Professora: Dulcy
Projeto: Vinicius de Morais : O poeta
das crianças
Esse projeto surgiu da
curiosidade dos alunos Hamon Filho, Wanderson e Vitor Hugo. Durante a rodinha
de conversa, quando cantávamos a musica “a casa” de Vinicius de Morais, o aluno
hamon Filho fez uma pergunta, - Tia Dulcy como será essa casa? Antes que eu
falasse algo o aluno Wanderson disse “Eu heim, essa casa não tem nada, como é
ela? E o Vitor Hugo “ É mesmo, parece a casa Mostro!” Então eu disse para toda
a sala : “E vocês? Como imaginam que é essa casa? Houve um silencio de todos.
Partindo daí expliquei que era uma casa imaginaria, criada pelo poeta Vinicius
de Morais. Então comecei trabalhar o que era um poema e como ele era cheio de
rimas e estrofes, os alunos acharam
interessante, foi então que surgiu o tema do projeto: Vinicius de Morais o
Poeta das crianças. Mais o que as crianças deveriam aprender com isso? Durante
esse projeto elas puderam interagir com diversos tipos de textos
de forma lúdica, dinâmica e reflexiva; refletir acerca da leitura e escrita avançando assim nas suas hipóteses
sobre o sistema alfabético; conhecer algumas poesias infantis de Vinícius
de Moraes; estimular a sensibilidade e criatividade; ampliar o repertório
de textos que se sabe de cor; despertar o gosto e o prazer pela leitura e
familiarizar-se com os mesmo por meio da escrita de pequenos poemas.
Iniciar o projeto
contando, nas rodas de leitura, a história de Noé ou exibir vídeo da história
em DVD, e em seguida listar ,no quadro, com a ajuda dos alunos os
possíveis animais que poderiam ter entrado na arca. Aproveitar a
lista de animais e trabalhar com os seus respectivos pares
(masculinos e femininos). Realizar essa atividade formando
agrupamentos produtivos(duplas) de acordo com o nível de cada aluno.
Apresentar aos alunos o
DVD A ARCA DE NOÉ e
aproveitar para identificar algumas informações na capa: ilustração, conteúdo,
editora e autor, etc.Aproveite e fale um pouco sobre o poeta Vinícius de
Moraes.
Foi trabalhado também durante o
projeto o poema “ A CASA” . Perguntei
para as crianças se elas já ouviram está música e se conhecem quem escreveu;
Todos responderam em alta voz “VINICIUS DE MORAIS”.
Em seguida escrevemos a letra da música em um
cartaz e cantamos com as crianças mostrando a letra até que elas se
familiarizarem com as palavras principalmente. Em seguida circulamos com lápis
colorido a palavra casa e fizemos desenhos de várias casa e colamos no cartaz.
O cartaz foi fixado na sala, como mais um componente do ambiente alfabetizador.
A letra da música também foi registrada no caderno como uma sugestão de
atividade. Pedir aos alunos para fazerem uma ilustração de uma casa muito
engraçada e uma de sua casa e fizemos uma comparação entre a “Casa muito
Engraçada” e a sua casa. Perguntando: Qual é a diferença entra as duas casas? O
que elas têm de parecido? Várias opiniões foram ouvidas, como a da Maria Julia
“ Minha casa tem tudo “; Joslane “ Minha casa é mais fácil de desenhar”; Rayssa
“ Minha casa tem parede e esse não tem”, entre outras.
Ouvimos também a musica “ A foca “ também do poeta, as crianças acham
muito engraçada a musica e aprenderam muito rápido. Durante a atividade
realizada, ouvimos novamente a musica e na medida em que ela era tocada,
fizemos a leitura com apontamento e pedindo aos alunos para circularem no texto
a palavra foca.
Outra atividade muito legal foi a foca de massa de modelar. De inicio
para eles fai um pouco complicada mais depois todos conseguiram realizar
atividade , saiu cada foca legal até nome elas receberam, a do Arthur –
Bolinha; da Ana Vitória - Fifi; da Mariana – Pompom; e do João Henrique – Belinha.
Assistimos o DVD
com a Musica Borboletas de Vinícius de Moraes e Toquinho em seguida colocamos
as frases do poema no chão e pedimos
para as crianças montassem o poema.
Fizemos uma competição entre meninos e meninas para vê quem conseguia montar
mais rápido e no final a equipe tinha que recitar o poema “ as Borboletas. Foi
muito proveitoso, podemos observar o quanto eles já se familiarizaram com o
poema. No final quem ganho foram os meninos, pois foram mais rápidos e
conseguiram recitar o poema, as meninas só perderam porque foram lentas na hora
de montar o poema, mais conseguiram alcançar nosso objetivo.
Um cartaz foi
feito na sala com o poema “ as Borboletas e pedimos a cada crianças que
destacar a palavra chave no poema em seguida fizemos borboletas com dobraduras
com as crianças.
Ensino no Ensino Fundamental Maior e Ensino Médio da rede pública estadual e municipal em Alagoas. Visitei seu blog em busca de informações e ideias sobre o maravilhoso Vinicius de Moraes. Adorei tudo, principalmente, o amor e empenho na construção desse meio de veiculação do conhecimento.
ResponderExcluirAbraços, Silvana.