terça-feira, 25 de outubro de 2011

DIA DA BANDEIRA





Dia da Bandeira



Dia da Bandeira é um dia em homenagem a bandeira do Brasil! Comemora-se no dia 19 de novembro, porque foi nesta data que a bandeira nacional foi instituída. A bandeira é um símbolo que cada país possui. A bandeira do Brasil é representada pelas cores: branca; verde, que simboliza as matas; amarela que simboliza as riquezas e azul que simboliza o céu e os rios.

Fonte do texto: Smartkids








Mosaico de casca de ovo para o Dia da Bandeira











Dia 19 de novembro é o Dia da Bandeira.
Que tal uma atividade manual com seus alunos? 
Que tal fazer uma bandeira com a técnica do mosaico? 
Só que esse é um mosaico diferente, feito com cascas de ovos.
A idéia é do pessoal da Editora Informal. 
O mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino. Na Itália ele foi muito utilizado nas construções religiosas, em paredes, teto e pisos de muitas igrejas. No Brasil, Portinari foi um artista que utilizou muito mosaico em suas obras.
É muito difícil repetir as formas do mosaico, pois seus pedaços são todos diferentes, o que faz com que cada objeto feito em mosaico se torne único.
Como fazer:
  • Inicialmente, faça o desenho da bandeira do Brasil.
    Pegue casca de ovos (aproximadamente de 6 a 10, depende do tamanho dos pedaços que irá quebrar) e as lave antes de usar.
  • Separe tinta guache das cores verde, amarelo e azul. Eventualmente branca, se a casca for marrom, se for branca usamos com a cor natural.
  • Com um pincel ou até mesmo com o dedo pinte umas 2 a 4 cascas de verde, outras 2 a 4 de amarelo, 2 de azul e 1 de branco.
  • Após a casca estar pintada e seca, quebre-a em pedacinhos, separando as cores em diferentes potes (use um copo plástico de café descartável).
  • Passe cola branca na bandeira pouco a pouco e cole os pedacinhos, deixando o mínimo de espaços entre eles
Pronto, sua bandeira brasileira feita de mosaico de casca de ovos está pronta! Pesquise também um pouco sobre a história do mosaico e sua repercussão na arte para explicar aos seus alunos um estilo de arte que eles estão reproduzindo
Fonte:http://www.aomestre.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails