PLANEJAMENTO SEMANAL
PROFESSORA: DULCY
AGRUAPMENTO: E
OBJETIVO DA SEMANA
·
Possibilitar que a criança construa sua identidade e
autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da
vivência de diferentes situações, e ainda, desenvolver a independência, a autoconfiança
e a autoestima.
·
Conhecer
as letras que compõem a escrita de seu nome através de jogos e musicas.
·
Reconhecer
a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas
SEGUNDA-FEIRA
Acolhida:
·
Receber as crianças;
·
Pedir que cada uma
delas organizem seu material ( pegando
agenda, copo e toalha e colocando nos lugares de costume.
·
Pedir que cada uma
delas sentem a mesa para brincar com os blocos de encaixe .
Banheiro
Rodinha: Musica/ calendário/ ajudante do dia
Roda da oralidade: Como foi seu final de semana?
Historia do dia : Os três cabrito (Falar sobre a historia com perguntas
em seguida pedir que elas faça um desenho da historia)
Roda de atividade: provocar as crianças para que observem
seus próprios corpos e façam comparações: __ Quem é mais alto? Quem é mais
baixo? Quem tem a mesma altura? __Quem tem cabelos loiros? Quem tem cabelos
castanhos? Quem tem cabelos pretos? __ Quem é negro? Quem é moreno? Quem é
branquinho?
__
Quem tem olhos azuis? E castanhos? __ Quem é menino? Quem é menina?
E
assim propor que se agrupem de diferentes formas:
Exemplo:
__Vamos juntar todas as crianças que tem cabelo bem curtinho do lado esquerdo
em pé e todas as crianças que tem cabelos compridos do lado direito sentadas.
__Vamos
juntar os meninos de um lado e as meninas do outro.
__
Agora vão pular só as crianças que tem olhos azuis ou verdes.
Assim,
o professor pode ir brincando, criando diferentes situações de acordo com a sua
turma, sempre tendo como objetivo que façam comparações a partir das diferenças
e semelhanças existentes no próprio corpo e no corpo dos amigos.
Em
seguida fazer um desenho do corpo de um menino e uma menina usado como base duas
crianças. Em seguida peça a elas para juntas decolarem como quiser os bonecos.
Hora
do lanche:
Depois
do lanche levar as crianças para o pátio para brincar ( vamos levar o balde de brinquedos)
Roda
de atividade:
Fazer
com a crianças barquinho de papel e com a ficha do seu nome e com ajuda das
professoras pedi a elas que façam o seus nomes no barco em seguida vamos colar
na folha de papel carmem cantado a musica “ A canoa virou”
Em
seguida vamos fazer dobraduras de peixinhos com os nomes das crianças e colar também
no cartaz de papel carmem
Momento
de relaxamento: Musica instrumental
Saída
TERÇA-FEIRA
Acolhida:
·
Receber as crianças;
·
Pedir que cada uma
delas organizem seu material ( pegando
agenda, copo e toalha e colocando nos lugares de costume.
·
Pedir que cada uma
delas sentem a mesa para brincar com os blocos de encaixe .
Banheiro
Rodinha: Musica/ calendário/ ajudante do dia
Roda
de atividade: Bingo do nome
Materiais:
Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar
as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel
colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
Procedimento:
Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
Procedimento:
Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
Hora
do lanche:
Depois
do lanche levar as crianças para o pátio para brincar ( vamos levar o balde de brinquedos)
Roda de atividade:
Dança da Cadeira:
- Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes (uma para cada nome) e cadeiras.
- Procedimentos:
O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas cadeiras.
Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
- Sugestão de Avaliação:
Dança da Cadeira:
- Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes (uma para cada nome) e cadeiras.
- Procedimentos:
O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas cadeiras.
Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
- Sugestão de Avaliação:
Realizar a brincadeira diversas
vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.
Momento
de relaxamento: Musica instrumental
Saída
QUARTA-FEIRA
Acolhida:
·
Receber as crianças;
·
Pedir que cada uma
delas organizem seu material ( pegando
agenda, copo e toalha e colocando nos lugares de costume.
·
Pedir que cada uma
delas sentem a mesa para brincar com os blocos de encaixe .
Banheiro
Rodinha: Musica/ calendário/ ajudante do dia
Roda
de atividade: Alfabeto móvel
Distribuir
o alfabeto móvel para as crianças juntamente com a ficha do seu nome e pedi que
cada uma delas procure no alfabeto móvel as letras que fazem parte do seu nome.
Atividade
em folha sobre o nome
Hora
do lanche:
Depois
do lanche levar as crianças para o pátio para brincar ( vamos levar o balde de brinquedos)
Hora
da TV: DVD Hi-five descobertas e aventuras
Momento
de relaxamento: Musica instrumental
Saída
QUINTA-FEIRA
Acolhida:
·
Receber as crianças;
·
Pedir que cada uma
delas organizem seu material ( pegando
agenda, copo e toalha e colocando nos lugares de costume.
·
Pedir que cada uma
delas sentem a mesa para brincar com os blocos de encaixe .
Banheiro
Rodinha: Musica/ calendário/ ajudante do dia
Roda de atividade:
Batata - Quente, todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer, ao parar a música quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os demais.
Batata - Quente, todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer, ao parar a música quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os demais.
Atividade
escrita: Identificar a letra inicial do nome e pintar.
Hora
do lanche:
Brincadeiras:
Parquinho
Hora da
historia: menina Bonita do laço de fita (Falar
sobre a historia com perguntas em seguida pedir que elas faça um desenho da
historia)
Momento
de relaxamento: Musica instrumental
Saída
SEXTA-FEIRA
Acolhida:
·
Receber as crianças;
·
Pedir que cada uma
delas organizem seu material ( pegando
agenda, copo e toalha e colocando nos lugares de costume.
·
Pedir que cada uma
delas sentem a mesa para brincar com os blocos de encaixe .
Banheiro
Rodinha: Musica/ calendário/ ajudante do dia
Roda de atividade:
Meu nome é uma arte
- Cada criança, usando a sua imaginação e criatividade, escreve seu nome de uma forma diferente. A criança pode formar um desenho, como um sol, uma casa, um coração, através de seu nome. Desta forma, não se tornará mecânico o ato de repetir várias vezes a escrita do nome, pois a criança vai estar criando desenhos e o mesmo tempo, escrevendo várias vezes seu nome, dando um sentido para esta repetição. O educador pode sugerir alguns desenhos para as crianças desenvolverem sua criatividade. As crianças podem também fazer um desenho comum primeiro, e depois escrever em volta do desenho o seu nome completo. Tudo vai depender da forma como se apresenta a turma.
Meu nome é uma arte
- Cada criança, usando a sua imaginação e criatividade, escreve seu nome de uma forma diferente. A criança pode formar um desenho, como um sol, uma casa, um coração, através de seu nome. Desta forma, não se tornará mecânico o ato de repetir várias vezes a escrita do nome, pois a criança vai estar criando desenhos e o mesmo tempo, escrevendo várias vezes seu nome, dando um sentido para esta repetição. O educador pode sugerir alguns desenhos para as crianças desenvolverem sua criatividade. As crianças podem também fazer um desenho comum primeiro, e depois escrever em volta do desenho o seu nome completo. Tudo vai depender da forma como se apresenta a turma.
Hora do lanche:
Brincadeiras:
Dia do brinquedo
Momento
de relaxamento: Musica instrumental
Saída
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...