domingo, 31 de julho de 2016

JOGOS EM SALA DE AULA PARA OS DIAS DE CHUVA!

JOGO DO PEGA






Jogo De Atenção, Rapidez, Agilidade e Noção Corporal.
Escola Todos Os Santos - Sao Benedito Do Sul - PE - 5 ° Ano
Professor Dayvy Bëe Beek



COMPETIÇÃO COM BALAS DE CONFETE
Amei essa aula da professora Patricia R. Suzzi
Trabalha a respiração e a coordenação óculo - manual.
E o auto controle também, porque não deve ser fácil ficar sem comer essas balas. kkkkkkkk
AMEI... SUPER CRIATIVAS SUAS AULAS.



PASSEIO NA FLORESTA - Ed. Infantil
Essa atividade foi elaborada dentro da sala de aula para sair do frio que estava fazendo neste dia! Ficou muito legal!
As crianças ficam em fila, passam pelo túnel, (onde toca se o sininho para o próximo aluno ir para a "floresta"), continua atravessando o túnel escuro da floresta, passam pela montanha, o caminho das pedras, e por fim saltam a cobra. Foi o máximo para as crianças... 👏👏
Atividade que trabalha locomoção em engatinhar, saltar, caminhar em equilíbrio.
*um detalhe SENSACIONAL: achei muito show a parte que o aluno toca o sininho para liberar o próximo da fila! 😍😍😍
Aula realizada pelo professor Elthon Lucas 



quinta-feira, 28 de julho de 2016

Sugestões para o Professor acrescentar no seu Planejamento

Siga os links e você encontrará milhares de ricas sugestões para diferentes e inovadoras aulas.


A "Câmara Viajante" na mata
A censura na história do Brasil
A computação quântica
A Copa do Mundo na escola
A diversidade religiosa
A Embalagem educativa
A inclusão por meio das artes
A influência da Tv nos jovens
A leitura crítica da mídia
A leitura crítica da mídia
A música orquestral na escola
A pequena sereia na escola
A primeira aula de Física
A Robótica no espaço escolar
A vida prática na sala de aula
Aprenda a gostar de Física
As férias na Estação Ciência
Brincando com a sensibilidade
Competição educativa
Conhecimento pela Música
Cultura e Culinária Francesa
Debate Político em Sala de Aula
Democracia racial em aula
Desafios matemáticos
Escola em movimento
Exercício "zen" em classe
Férias: conheça sua cidade
Histórias em quadrinhos
Histórias na sala de informática
Intertextualidade na aula
Jogo educativo na escola
Leve o teatro à sala de aula
Mapeando a comunidade
Música e poesia em classe
Nas ondas do rádio
Nosso idioma no mundo
O "parapan" nas escolas
O Carnaval na sala de aula
O curta-metragem na escola
O Desenho animado na escola
O Hip Hop na sala de aula
O Inglês nas ondas do rádio
O jornal mural na escola
O jornalismo nas escolas
O Pan na mídia e na escola
O projeto Educom na escola
O rebaixamento de Plutão
O Xadrez e a matemática
Os jogos digitais em aula
Os jogos Pan-Americanos
Os jovens e o Dia do Trabalho
Os quadrinhos na escola
Pantanal e a sociobiodiversidade
Páscoa e calendário lunar
Proposta de Videocarta
Responsabilidade Social
Santos Dumont, quadro a quadro
Sugestões de aula do JT
Teatro na aula de História
Um passeio educativo
Uma viagem ao Cerrado
Use a publicidade em classe
Use o blog educativo em aula
Uso consciente da água
Vamos construir uma casa?
Volpi no museu e na escola

Fonte: Portal do professor mec

A Galinha Ruiva - Ivete Raffa


A galinha morava numa fazenda com seus filhotes e tinha amizade com outros animais. Um belo dia ela sentiu vontade de comer um bolo de milho mas não tinha o milho.
Ela convidou a porquinha para ajudar na plantação e disse qual era seu objetivo. A porquinha deu uma desculpa e foi embora.
Ela chamou o cachorro que sempre estava por perto, ele também deu uma desculpa e saiu. O gato fez a mesma coisa e o pato também.
Sendo assim, ela plantou, regou, colheu, ralou o milho e fez o bolo. Quando sentou com os pintinhos para comer, atraídos pelo cheirinho gostoso do bolo, chegaram todos os amigos... e ela disse “Ninguém me ajudou, agora comerei somente com meus filhotes”.

Atividades: Confeccionar os personagens da história com origami e montar a história através de painéis feitos com o papel Ecocores Moldura.
Objetivos:
a)    Conhecer a história “A Galinha Ruiva” e refletir sobre os valores que traz.
b)    Trabalhar a escrita, a oralidade e rimas.
c)    Confeccionar os personagens da história com a técnica de origami.
d)    Montar a história através de quadros que representem cada parte dela.
Desenvolvimento do trabalho:
a)    Leia a história pausadamente para os alunos e mostre as ilustrações.
b)    Converse com eles sobre o que a história retrata. 
c)    Fale da importância da colaboração entre as pessoas, da amizade, da parceria, do tempo que gastamos entre o plantio, a colheita e o preparo dos alimentos, etc.
d)    Divida a sala em 7 grupos e, para cada um, dê uma parte da história.
e)    Ensine-os a fazer os personagens com dobradura (Ecocores Papel que se Dobra).
f)    Diga-lhes para desenhar o fundo com giz de cera ou pintar com guache sobre os papéis Ecocores Moldura.
g)    Monte a sequência da história com os painéis prontos.
h)    Ao final, converse com os alunos sobre todo o trabalho desde o momento que ouviram a história pela primeira vez até o resultado final.
Material: Papel Ecocores 21 cores, Ecocores Papel que se Dobra, Ecocores Moldura (Novaprint), Meu 1º Giz, Crystal Cola glitter, Big Canetas Hidrográficas, Cola e tesoura (Acrilex), olhos móveis.






ORIGAMI





Conteúdos trabalhados: 
- Fábula – “A Galinha Ruiva”.
- Linhas, formas, cores, sequência, proporção, sobreposição, bi dimensão, estética e composição plástica.
Técnicas trabalhadas: Pintura, Dobradura e Colagem.
Obs: No livro “Aprendendo com Contos e Fábulas” de Ivete Raffa você encontrará outras possibilidades para trabalhar Contos e Fábulas. 
                                                                                          Ivete Raffa
                                                                             Arte educadora e pedagoga
                                                                              www.iveteraffa.blogspot.com.br

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails