sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Painel Escolar de Aniversário com EVA

Mais uma sugestão criativa para decoração da sala de aula . A dica de hoje é o painel para colocar os nomes dos aniversariantes do mês. Este painel é bem fácil de fazer. Eu utilizei o EVA na cores verde, laranja, amarelo, roxo, azul, branco e rosa; para colar as peças eu usei a cola instantânea. Para colocar o nome dos aniversariantes no painel, você pode fazer uma plaquinha com EVA e escrever os nomes com caneta permanente preta, ou fazer várias plaquinhas menores com os nomes de cada aniversariante.

Veja outros modelos de painel de aniversário aqui




Fonte : Painel criativo

Como está o tempo???


Materiais Necessários: EVA liso e estampado, cola quente, tesoura e caneta permanente preta.
Como Fazer:
1. Separe uma folha inteira de EVA verde para montar o painel, recorte no EVA estampado a borda do painel e cole-o com cola quente.
2. Transfira o molde das letras para o EVA branco e faça o contorno em cada uma dela com giz pastel oleoso (opcional).
3. Faça o sol, a nuvem e o guarda chuva com EVA, os detalhes dos olhos e da boca são feitos com caneta permanente preta, a bochecha com blush (maquiagem) e os pontinhos brancos (nos olhos e bochechas) com tinta branca.
4. Para colar todas as peças no painel, utilize a cola quente ou cola instantânea.
Clique nos moldes para amplia-los:
Fonte : Painel criativo

Calendário









Brincadeiras Volta as Aulas!!


  • Onça Dorminhoca 
Formar com o alunos uma grande roda. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés , exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olho fechado . Ela é a Onça dorminhoca. Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares , exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando: "Onça dorminhoca"! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca. Sugestão: O professor poderá proporcionar um e sudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças : Quem já viu uma onça? Aonde? Quando? Como ela é? Como vive? O que come? Quem quer imitá-la? Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça. Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.
  • Corrida do Elefante
As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada, utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio formado pelo braço. (Imitando uma tromba de elefante). Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre ( O outro continua segurando o nariz ). Quem for tocado transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser preso. Sugestão: A crianças , durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.
  • Gangorra
Dois jogadores sentam-se, um de frente para o outro, e apoiam as plantas dos pés . Eles devem segurar um bastão com as duas mãos . Ao soar o sinal, eles devem puxar o bastão cada um para seu lado tentando tirar o amigo do chão. Aquele que conseguir levantar o amigo ganha. Troque os pares e comece de novo. Faça com que as crianças sintam o peso do amigo que está na frente, observem a força que têm que fazer para levanta-lo, o músculo que se movem para que isso aconteça. Se você tiver um bastão grande, coloque três crianças de cada lado, o grupo que conseguir levantar o outro, ganha.
  • Quem é o fantasminha?
Dividir a turma em duas equipes . Uma deverá sair do local. Dado o sinal, a equipe que estiver fora mandará uma criança coberta com um lençol. A equipe tentará descobrir quem é a criança escondida. Se acertar, marca dois pontos .
  • Jogo da risadinha
As crianças em círculo. Dado o sinal, um jogador dará uma risada. O companheiro da sua esquerda dará duas risadas . O terceiro, três risadas . E assim, sucessivamente. Quem não seguir a seqüência sairá do jogo.
  • Rouba rabo 
Os jogadores estarão no pátio, cada um com um rabo de barbante preso atrás . Dois jogadores serão o pagadores . Ao sinal eles deverão tirar o rabo da criança . Quem conseguir pegar mais rabos será o vencedor.
  • Dança dos banquinhos
Fazer uma roda com banquinho e em número inferior(-1) ao número de criança Participante. Colocar uma música para tocar e todas começam a correr ou a dançar ao redor do banquinho, com a mão para trás, bem perto dele . Em dado momento, parar a música e cada criança deverá a sentar- se no banquinho que estiver mais próximo. Uma delas ficará sem assentar, devendo sair levando um banquinho. O jogo recomeça. Ganha a criança que conseguir a posse do último banquinho.
  • Voa, não voa...
As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os braços e mãos imobilizados. Quem errar sai da brincadeira ou paga uma prenda. Ex: " Borboleta voa? (Todos imitarão o voo.) Jacaré voa? (Todo deverão ficar imóveis). O professor deverá usar sua habilidade para enganar as crianças .
  • Qual a criança diferente?
Formar um círculo com as crianças. Uma ficará fora da roda, voltada para a parede. Desenvolvimento: as crianças que estão na roda devem ficar na mesma posição, menos uma, que fica diferente das outras. Depois, a criança que estava de fora da roda deverá descobrir quem está diferente, devendo dizer a diferença notada. Escolhe-se outra criança para sair da roda, continuando a brincadeira.
  • Um, dois, três e já! 
Risca-se no chão uma linha de partida e, a uma certa distância, uma linha de chegada. As crianças devem ficar atrás da linha de partida. Desenvolvimento: ao sinal de partida " um, dois e três"; as crianças correm para a frente até ouvirem a ordem "pare". Nesse momento, todos param a corrida e ficam parados no lugar. Novamente é repetida a ordem "um, dois e três  para ser, algum tempo depois, paralisada, continuando até que todos cheguem à linha final.
  • Correndo do canguru 
Preparação: crianças ao lado das outras em linha reta colocadas a uns 10 m de distância da linha de chegada (riscar com giz a linha de chegada). Desenvolvimento: o professor deve dar o sinal e as crianças saem pulando como canguru, até a linha de chegada. Repetir a corrida pulando sobre a outra perna.
  • O gato e o rato 
Os alunos serão divididos em dois grupos: gato e rato . Iniciado o jogo, os ratos deixarão cair, por onde andarem, papel picado. Os gatos deverão ir atrás dos ratos recolhendo os papéis picados. A criança que recolher mais papéis vencerá o jogo.
  • Cadeiras com sapatos 
Ao sinal, o participante de olhos vendados , devem engatinhar procurando tênis ou sapato (que foram espalhados anteriormente), e a medida que são achados vão sendo colocados nos pés das cadeiras. Será considerado vencedor quem colocar mais calçados nos pés.

Fonte : Pra gente Miuda

Novidades Volta as aulas!!!

Achei muito interessante a revista Atividades Escolares, especial Volta às aulas e tem muitas outras dicas bacanas para te ajudar neste começo de ano... Confira!












Experiencia !!! Como encher um balão sem assoprar ????


Volta as aulas !!

Você pode ter um aquário diferente em casa, com peixes feitos para brincar. Sabe como? Usando esponja de banho, varetas, entre outros materiais, e seguindo os passos do Professor Sassá.

Esse fantoche é excelente com lembrancinha para o primeiro  dia de aula...


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