segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

80 ATIVIDADES COM NOMES




O trabalho com nome propicia ao aluno:
Diferenciar letras e desenhos; 
Diferenciar letras e números; 
Diferenciar letras, umas das outras; 
Refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome; 
Refletir sobre a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc; 
Sistematizar a orientação da escrita: da esquerda para a direita; 
Entender que se escreve para resolver alguns problemas práticos; 
Conhecer o nome das letras; 
Ter contato com amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala); 
Desenvolver as habilidades grafo-motoras; 
Contato com fonte de consulta para escrever outras palavras. 
O desenvolvimento das atividades seguintes deve orientar-se no sentido de despertar na criança a curiosidade e o desejo de conhecer o significado da palavra escrita e a compreensão do seu uso social. 

ATIVIDADES COM O NOME 
1. Achar o seu crachá que estará embaralhado no meio da roda e colocar no quadro de pregas de letras de acordo com a inicial do nome, os crachás restantes deverão ser contados, pois são os alunos ausentes. 
2. Batata - Quente, onde todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer, ao parar a música quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os demais e guardá-lo no quadro de pregas, na respectiva inicial;
3. Todos em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora cada um deverá ir em busca de quem está com o seu crachá, ao encontrar troque de crachá e coloque-o no quadro de pregas; 
4. Escolher no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono que deverá guardá-lo no quadro de pregas;
5. Cada um ao chegar, deverá localizar o seu crachá na mesa, escrever seu nome na lousa e guardar o crachá no quadro de pregas, contaremos quantas crianças vieram e quantas faltaram; 
6. Cada um deverá pegar o seu crachá que estará no meio da roda, então cada um contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encontrar amigos que tem a mesma quantidade de letras, os crachás serão guardados na ordem crescente da quantidade de letras, isto é, do nome menor para o maior; 
7. Cada um pega o seu crachá no quadro de pregas e andam aleatoriamente pela sala. Ao sinal da professora, deverão fazer uma cobra colocando os crachás em ordem alfabética observando a letra inicial, falar onde mais usamos esta ordem (agenda telefônica, dicionário, lista da escola, etc.); 
8. Utilizar crachás para fazer uma lista fixa de nomes, dentro da sala, em ordem alfabética, onde cada um colará o seu nome; 
9. Bingo - utilizar o crachá para brincar bingo, de forma que cada aluno recebe uma tira quadriculada de papel de acordo com a quantidade de letras que diz ter o seu nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora do bingo ao ser sorteada sua letra, este quadrado deverá ser pintado; 
10. Bingo com cartelas contendo mais de um nome; 
11. Brincar de forca com os nomes, de forma que a criança que descobrir qual é o nome da forca, pega o crachá e entrega-o ao dono, se ninguém descobrir, o próprio dono pega e guarda o crachá no quadro de pregas; 
12. Brincar de Amigo Secreto, onde cada um faz um desenho ou uma modelagem de massinha e sorteia um crachá com o nome de quem ganhará o seu presente; 
13. Que nome é esse? É uma brincadeira onde a professora ou um aluno diz: "Te dou um C, te dou um A, te dou um I, te dou um O, o que formou?" A turma deverá responder: CAIO. Este rapidamente pega seu crachá e guarda no bolsão de letras, podendo ser o próximo a cantar as letras do próximo nome; 
14. Utilizar os crachás para sorteios de ajudantes, etc.; 
15. As crianças receberão as letras do seu nome e deverão juntá-lo como um quebra-cabeça montando assim os seus nomes; 
16. Adivinhe o nome é uma brincadeira desafiadora em que o professor pronuncia os nomes das crianças com as sílabas ou letras trocadas e o grupo deverá descobrir de quem é o nome. Ex.: LARCOS = CARLOS; 
17. Descobrir a letra que está faltando no nome que a professora ou outro aluno escreverá na lousa, ao descobrirem o dono do nome identifica e guarda o seu crachá que estará em uma mesa junto aos demais crachás; 
18. Com a música: A Canoa virou... , em roda ao falarem o nome da criança esta deverá pegar o seu crachá no centro da roda e colocá-lo no bolsão de letras; 
19. Todos os dias ao fazer a data e a rotina do dia a professora escreve bom dia para uma criança e todos poderão abraçá-la, esta escolha pode ser por ordem alfabética, sorteio, música, aniversariantes, etc.; 
20. Chamada na roda, através de um círculo, onde uma criança fica no meio da roda com uma bola ou outro objeto, esta deverá dizer o seu nome e jogar a bola para outra criança que trocará de lugar com ela e repetirá o procedimento; 
21. Agarre o par é uma brincadeira em que todos deverão estar em pares. A professora estará segurando um objeto e contará até três, então todos mudam de par e ela passa o objeto para alguém dizendo o seu nome e procura um par também. Quem ficou com o objeto será o próximo a contar e procurar um par durante a troca passando novamente o objeto, e assim sucessivamente; 
22. Ao chegar cada criança deverá localizar seu nome na lousa e apagá-lo, os que sobrarem serão os ausentes; 
23. Arremessando a bola para o alto no meio da roda uma criança deverá dizer o nome de um dos colegas, este tentará pegar a bola, se conseguir repete o procedimento, se não conseguir a mesma criança que iniciou escolhe outro colega; 
24. "BrinCar de rimar outras palavras com os nomes das crianças e registrá-las na presença delas. M- Montar uma poesia com as rimas encontradas, digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula. Poderão recitar para as demais turmas e dar de presente para outras pessoas com seus autógrafos; 
25. Descobrir juntos todas as versões da música: "A Barata diz que tem...", então reescrevê-la, com o auxílio das crianças, trocando o nome barata pelos seus nomes, e posteriormente, trocar as outras palavras também. Digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula. Poderão cantar ou recitar para as demais turmas e dar de presente para as outras pessoas com seus autógrafos.
26. Solicitar uma foto e uma pesquisa sobre a história do nome de cada um e lê-Ia na roda. Digitar estas pesquisas e fazer fichas que deverão ficar no cantinho da leitura com a foto colada, para que manuseiem e leiam quando quiserem. 
27. Fazer um desenho de interferência com cada letra do nome começando da inicial, para a montagem de um livrinho; 
28. Montar um painel com as fotos de todos os alunos inclusive da professora com seus respectivos nomes. 
29. Montar um álbum sanfonado com a história do nome, características físicas e pessoais, fotos próprias e de familiares, este poderá ser um produto final de encerramento de projeto referente ao trabalho com a identidade. 
30. Ditado: Entregue uma lista com todos os nomes dos alunos. Dite um nome da lista. Cada aluno deverá encontrá-lo na sua lista. Em seguida, peça a um aluno que escreva aquele nome na lousa, os demais devem conferir se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todos é importante fornecer algumas ajudas. Diga a quantidade de letras, a letra inicial e final, por exemplo. 
31. Entregue uma lista dos nomes dos alunos da sala. Peça que as crianças digam os nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade anterior, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa. 
32. Entregue uma lista com os nomes dos alunos. Peça para que recortem os nomes e depois que separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos ou que os coloquem em ordem alfabética. 
33. Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares); 
34. Análise da certidão de nascimento da criança (trabalho com documento) 
35. Montagem de uma árvore genealógica da família. 
36. Análise de fotos antigas e atuais da criança. 
37. Montagem de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidas 
38. Letras do alfabeto: letras do alfabeto pintadas e recortadas em cartolina, isopor, EV A ou outro material. Divida a classe em grupo, sorteie algumas letras para cada grupo que deverá falar o maior número possível de palavras que comecem com aquela letra. O professor escreve todas elas em um cartaz e fixa na parede para que possam consultar quando necessário já que fazem parte do vocabulário ativo da classe. 
39. Alfabeto ilustrado: sortear uma letra para cada aluno e pedir que desenhem ou colem uma figura cujo nome comece com aquela letra. Esse material deverá ficar a disposição dos alunos durante o ano. 
40. Pedir para que tragam um objeto de casa. Na classe, o grupo classifica segundo a letra inicial. É feito uma lista com as palavras. Algumas palavras poderão ser copiadas no caderno. 
41. Listagem: elaborar com os alunos várias listas: roupas, compras de supermercado, animais, produtos de higiene, meios de transporte, nomes de cidade, etc. Reconstruir na lousa algumas palavras perguntado aos alunos quais letras devem ser usadas. As listas ficam a disposição dos alunos para futuras consultas. 
42. O professor faz um quadriculado numa Carolina ou sulfite escrevendo uma letra em cada quadrado. O aluno desenhará ou colará uma figura que inicie com aquelas letras ou que tenham aquelas letras no nome (destacando-a na palavra). 
43. Quebra cabeça - o professor faz um quebra cabeça com as letras do nome do aluno. Mais tarde poderá fazer com outras palavras; 
44. Caixa surpresa - o professor, ao final da aula entrega uma caixa a um aluno pedindo a ele que traga um objeto qualquer, de sua casa para a aula do dia seguinte. Na próxima aula ele dará dicas aos colegas que tentarão adivinhar qual o objeto que está na caixa. 
45. Chamar o aluno entregando seu cartão; 
46. Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe; 
47. Mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça; 
48. Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem identificar quem é. 
49. Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu; 
50. Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno que deverá entregar ao dono;
51. Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada u,m pegue o seu; 
52. Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu; 
53. Deixar os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não seja o seu e entregue ao dono; 
54. Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente; 
55. Entregar os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu cartão com essas letras móveis; 
56. Passar o dedo sobre as letras; 
57. Contar as letras do nome; 
58. O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e eles, de posse de seu cartão deverá descobrir onde está escrito seu nome; 
59. Separar os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que o professor usou; (letra inicial; letra final, etc) 
60. Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi retirado. O dono do nome deverá escrevê-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno; 
61. Separar os cartões dos alunos que faltaram naquele dia. 
62. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome; 
63. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de azul o nome da professora; 
64. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de letras... 
65. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser; 
66. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, circular a 18 letra de seu nome, ou a última, ou outra que a professora pedir; 
67. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, circular as letras iniciais de cada nome. 
68. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de laranja o nome do amigo que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita (á frente, atrás); 
69. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o numero de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira anotando o numeral. 
70. Numa folha mimeografada, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critérios dados pela professora: 
Nomes com 5 letras; 
Nome dos alunos de uma determinada fileira; 
Nomes dos homens; 
Nomes das mulheres; 
Nomes com mais de 6 letras; 
Nomes com menos de 5 letras; 
Nomes iguais;
Nomes com 6 letras que comece com a letra R. etc 
71. O professor deve ainda selecionar situações em que se faz necessário escrever e ler nomes (função social da escrita): 
72. Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes). 
73. Lista de chamada da classe. 
74. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc. 
75. Escrever bilhetes assinando-os; 
76. Escrever cartas assinando-as e escrevendo o nome do destinatário e remetente no envelope. 
77. Brincar de "banco", assinando cheques e documentos; 
78. Elaborar uma carteira de identidade; 
79. Pedir xerox da certidão de nascimento reproduzindo-a. 
80. Montar acrósticos.

Fonte: Educação Adventista



2 comentários:

  1. Oi Dulcy, tudo bom?
    Adorei seu blog, mas acho que vc deveria mudar a cor da fonte, pois dificulta a leitura, apenas uma crítica construtiva, ok? bjs

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails