domingo, 11 de junho de 2023

RELATÓRIOS INDIVIDUAIS EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança

 

                    O período de adaptação para XXX no novo agrupamento foi rápido e tranquilo. A criança mostrou-se receptiva as novas professoras e às mudanças nos horários de sua rotina.

                      No decorrer desse primeiro trimestre desenvolvemos várias atividades que pudessem contribuir para o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das crianças. Realizamos contos e dramatizações de histórias (com fantoches e dedoches), rodinhas diárias de conversa e músicas, atividades e brincadeiras que contemplam o desenvolvimento psicomotor (coordenação motora ampla e fina). As atividades e brincadeiras foram intencionalmente planejadas e são realizadas de forma lúdica e flexível, visando atender à individualidade de cada criança e ao coletivo. Observamos atentamente o envolvimento e o prazer que as crianças demonstraram ao brincar e o quanto aprendem nessa socialização. É fato que as crianças são muito pequenas e percebemos que se mostram contidas em suas reações e formas de se expressar ao vivenciar essas situações planejadas. A partir daí, demos início ao desenvolvimento do projeto “Os cincos sentidos” em que visamos proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos por meio de atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais. Para o homem a percepção de mundo se dá, por meio dos sentidos sensoriais: audição, tato, paladar, olfato e visão. E o corpo se institui nesse processo, como principal ferramenta de aprendizagem e forma de expressão.

                  XXX apresenta a oralidade bem desenvolvida. Diariamente cresce o repertório de palavras que utiliza para comunicar-se. Aprecia os momentos em que assistimos a clips infantis, ouvimos histórias ou cantamos. Tem boa expressão corporal e imita os gestos sugeridos pela professora. XXX já demonstra preferencia por algumas músicas que são trabalhadas. Na música do “Peixinho” ele coloca a palma das mãos, uma de encontro à outra, para fazer o peixe. Quando cantamos a música “Fui morar numa casinha-nha-nha...”, na parte em que mencionamos “uma princesinha-nha, olhou pra mim, olhou pra mim e fez assim”, ele começa a jogar beijocas para todos os lados. Outra música que lhe atrai é a da “Dona Aranha”, quando começamos a cantar ele aponta para cima e diz “Subiu”. A música “Um, dois, três indiozinhos” o deixa eufórico. Ele faz gesto de índio, batendo a mãozinha na boca para produzir o som de “Uuuuuu!Uuuuu!”. Assiste atenciosamente aos clips musicais e quando a melodia da música é um pouco mais acelerada como “Pequerruchos na fazenda” ele se levanta inesperadamente e começa a dar pequenos pulos e a bater palmas, tamanha sua satisfação. Consegue pedir água quando tem sede, aponta para os copos e diz “Aua”. Na colação ou nas refeições, quando perguntamos se ele aceita mais, ele diz “mais” confirmando ou faz gesto negativo com a cabeça. É independente para alimentar-se e dormir. Interage com o grupo e participa atenciosamente das atividades que são propostas. No momento do conto de histórias, mostra-se atento, apontando nas gravuras o que lhe desperta maior atenção. Reconhece alguns animais e imita seus sons. Ao visualizar o macaco ele o nomeia falando “macacu”, reconhece e nomeia o cavalo, já o cachorro é o “au, au”, a galinha o “co-có”, etc. Aprecia folhear livro e revistas, observando as imagens. Quando propomos ouvir música e dançar (em grupo de duas crianças ou mais), XXX é o primeiro a levantar-se e pegar na mão da professora Marta demonstrando muita alegria nessa atividade. Está desenvolvendo habilidades motoras como andar, correr, subir e saltar. Demonstra autonomia para brincar. É tranquilo nas relações interpessoais. XXX é muito ativo e gosta de brincar de correr pela sala com os amiguinhos Davi e Gabriel Henrique. Ficamos atentas nesses momentos para evitar acidentes, pois a sala é pequena. Eles fingem que caem jogando o corpinho devagar no chão, de brincadeira e sorrindo saem engatinhando com muita agilidade. Conhece todos os colegas por nome e sabe falar o nome de alguns. Em certa ocasião, estávamos sentados na rodinha e XXX***chegou. A professora Marta disse para XXX “XXX chama a Júlia: vem Júlia!”. Ele aproximou-se da amiga e pegando ela pela mão para conduzi-la disse “Vem Júlia”. Ele gosta de cooperar quando solicitamos ajuda na organização da sala, ajudando a guardar os brinquedos.

                   Durante o 1º Trimestre realizamos várias atividades no turno vespertino. Dentre elas destacamos a literatura infantil que faz parte da nossa rotina semanal, para enriquecer, promover e incentivar o hábito pela leitura e ampliar o vocabulário das crianças. Foi em um desses momentos de contação de histórias que percebemos o interesse das crianças pelos bichos, principalmente aquele que encontramos na fazenda, como: cavalo, cachorro, vaca, boi, galinha. Outro momento em que percebemos o interesse das crianças por animais foi quando estavam assistindo ao DVD da Galinha Pintadinha em que elas cantavam fazendo os gestos e mostrando alguns animais que apareciam, como a galinha, vaca e outros. Desta forma daremos início ao Projeto: ‘Galinha Pintadinha , seus amigos e as crianças do Agrupamento B em uma divertida aventura!’ onde vamos propor diversas ações significativas e que possibilitarão a ampliação dos conhecimentos já apresentados pelas crianças.



Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança

 

 

Dentro de nossas propostas pedagógicas buscamos trabalhar com projetos voltados aos interesses das crianças por ser significativo para elas. Essa forma de trabalhar visa ampliar o conhecimento das crianças de forma diversificada criando nelas um espírito investigativo que levará por toda a sua vida proporcionando habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento em todas as áreas. Através de nossas observações , notamos que as crianças demonstraram um certo medo pelo coisas ou situações do dia-a-dia, medo de bichos imaginários, medo de escuro, de caveira, de boi, jacaré entre outros. Notamos  que esses medos eram constantes , pois entre eles haviam conversas como : “Olha o bicho!”; “Corre o lobo mau vai te pegar!”; “tem fantasma ai!”; “O bicho te pega viu!” A partir desta observação optamos por trabalhar um projeto voltado ao Medo.  

Iniciamos as atividades sobre o projeto : Medo de quê? levantando o conhecimento prévio das crianças através de roda de conversa.  Neste contexto, a linguagem oral tem papel preponderante no desenvolvimento cognitivo e afetivo-social, já que leva à estruturação das ideias .Durante as roda de conversa sobre o projeto XXXXX mostrou-se interessado no tema, falou sobre o medo de caveira e fantasma e que não gostava de fica sozinho no quarto. Perguntamos porque ele tinha medo de caveira, XXXXX fez um gesto com a boca rangendo os dentes e fazendo careta e disse: “ É porque ela faz assim RIIIIIII!!” Perguntamos sobre o fantasma e ele disse “O fantasma e mascarado e faz BUUUUUU!!!” . Após a apresentação do projeto  quando fizemos outra roda de conversa,  XXXXX foi capaz de identificar os medos de todos seus colegas e das professoras . Sua mãe nos contou que em casa ele não parava de falar sobre o medo dos colegas e queria sabe o que estava acontecendo, explicamos sobre o projeto e o quanto ele estava empolgado com o projeto.

De acordo com a nossa proposta de letramento, proporcionamos às crianças diversas atividades de leitura com alguns livros literários  e os que o XXXXX mais gostou foram Chapeuzinho Amarelo a qual trabalhamos a dobradura do chapéu e em seguida ele usou tinta amarela para pinta-lo; Cabelinho Vermelho  e o lobo Bobo , identificou-se muito com a historia e ao terminarmos ele pegou o livro e começou a contar do jeito dele fazendo a leitura das imagens. Outro livro que ele gostou foi “Quem tem medo de monstro?”, após a leitura XXXXX conseguiu identificar o medo de todos os personagens da historia.

Ao falarmos sobre os monstros através dos livros  “ Como identificar um monstros e Jeremias desenha um monstro” XXXXX gostou muito, participou do desenho do mostro, conseguiu montar um quebra cabeça com a figura do monstros , representou o Sullivan e o Mick do desenho Monstro S.A com o carimbo dos pés.

Na atividade sobre tipos de emoções XXXXX foi capaz de identificar cada carinha que mostrava felicidade, tristeza, susto e raiva , aprendeu mais ainda ao assistir o filme divertidamente e com as musicas ensinadas na roda de musica como Mentirinhas e Hahaha Hihihi da Xuxa, tais musicas trabalharam sentimento de tristeza e alegria.

Ao falarmos sobre os monstros através dos livros  “ Como identificar um monstros e Jeremias desenha um monstro” XXXXX gostou muito, participou do desenho do mostro, conseguiu montar um quebra cabeça com a figura do monstros , representou o Sullivan e o Mick do desenho Monstro S.A com o carimbo dos pés.

Sobre suas relações pessoais, percebemos que XXXXX, a princípio, relutava em cumprir as regras, mas através do diálogo, foi alcançando a compreensão e necessidade das mesmas. XXXXX prefere brincar sozinho, mas gosta de colaborar na organização da sala e interage nas brincadeiras, está aprendendo a emprestar os brinquedos, observamos como intermedia pequenos conflitos entre os colegas. XXXXX manifesta suas opiniões, toma iniciativas , participa das atividades e colabora com todos.

Quanto ao desenvolvimento de suas habilidades motoras, XXXXX demonstra equilíbrio, corre, salta ,pula de acordo com a sua faixa etária. Todos os dias, ele pede: “Vamos dançar!” “Põe a música da caveira!” e fica todo alegre.



Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança

 

 

Dentro de nossas propostas pedagógicas buscamos trabalhar com projetos voltados aos interesses das crianças por ser significativo para elas. Essa forma de trabalhar visa ampliar o conhecimento das crianças de forma diversificada criando nelas um espírito investigativo que levará por toda a sua vida proporcionando habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento em todas as áreas. Através de nossas observações , notamos que as crianças demonstraram um certo medo pelo coisas ou situações do dia-a-dia, medo de bichos imaginários, medo de escuro, de caveira, de boi, jacaré entre outros. Notamos  que esses medos eram constantes , pois entre eles haviam conversas como : “Olha o bicho!”; “Corre o lobo mau vai te pegar!”; “tem fantasma ai!”; “O bicho te pega viu!” A partir desta observação optamos por trabalhar um projeto voltado ao Medo. 

Iniciamos as atividades sobre o projeto : Medo de quê? Levantando o conhecimento prévio das crianças através de roda de conversa.  Neste contexto, a linguagem oral tem papel preponderante no desenvolvimento cognitivo e afetivo-social, já que leva à estruturação das ideias. Durante a realização das atividades do projeto  XXXXX  precisou ser incentivado a participar, pois, no inicio ainda  não demonstrava interesse pelas mesmas. Nesse momento ele ficava correndo ou brincando com algo que não tinha haver com a atividade realizada. As poucos fomos colocando ele ao nosso lado e incentivando ele a ficar na roda de conversa, foi bem difícil no inicio , mas logo ele estava mais participativo. 

De acordo com a nossa proposta de letramento, proporcionamos às crianças diversas atividades de leitura com alguns livros literários  e neste momento notamos que o XXXXX participava mais como ouvinte, gostou do livro Chapeuzinho Amarelo a qual trabalhamos a dobradura do chapéu e em seguida ele usou tinta amarela para pinta-lo; Cabelinho Vermelho  e o lobo Bobo ,ouviu a historio e antes de terminar já estava debaixo da mesa e correndo na sala. È difícil prender a atenção do XXXXX nesses momento, são poucas as coisas que chama sua atenção e quando conseguimos temos que ser rápidas pois a mesma se dispersa com facilidade.

Ao falarmos sobre os monstros através dos livros  “ Como identificar um monstros e Jeremias desenha um monstro” XXXXX participou do desenho do monstro, conseguiu montar um quebra cabeça com a figura do monstro , representou o Sullivan e o Mick do desenho Monstro S.A com o carimbo dos pés.

Na atividade sobre tipos de emoções XXXXX aprendeu sobre elas  ao assistir o filme divertidamente e com as musicas ensinadas na roda de musica como Mentirinhas e Hahaha Hihihi da Xuxa, tais musicas trabalharam sentimento de tristeza e alegria.

Sobre suas relações pessoais, percebemos que XXXXX, relutava em cumprir as regras, mas através do diálogo, foi alcançando a compreensão e necessidade das mesmas. XXXXX gosta brincar com o colegas Inácio, e Gustavo, gosta de colaborar na organização da sala , interage nas brincadeiras e está aprendendo a emprestar os brinquedos. XXXXX tem dificuldade em  manifesta suas opiniões , toma iniciativas e participar das atividades, mas ,essa atitudes consideramos que faz parte da idade e aos poucos com muita conversa ele vai compreendendo.

Quanto ao desenvolvimento de suas habilidades motoras, XXXXX demonstra equilíbrio, corre, salta ,pula de acordo com a sua faixa etária.




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