segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Modelo de Plano Semanal para Creche 2 anos


Turno vespertino

IDENTIDADE, QUEM SOU EU

“A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se dele. Para ajudá-las nesse processo, você pode criar situações nas quais eles se comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades. Brincadeiras feitas em frente do espelho ajudam a criança a reconhecer suas características físicas. Já o desenvolvimento da auto-estima se dá conforme a criança incorpora a afeição que os outros têm por ela e a confiança da qual é alvo”.

Objetivo:

Favorecer a construção da identidade com o uso do espelho;
ü  Reconhecer a própria imagem e a dos colegas;
ü  Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima;
ü  Brincar com a própria imagem.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Língua Portuguesa: 
Expressão oral: conversas, histórias e musicas. 
Expressão gráfica: representação através do desenho.
Contato com elementos escritos: livros de histórias, revistas e cartazes.

Ciências 
Conhecimento do próprio corpo.
Partes do corpo.

Artes:
Expressão musical: músicas
Expressão plástica: desenho e pintura. 

SEGUNDA-FEIRA
Despertar: Acordar a criança com muito carinho, com música suave  chamando-a pelo nome ao som de um musica suave.
Lanche: Incentivar a criança a comer tudo observando a mastigação, (comer com a boca fechada).

Integração:  Musica do Homenzinho torto, trabalhar esquema corporal. Todas as turmas juntas.
Brincadeiras: Brincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Roda de conversa: Leve as crianças para perto do espelho. Deixe as fantasias e os tecidos à disposição delas. Comece a atividade avisando que vai haver um grande baile e, por isso, elas precisam colocar uma roupa especial e se maquiar. Faça você a pintura no rosto das crianças ou peça ajuda a outro educador (Tia Marly). Quando a turma estiver pronta, coloque músicas animadas e comece o baile. Depois que as crianças dançarem livremente, conduza a atividade sugerindo que façam caretas em frente do espelho, dobrem os joelhos, levantem os braços, expressem tristeza, balancem a cabeça e movimentem os tecidos que seguram. Sugestão: maquie-se e fantasie-se você também para curtir junto.

Banho: Tomar com banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho.
Jantar: Incentivar a criança a comer alimentos variados .
Saída : Brincar no parquinho enquanto aguardam os pais.
OBS do Dia: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TERÇA-FEIRA
Despertar: Acordar a criança com muito carinho, com música suave  chamando-a pelo nome ao som de um musica suave.
Lanche: Incentivar a criança a comer tudo observando a mastigação, (comer com a boca fechada).
Integração:  Dirigida pela professora Cida
Brincadeiras: Brincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Roda de conversa: Encape as fotos com o plástico adesivo para que não estraguem.. Esconda-as em toda a sala .Quando as crianças entrarem na sala, comente: “Onde estão as fotos do painel? Sumiram! Alguém viu? Não? Vamos procurar?Devem estar em algum lugar na sala...” Indique alguns espaços para elas procurarem as imagens. Se a foto encontrada não for a da própria criança, peça que ela a entregue ao dono. Termina quando todos estiverem com as próprias fotos.

Banho: Tomar com banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho.
Jantar: Incentivar a criança a comer alimentos variados .
Saída : Assistir o DVD da Galinha Pintadinha enquanto aguardam os pais.

OBS do Dia: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUARTA-FEIRA
Despertar: Acordar a criança com muito carinho, com música suave  chamando-a pelo nome ao som de um musica suave.
Lanche: Incentivar a criança a comer tudo observando a mastigação, (comer com a boca fechada).
Integração:  Dirigida pela professora Graça
Brincadeiras: Brincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Roda de ConversaConstruir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima.Deitar uma  sobre uma folha de papel para que você possa desenhar a silhueta dela. Recorte o contorno, escreva o nome da criança e entregue a todas as crianças para que  elas possam  completar o desenho com olhos, mãos, joelhos etc ( uma de cada vez). Nesse momento, incentive a criança a observar o próprio corpo. (Não espere nada figurativo). Quando todos concluírem o trabalho, cole as silhuetas lado a lado na parede e estimule a observação: “Olha! A Vitória é mais alta que o Pedro”. Converse bastante sobre as particularidades de cada uma. Esse diálogo contribui para a construção da auto-imagem e da auto-estima, pois a criança interioriza o afeto que você e os colegas têm por ela, expresso na conversa.

Banho: Tomar com banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho.
Jantar: Incentivar a criança a comer alimentos variados .
Saída : Entregar folhas de sufite com giz de cera para elas desenhares ou rabiscarem o que elas aprenderam durante a aula de hoje enquanto aguardam os pais.

OBS do Dia: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUINTA-FEIRA

Despertar: Acordar a criança com muito carinho, com música suave  chamando-a pelo nome ao som de um musica suave.
Lanche: Incentivar a criança a comer tudo observando a mastigação, (comer com a boca fechada).
Integração:  Dirigida pela professora Viviane
Brincadeiras: Brincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Roda de Conversa: Trazer para sala de aula uma caixa de sapatos enfeitada e um espelho. Antes de a atividade começar, cole o espelho no fundo de cada caixa. Reúna as crianças em círculo e entregue a cada a uma criança. Primeiro, peça a ela que apenas segurem. Comente as diferenças entre elas. Fale das cores, dos desenhos, se têm brilho... E avise: “Sempre que vocês abrirem a caixa encontrarão uma surpresa”. A primeira “surpresa” será a criança se ver dentro da caixa, refletida no espelho. Mantenha o espelho na caixa e, a partir da segunda vez, cada uma deve ter algo diferente, como maquiagem, escova de cabelo, saches ou outros objetos que façam parte do acervo da creche.
Banho: Tomar com banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho.
Jantar: Incentivar a criança a comer alimentos variados .
Saída : Entregar folhas de sufite com giz de cera para elas desenhares ou rabiscarem o que elas aprenderam durante a aula de hoje enquanto aguardam os pais.


OBS do Dia: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SEXTA-FEIRA
Despertar: Acordar a criança com muito carinho, com música suave  chamando-a pelo nome ao som de um musica suave.
Lanche: Incentivar a criança a comer tudo observando a mastigação, (comer com a boca fechada).
Integração:  Dirigida pela professora Bianca
Brincadeiras: Brincar ao ar livre com vários brinquedos do pátio, com objetivo de aprender a compartilhar e a socializar.
Roda de conversa:  Trazer um  trenzinho com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendure o na parede da sala antes de elas acordem. Peça aos pequenos que sentem em roda e coloquem a foto no meio do círculo. Aconchegue os Crianças no grupo e converse com todos. Comente uma foto por vez. Mostre a imagem e diga: “Olha a Rebeca!”, “Como ela é linda! Que cabelinho cacheado!”, “Que cor é os olhos da Rebeca?”, “Quem gosta da Rebeca?” Chame as crianças pelo nome, pois é muito comum na Educação Infantil o uso de apelidos. Depois dos comentários, cole as fotos nos vagões e deixe elas apreciarem. Inclua uma foto sua também.
Banho: Tomar com banho gostoso, ensinando a criança as lavar bem o seu corpinho.
Jantar: Incentivar a criança a comer alimentos variados .
Saída : Assistir o DVD do Patati Patata enquanto aguardam os pais.
OBS do Dia: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



8 comentários:

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails