segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Plano de aula: Identidade


Plano de aula: Identidade

Objetivos da semana 

Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgãos dos sentidos e as parte do corpo.
Identificar os membros de sua família.
Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima.
Participar da organização da rotina diária.


SEGUNDA-FEIRA

ROTINA: Acolhimento/ Musica/ chamada/ calendário/ banheiro

RODA DE CONVERSA: Todo mundo e todas as coisas tem nome. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida. Falar o nome das crianças e dos objetos da sala, incentivando para que eles também repitam os nomes mencionados.
Trabalhar com a caixa surpresa com espelho colado dentro.
Carimbar com guache em folha A3 o pé e a mão.

LANCHE


BANHEIRO

ATIVIDADES DE ARTE:  Espalhar pelas mesas vários pedaço de fotos de rostos e incentivar as crianças a montar uma pessoa utilizado estes pedaços, em seguida daremos um nome ao personagem criado.

RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim) aguardar a saída

SAÍDA



TERÇA-FEIRA

ROTINA: Acolhimento/ Musica/chamada/ calendário/ banheiro
Filme: Miss spider – Pai perfeito (família)

LANCHE

BANHEIRO

RODA DE CONVERSA: Organizar um mural com as fotos da família para que a criança tenha um ponto de referência na sala em seu período da adaptação. Colar as fotos das famílias  que as crianças trouxeram e montar mural. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida sobre a família, através das seguintes perguntas:
- Qual é o nome do papai? Qual é o nome da mamãe?
- Quantas pessoas moram lá em casa?
- Como é o nome do vovô? E da vovó?
- Quantos irmãos você tem?
Fazer um desenho da sua Família

RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim) aguardar a saída

SAÍDA



QUARTA-FEIRA

ROTINA: Acolhimento/ Musica/ chamada/ calendário/ banheiro

RODA DE CONVERSA:
CARA REDONDA!
Olhem a cara redonda 
Que hoje eu fiz
Tem olhos, tem boca
Pequeno nariz
Tem duas orelhas que são bem iguais
Cabelos fofinhos pro lado e pra trás. (Coelhinho)

Vamos cantar a musica A cara redonda, em seguida as crianças receberam uma folha de A4 desenhada um circulo e irão usar sua criatividade desenhando o seu lindo rosto.

LANCHE

BANHEIRO

ATIVIDADE:   Cartaz Eu sou assim (colocar o papel no chão e pedir para uma criança deitar em cima, o professor vai desenhando contornando o corpo, depois as crianças enfeitam). Além de trabalhar as diferenças, iremos trabalhar as parte do corpo e os órgão do sentido.

RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim) aguardar a saída

SAÍDA



QUINTA-FEIRA

ROTINA: Acolhimento/ Musica/ chamada/ calendário/ banheiro

RODA DE CONVERSA:

Convidar uma mãe para vim ao CMEI, trazendo álbuns de foto e roupinhas de quando seu filho era neném. Contar a história de quando ele nasceu para as crianças.
Vamos falar sobre as digitais ( cada um possui a sua e é diferente de todos) Vamos colar a foto da criança em um papel e fazer a marquinha da mão com tinta guache.

LANCHE

BANHEIRO

ATIVIDADE: Distribuir massa de modelar e pedi a cada criança que faça você mesmo.

RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim) aguardar a saída

SAÍDA



SEXTA-FEIRA

ROTINA: Acolhimento/ Musica/ chamada/ calendário/ banheiro

RODA DE CONVERSA: Musica

TODO MUNDO TEM UM NOME.

DIGA LÁ QUAL É O SEU.

MARIANA, RODRIGO OU ANDRÉ

O SEU NOME, QUAL É QUE É?

Cada criança vai receber uma ficha com seu nome escrito, em uma folha de A4 ira fazer do seu jeito o seu nome olhando para a ficha e em seguida ira fazer o seu desenho.
LANCHE

BANHEIRO

ATIVIDADE: Dia do Brinquedo. Brincadeiras no pátio

RELAXAMENTO: Musica instrumental ( 5 mim) aguardar a saída

SAÍDA




2 comentários:

  1. Gostei do Plano de Aula, vai me ajudar muito com minha turma de Maternal 3/4 anos.

    Obrigada.

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails