SÉRIE – Jardim I
DATA –
PROFESSORAS –
COORDENADORA –
JUSTIFICATIVA:
Para explorar, descobrir e apreender a realidade, a criança se utiliza das brincadeiras e do faz-de-conta. Brincar é, para a criança, fruto de autodescoberta, prazer e crescimento.
OBJETIVO GERAL:
Ajudar o aluno a perceber-se, perceber o outro (professores e colegas) e perceber-se como membro de um grupo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustração, negociação e aprendizagem.
• Aprender novas brincadeiras.
• Iniciar atividades de grupo através de brincadeiras.
DESENVOLVIMENTO:
Atividade 01
A bola é um brinquedo muito apreciado pelas crianças de qualquer idade, por isso ela foi privilegiada neste projeto; além disso, trabalhamos a coordenação motora.
Atividade 02
No primeiro momento todos os alunos ganharam uma bola para brincarem livremente no pátio da escola.
Atividade 03
Os alunos formaram um círculo, sentados no chão. Conversamos sobre vários tipos, tamanhos e texturas das bolas que havia no colégio.
Atividade 04
Ao som de uma música, fizemos uma roda e cada duas crianças ganharam uma bola para dançar, equilibrando-a na testa, na barriga e no bumbum.
Atividade 05
Conversamos sobre o que é esporte, quais os esportes que conhecemos, quais os esportes que utilizam a bola.
Escolhemos o jogo de futebol para brincar.dividimos a turma em equipes e os dois times escolheram o nome Brasil para representar o grupo.
Atividade 06
Com as bolas que confeccionamos de meia-fina, fizemos brincadeiras como boliche, tiro-ao-alvo, e bola-ao-cesto.
Atividade 07
Cada criança ganhou um balão a gás para brincar livremente na sala. Após, amarramos o crachá na corda do balão para fazer a chamada. Foi muito divertido.
Atividade 08
Com um arco de bambolê fizemos o jogo de basquete.
Atividade 09
Pesquisamos em jornais e revistas figuras sobre bola;
Desenhos
Atividades com argila
Bolas de papel amassado
Técnicas de arte com pecas etc.
AVALIAÇÃO:
Percebemos que as relações grupais neste projeto foram amplamente difundidas, estimulando a afetividade e a partilha. A atividade mais repetida e apreciada pelas crianças foi aquela para equilibrar a bola numa parte do corpo. Essa experiência foi gratificante para as crianças e nós, professoras, pois além de auxiliar no desenvolvimento motor, estimulou e desafiou os alunos a superarem obstáculos com grande alegria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...