do Dia: Promover autonomia da criança. Ela dará recados, pegará as agendas, organizará a fila, nos ajudará com a ficha dos nomes e com o calendário.

Roda de conversa: iremos conversar com as crianças sobre os tipos de alimentos saudáveis e não saudáveis, vamos disponibilizar varias gravuras desse alimento e pedir que elas selecionem os que bons e ruins para nossa saúde, em seguida vamos montar um cartaz com essas gravuras fazendo a seleção desses alimentos.


Hora do Lanche: Incentivar as crianças a comerem alimentos variados oferecidos pela instituição.
Atividade escrita: Observar as figuras e identificar os alimento doces e  salgados
Hora do descanso: Musica instrumental para relaxamento
Saída:


SEXTA-FEIRA

Acolhida:
·         Receber as crianças;
·         Pedir que cada uma delas organizem seus materiais;
·         Distribuir vários livros de leitura, para desenvolver o prazer da leitura, incentiva a leitura das figuras e o faz de conta.

Rotina:
Musica (Que Bom e Viver/ O sapo/ O Patinho) desenvolver a linguagem corporal e musical.
Calendário: Desenvolver noção de espaço e tempo. Será feito com a ajuda das crianças, inicialmente vamos expor  o calendário mostrando o dia, o mês e  ano em seguida vamos pedir que eles repitam  a data de hoje e cantem a musica do dia, eles deverão identificar o dia, mês e ano no calendário.
Ajudante do Dia: Promover autonomia da criança. Ela dará recados, pegará as agendas, organizará a fila, nos ajudará com a ficha dos nomes e com o calendário.

Parquinho:  Proporcionar o desenvolvimento físico e motor como pular, correr, escalar , subir, descer etc.
Atividade oral e escrita : Vamos Trabalhar a pirâmide dos alimentos, onde vamos identificar quais são os alimentos energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras. Neste estudo veremos quais são os alimentos que devemos comer em maior e em menor quantidade.

Parquinho: Proporcionar o desenvolvimento físico e motor como pular, correr, escalar , subir, descer etc.

Hora do Lanche: Incentivar as crianças a comerem alimentos variados oferecidos pela instituição

Hora da brincadeira: Incentivar o faz de contar distribuindo brinquedos variados deixando a criança brincar livremente.
Hora do descanso: Musica instrumental para relaxamento
Saída:






Um comentário:

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails