·
O que se pretende que o
aluno aprenda (Leitura)
Ler antes de saber ler
convencionalmente;
Estabelecer
correspondência entre partes do oral e partes do escrito;
Utilizar o conhecimento
sobre o valor sonoro convencional das letras
( quando já sabem ), ou trabalhar em parceria com alunos que fazem uso do valor sonoro (quando não
sabem );
Utilizar estratégias de
leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde está escrito;
Realizar a atividade
fazendo uso de todo conhecimento que possui sobre o sistema de escrita.
·
O que se pretende que o
aluno aprenda (Escrita)
Escrever esses textos
de acordo com seus conhecimentos e possibilidades;
Escolher quantas e
quais letras serão utilizadas;
Refletir sobre escolhas
diferentes para a mesma necessidade ( quando a atividade for em dupla e os dois
colegas fazem opção diferente sobre quantas e quais letras utilizar );
Interpretar a própria
escrita ( ler o que escreveu ), justificando para si mesmo e para os outros as
escolhas feitas ao escrever.
II – CONTEÚDO:
- Leitura e escrita da canção PAI FRANCISCO
PAI FRANCISCO ENTROU NA RODA
TOCANDO SEU VIOLÃO
DÃO RÃO RÃO DÃO DÃO
VEM DE LÁ SEU DELEGADO
PAI FRANCISCO
VAI PRA PRISÃO
COMO ELE VEM TODO REQUEBRADO
PARECE UM BONECO
DESENGONÇADO
III - CONSIGNA
Vocês vão receber a escrita de uma canção que todos
conhecem. Vamos cantá-la e vocês devem acompanhar o escrito da canção com o
dedo, pois faremos pausas durante a música para que identifiquem e circulem a palavra onde paramos.
IV – PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
- Contextualização da atividade;
- Levar para a sala de aula o portador desse tipo de texto;
- Escrever o texto no papel manilha e afixar no quadro ou escrito no hectográfico;
- Entregar aos alunos a escrita da canção (se a opção for trabalhar o texto escrito no hectográfico). Todos devem conhecer a canção de memória (eles não devem memorizar o texto escrito);
- Fazer a leitura do texto e pedir que os alunos acompanhem, marcando as palavras com o dedo, ou seja, fazer o ajuste entre o oral e o escrito;
- Fazer pausas em algumas palavras, como: FRANCISCO, RODA, VIOLÃO, DELEGADO, PRISÃO, BONECO, DESENGONÇADO ( de preferência em substantivos e adjetivos). Os alunos deverão identificar e circular a palavra.
V -
DESCRIÇÃO DE COMO SERÃO AGRUPADOS OS ALUNOS E POSSÍVEIS VARIAÇÕES DA ATIVIDADE
Pré-silábico e silábico com valor sonoro: deverão completar a canção através do banco
de palavras. ( LEITURA )
Silábico sem valor sonoro e silábico com valor
sonoro: deverão completar a canção
através do banco de palavras. ( LEITURA
)
Silábico com valor sonoro e silábico
alfabético: deverão completar a canção
sem o banco de palavras. ( ESCRITA )
Silábico alfabético e alfabético: deverão escrever a canção. ( ESCRITA )
Entregar um texto lacunado para
os alunos. ( Nessa proposta de
atividade, os alunos não precisam ter contato com o texto escrito, precisam
conhecê-lo de memória ).
PAI FRANCISCO ENTROU
NA_____________________
TOCANDO
SEU ____________________________
DÃO RÃO RÃO DÃO DÃO
VEM DE LÁ
SEU ______________________
PAI
______________________
VAI PRA ____________________
COMO ELE
VEM TODO REQUEBRADO
PARECE UM
______________________
DESENGONÇADO
Banco de Palavras
ROMA
|
BONECO
|
DELETADO
|
FRANCO
|
PAIXÃO
|
VISÃO
|
RODA
|
BOLERO
|
DEGOLADO
|
FRANGO
|
PRISÃO
|
VIOLINO
|
RATO
|
BOTECO
|
DELEGADO
|
FRANCÊS
|
PRIMO
|
VIOLÃO
|
ROTA
|
BOATO
|
DEFASADO
|
FRANCISCO
|
PRIMEIRO
|
VIBRAÇÃO
|
VI – PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICO
·
Verificar se todos compreenderam o que foi
proposto e caminhar pela sala, observando como os alunos estão realizando a
atividade, verificando quais são as questões que estão se colocando;
·
Tematizar a escrita da canção no quadro “fazendo de conta” que só sabe o nome das
letras, por isso os alunos devem dizer
com que letras escreve-se as palavras;
·
Garantir que a cada palavra escrita no quadro,
os alunos façam a leitura do texto desde o seu princípio, para verificar qual é
a próxima palavra que precisam escrever, ou seja, justificar o que já está
escrito e o que ainda está faltando;
·
Aproveitar a oportunidade para colocar bons
problemas para os alunos resolverem, ou seja, propor desafios difíceis porém
possíveis;
·
Pronunciar várias vezes a palavra que está sendo
escrita e pedir que os alunos estabeleçam uma relação entre o som que estão
ouvindo e a letra correspondente, que será automaticamente apontada dentro do
alfabeto.
OBS: Como não é possível acompanhar todos os alunos de uma só vez,
acompanhar três duplas e registrar suas aprendizagens.
Nome da atividade: CANÇÃO CONHECIDA
Tipo de atividade: LEITURA E ESCRITA
·
Proposta da atividade:
A professora entregará aos alunos a escrita de
uma canção conhecida pelo grupo;
Todos devem conhecer a canção de memória ( eles
não devem memorizar o texto escrito )
Os alunos precisam acompanhar a leitura oral
feita pelo professor, marcando as palavras com o dedo, fazendo ajustes entre o
oral e o escrito;
O
professor deverá fazer pausas em algumas palavras, ( de preferência em
substantivos e adjetivos ) e os alunos deverão identificar onde o professor fez essas pausas.
Pedir que os alunos façam uma “leitura” do
texto, ajustando o que sabem de memória ao que está escrito;
Solicitar que os alunos realizem a atividade.
·
O que se pretende que o
aluno aprenda (Leitura)
Ler antes de saber ler convencionalmente;
Estabelecer correspondência entre partes do
oral e partes do escrito;
Utilizar o conhecimento sobre o valor sonoro
convencional das letras ( quando já
sabem ), ou trabalhar em parceria com alunos
que fazem uso do valor sonoro (quando não sabem );
Utilizar estratégias de leitura que permitam
descobrir o que está escrito e onde está escrito;
Realizar a atividade fazendo uso de todo
conhecimento que possui sobre o sistema de escrita.
·
O que se pretende que o
aluno aprenda (escrita)
Escrever esses textos de acordo com seus
conhecimentos e possibilidades;
Escolher quantas e quais letras serão
utilizadas;
Refletir sobre escolhas diferentes para a mesma
necessidade ( quando a atividade for em dupla e os dois colegas fazem opção
diferente sobre quantas e quais letras utilizar );
Interpretar a própria escrita ( ler o que
escreveu ), justificando para si mesmo e para os outros as escolhas feitas ao
escrever.
·
Explicação inicial dada
aos alunos sobre o que terão de fazer (consigna)
Vocês vão receber a escrita de uma canção que
todos conhecem. Vamos cantá-la e vocês devem acompanhar o escrito da canção com
o dedo, pois em seguida faremos pausas
durante a música para que vocês identifiquem e circulem a palavra onde paramos.
·
Descrição de como serão
agrupados os alunos e possíveis variações da atividade
Pré-silábico e silábico com valor sonoro:
deverão completar a canção através do banco de palavras. ( LEITURA )
Silábico sem valor sonoro e silábico com valor
sonoro: deverão completar a canção através do banco de palavras. ( LEITURA )
Silábico com valor sonoro e silábico
alfabético: deverão completar a canção sem o banco de palavras. ( ESCRITA )
Silábico alfabético e alfabético: deverão
escrever a canção. ( ESCRITA )
·
O professor precisa:
Contextualizar a atividade a ser desenvolvida;
Fazer as variações na atividade de forma que
cada aluno tenha problemas a resolver;
Levar para a sala de aula o portador desse tipo
de texto;
Possibilitar que os alunos cantem a canção
antes da realização da atividade para assegurar-se de que a música é do
conhecimento de todos e que sabem cantá-la de memória. Eles não devem memorizar
o texto escrito, devem saber cantá-lo;
Pedir
que os alunos acompanhem a leitura com o dedo para que compreendam que tudo o
que se fala está escrito na ordem em que se fala e pedir aos alunos que
localizem palavras solicitadas dentro do texto;
Verificar se todos compreenderam o que foi
proposto e caminhar pela sala, observando como os alunos estão realizando a
atividade, verificando quais são as questões que estão se colocando;
Tematizar a escrita da canção no quadro “fazendo de conta” que só sabe o nome das
letras, por isso os alunos devem dizer
com que letras escreve-se as palavras;
Garantir que a cada palavra escrita no quadro,
os alunos façam a leitura do texto desde o seu princípio, para verificar qual é
a próxima palavra que precisam escrever, ou seja, justificar o que já está
escrito e o que ainda está faltando;
Aproveitar
a oportunidade para colocar bons problemas para os alunos resolverem, ou seja,
propor desafios difíceis porém possíveis;
Pronunciar
várias vezes a palavra que está sendo escrita e pedir que os alunos estabeleçam
uma relação entre o som que estão ouvindo e a letra correspondente, que será
automaticamente apontada dentro do alfabeto.
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E desde então és
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