Plano de aula: Identidade
Objetivos da semana
Possibilitar que a criança construa a
sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações
socioculturais e da vivência de diferentes situações.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgãos dos sentidos e as parte do corpo.
Identificar os membros de sua família.
Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima.
Participar da organização da rotina diária.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgãos dos sentidos e as parte do corpo.
Identificar os membros de sua família.
Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima.
Participar da organização da rotina diária.
SEGUNDA-FEIRA
ROTINA: Acolhimento/ Musica/
chamada/ calendário/ banheiro
RODA DE CONVERSA: Todo mundo
e todas as coisas tem nome. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da
sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida. Falar o nome das crianças
e dos objetos da sala, incentivando para que eles também repitam os nomes
mencionados.
Trabalhar com a caixa surpresa com espelho colado dentro.
Carimbar com guache em folha A3 o pé e a mão.
Trabalhar com a caixa surpresa com espelho colado dentro.
Carimbar com guache em folha A3 o pé e a mão.
LANCHE
BANHEIRO
ATIVIDADES DE ARTE:
Espalhar pelas mesas vários pedaço de fotos de rostos e incentivar as
crianças a montar uma pessoa utilizado estes pedaços, em seguida daremos um
nome ao personagem criado.
RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim)
aguardar a saída
SAÍDA
TERÇA-FEIRA
ROTINA: Acolhimento/ Musica/chamada/
calendário/ banheiro
Filme: Miss
spider – Pai perfeito (família)
LANCHE
BANHEIRO
RODA
DE CONVERSA:
Organizar um mural com as fotos da família para que a criança
tenha um ponto de referência na sala em seu período da adaptação. Colar as
fotos das famílias que as crianças
trouxeram e montar mural. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da
sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida sobre a família, através
das seguintes perguntas:
- Qual é o nome do papai? Qual é o nome da mamãe?
- Quantas pessoas moram lá em casa?
- Como é o nome do vovô? E da vovó?
- Quantos irmãos você tem?
- Qual é o nome do papai? Qual é o nome da mamãe?
- Quantas pessoas moram lá em casa?
- Como é o nome do vovô? E da vovó?
- Quantos irmãos você tem?
Fazer um desenho da sua Família
RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim)
aguardar a saída
SAÍDA
QUARTA-FEIRA
ROTINA: Acolhimento/ Musica/
chamada/ calendário/ banheiro
RODA DE CONVERSA:
CARA REDONDA!
Olhem a cara redonda
Que hoje eu fiz
Tem olhos, tem boca
Pequeno nariz
Tem duas orelhas que são bem iguais
Cabelos fofinhos pro lado e pra trás. (Coelhinho)
Olhem a cara redonda
Que hoje eu fiz
Tem olhos, tem boca
Pequeno nariz
Tem duas orelhas que são bem iguais
Cabelos fofinhos pro lado e pra trás. (Coelhinho)
Vamos cantar
a musica A cara redonda, em seguida as crianças receberam uma folha de A4
desenhada um circulo e irão usar sua criatividade desenhando o seu lindo rosto.
LANCHE
BANHEIRO
ATIVIDADE: Cartaz Eu sou assim (colocar o
papel no chão e pedir para uma criança deitar em cima, o professor vai
desenhando contornando o corpo, depois as crianças enfeitam). Além de trabalhar
as diferenças, iremos trabalhar as parte do corpo e os órgão do sentido.
RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim)
aguardar a saída
SAÍDA
QUINTA-FEIRA
ROTINA: Acolhimento/ Musica/
chamada/ calendário/ banheiro
RODA DE CONVERSA:
Convidar uma
mãe para vim ao CMEI, trazendo álbuns de foto e roupinhas de quando seu filho
era neném. Contar a história de quando ele nasceu para as crianças.
Vamos falar
sobre as digitais ( cada um possui a sua e é diferente de todos) Vamos colar a
foto da criança em um papel e fazer a marquinha da mão com tinta guache.
LANCHE
BANHEIRO
ATIVIDADE: Distribuir massa de modelar e pedi a cada criança que
faça você mesmo.
RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim)
aguardar a saída
SAÍDA
SEXTA-FEIRA
ROTINA: Acolhimento/ Musica/
chamada/ calendário/ banheiro
RODA DE CONVERSA: Musica
TODO MUNDO TEM UM NOME.
DIGA LÁ QUAL É O SEU.
MARIANA, RODRIGO OU ANDRÉ
O SEU NOME, QUAL É QUE É?
Cada criança vai receber uma ficha com
seu nome escrito, em uma folha de A4 ira fazer do seu jeito o seu nome olhando
para a ficha e em seguida ira fazer o seu desenho.
LANCHE
BANHEIRO
ATIVIDADE:
Dia do Brinquedo. Brincadeiras no pátio
RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim)
aguardar a saída
SAÍDA
Gostei do Plano de Aula, vai me ajudar muito com minha turma de Maternal 3/4 anos.
ResponderExcluirObrigada.
Adorei, me ajudou muito!!
ResponderExcluir