terça-feira, 22 de maio de 2012

Projeto: Vinicius de Morais : O poeta das crianças











Professora: Dulcy 
Projeto: Vinicius de Morais : O poeta das crianças


Esse projeto surgiu da curiosidade dos alunos Hamon Filho, Wanderson e Vitor Hugo. Durante a rodinha de conversa, quando cantávamos a musica “a casa” de Vinicius de Morais, o aluno hamon Filho fez uma pergunta, - Tia Dulcy como será essa casa? Antes que eu falasse algo o aluno Wanderson disse “Eu heim, essa casa não tem nada, como é ela? E o Vitor Hugo “ É mesmo, parece a casa Mostro!” Então eu disse para toda a sala : “E vocês? Como imaginam que é essa casa? Houve um silencio de todos. Partindo daí expliquei que era uma casa imaginaria, criada pelo poeta Vinicius de Morais. Então comecei trabalhar o que era um poema e como ele era cheio de rimas e estrofes, os  alunos acharam interessante, foi então que surgiu o tema do projeto: Vinicius de Morais o Poeta das crianças. Mais o que as crianças deveriam aprender com isso? Durante esse projeto elas puderam interagir com diversos tipos de  textos  de forma lúdica, dinâmica e reflexiva; refletir acerca da leitura e escrita  avançando assim nas suas hipóteses sobre o sistema alfabético; conhecer algumas   poesias infantis de Vinícius de Moraes; estimular a sensibilidade  e criatividade; ampliar o repertório de textos que se sabe de cor; despertar o gosto e o prazer pela leitura e familiarizar-se com os mesmo por meio da escrita de pequenos poemas.
Iniciar o projeto contando, nas rodas de leitura, a história de Noé ou exibir vídeo da história em DVD, e em seguida listar ,no quadro, com a ajuda dos alunos os possíveis  animais que poderiam ter entrado na arca. Aproveitar a lista de animais e  trabalhar com os  seus respectivos pares (masculinos e femininos). Realizar essa atividade formando   agrupamentos  produtivos(duplas) de acordo com o nível de cada aluno.
Apresentar aos alunos o DVD A ARCA DE NOÉ e aproveitar para identificar algumas informações na capa: ilustração, conteúdo, editora e  autor, etc.Aproveite e fale um pouco sobre o poeta Vinícius de Moraes.
 Foi trabalhado também durante o projeto o poema “ A CASA” . Perguntei para as crianças se elas já ouviram está música e se conhecem quem escreveu; Todos responderam em alta voz “VINICIUS DE MORAIS. Em seguida escrevemos a letra da música em um cartaz e cantamos com as crianças mostrando a letra até que elas se familiarizarem com as palavras principalmente. Em seguida circulamos com lápis colorido a palavra casa e fizemos desenhos de várias casa e colamos no cartaz. O cartaz foi fixado na sala, como mais um componente do ambiente alfabetizador.




A letra da música também foi  registrada no caderno como uma sugestão de atividade. Pedir aos alunos para fazerem uma ilustração de uma casa muito engraçada e uma de sua casa e fizemos uma comparação entre a “Casa muito Engraçada” e a sua casa. Perguntando: Qual é a diferença entra as duas casas? O que elas têm de parecido? Várias opiniões foram ouvidas, como a da Maria Julia “ Minha casa tem tudo “; Joslane “ Minha casa é mais fácil de desenhar”; Rayssa “ Minha casa tem parede e esse não tem”, entre outras.
Ouvimos também a musica “ A foca “ também do poeta, as crianças acham muito engraçada a musica e aprenderam muito rápido. Durante a atividade realizada, ouvimos novamente a musica e na medida em que ela era tocada, fizemos a leitura com apontamento e pedindo aos alunos para circularem no texto a palavra foca.





Outra atividade muito legal foi a foca de massa de modelar. De inicio para eles fai um pouco complicada mais depois todos conseguiram realizar atividade , saiu cada foca legal até nome elas receberam, a do Arthur – Bolinha; da Ana Vitória - Fifi; da Mariana – Pompom; e do João Henrique – Belinha.











Assistimos o DVD com a Musica Borboletas de Vinícius de Moraes e Toquinho em seguida colocamos as  frases do poema no chão e pedimos para as crianças montassem  o poema. Fizemos uma competição entre meninos e meninas para vê quem conseguia montar mais rápido e no final a equipe tinha que recitar o poema “ as Borboletas. Foi muito proveitoso, podemos observar o quanto eles já se familiarizaram com o poema. No final quem ganho foram os meninos, pois foram mais rápidos e conseguiram recitar o poema, as meninas só perderam porque foram lentas na hora de montar o poema, mais conseguiram alcançar nosso objetivo.













 Um cartaz foi feito na sala com o poema “ as Borboletas e pedimos a cada crianças que destacar a palavra chave no poema em seguida fizemos borboletas com dobraduras com as crianças.









Um comentário:

  1. Ensino no Ensino Fundamental Maior e Ensino Médio da rede pública estadual e municipal em Alagoas. Visitei seu blog em busca de informações e ideias sobre o maravilhoso Vinicius de Moraes. Adorei tudo, principalmente, o amor e empenho na construção desse meio de veiculação do conhecimento.
    Abraços, Silvana.

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails