domingo, 25 de março de 2012

PROJETO JORNAL EM SALA DE AULA




PROBLEMÁTICA
Vendo a falta de hábito pela leitura e construção de textos sem objetivo, e também a falta de um veículo de comunicação local para divulgar e circular na escola, que envolvesse leituras interessantes e textos diversos produzidos pelos discentes, houve a preocupação e a necessidade de valorizar suas produções. E finalmente mostrar aos alunos os vários gêneros textuais e tipos existentes, trabalhando suas particularidades reforçando o espírito crítico. Decidimos então, juntamente com os alunos a realização do “Projeto Jornal em Sala de Aula” Vinicius de Moraes.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Considerando que o jornal abre um grande leque de assuntos pertinentes na sociedade, aborda temas diversificados ele não deixa de ser interdisciplinar, pois compara opinião de notícias junta as disciplinas num só objetivo. Como resumem Santos e Pinto, ( p.142 ano 2007)
“O jornal escolar, juntamente com outras formas e canais de expressão, pode ser um espaço importante de os alunos tomarem a palavra e darem a conhecer o que acham e significativo ou que precisam; tomarem públicas as suas inquietações, seus desejos, seus sonhos  trazerem ao debate os assuntos quentes, desenvolverem as distintas linguagens gráficas  etc...”
Tomada a decisão por trabalhar com o jornal veio a possibilidade de expandir e ensinar as características de cada  gêneros textual. De acordo com Bernard Sheiwly e Joaquim Dolz
“O trabalho com um gênero é o resultado de uma decisão didática que visa proporcionar ao aluno conhece-lo melhor, aprecia-lo ou compreende-lo pra que ele se torne capaz de produzi-lo na escola ou fora dela”.
Dessa forma estaremos valorizando o conhecimento prévio do aluno conduzindo-o a norma culta ,  fazendo ele  tirar proveito na vida, dentro e fora da escola , estaremos também proporcionando a oportunidade de  fazer bom leitores, é o nosso papel enquanto professor   Segundo Irandi Antunes.
“O ensino da gramática na escola precisa ir além, significa estimular a leitura, a escrita e a exploração da oralidade, ampliar ao repertório dos alunos sobre assuntos e temas diferentes, estudar as propriedades das mensagens e explorar os comportamentos lingüísticos, abordando as funções do emissor, o receptor, a situação e a linguagem com seus devidos papeis”.

              JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a falta de hábito pela leitura, escrita e leitura de diferentes gêneros e tipos textuais dos nossos alunos faz-se necessário à realização desse projeto jornal na escola com o objetivo de despertar o interesse pela leitura e escrita e possibilitando os alunos a ter contato com meios de informatização existente ,reconhecendo seu papel como criadores e avaliadores do seu trabalho.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar aos alunos o contato e a leitura de diferentes gêneros textuais produzidos por eles, e a realização do trabalho em equipe, promovendo a leitura ágil e atraente.
                                     
                                            BJETIVO ESPECÍFICO
Criar momentos para troca de opiniões.

         Proporcionar leitura e produções de diversos tipos e gêneros textuais e literários.
         Possibilitar o contato com diversos tipos de jornais de impressão de jornal.
        Criar oportunidade de interação da comunidade escolar
       Desenvolver trabalho em equipe salientando a importância do trabalho coletivo. Escolar.
      Propiciar aos alunos e professores e demais profissionais da escola, o acesso à cultura, informação,      estimulando a leitura.
METODOLOGIA
No primeiro momento serão apresentados e debatidos em sala de aula alguns temas polêmicos e de interesse dos alunos noticiar e opinar, fundamentando assim as variedades de gêneros e tipos textuais, surgindo então vários argumentos.
No segundo momento trabalharemos as produções de textos informativos através de entrevista, pesquisas dentro e fora de sala, com aulas dialogadas e expositivas. A partir daí a elaboração do jornal com várias notícias acontecimentos atuais e da comunidade escolar, visando o público alvo que terá conhecimento das informações através do jornal.
PROFESSORAS ENVOLVIDAS NO PROJETO
Verediana Vieira Keller
Maria Goretti Antonelo
CRONOGRAMA DAS AÇÕES
1º EDIÇÃO
  • Produção de diversos gêneros com os alunos em sala, leitura correções e seleções do que foi produzido para a publicação.
  • Digitação, organização dos conteúdos já selecionados.
  • Venda e sorteio dos brindes.
  •  Abril- 2010.
2ª EDIÇÃO
  • Produção de diversos gêneros com os alunos em sala, leitura correções e seleções do que foi produzido para a publicação.
  • Digitação, organização dos conteúdos já selecionados.
  • Venda e sorteio dos brindes.
  •  Julho-2010.
3ª EDIÇÃO
  • Produção de diversos gêneros com os alunos em sala, leitura correções e seleções do que foi produzido para a publicação.
  • Digitação, organização dos conteúdos já selecionados.
  • Venda e sorteio dos brindes.
  • Dezembro-2010.
              
CONTEÚDOS:
Gêneros textuais
  • Textos dissertativos, narrativos e descritivos:
  • Produção e leitura de diferentes gêneros textuais
  • Pesquisas e entrevistas
  • Atividades de português
  • Música
  • Publicação de notícias
  • Classes gramaticais
  • Ortografia
  • Produção de texto
  • Leitura
  • Coerência e coesão concordância verbal e nominal.
  • Editorial
RECURSOS
  • Lápis
  • Borracha
  • Lousa e giz
  • Variedades de jornais já impressos e livros para pesquisa
  • Computador
  • Impressora
  • Grampeador rifas e brindes
  • Dicionários
  • Internet
  • Máquina fotográfica
AVALIAÇÃO:
 A avaliação será contínua durante todo o projeto. Será avaliada a criatividade, participação dos alunos no desenvolvimento das atividades que farão parte do jornal.   
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“Para ler e fazer o jornal em sala de aula” Maria Alice Faria , Juvenal Zanchetta Jr Pág.2007 pág.150 a 158 Revista Nova escola, editora abril pagina 40. Dolz Joaquim Shnuwly Bernarde
Irandí Antunes  Livro:  EAD- Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pagina 110 e 111 - Obra Organizada pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil )
Apostila , COMO FAZER O JORNAL EM SALA DE AULA , do programa salto para o futuro , exibida no canal Futura  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails