PARLENDA
A CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ.
O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
- Confecção de Cartazes:
• Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula;
• Cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa minúscula;
• Cartazes com a parlenda escrita em letra cursiva;
• Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam ser substituídas por desenhos.
- Criação de Fichas:
• Criar fichas com as palavras da parlenda (em letra imprensa maiúscula, minúscula e letra cursiva);
• Fichas com as frases da parlenda escritas sem espaçamento, ou seja, emendadas;
• Fichas com os desenhos que representam as palavras da parlenda ;
• Fichas com palavras divididas em sílabas.
ATIVIDADE 1:
Capacidades: Localizar informações explícitas no texto; Identificação do gênero e do suporte na compreensão de textos.
• Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
• Informar o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um cartaz (suporte).
• Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
• Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
• Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
• Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
• Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
• Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
A) De quem é a casinha?
B) Como é a casinha?
C) Por que o café está demorando?
Tirei essas sugestão do site Aprende Minas
Tirei essas sugestão do site Aprende Minas
por, Kátia Maria Viana Wittmann
ERA UMA BRUXA
À MEIA NOITE
EM UM CASTELO MAL-ASSOMBRADO
COM UMA FACA NA MÃO
CORTANDO BATATA NO CHÃO
Fui passear na pinguelinha,
Chinelo caiu do pé.
Os peixinhos reclamaram:
Que cheirinho de chulé!
Realizei essas atividades com a turma de 5 anos !
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...