terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Projeto: De volta às aulas


Esse Projeto eu encontrei no Blogger da professora Liza achei muito interessante e resolvi compartilhar com você. Se você  tiver um tempinho dê uma olhada no blogger da professora Liza, tem muitas novidades ótimas também. Beijos 


Projeto: De  às aulas 
Objetivos:

  • Conhecer o espaço físico da escola, suas dependências e funcionários;
  •  de atividades lúdicas de conhecimento dos espaços e pessoas; 
  • Compartilhar os momentos vividos durante as férias com os amigos e professores;
  • Expressar-se sobre o que gostaria que fosse diferente neste ano letivo;

  • Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
  • Despertar o gosto pela escola e pela freqüência às aulas;
  • Ter ciência dos novos horários, projetos, festas e calendário para o novo ano letivo;
  • Refletir sobre a importância de ser responsável e ter compromisso, firmando metas para o ano letivo que se inicia;
  • Traçar objetivos de estudo e conhecer a importância de separar horários de estudo em casa;
  • Assistir a palestra, junto com os responsáveis, sobre calendário, horário e assuntos afins para o novo ano que se inicia; 
  • Conhecer os direitos e deveres de , professores e demais funcionários da escola.

Segunda-feira:
-
- Acolhida e apresentação da  e dos alunos.
-Seguindo horário estabelecido, cada professor deve levar sua turma a passear pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e tirarem dúvidas. Há alunos antigos que já a conhecem, mas há os alunos novos, que ainda precisarão se adaptar. Portanto, este momento é fundamental.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
Sugestões:
- Confecção do crachá de identificação dos alunos, para as classes de Alfabetização;
-Confecção do mural de direitos e deveres;
-Redação sobre as férias, ilustração sobre as férias ou, inovando, criar um gibi das férias, com quadrinhos e balões ilustrados que representem o que o  fez nas férias;
-Avaliando o ano que se passou: como você foi enquanto aluno, no ano anterior? Que mudanças gostaria de realizar para o ano que se inicia? O que acha que precisa mudar?
-Dinâmicas de grupo para socialização, entrosamento etc.
-Apresentação dos horários para o ano que se inicia, calendário de festas, projetos, reuniões, requisitos para provas, uniformes etc.

- Atividades diversificadas:
Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com  de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da , construção da primeira página do  de comunicados, recebimento de materiais com anotações, música com interpretação (esse ano quero paz no meu coração... Quero um amor maior, amor maior que eu... etc), Confecção de mural volta às aulas, enfeitar a sala de aula para o novo ano letivo, etc.
-Obs: O professor pode iniciar tarefas de sondagem da turma, como: escrita do nome, criar um texto a partir de gravura, criar frases, ditado de letras, letras  para montar palavras, etc.
- Aprendendo as  da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a .
-Levar o  avisando aos responsáveis sobre a reunião no dia seguinte.
- As classes de Ed. infantil levarão para casa as lembrancinhas confeccionadas pelo professor (pode ser confeccionada junto com a turma neste primeiro dia) pode ser uma viseira, um lápis-lembrança, marcador de livros, porta-lápis, gravata etc.


Terça-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Reunião com os responsáveis e entrevista para preenchimento da ficha de entrevista da Infantil.
- Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção. Os responsáveis podem passear pela escola e conhecer suas dependências, junto com os coordenadores.
-Organização dos cadernos para o novo ano! Vamos colar a capa de cada caderno? Ilustrar, colorir, etc.
-Iniciando a sondagem de matemática através de cálculos concretos utilizando objetos e posteriores anotações. Para as turmas de maior faixa etária, iniciar com cálculos e situações problemáticas.
-Música do dia, dinâmica de grupo, jogos lúdicos;
- Avaliação do dia e preparação para a saída

Quarta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
- A partir de uma escala, todas as turmas assistirão a um vídeo e posteriormente farão ilustração ou redação sobre o mesmo. Sugestão: Tapete vermelho ( Um pai do interior sonha em levar seu filho ao cinema e para realizar o sonho, passará por muitas aventuras. Pode ser desenho animado dependendo da faixa etária)
- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.
- Roda de Leitura: A Turma na Escola.
- Continuação da sondagem inicial com anotações para avaliação da turma;
_Confeccionando o mural de volta as aulas;
-Pesquisando sobre o Carnaval, confeccionando cartazes;
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.


Quinta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: A Escola do Marcelo.
- Visita às dependências da Escola.
-Lanche festivo ou piquenique organizado por turma;
- Educação Física ou recreação para todas as turmas;
- Exposição dos materiais criados sobre volta às aulas, inclusive os gibis, que ficarão expostos;
-Dinâmicas, jogos, atividades de revisão, sondagem, fixação;
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.

Sexta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: Poesia Minha Escola.
- Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra inicial).
- Trabalhando as letras do alfabeto;
- Confeccionando cartazes do alfabeto para a sala;
- Criando textos;
_ Início das atividades de Para Casa;
- Caracterização de uma escola de samba (montagem de bandinha, bloco carnavalesco, máscaras, fantasias e desfile)
- Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das janelas.
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Plano de aula: Identidade


Plano de aula: Identidade

Objetivos da semana 

Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgãos dos sentidos e as parte do corpo.
Identificar os membros de sua família.
Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima.
Participar da organização da rotina diária.


SEGUNDA-FEIRA

ROTINA: Acolhimento/ Musica/ chamada/ calendário/ banheiro

RODA DE CONVERSA: Todo mundo e todas as coisas tem nome. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida. Falar o nome das crianças e dos objetos da sala, incentivando para que eles também repitam os nomes mencionados.
Trabalhar com a caixa surpresa com espelho colado dentro.
Carimbar com guache em folha A3 o pé e a mão.

LANCHE


BANHEIRO

ATIVIDADES DE ARTE:  Espalhar pelas mesas vários pedaço de fotos de rostos e incentivar as crianças a montar uma pessoa utilizado estes pedaços, em seguida daremos um nome ao personagem criado.

RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim) aguardar a saída

SAÍDA



TERÇA-FEIRA

ROTINA: Acolhimento/ Musica/chamada/ calendário/ banheiro
Filme: Miss spider – Pai perfeito (família)

LANCHE

BANHEIRO

RODA DE CONVERSA: Organizar um mural com as fotos da família para que a criança tenha um ponto de referência na sala em seu período da adaptação. Colar as fotos das famílias  que as crianças trouxeram e montar mural. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida sobre a família, através das seguintes perguntas:
- Qual é o nome do papai? Qual é o nome da mamãe?
- Quantas pessoas moram lá em casa?
- Como é o nome do vovô? E da vovó?
- Quantos irmãos você tem?
Fazer um desenho da sua Família

RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim) aguardar a saída

SAÍDA



QUARTA-FEIRA

ROTINA: Acolhimento/ Musica/ chamada/ calendário/ banheiro

RODA DE CONVERSA:
CARA REDONDA!
Olhem a cara redonda 
Que hoje eu fiz
Tem olhos, tem boca
Pequeno nariz
Tem duas orelhas que são bem iguais
Cabelos fofinhos pro lado e pra trás. (Coelhinho)

Vamos cantar a musica A cara redonda, em seguida as crianças receberam uma folha de A4 desenhada um circulo e irão usar sua criatividade desenhando o seu lindo rosto.

LANCHE

BANHEIRO

ATIVIDADE:   Cartaz Eu sou assim (colocar o papel no chão e pedir para uma criança deitar em cima, o professor vai desenhando contornando o corpo, depois as crianças enfeitam). Além de trabalhar as diferenças, iremos trabalhar as parte do corpo e os órgão do sentido.

RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim) aguardar a saída

SAÍDA



QUINTA-FEIRA

ROTINA: Acolhimento/ Musica/ chamada/ calendário/ banheiro

RODA DE CONVERSA:

Convidar uma mãe para vim ao CMEI, trazendo álbuns de foto e roupinhas de quando seu filho era neném. Contar a história de quando ele nasceu para as crianças.
Vamos falar sobre as digitais ( cada um possui a sua e é diferente de todos) Vamos colar a foto da criança em um papel e fazer a marquinha da mão com tinta guache.

LANCHE

BANHEIRO

ATIVIDADE: Distribuir massa de modelar e pedi a cada criança que faça você mesmo.

RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim) aguardar a saída

SAÍDA



SEXTA-FEIRA

ROTINA: Acolhimento/ Musica/ chamada/ calendário/ banheiro

RODA DE CONVERSA: Musica

TODO MUNDO TEM UM NOME.

DIGA LÁ QUAL É O SEU.

MARIANA, RODRIGO OU ANDRÉ

O SEU NOME, QUAL É QUE É?

Cada criança vai receber uma ficha com seu nome escrito, em uma folha de A4 ira fazer do seu jeito o seu nome olhando para a ficha e em seguida ira fazer o seu desenho.
LANCHE

BANHEIRO

ATIVIDADE: Dia do Brinquedo. Brincadeiras no pátio

RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim) aguardar a saída

SAÍDA




QUE SOU EU?


Jogos Matemáticos

Vou compartilhar com vocês o facebook do Educació i les TIC, lá eu encontrei vários jogos matemáticos para sala de aula.






































Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails