Rodas de conversa e ações de cuidado corporal são algumas opções.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, "todas as atividades permanentes do grupo contribuem, de forma direta ou indireta, para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, pois são competências que perpassam todas as vivências das crianças".
Estabelecer uma roda de conversas diárias, organizar atividades de faz de conta e desenvolver as ações de cuidado corporal são atitudes cruciais para o desenvolvimento das crianças nesse eixo de aprendizagem. A realização de ações variadas e concomitantes nos diferentes espaços da creche estimula as escolhas e a autonomia dos pequenos.
Atividades relacionadas à habilidade de executar ações cotidianas, como organizar a sala após uma brincadeira, por exemplo, também entram nesta modalidade organizativa, pois aumentam a independência das crianças e sua consciência de grupo.
Lista de atividades
Estimule a sociabilidade das crianças, deixe que realizem pequenas ações (individualmente ou em grupos) e proponha diferentes organizações dos espaços na rotina da creche.
Ajude os bebês a ter prazer nas vivências coletivas da creche. Desenvolve a comunicação e a aprendizagem de regras de convivência.
Deixe que os bebês interajam com o espelho e reconheçam, por meio de diferentes atividades, a própria imagem corporal.
Entenda o que as crianças comunicam com o choro e ajude-as a desenvolver a comunicação.
Faça com que os momentos de sono diários sejam aconchegantes e proveitosos para as crianças.
Amei seu blog e já o sugeri para outras colegas que dividem a mesma turma! Parabéns!
ResponderExcluir