terça-feira, 15 de setembro de 2015

Plano de Aula


Plano de Aula
Período: 14/09 a 18/09

Projeto : Amimais  a nossa volta -  Conhecendo para conviver bem...

Intencionalidade:
* Conhecer  a vaca  apontando para sua diversidade (locais onde vivem sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a sua espécie);


Data: 14/09/2015 (Segunda-feira)
Acolhida em sala – Receber as crianças com alegria, chamando-as pelo nome. Pedir para que guardem seu material e encaminha-las aos cantinhos de brinquedos.
Cantinhos de brinquedos afetivos: casinha, bonecas, carrinhos. Esses cantinhos visam integrar as outras crianças, e incentiva-las a compartilhar os brinquedos e respeitar os combinados.
Colação – Desenvolver nas crianças o gosto pelos alimentos oferecidos pelo CMEI. Orientar quanto a organizar na hora do lanche, a necessidade de se alimentar bem, etc.

Conhecimento:  A vaca







Contar para as crianças em roda de conversa a historia “A Vaca que não gostava de pasto"















·         Falar sobre o lugar onde mora a vaca, o que ela gosta de comer .
·         Colorir  a vaquinha e com a ajuda da professora colar capim perto da vaca para criar um pasto.
 

 Parque : Proporcionar o desenvolvimento físico e motor como pular, correr, escalar , subir, descer etc.
·         Colação e banho: Serviremos a colação e iniciaremos o banho, colocaremos músicas do o DVD “galinha pintadinha” para as crianças ouçam e assistam aguardando o banho.
·         Almoço e descanso: Alimentação organizada de acordo com a faixa , organizaremos o descanso das crianças, colocando músicas suaves (Clássicos para bebês).

Data: 15/09/15 (Terça-feira)
Acolhida em sala – Receber as crianças com alegria, chamando-as pelo nome. Assistir o dvd com a historia da sementinha.
Massinha de modelar – Modelagem com massinha. As crianças receberão as massinhas nas cores escolhidas pelas mesmas, e com a massinha e a ajuda das professoras farão modelagem de sementinhas conforme desejarem.
Chamada – Cantar a música: A canoa virou e ir dizendo o nome da criança conforme a ficha que será apresentada pela professora entregar cada criança.
Músicas – Cantar músicas infantis, cantigas populares, etc. Nesse momento é possível trabalhar a linguagem oral, a expressão corporal e o repertório musical das crianças com apresentações feitas pelas mesmas. Músicas principais: Fui morar numa casinha, o sítio do Sr. Lobato, o sapo.
Conhecimento : O Leite da vaca




De onde vem o Leite? Levar para sala uma vasilha com leite e falar com as crianças que o leite vem da vaca, ela produz o leite quando tem um bezerrinho , igual a mamãe quando tem um bebe, ela produz o leite para da para seu filhote. Mostra imagens de uma mulher e uma vaca amamentado .
Em seguida vamos simular a ordenhação  da vaca Filó, cada um terá a oportunidade em tirar leite da vaca Filo.
Hora da brincadeira: Incentivar o faz de contar distribuindo brinquedos variados deixando a criança brincar livremente.

Colação e banho: Serviremos a colação e iniciaremos o banho, colocaremos músicas do o DVD “Diante do trono infantil” para as crianças ouçam e assistam aguardando o banho.
Almoço e descanso: Alimentação organizada de acordo com a faixa , organizaremos o descanso das crianças, colocando músicas suaves (Clássicos para bebês).


Data: 16/09/15 (Quarta-feira)
Acolhida em sala – Receber as crianças com alegria, chamando-as pelo nome. Pedir para que guardem seu material e encaminha-las ao tapete para brincarem com os jogos de montar (lego)
Blocos de montar. Os blocos serão colocados sobre as mesas e as crianças poderão escolher onde sentar. As crianças poderão montar o que quiserem com o auxilio das professoras.
Parquinho - Propiciar momento de brincadeiras livres, desenvolvimento da coordenação motora, compartilhamento de brinquedos, criação de regras, etc.
Conhecimento: Culinária ( Docinho de leite em pó)
Ingredientes
2 xícaras (chá) de NINHO
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
5 colheres (sopa) de leite de coco
Meia  xícara (chá) de açúcar cristal
Modo de Preparo
Em uma tigela, misture o Leite NINHO com o açúcar de confeiteiro e adicione, aos poucos, o leite de coco, mexendo sempre até que a massa solte das mãos. Com as mãos umedecidas, enrole em bolinhas e passe no açúcar cristal. Sirva em forminhas
·         Expor o cartaz da receita
·         ler com as crianças a receita.

Hora da brincadeira: Incentivar o faz de contar distribuindo brinquedos variados deixando a criança brincar livremente.
Colação e banho: Serviremos a colação e iniciaremos o banho, colocaremos músicas do o DVD “Diante do trono infantil” para as crianças ouçam e assistam aguardando o banho.
Almoço e descanso: Alimentação organizada de acordo com a faixa , organizaremos o descanso das crianças, colocando músicas suaves (Clássicos para bebês).



Data: 17/09/15 (Quinta-feira)
Acolhida em sala – Receber as crianças com alegria, chamando-as pelo nome. Pedir para que guardem seu material e encaminha-las ao tapete para brincarem com os jogos de montar (lego)
Blocos de montar. Os blocos serão colocados sobre as mesas e as crianças poderão escolher onde sentar. As crianças poderão montar o que quiserem com o auxilio das professoras.
Parquinho - Propiciar momento de brincadeiras livres, desenvolvimento da coordenação motora, compartilhamento de brinquedos, criação de regras, etc.
Conhecimento: “ PROJETO FAZENDO ARTE”  Trabalha a Obra “A Vaca” de Romero Britto.
·         Mostrar a foto de Romero Britto, falar sobre o que ela faz
·         Deixar que as crianças pintem a Vaca com tinta de vaias cores ,

 


Brincadeiras no pátio. As crianças poderão escolher os brinquedos (carrinhos, motocas, bolas). O objetivo das brincadeiras além de socializar com os colegas, as crianças poderão aprender a compartilhar os brinquedos e criar regras de convivência.
Colação e banho: Serviremos a colação e iniciaremos o banho, colocaremos músicas do o DVD “galinha pintadinha” para as crianças ouçam e assistam aguardando o banho.
Almoço e descanso: Alimentação organizada de acordo com a faixa , organizaremos o descanso das crianças, colocando músicas suaves (Clássicos para bebês).



Data: 18/09/15 (Sexta-feira)
Acolhida em sala – Receber as crianças com alegria, chamando-as pelo nome. Pedir para que guardem seu material e encaminha-las aos cantinhos de brinquedos.
Chamada – Colocar as fichas das crianças sobre a mesa. Pedir para que cada criança pegue uma ficha a qual eles deverão identificar pela foto. (as fichas contêm o nome da criança e sua foto).
Músicas – Cantar músicas infantis, cantigas populares, etc. Nesse momento é possível trabalhar a linguagem oral, a expressão corporal e o repertório musical das crianças com apresentações feitas pelas mesmas. Músicas principais: O sapo não lava o pé, fui morar numa casinha, cabeça, ombro, joelho e pé.
Conhecimento:  Tirando leite da vaca
Faremos  uma vaca usando luvas cirúrgicas  com leite, uma cadeira , uma  caixa , objetos para decorar a nossa vaca. Ela já estará montada quando as crianças chegarem , depois da rodinha de conversa , vamos colocar as crianças para tiram leite da vaca e  degustar.

Colação e banho: Serviremos a colação e iniciaremos o banho, colocaremos músicas do o DVD “Pequenuchos” para as crianças ouçam e assistam aguardando o banho.
Almoço e descanso: Alimentação organizada de acordo com a faixa , organizaremos o descanso das crianças, colocando músicas suaves (Clássicos para bebês).




Um comentário:

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails