quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Projeto “Cantando a Gente Brinca, Brincando a Gente Aprende”

Projeto “Cantando a Gente Brinca, Brincando a Gente Aprende”


Agrupamento: Berçário 06 meses a 1 anos
                                                        

JUSTIFICATIVA:
Durante o trabalho realizado na turma do agrupamento A Berçário , percebemos o grande interesse que os bebês têm por sons e músicas. Em todos os momentos que estão brincando sempre estão batendo palmas, batendo um objeto no outro ou emitindo sons com a boca como se estivesse cantando. Ao assistirem o DVd da Galinha Pintadinha, batem palmas e sacodem os pés quando aparecem as imagens das musicas. Partindo dessas observações nasceu o projeto: “Cantando a Gente Brinca, Brincando a Gente Aprende”. Por meio desse projeto, queremos ampliar o repertório musical dos bebês, oportunizando diferentes atividades de  expressão e comunicação oral, facilitando o processo de socialização.
   Através do projeto ““Cantando a Gente Brinca, Brincando a Gente Aprende”.” ofereceremos às crianças do Agrupamento A, a oportunidade de descobrir através da música, sua agilidade, força física e a possibilidade de novas experiências, permitindo-lhes conhecer funções de seu corpo, explorando as diversas formas sonoras de expressar e comunicar sensações.
   
OBJETIVO GERAL:

Atividades que estimulem e permitam um contato direto e indireto dos bebês com sons em geral.

OBJETIVOS:
*                   Ouvir, perceber e discriminar materiais sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
*                   Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
*                   Expressar sensações e sentimentos por meio das brincadeiras com a música
*                   Construir instrumentos musicais a partir de sucatas
*                   Conhecer os sons de diferentes tipos de instrumentos musicais
*                   Estimular a percepção visual, tátil e auditiva.
*                   Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais


INTRODUÇÃO:
     A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, é facilitadora do processo de construção e ampliação do conhecimento e favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção. O ritmo das canções incentiva as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de despertar o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento educacional.
      Nos primeiros anos, a prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas. O professor estará contribuindo para o desenvolvimento da percepção e atenção dos bebês quando canta para eles, produz sons vocais diversos por meio da imitação de vozes de animais, ruídos, sons corporais, embalos e dança com as crianças.
A música está sempre presente no nosso dia a dia. Ela faz parte da rotina, referenciando as atividades e embalando as atividades corporais, permitindo uma maior plenitude de movimentos.

CONTEÚDOS:

IDENTIDADE E AUTONOMIA.
*                   Eu e o outro
*                   Comunicação e expressão: corporal e oral
*                   Repouso

ARTES VISUAIS.
*                   Exploração de materiais

MÚSICA.
*                   Canto
*                   Linguagem musical
*                   Ritmos e gêneros musicais

CORPO E MOVIMENTO
*                   Expressividade

MÚLTIPLAS LINGUAGENS
*                   Oral
*                   Musical
*                   Artística
*                   corporal

METODOLOGIA (ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS):
*                   Selecionar músicas infantis e gravar um cd para cada criança.
*                   Escolher  músicas para confeccionar para trabalhar com diferentes tipos de materiais como  tinta guache e dobraduras .
*                   Confeccionar um móbile para a sala com os instrumentos.
*                   Músicas com gestos: Parabéns pra você, jacaré, borboletinha, seu Noé.
*                   Música para hora do banho..
*                   Convidar alguém para cantar e tocar violão para as crianças.
*                   Dvds de músicas para receber os bebês   (Xuxa Só Para Baixinhos, Bebê Mais Musicas, Cocoricó e Galinha Pintadinha).
*                   Produzir sons com diferentes partes do corpo.( palmas, estalos de língua e dedos).
*                   Utilizar a bandinha do CMEI para mostrar diferentes tipos de instrumentos musicais;

Relato das atividades realizadas durante o projeto:

Iniciamos nosso projeto: “Cantando a Gente Brinca, Brincando a Gente Aprende”  trabalhando instrumentos musicais . Todos os dias antes de iniciarmos as atividades propostas  cantávamos musicas como pintinho amarelinho, loja do mestre André, Não atire o pão no gato para os bebês, os quais gostam muito, sacudindo as mãozinhas o pés e até a cabecinha fazendo uso explicito da linguagem corporal, diante disso passamos a usar instrumentos musicais tais como  chocalhos e reco-reco e tambor , eles amavam participar desse forma e ficaram felizes quando as professoras sacudiram os chocalho, nesse momentos eles demostraram sua  felicidade   fazendo sons com a boca como se estivessem cantando. Notamos nesse momento a interação de todos e o interesse de estar em rodinha cantado com os coleguinhas.

  
Para a educadora musical Teca Alencar de Brito, a criança está sempre interagindo com o ambiente sonoro que a cerca e consequentemente, com a música. A autora considera que desde o berço a criança começa seu processo de musicalização, através do contato com sons do cotidiano, incluindo a música.
            “Neste sentido, as cantigas de ninar, as canções de roda, as parlendas e todo tipo de jogo musical tem grande importância, pois é através dessas interações que os bebês desenvolvem um repertório que lhes permitirá comunicar-se pelos sons (Brito, 2003, p.35)”.
            Teca Alencar de Brito (2003) também explica que esse envolvimento  da criança pequena com a música, proporcionando momentos de comunicação e troca, favorece o desenvolvimento afetivo, cognitivo, bem como a criação de vínculos fortes tanto com os adultos quanto com a música. Observamos muito isso nos momento de roda de musica , quando sentávamos e começávamos a cantar os bebês vinha até nos e no observam cantando e fazendo gestos os que mais gostavam desses momentos era a Beatriz, o Heitor, o Enzo, a Marilia , o Samuel, Noah e o Davi, interagiam sempre principalmente na musica Pintinho Amarelinho e tra-la-la.
O que priorizamos nesse projeto, foi  oportunizar o contato com diferentes sons, ritmos e melodias, explorando os movimentos e as sensações do corpo, através de uma ação pedagógica musical, proporcionando momentos de alegria que possibilitaram um melhor desenvolvimento dos bebês promover a socialização, a autoestima e o desenvolvimento da coordenação rítmica. Queremos também, contribuir para o desenvolvimento da consciência corporal da criança; descriminar Som e Silêncio; conhecer algumas canções utilizando os sons dos instrumentos musicais; sensibilizar os bebês pelo gosto musical; criar condições para que eles possam refletir e  entender a música como fonte de prazer e conhecimento; estimular a criatividade, a percepção, a coordenação e o convívio social deles; desenvolver a discriminação auditiva.

Notamos também que cada bebê deu preferencia a um instrumento musical  Arthur  e Heitor tiveram preferência pelo tambor e por chocalhos , ao confeccionarmos chocalhos com garrafas pet e fizemos um mobile, eles se encantaram com tanta cor e barulho, e ficavam quase o tempo todo brincando com os chocalhos que colocamos em um móbile na sala, se divertindo com os sons e movimentos contemplando o nosso projeto. Anna Julia e Davi Augusto demoram para entender os sons que os objetos emitiam , mas quando entenderam passavam um bom tento sacudindo o mobile . Enquanto a Noah , Miguel e Marilia não podiam ver um musica tocando que pegavam o chocalho do mobílie e balançavam entendendo que o som que saia do chocalho era compatível a musica do DVD.

Trabalhamos atividades musicais como Pintinho amarelinho , Galinha pintadinha, A canoa Virou , indiozinho, Borboletinha, a minhoquinha e o leão,  e o Avião  com o carimbo das mão , pés e dobraduras, notamos que os bebê além de sentirem a textura da tinta nas mãos e nos pé acharam  engraçado e diferente. O detalhe importante que devemos ressaltar foi ao mostramos a musica O Avião, o movimento que essa musica proporciona de subir, descer, voar e aterrissar, utiliza-se muitos movimentos, a qual levamos em consideração  a linguagem corporal, notamos que o Heitor, Marilia, Noah, Samuel e João Pedro fizeram corretamente os movimentos dessas musica fazendo ligação da musica a esse tipo de linguagem. Ao utilizarmos essas musicas, ampliamos novas descobertas  também com o uso da tinta, observando que ela era  fria , molhada, notamos isso,  pois os bebês abriam e fecham as mãos sentindo a textura da  mesma.  Todas essas atividades foram feita de forma tão prazerosa que todas as vezes que pegávamos a tinta , o pincel ou o papel eles vinham correndo ate nos e começavam a bate a mãozinha na mesa como se entendessem que era hora da atividade. Ao finalizarmos,  alguns como Heitor , Beatriz, Davi Enzo, Samuel e Arthur iam ate atividade pregada na parede e batiam a mãozinha,  balbuciando a musica cantada naquela atividade

Finalizamos o projeto convidando o Flavio Henrique o pai do Samuel , o qual trouxe o violão para a salinha e tocou lindas canções de roda juntamente com as professoras do agrupamento e os bebês, Samuel gostou muito da presença do pai , não saiu um segundo do lado dele , o Noah, o João Pedro, o Heitor e a Marilia ficaram fascinados com o violão e queria pegar , passar a mão e colocar na boca, fazendo uso da linguagem oral também. Durante as canções os bebês ficaram ligados na cena observando , batendo palminhas e balançando a cabeça mostrando que aquele momento estava sendo prazeroso para eles

Em fim ,  projeto contribuiu para a integração e ampliação do vocabulário e possibilitou o desenvolvimento da percepção auditiva. Reconhecendo alguns sons dos instrumentos musicais, utilizando musicas e brincadeiras. Notamos também que ao cantarmos uma musica ou quando eles ouvem um musica no Dvd, param , observam, dançam e sorriem , pois a musica para ele agora tem significado. Heitor, Beatriz , Enzo e Davi  mal ouvem a musica pintinho amarelinho que fazem os gestos com as mãos , Samuel, João Paulo e João Pedro adoram o tra-la-la por causa dos movimentos com as mãos , Anna Julia , Noah e Marilia gosta da musica da aranha por ter um ritmo fank. Estamos satisfeita com o trabalho, pois tem contribuído muito para o desenvolvimento do nosso agrupamento.

AVALIAÇÃO:

O que mais se destacou na turma do agrupamento A em relação ao trabalho de Musicalização através da brincadeira foi a exploração dos instrumentos: as crianças demonstraram muita curiosidade notamos isso ao vê-los colocando na boca, tentando abrir para ver o que tinha dentro , sacudindo o instrumento e ouvido o som. Em fim ,  o projeto contribuiu para a integração e ampliação de novas descobertas e possibilitou o desenvolvimento da percepção auditiva. Às crianças foram proporcionados o  acesso a alguns  instrumentos musicais, utilizamos musicas, historias e brincadeiras em que todos participaram atentamente .  Eles demostraram interesse  e prazer em ouvir musica,  perceberam  variações de sons como rápido e lento , sons de animais (galinha, cachorro e gato) e de instrumentos .  Fizeram movimentos com o corpo demostrando ritmo e equilíbrio. Estamos  satisfeitas com os resultados , hoje nossos bebês  ao ouvi uma música já sacodem  as mãozinha, vão até a Tv e ficam dançando ao som dos dvds , pegam alguns instrumentos musicais e já identificam como objetos de som e isso graças a projeto e o empenho de todos .
Satisfeitas com o desenvolvimento das crianças , em relação as atividades propostas com o nosso projeto, avaliamos  que a musicalização na educação infantil , mas especificamente no berçário possibilitou aos bebês refletir e entender a musica como fonte de prazer e conhecimento.
Nossos objetivos elencados foram realizados, estimulando a percepção , o movimento, a coordenação e o convívio social  da criança de forma prazerosa que a musica oferece.








REFERÊNCIA BIOGRAFICAS

Música na Educação Infantil - Teca Alencar de Brito Música na educação infantil:  propostas para a formação
Integral da criança; SP: Peirópolis, 2003
BRITO, Teca Alencar de. “Música”. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol.3. Brasília, MEC/ SEF, 1998. p.45-79. 


Modelos de Relatórios

                                     FICHA PARA ALUNO QUE NÃO TEM DIFICULDADE

            Registro(s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo do(a) educando(a) e intervenções pedagógicas realizadas:

Para o ano de dois mil e quinze foi proposta a temática valores para o exercício da cidadania como uma forma de resgatar os valores mais simples do cotidiano que têm deixado o ser humano cada vez mais distante do fazer o bem. Expusemos também a importância de algumas datas importantes como carnaval, páscoa, dia internacional da mulher, além de momentos semanais destinados a produção textual e conceitos matemáticos com o intuito de  desenvolver o raciocínio lógico, além da construção e cumprimento das regras pré-estabelecidas. Observando o(a) ___________________ durante este trimestre percebemos boa socialização, teve uma relação amigável com seus pares e com o coletivo de profissionais da escola. Respeitou as regras construídas coletivamente, manteve concentrado nas ações propostas para o âmbito escolar e para fora dele. Demonstrou boa percepção e organização ao transcrever atividades do quadro para o caderno, foi cuidadoso com seus pertences, demonstrou boa localização espacial e temporal, apropriação de conceitos como ontem, hoje e amanhã. Identifica os dias da semana, os meses do ano. Expressa-se  com clareza fazendo entender e ser entendido. Cognitivamente demonstrou apropriação do currículo. Sua leitura é feita de maneira clara, respeitando a pontuação. Compreende o que foi lido além de encontrar informações explícitas e implícitas em gêneros trabalhados, tais como: _________________________. Sua escrita é correta, mantendo uma relação coesa entre grafema e fonema, utilizando letra maiúscula para início de frases e substantivos próprios. Nas produções textuais fez uso de conectivos, mostrando a compreensão da importância de um texto coeso, com adequação de pronome e verbo, adequação quanto modo, tempo e gênero. Compreendeu e aplicou em frases, palavras e textos as regras ortográficas postas: ___________________________. Leu, interpretou e resolveu situação problema, gráficos e tabelas envolvendo adição e subtração. Compôs e decompôs algarismos até centena, escrevendo-os por extenso sem erros. Calculou mentalmente adições e subtrações sem reversa. Mostrou apropriação das temáticas discutidas em sala, quais sejam: _________________



FICHA PARA ALUNO Não alfabetizado mas desinteressado e com dificuldade em socializar bem

  Registro(s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo do(a) educando(a) e intervenções pedagógicas realizadas:


Os principais desafios da sociedade atual é o resgate de valores mais simples que tem se perdido ao longo do tempo. Com o intuito de contribuir para a melhoria desses fatores a escola desenvolverá durante todo o ano em dois mil e quinze a temática, valores para o exercício da cidadania. Enfatizamos também a importância de algumas datas importantes como carnaval, páscoa, dia internacional da mulher, além de momentos semanais destinados a produção textual com intuito de contribuir com a construção da escrita. Neste trimestre o(a) __________ se mostrou desinteressado na execução das atividades postas, teve uma relação conflituosa com seus pares e professores, descumprido as regras postas. Foi faltoso, pontual e desinteressado. Na apropriação dos conteúdos programáticos não demonstrou compreensão. Por não sistematizar leitura e escrita, não produz textos, tão pouco interpreta o que lê, apenas a faz oralmente quando a leitura é feita por outro. Identifica apenas algumas letras do alfabeto de maneira aleatória e reconhece alguns fonemas, mas ainda não consegue fazer junções. Apenas com auxílio resolveu situações problemas que envolvessem adição, subtração e multiplicação, não faz cálculos utilizando as regras próprias necessitando de material concreto para execução, compôs e decompôs com dificuldade algarismos até centena. Também compôs e decompôs com dificuldade algarismos até ______. Demonstrou incompreensão nas discussões sobre os demais conteúdos: ________________________

FICHA PARA ALUNO Não alfabetizado mas Interessado

  Registro(s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo do(a) educando(a) e intervenções pedagógicas realizadas:

Nos dias atuais pensar em valores é refletir sobre mudanças desde nossos hábitos corriqueiros a situações de grande abrangência. No intuito de contribuir para mudanças significativas na sociedade atual é que daremos ênfase a temática valores para o exercício da cidadania durante todo o ano.  Refletimos também a importância de algumas datas importantes como carnaval, páscoa, dia internacional da mulher, além de momentos semanais destinados a produção textual com intuito de contribuir com a construção da escrita. Neste trimestre o(a) __________ se mostrou interessado na execução das atividades postas, teve uma relação amistosa com seus pares e professores, não descumprido as regras postas. Foi assíduo, pontual e interessado. Na apropriação dos conteúdos programáticos não demonstrou compreensão. Por não sistematizar leitura e escrita, não produz textos, tão pouco interpreta o que lê, apenas a faz oralmente quando a leitura é feita por outro. Identifica apenas algumas letras do alfabeto de maneira aleatória e reconhece alguns fonemas, mas ainda não consegue fazer junções. Apenas com auxílio resolveu situações problemas que envolvessem adição, subtração e multiplicação, não faz cálculos utilizando as regras próprias necessitando de material concreto para execução, compôs e decompôs com dificuldade algarismos até ______, assim como nos demais conteúdos: ________________________________


 FICHA PARA ALUNO Parcial

Registro(s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo do(a) educando(a) e intervenções pedagógicas realizadas:

Ser um ser social é ser partícipe na construção de sua História, por isso somos necessários na construção de nossa Identidade, considerando as perdas de valores do sujeito na sociedade atual, buscamos como estratégia de resgate desenvolver ações com a temática valores para o exercício da cidadania, temática essa que será abordada todo ano. Refletimos também sobre temáticas como carnaval, páscoa, dia internacional da mulher e outros. Neste trimestre o(a) __________ se mostrou interessado na execução das atividades postas, teve uma relação amistosa com seus pares e professores, não descumprido as regras postas. Foi assíduo, pontual e interessado. Cognitivamente apropriou-se parcialmente dos objetivos propostos. Sua leitura é pausada, em alguns momentos com desrespeito a pontuação. Isso faz com que aumente a dificuldade em encontrar informações explícitas e implícitas em gêneros como: _______________. Participou ativamente dos momentos destinados as produções textuais mas demonstrou dificuldade na organização das ideias e da escrita alfabética coesa, pois em alguns momentos houve troca de fonemas e erros ortográficos. Mas fez usos de conectivos. Nas construções de frases compreendeu a importância da adequação do tempo, modo e gênero do verbo e da necessidade do uso dos pronomes.  Ao transcrever atividades do quadro para o caderno faltou atenção, assim a escrita apresentava erros, com isso houve em alguns momentos dificuldade em compreender o que estava escrito para assim resolver. Leu, interpretou e resolveu com certa dificuldade situação problema, gráficos e tabelas que envolvessem operações matemáticas. Compôs e decompôs algarismos até _______, em alguns momentos com dúvida para estabelecer os valores absolutos e relativos dos números. Compreendeu parcialmente o sistema de numeração natural e o uso deles no dia a dia. Fez cálculos mentais mais simplificados e resolveu operações envolvendo adição e subtração. Fez discussões à cerca de temáticas como: __________ mas em alguns momentos faltou clareza na exposição das ideias, demonstrado incompreensão de alguns assuntos supracitados


Obs: São somente sugestões cabe agora o professor adaptar sua realidade....



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