domingo, 19 de agosto de 2012

Teatro da Dengue realizado na sexta cultural

Teatro da Dengue realizado na sexta cultural

Parabéns equipe da Saúde!!!!

Sexta Cultural


Na ultima sexta-feira a professora Andreia apresentou com seus alunos uma coreográfica da musica criança não trabalha da Palavra Cantada... vejam que lindo....


Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão
Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...
Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão
Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...
Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão
Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez...
Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ideia para o Dia dos Pais

Esses Camisetas foram feitas pelas professoras do CMEI Vila Redenção, onde eu trabalho... Vejam que lindas!
 Eu Dulcy Jarina


 Profª Claudia










 Profª Josy









terça-feira, 7 de agosto de 2012

Relatório: Passo a Passo

Hoje minha coordenadora meu deu algo que gostei muito e está facilitando demais a produção dos Relatórios individuais. Coloquei no Blogger pois quero compartilhar com vcs amiga... tenho certeza que essa sugestão vai ajudar muito!!!


1ª Avaliação Descritiva 
Estes são alguns tópicos que poderão ser aproveitados para a realização das avaliações descritivas. Você poderá aproveitá-los na integra, ou acrescentando e alterando palavras, conforme cada aluno.
As avaliações podem ter a mesma estrutura para todos os alunos, sendo que as alterações devem acontecer de acordo com o nível de cada um.
Começar sempre com os elogios, procurando lembrar primeiro os aspectos positivos da criança. Não há necessidade de ordem por disciplina, porém todas deverão ser abordadas mesmo que com pequenos textos, que descrevam o desempenho do aluno.
Abaixo você tem alguns parágrafos retirados de avaliações anteriores e que poderão ser aproveitados encaixando nas partes da avaliação que melhor couber. 
Emende, costure, recorte, cole, crie, copie. Junte com suas palavras, mude, troque de lugar, altere da maneira que achar mais conveniente.
Lembre-se, são apenas sugestões e você não tem obrigação de usá-las, porém todas as disciplinas deverão ser abordadas para que a avaliação fique bem completa.


1º parágrafo: Começar sempre com os aspectos positivos do aluno:
- Sua adaptação ao novo grupo ocorreu tranqüilamente. Não demonstrou nenhuma dificuldade em interagir, apresentando-se aos colegas com facilidade, característica de uma criança segura e confiante.
- No início demonstrou certa disputa com alguns amigos, normal da idade, porém, após conversa e intervenção da mãe e professora superou tornando-se bastante sociável, fazendo trocas constantes de amizades.
- Sente-se insegura em determinadas atividades, porém após receber incentivos e elogios da professora, consegue executá-las, alegrando-se e percebendo o quanto é capaz;
- Tem curiosidade pela letra cursiva, demonstrando alegria a cada palavra escrita;
- É um aluno capaz, participando com entusiasmo e responsabilidade de todas as atividades propostas pela escola
- Sua adaptação ao novo grupo ocorreu tranqüilamente. Não demonstrou dificuldade em interagir, apresentando-se aos novos amigos com espontaneidade, característica de uma criança segura e confiante.
- é alegre e inteligente.
- Sabe ser companheira, amiga e cativante, sem fazer distinção entre os colegas. Está sempre disposta a ajudar.
- é uma criança calma e carinhosa. Está sempre disposto a ajudar quando é solicitado.
- Participa com entusiasmo, expondo suas idéias com clareza e questionando sempre que se faz necessário.
- Demonstra ser responsável e sempre tem suas tarefas em dia.
- Expressa de forma clara e direta o que aprendeu e/ou entendeu do que lhe foi passado.
- Demonstra interesse nos temas abordados, participa questionando e expondo sua opinião de forma sempre coerente com o que está sendo passado e tem suas tarefas em dia.
- Realiza todos os seus trabalhos com capricho e dedicação
- Gosta de ser desafiado, pois te confiança em sua capacidade. É prestativo e está sempre disposto a ajudar. Não faz distinção entre os colegas, tratando todos com respeito e consideração.
- Demonstra ser responsável e sempre tem suas tarefas em dia.
- Realiza seus trabalhos com entusiasmo e capricho.
- é um aluno tímido, mas, carismático e aceita sempre todas as atividades propostas, porém, em alguns momentos, apresenta-se um pouco disperso.
- Consegue respeitar as idéias do grupo, mas, também defende as suas com determinação.
- Possui temperamento calmo, demonstrando concentração e atenção durante as atividades.
- É extremamente caprichosa e organizada tendo sempre seus trabalhos e tarefas em dia.
- está de parabéns, tanto no comportamento quanto na aprendizagem.
- Sabe ser companheira, amiga, responsável e amável com todos que a rodeiam. Entrega suas tarefas em dia e com muito capricho.
- Realiza tudo que lhe é proposto com sucesso e dedicação.
- Respeita seus colegas e sabe quando é preciso levar o estudo a sério.
- é uma aluna comunicativa, alegre, companheira, tem um grande espírito de liderança e consegue expor e realizar suas idéias entre o grupo.
- é um aluno esforçado, alegre e carinhoso. Participa de todas as atividades com entusiasmo, encontrando dificuldades em executá-las devido seus limites, porém está sempre disposto a receber auxilio e intervenção da professora e dos amigos.
- é comunicativa, alegre, companheira e dedicada. Gosta de ser desafiada e sempre participa de tudo que lhe é proposto.

- Tem consciência de suas dificuldades e não mede esforços para superar sua insegurança e ansiedade. 
- É prestativa e está sempre disposta a ajudar.
- Quando possui dúvidas, pergunta sem receio
- está de parabéns, tanto no comportamento quanto na aprendizagem. 
- Respeita as idéias do grupo e sabe defender as suas com garra e determinação.
-É responsável na realização de suas tarefas e quando tem dúvidas, pergunta sem receio. Adora auxiliar os amigos.
- Seu progresso durante esse primeiro bimestre foi muito grande, pois venceu bravamente suas dificuldades na escrita. 
- é um aluno comunicativo, alegre, companheiro e dedicado. Gosta de ser desafiado e sempre participa de tudo o que lhe é proposto.
- É responsável e sempre tem suas tarefas em dia.
- Possui temperamento calmo, demonstrando concentração e atenção durante as atividades.
- é um aluno alegre, carismático e aceita sempre com alegria todas as atividades propostas, porém, em alguns momentos, apresenta-se um pouco disperso.
- Sabe ser crítico quanto a opinião dos colegas, mas também sabe respeitá-las.

2º Parágrafo: falar sobre o aprendizado na leitura e escrita
- Reconhece os números, quantidades, cores e letras. Já consegue escrever em letra cursiva;
- Quando faz as tentativas de escrita, coloca as vogais corretamente.
- Consegue formar palavras com alfabeto móvel
- Reconhece todo o alfabeto, o que é muito importante no processo de aquisição da leitura e escrita
- Interessa-se por escrita cursiva, já iniciando a tentativa de escrita
- Consegue escrever palavras formando sílabas iniciando a tentativa de leitura
- Nas atividades de linguagem oral, relata história coerentemente e em seqüência lógica, mostrando-se criativo.
-Relata histórias e contos algumas vezes com certa veracidade, constrói frases e textos de maneira coerente, sendo capaz de corrigir seus próprios erros quando questionada.
- Consegue interpretar os textos com facilidade e expressar o que ouviu, leu e aprendeu.
- Apesar de apresentar algumas dificuldades na leitura e elaboração de textos, teve um crescimento significativo durante este bimestre
- Lê com facilidade, cria e interpreta histórias fazendo uso de um bom vocabulário com idéias claras e coerentes. 
- Expressa de forma clara e direta o que aprendeu e/ou entendeu do que lhe foi passado. 
- Lê com clareza e conta histórias com seqüência lógica, porém, quando tem que registrar suas idéias criando frases e textos encontra dificuldade em combinar as palavras. 
- Nas interpretações às vezes, precisa de ajuda da professora ou colegas para responder as perguntas e elaborar as respostas escritas.
- Em língua portuguesa tem boa leitura, interpreta muito bem o que lê, consegue reproduzir com segurança textos diferenciados. Interpreta e expõe suas idéias com facilidade, clareza e coerência. 
- Consegue perceber seus erros quando questionado,corrigindo-os.
- Seus erros ortográficos acontecem devido a falta de atenção e concentração na hora da escrita, mas consegue perceber os mesmos quando questionada, corrigindo-os.
- Gosta de ler e interpretar; sua dificuldade é na hora de transcrever suas idéias para o papel, necessitando de ajuda.
- Identifica e escreve de forma legível todas as letras do alfabeto, seu nome , palavras trabalhadas e também consegue formar frases.
- Tem ótima leitura, cria histórias fazendo uso de um bom vocabulário.
- Apresenta idéias claras e coerentes.
- constrói frases e textos de maneira coerente, sendo capaz de corrigir seus próprios erros quando questionada.
- Consegue interpretar os textos, algumas vezes, depende de dicas dadas pela professora. 
- Consegue expressar o que ouviu, leu e aprendeu.
- Consegue perceber seus erros e corrigí- los. 
- Oralmente Interpreta textos facilmente tendo um pouco de dificuldade na elaboração das respostas escritas.
- Tem boa ortografia, porém, em determinados momentos, falta coerência em suas expressões textuais.
- No estudo da Língua Portuguesa, lê com dificuldade e conta histórias com seqüência lógica, porém, quando tem que registrar suas idéias criando frases e textos encontra dificuldade em combinar as palavras. 
- Nas interpretações precisa de ajuda da professora ou colegas para responder as perguntas e elaborar as respostas escritas.
- Em Língua Portuguesa, tem boa leitura, uma ótima escrita, quando apresenta erros e é questionada pela professora consegue identificá-los, corrigindo-os imediatamente.
- Por apresentar dificuldades em gravar o que leu, percebo que já procura ler novamente para compreender o significado. Fico feliz, pois quanto a isto, os avanços são notáveis e progressivos
- Em Língua Portuguesa, tem uma boa leitura, interpreta muito bem o que leu, consegue reproduzir com segurança qualquer texto.
- Nos estudos da Língua Portuguesa, lê e relata histórias, tem seqüência lógica, constrói frases e pequenos textos.
- Sabe retirar sozinha, informações de um texto e explicar com suas palavras o que leu, ouviu, estudou, pesquisou e/ou aprendeu.
- Em determinados momentos, necessita de estímulos da professora para prosseguir em suas atividades de escrita, mas aos poucos tem demonstrado melhoras significativas.

3º matemática 
- Reconhece os numerais até aqui trabalhados e suas quantidades, sabendo organizá-los em ordem crescente e decrescente.
- Reconhece cores, figuras geométricas, números ( o à 20 ) e quantidades;
- Apresentou uma confusão no reconhecimento dos numerais, com o auxílio dos pais sempre presentes e da professora, superou essa barreira reconhecendo-os e suas respectivas quantidades (0 à 20 )
- Começa a distinguir esquerda e direita.
- Começa a identificar sua lateralidade diferenciando a direita da esquerda;
é um aluno comunicativo, alegre e tem uma postura de liderança bastante forte, o que exigiu logo no início do ano, intervenções constantes em suas relações com os colegas e professora. Não concordar com suas idéias, faz com que perca a paciência, agredindo fisicamente os amigos, querendo se impor pela força. Sempre com muita paciência e firmeza no falar, conversamos explicando que tal comportamento não é necessário. Percebe-se que a falta de limites faz com que nosso amigo faça apenas o que lhe convém
- Realiza cálculos facilmente e interpreta problemas, porém, devido a sua falta de atenção, precisa geralmente de dicas da professora para resolvê-los
- Realiza cálculos com certa facilidade e adora superar desafios. 
- Interpreta problemas com auxílio da professora.
- Realiza problemas com certa dificuldade, necessitando de constante intervenção da professora para resolvê-los. Tem interesse e se esforça para assimilar novos conteúdos.
- Nas atividades de matemática, realiza cálculos com facilidade, superando desafios, interpretando problemas e aceitando novas propostas.
- Destaca-se em matemática, pois tem um cálculo mental muito bom com facilidade na compreensão dos problemas. 
- Nas aulas de matemática tem dificuldade em realizar algumas atividades, mas, com muito interesse pergunta, questiona esclarecendo assim suas dúvidas. 
- Gosta de superar desafios, interpretando problemas e lançando propostas.
- Precisa de auxilio para resolver alguns cálculos matemáticos, sendo que sempre se esforça o máximo e consegue bons resultados.

Outras disciplinas
- Nas demais disciplinas demonstra interesse, participando de todos os temas abordados ,questionando, sugerindo e expondo suas idéias e conhecimentos.
- Nas disciplinas de ciências, história, geografia e ética e cidadania participa ativamente de todas as atividades, conseguindo compreendê-las muito bem, apresentando sugestões bem criativas.
- Nas demais disciplinas participa de tudo com entusiasmo, contribuindo dentro de seus limites para que os objetivos sejam alcançados.
- Nas aulas de artes, realiza seu trabalho com determinação e capricho, se apegando aos detalhes e demonstrando prazer nesse tipo de atividade.
- Nas aulas de Artes realiza as atividades com prazer e dedicação demonstrando um pouco de dificuldade quando faz uso de tintas e pincéis.
- Nas aulas de artes realiza seus trabalhos com entusiasmo e capricho, embora tenha algumas dificuldades em observar pequenos detalhes, principalmente quando faz o uso de pincéis.
- Nas disciplinas de Ciências, Ética e Cidadania, História e Geografia participa com entusiasmo, expondo suas idéias com clareza e questionando sempre que se faz necessário
- Nas disciplinas de Ciências, Ética e cidadania, História e Geografia, participa de forma interessada respondendo o que lhe é questionado sobre o tema, contando com dicas da professora e colegas.
- Nas demais disciplinas, apresentou grande destaque, pois demonstrou realmente que entendeu, participando com alegria e entusiasmo de todas as atividades.
- Nas disciplinas de Ciências, História e geografia, teve grande revelação ao executar as atividades, apresentando sugestões bem criativas , relevantes.
- Adora realizar trabalhos de artes, caprichando para que fique tudo bem feito.
- Nos trabalhos artísticos é detalhista, demonstrando sempre muito capricho e perfeccionismo.
- Suas produções artísticas são sempre muito bem realizadas e é visível seu talento nesta área.
- Pinta, desenha e realiza atividades de recorte e colagem com maior entusiasmo, obtendo avanços significativos na área artística. Suas produções estão gradativamente mais criativas e ricas em detalhes. 

Outros aspectos:-
- Distrai-se facilmente, atrasando-se nas atividades e não desenvolvendo todo o seu potencial
- Sua concentração dura em média 10 minutos, dificultando a expansão de todo o seu potencial;
- Segura o lápis com firmeza e em atividades de recorte, respeita os limites demonstrando boa coordenação motora fina
- Freqüentemente encontra-se de pé ou caminhando durante o trabalho o que evidencia inquietude e precipitação em querer realizar atividades;
- Apesar de sua timidez, nas assembléias (momento em que sentamos em roda para discutir tarefas e atividades), respeita as idéias do grupo expondo sua opinião, somente quando solicitada. Participa de todas as atividades propostas com entusiasmo, empenhando-se em tudo o que faz.
- Manuseia o lápis com firmeza, apresentando boa coordenação motora fina. Reconhece todo o alfabeto, o que é muito importante no processo de aquisição da leitura e escrita.
- Em situações que apresenta insegurança espera o auxilio da professora, sendo encorajada a tentar fazer do seu jeitinho, pois é tentando que se aprende. 
- Possui bom relacionamento com a professora e colegas, porém, em alguns momentos é autoritária, demonstrando espírito de liderança.
Nas assembléias, respeita as idéias do grupo, expondo sua opinião. Participa de todas as atividades propostas com entusiasmo, empenhando-se em tudo o que faz.
- Tem firmeza no manuseio do lápis, apresentando boa coordenação motora fina. Reconhece todo o alfabeto, o que é muito importante no processo de aquisição da leitura e escrita.
- Apresenta dificuldades em cumprir com seus compromissos de entrega de tarefas e trabalhos.
- Possui temperamento um pouco agitado o que às vezes, provoca falta de atenção e concentração durante as atividades.
- Tem apresentado dificuldades significativas de atenção e concentração durante as explicações e realização das atividades o que poderá ocasionar problemas na aprendizagem de novos conteúdos.
É uma aluna capaz, participando com entusiasmo e responsabilidade de todas as atividades propostas, porém a conversa e brincadeiras durante as aulas, têm atrapalhado e muito seu progresso. 
- Deixou de realizar algumas tarefas e demonstra certo desânimo e cansaço para participar ativamente das atividades propostas.
- Possui letra legível, é organizado e caprichoso
- Algumas vezes encontra dificuldade em apresentar seus trabalhos e tarefas. 
- Apresenta dificuldade em se comunicar, mostrando-se inibido perante o grupo. Dificilmente questiona sobre alguma dúvida, precisando de constante intervenção da professora, pois, se distrai facilmente durante a realização das atividades; as vezes não conseguindo terminá-las.
- é uma criança comunicativa e alegre, mas às vezes um pouco insegura. 
- Demonstra ser responsável e sempre tem suas tarefas em dia.
- Tem um elevado número de faltas, o que compromete a seqüência das atividades e acaba prejudicando em muito seu aprendizado.
- é assíduo e pontual.
- é um aluno comunicativo, alegre e tem uma postura de liderança bastante forte, o que exigiu logo no início do ano, intervenções constantes em suas relações com os colegas e professora. Não concordar com suas idéias, faz com que perca a paciência, se negando a fazer as atividades. Sempre com muita paciência e firmeza no falar, conversamos explicando que tal comportamento não é necessário. Sempre que agimos com mais firmeza no falar, acaba cedendo e então, cumpre suas obrigações. Percebe-se que a falta de limites faz com que nosso amigo faça apenas o que lhe convém.
- Apesar de ser inteligente e com raciocínio rápido, deixa de fazer suas atividades e fica tentando desviar a atenção dos amigos para si, precisando sempre de cobranças da professora para retomar e terminar suas atividades.
- Realiza seus trabalhos com capricho e dedicação, tem opinião própria e muitas vezes desacata ordens, tentando provar que está certa, e tendo que ser chamada atenção pelos amigos e professora de que nem tudo poderá acontecer como ela quer.
- Apesar de ainda precisar de ajuda durante a leitura dos problemas de matemática, possui raciocínio rápido resolvendo com facilidade contas de adição e subtração.
- Tem consciência de suas dificuldades e não mede esforços para superar sua insegurança e ansiedade.
- Algumas vezes encontra dificuldade em realizar seus trabalhos, pois se distrai facilmente. 
- Expressa de forma clara e direta o que aprendeu e/ou entendeu do que lhe foi passado. 
- Algumas vezes encontra dificuldade em apresentar seus trabalhos e tarefas. 
- Apresenta dificuldade em se comunicar, mostrando-se inibido perante o grupo. Dificilmente questiona sobre alguma dúvida, precisando de constante intervenção da professora, pois, se distrai facilmente durante a realização das atividades; muitas vezes não conseguindo terminá-las.
- Possui temperamento instável que se consolida no decorrer do dia ou da semana.
- Respeita o amigo, sabe quanto é preciso levar o estudo a sério
- tem opinião própria e muitas vezes desacata ordens, tentando provar que está certa, e tendo que ser chamada atenção pelos amigos e professora de que nem tudo poderá acontecer como ela quer.
- Algumas vezes se envolve em conflitos, sendo lembrado que o melhor caminho para resolver estas situações é o diálogo. 
- Em situações que apresenta insegurança espera o auxilio da professora, sendo encorajada a tentar fazer do seu jeitinho, pois é tentando que se aprende. 
- Quando se envolve em conflitos, procura resolvê-los com diálogo, porém às vezes ainda precisa de intervenção da professora.
- Em atividades que sente insegurança espera o auxilio da professora, sendo encorajada a tentar fazer do seu jeitinho, pois é tentando que se aprende.
- Algumas vezes se envolve em conflitos, precisando da intervenção da professora para lembrá-lo que o melhor caminho na resolução destas situações é o diálogo. 
- tem dificuldade no relacionamento com os amigos.
- Tem espírito de liderança e por isso, quando contrariado, reage com atitudes agressivas, precisando sempre da intervenção da professora para resolver pequenos conflitos.
- distrai-se facilmente, conversando ou brincando enquanto discutimos outros assuntos.
- Às vezes, envolve-se em conflitos com seus colegas, respondendo com agressões físicas, sendo lembrado que conversar é a melhor solução e saber controlar seus impulsos é necessário.
- sempre participa com sua opinião, sendo lembrado que as opiniões dos colegas também são importantes, e que, cada um tem sua vez de falar e todos terão a oportunidade.
- Algumas vezes se envolve em conflitos com os colegas, resolvendo-os com diálogo e raramente necessita da intervenção da professora. 
- Precisa sempre de incentivos da professora para concluir outras atividades, que requerem maior concentração. 
- Se envolve constantemente em conflitos com seus colegas, respondendo com agressões físicas, sendo lembrado que conversar é a melhor solução e saber controlar seus impulsos é necessário.
- Na pintura precisa de estímulos para respeitar os limites, bem como o capricho em sua letra. 

Encerrar com pequeno comentário:
- sinto seu crescimento a cada dia, continue assim e você vai longe!
- seu carisma e esse seu jeitinho doce de ser me cativou.Sei que juntos conseguiremos superar todas as dificuldades. Conte comigo! Eu acredito em você!
- você é uma criança muito especial. Estou feliz por estarmos juntas. 
- estou muito feliz em tê-la ao meu lado, pois, a cada dia é um aprendizado a mais para mim enquanto profissional. Sei que teremos grandes progressos e alcançaremos muitas vitórias, pois seremos persistentes e você já é uma vitoriosa. Acredito muito no seu sucesso.
- Estou muito satisfeita e orgulhosa em tê-la comigo, fazendo essa troca no aprender e ensinar com tanto sucesso. 
- Continue assim, inteligente esforçada, cativante meiga, espetacular! Com certeza seu sucesso será infinito!
- é muito bom tê-lo como meu aluno. Você realmente faz a diferença
- Continue assim, inteligente, esforçada, meiga, carinhosa pois seu sucesso está apenas começando.
- Parabéns ........! Me orgulho em tê-lo como aluno, sabendo que posso colaborar nessa sua caminhada na estrada do saber e aprender.
- me orgulho de ver como você é determinada em busca da superação de suas dificuldades. 
- Você será uma vencedora! 
- seu progresso me deixa muito feliz, Continue assim!
- você é uma criança especial e abençoada. Estou feliz por estarmos juntas. 
- seu carisma e esse seu jeitinho doce de ser nos contagia. Sei que juntos conseguiremos superar todas as dificuldades. Conte comigo! Eu acredito em você!
- Continue assim: inteligente, esforçado e cativante. Com certeza, você será um sucesso!
- você brilhou nesse primeiro bimestre e seu progresso me deixa muito feliz. Sinto -me orgulhosa em tê-lo novamente como aluno. Juntos continuaremos descobrindo e fazendo maravilhas.

SÓCIO AFETIVO
Ø Ao contemplar o processo educativo vivido pelo aluno, pude observar que ....... manteve um bom relacionamento com a professora e os colegas.Ø Participa demonstrando interesse nos trabalhos individuais e coletivos.Ø O aluno colabora nas regras de convívio social auxiliando os colegas quando necessário;Ø Demonstra compreender a importância do respeito e solidariedade do grupo;Ø Apresentou uma grande quantidades de faltas no bimestre.Ø Demonstra iniciativa, autocrítica e capacidade para iniciar e manter contatos, participando do grupo e conseguindo ajustar-se a situação de conflito;Ø È uma aluna independente, raramente pede auxilio para concluir suas atividades, sendo cuidadosa com seu material, muito caprichosa com seu caderno e material.Ø È uma aluna assídua e participativa.Ø ................... continuou interagindo muito no grupo mostrando-se mais interessado e participativo nas realizações das atividades.Ø Possui consciência dos valores que estão presentes na sociedade, porem necessita de ajuda para desenvolver hábitos e atitudes. Ø Sua tarefa geralmente fica incompleta.

PORTUGUÊS
Ø Expressa-se com clareza e constrói argumentação .adquiriu autonomia nas atividades de interpretação de textos, respondendo as perguntas com coerência .Ø Produz textos contendo poucos erros ortográficos e identifica a idéia principal de um texto informativo. Tenta ler sem soletrar.Ø Reconhece a função social da língua escrita .Reconhece grande parte das letras do alfabeto e para maioria já atribui valor sonoro ao escrever um texto ainda aglutina palavras e não escreve de forma que se possa ler.Ø Realiza melhor sua atividade em grupo pois necessita de ajuda para realizar suas tarefas. Suas ilustrações são ricas em detalhes.Ø Consegue copiar do quadro e realizar suas atividades sem auxilio.Arrisca a escrita individual, mas ainda atribui valor de silabas a uma só letra.Ø Consegue recontar as historias e criar outro final.Ø Possui grande interesse pelo mundo que a cerca.Ø Discrimina sons em palavras, identificando sons iniciais e finais.Ø Aprendeu a contar historias conseguindo prever resultados e refazer o final da historia. Já realiza a leitura de textos com maior desenvoltura, percebendo a pronuncia das palavras, o ritmo e entonação.Ø Atribui sentido ao que escreve ,ainda que não utilize a escrita convencional.Ø Encontra-se no inicio da fase silábica. Na leitura individual prefere livros de aventuras.Ø Lê e escreve com letras legível sua grafia é quase ortográfica , reconhece todos os fonemas mas às vezes confunde-se ao escrever o que é normal neste processo .Ø Necessita de um tempo maior para copiar do quadro e realizar suas tarefas.Ø Reconhece o próprio erro quando questionado, conseguindo escrever sozinha com poucos erros ortográficos, produz textos com coerênciaØ Observa e descreve situações, lê e escreve com letra legível,sua grafia é quase ortográfica e suas produções textuais apresentam maior clareza de idéias e criatividade.Ø Encontra-se na fase ortográfica, produz escrita alfabética compreensível mesmo contendo erros ortográficos.Ø Tem leitura fluente com compreensão.Ø Faz perfeitamente a relação fonema/grafema.Observa a escrita do adulto.Ø Produz textos com coerência, reconhecendo seus próprios erros quando questionada.Ø Em ralação a leitura e escrita, conseguiu avançar já compreendendo a função social de vários tipos de textos, tais como bilhetes,convites,receitas e historias, contudo sua produção demonstra ainda precisar aprimorar sua leitura e escrita.Ø Expõe suas idéias de forma clara e percebe as diferenças entre texto escrito e outras formas de registros.Já realiza a leitura de textos com maior desenvoltura, percebendo a pronuncia das palavras, o ritmo e a entonação.Suas produções textuais apresentam maior clareza de idéias e criatividade.Ø Ao escrever um texto ainda aglutina palavras e não escreve de forma que se possa ler.Ø Ainda apresenta dificuldades para reconhecer, ler e escrever palavras necessitando de ajuda para construir.Ø A aluna nomeia todas as letras do alfabeto, contudo na escrita ainda não estabelece relação entre letra-fonema.Ø O aluno nomeia todas as letras do alfabeto, na escrita utiliza uma letra para cada silaba oral, atribuindo valor sonoro.Ø O aluno nomeia todas as letras do alfabeto,apresenta escrita alfabética,lê algumas frases ainda que envolva dígrafos e encontro consonantais. Ø A aluna nomeia todas as letras do alfabeto, na escrita utiliza uma ou mais letras para cada silaba oral, atribuindo valor sonoro.Ø Sua leitura e escrita evoluíram significativamente e já questiona aspectos ortográficos da língua.Ø Suas produções textuais ainda refletem suas dificuldades em expressar-se através da escrita, apresentando duvidas quanto a ortografia e a ortografia e a troca de fonemas. Lê com dificuldades buscando decodificar as palavras e frases.Ø Lê palavras simples com bastante dificuldade, pois ainda confunde letras e ainda tem dificuldades em relação a grafemos e fonema.reconhece grande parte das letras do alfabeto e para maioria já atribui valor sonoro. Ø Ainda continua no processo da construção da escrita, porem já iniciou o processo,arrisca a escrita individual, mas ainda atribui valor de silaba a uma só letra, ao escrever um texto ainda aglutina palavras e não a escreve de forma que se possa ler.Ø Apresentou desenvolvimento significativo em relação ao período anterior. Sua leitura tornou-se mais fluente e clara, porem seus registros ainda refletem suas dificuldades em expressar-se através da escrita.Ø Sua leitura tornou-se mais fluente e clara, porem seus registros ainda refletem suas dificuldades em expressar-se através da escrita.Ø Ainda apresenta dificuldade para reconhecer, ler e escrever palavras, necessitando de ajuda para construí-las.

MATEMÁTICA
Ø Realiza cálculos de adição e subtração sem auxilio do professor solucionando problemas do cotidiano e busca resolve-los.Ø Realiza cálculos de adição , subtração e multiplicação , sem o auxilio do professor.Ø Classifica, seria e ordena objetos, compreende o sistema de numeração decimal e resolve situações problemas envolvendo adição e subtração simples.Ø Compreende os enunciados dos problemas e busca resolve-los.Ø Efetuou cálculos de adição e multiplicação com reservas de forma independente já aplicando o algoritmo para efetua-los. Compreende os enunciados dos problemas e busca resolve-los.Ø Em matemática avançou significativamente, efetuando cálculos de multiplicação com reservas e adições simples compreendendo conceitos de algoritmos , empregando na resolução de problemas. Realizou a leitura de gráficos buscando informações com muita autonomia.Ø Em matemática consegue realizar cálculos simples de adição e subtração.Conseguindo estabelecer relações e representando os numerais e suas quantidades.Ø Utiliza adequadamente os símbolos de linguagem matemática, sendo capaz de realizar adições e subtrações com reservas e recursos. Identificou varias formas geométricas reconhecendo-as em objetos do nosso cotidiano. Realizou a leitura de gráficos buscando informações com muita autonomiaØ Em matemática, realizou cálculos de adição e subtração. Ordenou, seriou e comparou os números, empregando com adequação os símbolos matemáticos apresentados. Realizou a leitura de gráficos buscando informações com muita autonomia. Identificou varias formas geométricas reconhecendo-as em objetos do nosso cotidiano.

CIÊNCIAS
Ø Reconhece diferentes partes de um vegetal e seu ciclo de vida.Ø Realizou pesquisas onde nomeou e classificou os vegetais. Aprendeu que existem ervas medicinais que auxiliam no tratamento de doenças e que beneficiam o homem. Ø Percebeu como as plantas podem beneficiar na saúde dos seres humanos, através de chá.Ø Aprendeu que existem ervas medicinais que auxiliam no tratamento de doenças e que beneficiam o homem
SOCIAIS
Ø Reconhece diferentes elementos que fazem parte da cultura popular.Ø Identifica o bairro como parte de um todo.

SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS
VOCÊ PENSA VOCÊ ESCREVE
O aluno não sabe O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.

Não tem limites Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois...

É nervoso Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois...

Tem o costume de roubar Apresenta dificuldades de autocontrole quando...

É agressivo Demonstra agressividade em situações de conflito; usa de meios físicos para alcançar o que deseja.

É bagunceiro, relaxado, porco Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.

Não sabe nada Aprendeu algumas noções , mais necessita desenvolver...

É largado da família Aparenta ser desassistido pela família, pois...

É desobediente Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos;
Tem dificuldades em cumprir regras...

É apático, distraído Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas;
Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos

É mentiroso Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.

É fofoqueiro Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.

É chiclete É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho...

É sonso e dissimulado Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.

É preguiçoso Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.

É mimado Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as sua vontades.

É deprimido, isolado, anti-social Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho;
Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.

É tagarela Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.

Tem a boca suja Utiliza-se de palavras pouco cordiais par repelir ou afrontar

Possui distúrbio de comportamento Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como...

É egoísta Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Boliche de monstro


Eu me apaixonei com esse monstrinho feito de 

fraco de shampoo ótima sugestão para fazer 

com as crianças

Boliche de monstro

Quer acabar com os mostros de uma vez? O Professor Sassá ensina
como fazer isso de um jeito divertido.
Você vai precisar de:
- Fita adesiva
- Retalhos de fita adesiva
- Frascos de xampu
- Folhas de jornal
Antes de começar, clique aqui para imprimir os moldes. Depois,
risque e recorte cada parte no verso do vinil adesivo.

Pegue uma embalagem vazia de xampu e lave bem. Quando ela secar,
 comece a colar os elementos para formar seu monstro-boliche.


Cole os olhos e o nariz. Deixe a boca por último, para acertar a altura
 na embalagem. Ah, não se esqueça de colar os dentinhos dentro.




Em seguida, faça as bolas. Amasse bem o jornal até formar uma bolinha.
Depois, encape-a toda com a fita adesiva colorida. Faça várias: se perder
uma, tem mais. E pronto! Agora, é só posicionar os pinos a certa distância
e jogar as bolinhas. Ganha quem conseguir derrubar mais peças. Viu como
é fácil criar um brinquedo com o que você tem em casa?

Revista professor Sassá

Outras sugestões para o 1º dia de aula !!!!



























Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails