segunda-feira, 19 de junho de 2017

Oficina de Sucata Dia dos Pais

No Cmei onde eu trabalho, na semana do dia dos pais , separamos um dia para que os pais venham ao Cmei e juntamente com os filhos realizem uma atividade com sucata. O Objetivo fazer com que  pais e os filho vejam a importância de fazerem atividades juntos , para isso escolhemos alguns brinquedos feitos de sucata....

Como fazer uma mesa de PEBOLIM reutilizando caixa de papelão.



O Pebolim é um jogo que possui regras oficiais e torneios em todo o mundo. Uma mesa profissional permite executar jogadas de precisão com controle de bola ideal. Mas no nosso caso, tudo isso foi adaptado para dimensões e materiais nada oficiais... rsrsrsrs.
Aqui, ele se tornou uma brincadeira divertida, com mesa construída reutilizando materiais bem simples. 
Se você gostou e quer fazer a sua própria mesa,veja como:  
Você irá precisar de:
1 caixa de papelão no formato retangular (usei uma que veio com frutas)
Pregadores de roupas (menores que a altura da caixa)
Ponteiras da embalagem de detergente ( dispense o bico use a parte azul e a branca interna)
Palitos de bambu para churrasco
Bicos das embalagens de isotônicos
Papel ou tinta para cobrir as laterais da caixa
EVA ou tinta verde para o gramado
1 bolinha de gude ou de borracha 
Fita adesiva 





 Como fazer:


1- Cubra com papel colorido ou pinte as laterais da caixa de papelão com a cor de sua preferência. Para o gramado, use um retângulo de EVA, pinte ou cole papel verde. Faça a marcação de campo usando tinta ou corretivo branco.

2- Com auxilio de um estilete, recorte nos lados menores da caixa, os semi-círculos onde serão os gols.
3- Meça e marque, nos dois lados maiores da caixa, os locais onde fará os furos por onde passarão os palitos de churrasco.
Atenção: esses furos devem ficar um pouco acima do centro para dar espaço para os Jogadores (pregadores de roupa) se movimentem no movimento de "chutar" a bola.
4- Após furar a caixa, encaixe as ponteiras das embalagens de detergente colocando a parte colorida por dentro e a parte branca por fora da caixa (lembre-se de cortar as pontinhas das duas partes para que o palito possa passar por elas). As partes devem se encaixar por pressão.

5- Use a fita adesiva e cubra toda a extensão dos palitos de churrasco ( isso faz com que eles deslizem melhor pela canaleta feita com as ponteiras das embalagem  de detergente)
6- Passe as varetas de churrasco por dentro das canaletas e finalmente encaixe os bicos das embalagens de isotônicos (eles servirão como manetes).
7- Finalmente prenda os pregadores de roupa nas varetas os posicionando como jogadores de Pebolim. Você pode decorá-los com cores de uniformes dos times de sua preferência.





"RESTA UM": DESAFIE SEU RACIOCÍNIO COM ESTA VERSÃO RECICLADA.

 

O Jogos de tabuleiro são ótimas opções para entreter as crianças em um dia de chuva ou uma noite de inverno. Além de jogar, uma boa ideia é usar o tempo confeccionando os próprios jogos.
Hoje eu trouxe como sugestão, esta versão reciclada do famoso "Resta um". Um jogo que prima pela simplicidade, mas nem por isso é menos desafiador. Ele proporciona o desenvolvimento do raciocínio e concentração e vai render momentos de muito entretenimento.
Promova um torneio onde cada criança terá seu tempo cronometrado e ainda o número de peças restantes computado. O objetivo é que reste apenas um . Ou neste caso, uma bolinha.
MATERIAL
- 32 tampinhas plásticas da mesma cor e 1 de cor diferente.
- Quadrado de papelão, mdf ou outro material resistente que possa ser usado como base.
- Fita dupla face ou cola branca
- 32 miçangas, bolas de gude, grãos de feijão ou outro objeto que possa ser usado como pinos.

COMO FAZER:
1- Pinte ou cubra a base com o material de sua preferência. No meu caso, reutilizei uma capa de álbum que já estava coberta com um bonito courvim vermelho.
2- Cole as tampinhas sobre a base, seguindo a disposição conforme se vê na foto. A tampinha de cor diferente marcará o centro do tabuleiro.
3- Disponha as bolinhas ou a peça que tenha escolhido para funcionar como pino dentro de cada tampinha ( exceto a do centro que estará vazia no início do jogo e permitirá a jogada inicial)

COMO JOGAR?
Resta um é um quebra-cabeça no qual o objetivo é, por meio de movimentos válidos, deixar apenas uma peça no tabuleiro.
No início do jogo, há 32 peças no tabuleiro, deixando vazia a posição central. Um movimento consiste em pegar uma peça e fazê-la "saltar" sobre outra peça, sempre na horizontal ou na vertical, terminando em um espaço vazio. A peça que foi "saltada" é retirada do tabuleiro. O jogo termina quando não mais é possível fazer nenhum outro movimento. Nesta ocasião, o jogador ganha se restar apenas uma peça no tabuleiro.

 



  Fonte: Maria Reciclona

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails

Windows Live Messenger + Facebook