quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança



No segundo trimestre de 2011 continuou interagindo com tranquilidade e afeto com os colegas e professoras, demonstrando ser uma criança alegre, comunicativa, carinhosa, calma e bem disposta a participar dos projetos e propostas trabalhadas. No que diz respeito à relação com os materiais, brinquedos e espaços disponibilizados, Giovanna apresentou notório avanço, pois já consegue, na maioria das vezes, compartilhar brinquedos com maior tranquilidade verbalizando: “me empresta amigo?”, ou solicitando ajuda das professoras para serem realizadas as trocas. Diferente do trimestre anterior apresentou-se mais compreensiva, e não mais se expressa com choro quando suas vontades não são realizadas. É importante ressaltar que constantemente incentivamos as crianças a brincarem juntas, compartilharem brinquedos e dividir espaços, como também esclarecemos que é preciso esperar a vez de participar e que há momento para cada atividade, uma vez que convivemos num ambiente coletivo, e dessa forma, se faz necessário que elas aprendam a conviver em harmonia umas com as outras e com a rotina da instituição.
Nesse trimestre, entre outras atividades, trabalhamos os sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão), a percepção das formas geométricas no espaço, o reconhecimento das cores, o reconhecimento das partes do corpo, as habilidades corporais (pular, correr, rolar, saltar, dar cambalhota, subir, descer, abaixar, levantar, etc.), a construção da identidade (gostos, preferências, características próprias, etc.), a exploração e reconhecimento da forma escrita do nome, elementos da cultura brasileira (festa junina, folclore), atividades artísticas (pintura com diversos materiais e de diversas formas, desenho, confecção de brinquedos, esculturas de massinha, etc.), elementos da casa, culinária (docinho de leite em pó, degustação de gelatina e sorvete), desenho da figura humana, a família, o projeto reciclagem, o reconhecimento das quantidades (de 0 a 5), a preservação do meio ambiente, hábitos de higiene, as cantigas de roda, brincadeiras tradicionais (batata-quente; dança das cadeiras; morto-vivo; estátua), músicas diversas e o circo (os personagens, cores, estrutura, caracterização, visita ao local, etc.).
Na linguagem corporal/movimento, em atividades que envolvem a psicomotricidade, Giovanna é bem participativa. Respeita espaços delimitados, consegue pular, correr, dar cambalhota, etc. sem dificuldades. Quando trabalhamos atividades de expressão como pinturas, desenhos e exploração de massinha, participou com desenvoltura, alegria e concentração. Porém em alguns momentos, quando orientada a pintar, ou desenhar, expressou-se dizendo: “eu não sei fazer tia”. Nesses momentos, sempre a incentivamos, valorizando e elogiando suas produções. Giovanna já segura corretamente o pincel, o lápis, o giz de cera, as canetinhas, e explora a massinha com diversidade de movimentos (enrola, pica, amassa, etc.). Já reconhece as cores primárias e algumas formas geométricas, como também a forma escrita do seu nome e do nome de alguns colegas, pois as identifica com facilidade. Muitas vezes, espontaneamente, tenta reproduzir a escrita de algumas letras que compõem seu nome.
Na linguagem musical, é perceptível que gosta de cantar e dançar, pois realiza essas ações com bastante interesse e entusiasmo. Apresenta boa memória auditiva e visual, pois tem facilidade em aprender músicas, gestos e coreografias.
No que diz respeito à linguagem oral, como relatado no trimestre anterior, Giovanna se expressa sem dificuldades, articulando palavras com clareza, e estruturando-as corretamente nas frases. Com grande facilidade, relata fatos, conta histórias, elabora perguntas, reproduz falas das professoras e de seus familiares, inicia e mantem diálogos, enfim, verbaliza com bastante coerência.
Giovanna tem bem desenvolvidos aspectos relacionados à sua autonomia, pois já realiza sozinha ações como: vestir-se, escovar os dentes, ensaboar o corpo, alimentar-se, organizar seus pertences, calçar sapatos, etc. Gosta muito de pentear os cabelos, e demonstra-se bastante “independente” em vários momentos. Quando insistimos em ajudá-la ela diz: “eu sei tia”. Desde o início do ano percebemos que Giovanna demanda de muito tempo para alimentar-se, e essa característica é pertinente até o presente momento. Muitas vezes, notamos que quando está realizando essa ação, ela parece se desligar da realidade, envolvida em seus pensamentos. Mediamos essa situação, chamando a atenção dela para a ação, dizendo por exemplo: “Vamos comer Giovanna!”. Contudo, ela alimenta-se muito bem, inclusive repetindo quando é um alimento de sua preferência.
No que diz respeito às atividades da rotina escolar, Giovanna permanece participando com tranquilidade em todos os momentos (acolhida, banho, almoço, escovação, jantar, etc.). Neste trimestre, devido ao calor e ao tempo seco, principalmente no período da tarde, incluímos dentre as atividades permanentes, o banho de mangueira, que acontece normalmente uma vez por semana. Giovanna participa desse momento com grande entusiasmo e alegria. Nas demais atividades frequentes como exploração de brinquedos, vídeos e brincadeiras, Giovanna também é bem participativa. Quanto aos combinados e regras de convivência, continua os entendendo e cumprindo com facilidade.
Por ter certeza que a educação infantil (Creche e Pré-Escola) é parte da educação básica de qualquer brasileiro e também porque a infância é um dos períodos mais preciosos da vida, uma vez que é quando está se formando a identidade da criança, buscamos oferecer para a Giovanna momentos de formação integral de forma que ela aprenda a ser e a conviver e que possa continuar seu desenvolvimento, afinal, entendemos que a criança aprende o que vive (na escola, em sua família e na sociedade) e vive o que aprende.
           


Um comentário:

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails