OBJETIVOS
- Identificar a obra feita pelo
artista Giuseppe.
-
Desenvolver a consciência de bons hábitos alimentares
- Diferenciar frutas, verduras e legumes
- Estimular a criatividade e raciocínio do aluno
- Trabalhar noção de algumas cores
- Diferenciar frutas, verduras e legumes
- Estimular a criatividade e raciocínio do aluno
- Trabalhar noção de algumas cores
SEGUNDA-FEIRA
Acolhida:
·
Receber
as crianças;
·
Pedir
que cada uma delas organizem seus materiais;
·
Distribuir
vários livros de leitura, para desenvolver o prazer da leitura, incentiva a
leitura das figuras e o faz de conta.
Rotina:
Musica (Que Bom e
Viver/ O sapo/ O Patinho) desenvolver a linguagem corporal e musical.
Calendário:
Desenvolver noção de espaço e tempo. Será feito com a ajuda das crianças,
inicialmente vamos expor o calendário
mostrando o dia, o mês e ano em seguida
vamos pedir que eles repitam a data de
hoje e cantem a musica do dia, eles deverão identificar o dia, mês e ano no
calendário.
Ajudante do
Dia:
Promover autonomia da criança. Ela dará recados, pegará as agendas, organizará
a fila, nos ajudará com a ficha dos nomes e com o calendário.
Roda de conversa: Falar sobre : Giuseppe Arcimboldo
Nasceu em
1593, foi um pintor italiano. Começou a trabalhar com seu tio em Milão, era
protegido pelo Imperador Rudolph I. Gostava de pintar nos quadros, imagens: de
frutas, verduras, legumes, flores e vegetação. Fazia figuras humanas. Mostras
as imagem pelo computador. Em seguida usando gravuras de frutas, verduras, legumes, flores e vegetação e a imaginação da criança , vamos criar o
rosto de uma pessoa como nos quadro de
Guiseppe.
Hora
do Lanche: Incentivar
as crianças a comerem alimentos variados oferecidos pela instituição
Hora da brincadeira: Incentivar o faz de contar
distribuindo brinquedos variados deixando a criança brincar livremente.
Hora do descanso: Musica instrumental para relaxamento
Saída:
TERÇA-FEIRA
Acolhida:
·
Receber
as crianças;
·
Pedir
que cada uma delas organizem seus materiais;
·
Caixinha
com Nomes. Reconhecer o seu nome, Identificar as letras e a sequência das
letras dos nomes
Rotina:
Musica (Casinha de
cipó/ Sapinho/ galinha pintadinha) desenvolver a linguagem corporal e musical.
Calendário:
Desenvolver noção de espaço e tempo. Será feito com a ajuda das crianças,
inicialmente vamos expor o calendário
mostrando o dia, o mês e ano em seguida
vamos pedir que eles repitam a data de
hoje e cantem a musica do dia, eles deverão identificar o dia, mês e ano no
calendário.
Ajudante do Dia: Promover
autonomia da criança. Ela dará recados, pegará as agendas, organizará a fila,
nos ajudará com a ficha dos nomes e com o calendário.
Sala de TV: Filme : Os vegetais , esse dvd tem
como objetivo incentivar uma alimentação saudável / assistir o Dvd A Cesta da
Dona Maricota.
Hora
do Lanche: Incentivar
as crianças a comerem alimentos variados oferecidos pela instituição.
Atividade Oral coletiva: Vamos criar um Texto coletivo, onde o professor será o
escriba e os alunos farão o registro no caderno (indagar questões como: o que é
alimentação saudável, por que é importante ter uma alimentação saudável,
diferenças entre: VERDURAS que são caules e folhas como alface, agrião,
brócolis, etc.). FRUTAS que são alimentos que oferecem variedades de sabores,
aromas e propriedades nutricionais, como laranja, morango, melancia e LEGUMES
que são raízes (cebola, cenoura)
Atividades oral e escrita: Fazer um gráfico das frutas que as
crianças mais gostam. Fazer a comparação e explicar que eles devem fazer parte
da nossa ceia.
Hora do descanso: Musica instrumental para relaxamento
Saída:
QUARTA-FEIRA
Acolhida:
·
Receber
as crianças;
·
Pedir
que cada uma delas organizem seus materiais;
·
Distribuir
vários jogos de encaixe para as crianças para desenvolver a coordenação motora. Estimular a
atenção, a concentração e o interesse. desenvolvendo a discriminação e a percepção visual.
Rotina:
Musica (Que Bom e
Viver/ O Chinês/ A Foca) desenvolver a linguagem corporal e musical.
Calendário:
Desenvolver noção de espaço e tempo. Será feito com a ajuda das crianças,
inicialmente vamos expor o calendário
mostrando o dia, o mês e ano em seguida
vamos pedir que eles repitam a data de
hoje e cantem a musica do dia, eles deverão identificar o dia, mês e ano no
calendário.
Ajudante
do Dia: Promover autonomia da criança. Ela dará
recados, pegará as agendas, organizará a fila, nos ajudará com a ficha dos
nomes e com o calendário.
Parquinho:
: Proporcionar o
desenvolvimento físico e motor como pular, correr, escalar , subir, descer etc.
Piquenique
de frutas: Incentivar
as crianças a comerem frutas variadas e interagir com outros agrupamentos.
Nesse momento iremos fazer uma salada de frutas e registrar a receita no
cartaz. Vamos trabalhar matemática ao contar as frutas.
Hora do Lanche: Incentivar as crianças a comerem
alimentos variados oferecidos pela instituição.
Hora
de Brincar:
brincadeira acerte a fruta
Material
01 dado com
figuras de frutas
1 caixa
grande com frutas dentro
Desenvolvimento:
Cada criança
jogará o dado e de acordo com a fruta que cair ela colocará a mão na caixa e
traves do tato tentara buscar a fruta que foi selecionada no dado. Vencer quem
pegar mais frutas.
Hora do descanso: Musica instrumental para relaxamento
Saída:
QUINTA-FEIRA
Acolhida:
·
Receber
as crianças;
·
Pedir
que cada uma delas organizem seus materiais;
·
Distribuir
vários quebra-cabeças para as crianças para desenvolver a coordenação motora. Estimular a
atenção, a concentração e o interesse. desenvolvendo a discriminação e a percepção visual.
Rotina:
Musica (Que Bom e
Viver/ O sapo/ O elefante) desenvolver a linguagem corporal e musical.
Calendário:
Desenvolver noção de espaço e tempo. Será feito com a ajuda das crianças,
inicialmente vamos expor o calendário
mostrando o dia, o mês e ano em seguida
vamos pedir que eles repitam a data de
hoje e cantem a musica do dia, eles deverão identificar o dia, mês e ano no
calendário.
Ajudante do Dia: Promover
autonomia da criança. Ela dará recados, pegará as agendas, organizará a fila,
nos ajudará com a ficha dos nomes e com o calendário.
Roda
de conversa: iremos conversar com as crianças sobre os tipos de alimentos
saudáveis e não saudáveis, vamos disponibilizar varias gravuras desse alimento
e pedir que elas selecionem os que bons e ruins para nossa saúde, em seguida
vamos montar um cartaz com essas gravuras fazendo a seleção desses alimentos.
Hora do Lanche: Incentivar as crianças a comerem
alimentos variados oferecidos pela instituição.
Atividade escrita: Observar as figuras e identificar os
alimento doces e salgados
Hora do descanso: Musica instrumental para relaxamento
Saída:
SEXTA-FEIRA
Acolhida:
·
Receber
as crianças;
·
Pedir
que cada uma delas organizem seus materiais;
·
Distribuir
vários livros de leitura, para desenvolver o prazer da leitura, incentiva a
leitura das figuras e o faz de conta.
Rotina:
Musica (Que Bom e
Viver/ O sapo/ O Patinho) desenvolver a linguagem corporal e musical.
Calendário:
Desenvolver noção de espaço e tempo. Será feito com a ajuda das crianças,
inicialmente vamos expor o calendário
mostrando o dia, o mês e ano em seguida
vamos pedir que eles repitam a data de
hoje e cantem a musica do dia, eles deverão identificar o dia, mês e ano no
calendário.
Ajudante do Dia: Promover
autonomia da criança. Ela dará recados, pegará as agendas, organizará a fila,
nos ajudará com a ficha dos nomes e com o calendário.
Parquinho:
Proporcionar o desenvolvimento físico e motor como pular,
correr, escalar , subir, descer etc.
Atividade oral
e escrita : Vamos Trabalhar a
pirâmide dos alimentos, onde vamos identificar quais são os alimentos
energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras. Neste estudo
veremos quais são os alimentos que devemos comer em maior e em menor
quantidade.
Parquinho:
Proporcionar o
desenvolvimento físico e motor como pular, correr, escalar , subir, descer etc.
Hora
do Lanche: Incentivar
as crianças a comerem alimentos variados oferecidos pela instituição
Hora da brincadeira: Incentivar o faz de contar
distribuindo brinquedos variados deixando a criança brincar livremente.
Hora do descanso: Musica instrumental para relaxamento
Saída:
Amei a ideia,e vou me espelhar nela para o meu estágio.
ResponderExcluir